Tutorial para escolher sua guitarra

    Autor Mensagem
    matlock
    Veterano
    # jul/09


    Então, devido a grande quantidade de pessoas perguntando que guitarra deve comprar, iniciantes, intermediario, etc...Eu resolvi fazer um padrão de como escolher sua guitarra.

    Primeiro de tudo nunca vá pela marca, é lógico q marcas como a Gibson e Fender por estarem no mercado a muito tempo e mostrarem qualidade é sempre uma boa escolha, porém esse mesmo motivo essas marcas cobram valores as vezes absurdo, então procure nao desprezar as outras marcas.

    Fazendo isso o segundo passo para compra, escolher o modelo, pessoalmente eu acho q essa é a parte mais difícil, sempre tem que ter em vista o que pretende tocar e que tipo de timbre você gosta.

    Les paul - normalmente possui muita madeira, possui um corpo bem grosso que influencia em um som mais pesado e mais gordo, ótimo para bandas de trash metal, mas nao possui um som muito versátil e o som com distorção costuma ser bem sujo.

    Stratocaster - este modelo apresenta grande versátilidade, e um som limpo e estralado, muito usada para blues e até no heavy metal.

    Superstrato - Possui o som um pouco mais pesado e muito usado em varias bandas de metal, é versátil tambem e muito procurada pois algumas possuem ponte flutuante(floyd rose), visada muito para estudo de tecnicas de guitarra.

    Telecaster - Possui o som mais claro de todos, ela parece um pouco estranha no começo, porém ao passar do tempo e conforme a pegada do guitarrista pode ter timbres muito claro sem embolar.

    Flying V - Som pesado também, porém menos gordo que a da Les Paul, com captadores ativos esta guitarra é capaz de ter o som mais pesado das outras citadas a cima, muito usada para o black metal, doom metal, etc...

    O próximo passo é escolher a guitarra em si, como eu citei antes é importante nao desprezar a marca, sempre procure saber qual o tipo da madeira que é feita e evite ao maximo as guitarras feita em compensado.
    O primeiro critério para a escolha é ver se existe imenda na guitarra, essa imenda parece uma falha no corpo ou falha na tinta, guitarras que tem uma tinta mais escuras podem ser mais dificil de identificar. Mas para que eu tenho que identificar isso?
    Madeiras com imenda vibram menos ao tocas as cordas, fazendo o som ficar mais fraco e que você tenha menos sustain.
    No caso de Les Paul sempre procurar com braço colado, pois são guitarras com madeira mais grossa.

    A questão do braço, você sempre deve procurar o que mais te agráda e fica mais confortavel, se preferir um braço mais gordo, ou mais fino, esta opção é sua, se você é iniciante nâo vá se aventurar em comprar logo de cara pois você não tem uma pegada própria e nem firmeza, deixe seu ego de lado e procure um amigo que te ajude nesta questão.Ressaltando que o tipo da madeira também é muito importante.

    Agora a questão da parte elétrica e captação é dificil identificar se você for iniciante, pois as japonesas tem uma parte elétrica com 2 fases fazendo com que o preço da guitarra abaixe e consequentemente a qualidade do som, terá menos ganho e menos volume, precisa ter um ouvido +ou- experiente para notar isso.

    Bom, é menos isso, sempre teste várias guitarras, se atendente não quiser deixa-lo testar vá em outra loja, é um direito seu, você tem que saber o que compra.

    Outra dica muito boa, nao se precipite tem coisas que você nao vai idenficar logo de começo.

    O som que você vai obter nao depende unicamente da guitarra, o amplificador e o pedal também influenciam bastante.

    Toda opinião e crítica é bem-vinda, desculpe algum erro. Espero que gostem.
    Boa escolha!

    Diino
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    matlock

    boa iniciativa, mas não vai adiantar, pessoal cria um nick aqui e já faz um tópico sem pesquisar nada, e querem respostinhas pra um assunto discutido trilhoes de vezes. gente folgada.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Telecaster - Possui o som mais claro de todos, ela parece um pouco estranha no começo, porém ao passar do tempo e conforme a pegada do guitarrista pode ter timbres muito claro sem embolar.

    Stratocaster - este modelo apresenta grande versátilidade, e um som limpo e estralado, muito usada para blues e até no heavy metal.

    Com assim estranha? Aliás, eu diria que a Tele é tão ou mais versátil que uma Strat. O som da Tele é ultra "estralado". É usada pra Blues, tanto quanto a Strato. E funciona no pra Heavy também.

