Dúvida a respeito de intervalos

    Autor Mensagem
    Mago Mr. Kyle
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Mago Mr. Kyle


    :: Intervalos de 2ª(segunda) ::.

    O intervalo de 2ª pode ser:

    * 2ª menor (distância de 1 semitom em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à RÉb.
    * 2ª maior (distância de 1 Tom em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à RÉ.
    * 2ª aumentada (distância de 1 tom e 1 semitom em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à RE#.

    .:: intervalo de 3ª(terça) ::.

    O intervalo de 2ª pode ser:
    * 3ª menor (distância de 1 tom e 1 semitom em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à MIb.
    * 3ª maior (distância de 2 tons em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à MI.

    .: Intervalo de 4ª(quarta) ::.

    O intervalo de 4ª pode ser:
    * 4ª justa (distância de 2 tons e 1 semitom em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à FÁ.
    * 4ª aumentada (distância de 3 tons em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à FÁ#.

    .:: Intervalo de 5ª(quinta) ::.

    O intervalo de 5ª pode ser:
    * 5ª diminuta (distância de 3 tons em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à SOLb.
    * 5ª Justa (distância de 3 tons e 1 semitom em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ a SOL.
    * 5ª aumentada (distância de 4 tons em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à SOL#.

    .:: Intervalo de 6ª(sexta) ::.

    O intervalo de 6ª pode ser:
    * 6ª menor (distância de 4 tons em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à LÁb.
    * 6ª maior (distância de 4 tons e 1 semitom em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à LÁ.

    .:: Intervalo de 7ª(sétima) ::.

    O intervalo de 7ª pode ser:
    * 7ª diminuta (distância de 4 tons e 1semitom em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à SIbb.
    * 7ª menor (distância de 5 tons em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à SIb.
    * 7ª maior (distância de 5 tons e 1 semitom em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à SI.


    .:: intervalo de 8ª(oitava) ::.

    O intervalo de 8ª é:
    * 8ª justa (distância de 6 tons em relação a nota DÓ). Exemplo: DÓ à DÓ.

    Fonte: http://walmirsilva.wordpress.com/2008/04/

    E o sexto grau aumentado que seria Lá Sustenido???

    tive consultando outras fontes e eles também excluem o sexto grau aumentado.

    alguém pode me ajudar?

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    cara, o primeiro ponto eh que esse topico deveria ter sido postado no forum referente a musica em geral.

    o segundo eh que seria isso sim (A#), mas nao me lembro disso existir nao, ateh porque o sexto grau aumentado seria a mesma coisa da setima bemol (Bb) e um acorde com sexta nao possui setima por ser considerada uma "avoid note" (nota a ser evitada), bem como os intervalos em segunda, que sao oitavados de modo a nao gerarem esse conflito sonoro (a exemplo, E9).

    Acho que eh soh isso mesmo. Se alguem souber de algo mais ou se eu tiver dito algo de errado....

    Falou ae.

    yuri guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Mago Mr. Kyle
    prog_jam

    vlw, eu não sabia disso (sou auto-didata) ;D

    Mago Mr. Kyle
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    yuri guitar

    É, eu também
    e tou devorando passo a passo, cada assunto, até mesmo os que eu já tinha conhecimento...

    Mago Mr. Kyle
    Veterano
    # jul/09
    · votar



    cara, o primeiro ponto eh que esse topico deveria ter sido postado no forum referente a musica em geral.


    Como estou estudando guitarra, achei conveniente criar o tópico - na parte de guitarra -

    knvb
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    considerada uma "avoid note" (nota a ser evitada)

    Ser evitada? causa sonoridade estranha?

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    knvb

    mais pra conflitante que pra estranha. aperta no piano uma tecla branca qualquer e a outra logo em seguida (tanto faz de abaixo ou acima) e aperta a mesma tecla branca com a preta em seguida (tanto faz tambem) e voce vai entender do que estou falando de maneira muito clara.

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: prog_jam
    · votar


    Mago Mr. Kyle

    beleza, mas ainda acho que isso eh topico pro outro forum...
    e ainda acho que lah voce teria tirado essa duvida sem precisar criar um topico aqui, mas jah que jah estah aih responderei o que eu souber ateh que resolvam fechar.

    thifm
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    É isso que o prog_jam falou... intervalos de 2m (segunda menor) devem ser evitados pois criam uma tensão e atraem para si a "atenção" do acorde... faz esse teste que ele falou!!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Mago Mr. Kyle

    A pergunta é: por que escrever o A# em Dó?

    Não conheço uma escala do tom de Dó que tenha esta nota. O papel aceita, mas qual a base deste intervalo? Por certo que o intervalo é de 7a menor e é pelo Bb que deve ser representado.

    thomasmoura
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Só para dar minha contribuição à polêmica:

    O fato de não haver uma escala com um determinado intervalo, não quer dizer em absoluto que ele não exista. A regra de nomenclatura dos intervalos permite sim a existência da 6dim.

    Porém por motivos harmonicos (tonalidade, escalas, acordes, etc) este intervalo não é usado e sim o enarmônico 7m, como o Panucci disse.

    Ja vi varias discussões aqui onde o pessoal confunde intervalos puros com graus de escala e de acordes.

    thifm
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    thomasmoura
    Isso aih! Existe... mas se usa? Não... :D

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    thifm

    É como a 4a diminuta. Este intervalo ocupar o lugar da 3a maior e não tem como você ouvir este intervalo e dizer que é uma 4a diminuta.

    yuri guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Mago Mr. Kyle
    O ruim de ser auto-didata é que vc pode saber tudo, mas não tem um diploma.

    add aew:yuri_sk2006@hotmail.com

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    yuri guitar

    Diploma eu faço no MS-Word

    yuri guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Não entendi

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    yuri guitar

    Pra quê serve um diploma de músico?

    Se ele for lecionar numa faculdade, tudo bem... Mas pra tocar?!

    Imagine o contratante pedindo um diploma pro músico, ou um pervertido pedindo um diploma pra prostituta... O mundo pára.

    yuri guitar
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: yuri guitar
    · votar


    LeandroPanucci

    ou um pervertido pedindo um diploma pra prostituta

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida a respeito de intervalos