    Cara, eu achei um boa idéia o tópico, mas há muitas controvérsias além das que citei.

    Abs :-)

    Bog
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Bog
    · votar


    matlock

    Cara, desculpa, entendo a boa intenção, mas...

    Les paul
    mas nao possui um som muito versátil

    Como assim, cara?

    Les Paul é absurdamente versátil. E isso não é opinião, é fato: se eu fizer aqui uma lista de músicas gravadas com Les Paul, vai ter uma variedade ridiculamente grande de estilos. A começar pelo próprio Les Paul, que tocava (toca) Jazz! =O

    Telecaster - Possui o som mais claro de todos

    Depende dos captadores. O captador clássico da ponte é ultra-cristalino, mas o captador clássico do braço é muito mais áspero que o de uma Strato. Aliás, eu ADORO som do braço de Tele exatamente por essa aspereza.

    Flying V - Som pesado também

    Metade do peso da Flying V o sujeito já ouve só de olhar a guitarra. Mas aparências enganam. Há quem toque blues - e dos bons - em Flying V.

    No mais, mesmo tentando colocar os modelos mais populares, você deixou de fora as semi-acústicas e semi-sólidas, que para muitos tipos de som, é o que há!

    GuitarUser
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    black metal, doom metal
    imenda
    mas que p..?


    bom cara, gostei da sua iniciativa. se vai funcionar ou não já não é seu problema, vc fez sua parte.
    abç.

    Slash Hammett
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Slash Hammett
    · votar


    na minha opniao os captadores influenciam mais no som do q o modelo da guitarra em si (por isso essa historia de versatilidade de modelo A ou B eh meio contraditoria). eh claro tudo tem um limite tb, mas jah vi nego tocando jazz com jackson e metal com telecaster.
    pra mim quem faz a "magica" sao os caps, mas tudo depende mto tb dos amplis usados, cordas, pedais e eh claro do guitarrista.

    matlock, vc se esqueceu da explorer hehe.
    seu topico foi uma boa ideia, mas eh um assunto muito amplo e variado, nao da pra determinar "aquilo q é" e "aquilo q nao é".

    flws =D

    rafamoraes
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Slash Hammett
    seu topico foi uma boa ideia, mas eh um assunto muito amplo e variado, nao da pra determinar "aquilo q é" e "aquilo q nao é".

    Concordo. E além disso, acho q o colega autor do topico deu umas vaciladas nas dicas dele, além de ter ficado extremamente vaga a abordagem. Tem uma matéria na Cover guitarra ou guitar player q fala exatamente desse assunto, acho q é atpe o Edmar Luigi o autor.

    Abraço

    Slash Hammett
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    rafamoraes
    eh a ediçao "timbre perfeito"?
    se for essa quem eh o autor eh o jaques molina.

    Luqueuris150
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Luqueuris150
    · votar


    Kra tu eskeceu dos modelos da BC Rich: Warlock, Warbeast, Beast, Mocking Bird, ....

    mas vlw pelo tópico, mto bom ^.^

    só que realmente tem algumas controvérsias aí, o kra, antes de comprar, deve priorizar o modelo sim q ele goste, mas com esse modelo ele vai poder tocar de tudo, até pq não é o modelo q vai influenciar no som. o Jim Root do Slipknot usa uma telecaster q tem o msm som Pesado da MTM do Mick, assim como eu posso ir num luthier e pedir pra ele fzr uma Fly V ou uma Warlock (que geralmente tem o som pesado) com o som de uma strato apenas modificando madeiras, caps e a parte elétrica ...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Cara, desculpa, entendo a boa intenção, mas... (2)

    matlock

    Diria que este é o seu tutorial. Não é para ser seguido, correto?

    Abs

    Ally_Slash
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Cara,não adianta
    experiencia própria!!
    ahahahahaha
    Mas é intensão é boa cara!
    Parabéns!

    Dai o nego não sabe nada de guita,vem lê o tópico,lê o forum inteiro dai cria um tópico dizendo "Que guitarra comprar até ****(usei a busca)" dai diz que leu tópicos mas foi só para ter certeza.
    AHH,vai pra puta que pariu!!

    Mas você fez sua parte.

    Rukfelt
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Rukfelt
    · votar


    Devido a IMENSA variedade de modelos de guitarras, e blablabla, fica dificícil criar um tópico digamos assim, que atenda a todas as espectativos quanto a marcas modelos, pros e contras, pq eh mtu mais complexo que isso, tem muita coisa q interfere no som, a propria tinta ja interfere no trimbre devido a diferença de densidade delas e talz, n existem 2 guitarras com timbres iguais, fato, então o jeito eh vc ir la na loja, testar, observar se ela ta empenada se há algo de errado com ela, se gostou, se ta em ordem o timbre ta ao seu gosto, o preço eh "camarada" então vai la e compra =)
    dps se quizer faz uns upgrades, trocar os caps, a madeira, a cor, a guitarra, ai eh com vc =P

    ogner
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    AHH,vai pra puta que pariu!! (2)

    Gigante4444
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    matlock
    Ao meu ver há algumas contradições aí meu amigo!
    Pesquisa um pouco antes de postar tais informações.
    Abraçosssss

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    matlock
    Se você me permite, depois eu escrevo mais detalhadamente sobre características das Stratos, Les Paul e Superstratos.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Pra mim essa de tal guitarra é pra tal tipo de música não cola. Existem negos tocando metal com Telecaster. Isso vai muito além, quem faz a música é o guitarrista e não a guitarra.

    Mas boa iniciativa!

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    GuitarHome
    É que quando se fala em Telecaster, vem em mente logo aquela com dois dingles. Quando se fala em Les Paul, é com dois humbuckers. E por aí vai...

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    foi mal, mas prefiro esse aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/77653/

    matlock
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Brigado pela atenção realmente eu fui um fanfarrao em colocar sobre os modelos, desculpe nao colocar todos, coloquei os q eu conhecia meio por cima.
    a questão da les paul ela é versátil sim, porém nao como as outras, pois nao existem guitarristas que tocam sozinho como o steve vai, joe satriani,etc.... que use les paul, pelo menos eu desconheço acredito porque o som é muito sujo.

    quanto a questão do captador é verdade, porém, o modelo influencia no som, pois na física quando você emiti um som com a guitarra, este som faz ressonancia com a madeira, se tiver muita madeira vai ser um som mais gordo e se tiver imenda a madeira nao ira vibrar tanto, após isso a vibração da corda faz com que haja uma diferença de frequência que é o que o captadore capta^^(uiahihauiuhihau valeu essa né?) sendo importante o captador, após isso essa diferença é passada por corrente até seu amplificador que transforma em som e agente escuta o que toca^^
    MauricioBahia
    isso mesmo não é pra ser seguido na risca, é apenas algumas dicas, e as vezes pode esclarecer alguma dúvida.

    Se outra pessoa quiser colocar neste tópico sobre os modelos fico muito grato^^

    vlw pela atençao galera, espero q funcione

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    matlock
    a questão da les paul ela é versátil sim, porém nao como as outras, pois nao existem guitarristas que tocam sozinho como o steve vai, joe satriani,etc.... que use les paul,


    Marty Friedman.

    Qual o nome do cara que usa um balde na cabeça?

    Sem contar que, isso dai não diz absolutamente nada.

    Winning Eleven
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    matlock
    Faltou a SG.
    Timbre da SG: Vá escutar ACDC, herege!

    The Root Of All Evil
    Qual o nome do cara que usa um balde na cabeça?
    Buckethead?

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    matlock
    a questão da les paul ela é versátil sim, porém nao como as outras, pois nao existem guitarristas que tocam sozinho como o steve vai, joe satriani,etc.... que use les paul,


    É que guitarristas como Steve Vai e Joe Satriani usam e abusam da alavanca, e com uma Les Paul não rola...

    Marty Friedman.

    Qual o nome do cara que usa um balde na cabeça?

    Sem contar que, isso dai não diz absolutamente nada.[2]


    maniac123
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    The Root Of All Evil
    Qual o nome do cara que usa um balde na cabeça?

    Cabeça de balde?

    Guynho
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Strato: Serve pra tocar Calypso
    Les Paul: Serve pra tocar Slash
    SG: çÉrVi Pra tOCaHHHHH Freíxsxnuuu
    Telecaster: Não serve pra nada
    Explorer: Serve pra metal
    Flying V: Também serve...
    Firebird: Essa também...
    Superstrato: Serve pra fazer aqueles gritinhos, sacam? Aqueles...UóóóóóóPIIIIIIIIIIIIIIII



    Assim, até eu =D

    John Henrique
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: John Henrique
    · votar


    GuitarHome
    ...quem faz a música é o guitarrista e não a guitarra.

    Assino embaixo!
    John Henrique.

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: prog_jam
    · votar


    Guynho
    Telecaster: Não serve pra nada

    Talvez nao na tua mao...



    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu sei que nao foi serio, mas nao podia deixar passar... abc

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tutorial para escolher sua guitarra