Troca de Captadores em Guitarra com Floyd Rose

    Autor Mensagem
    Manubio
    Veterano
    # jul/09


    Esta semana minha namorada vai me dar mais um captador malagoli para colocar na minha JA-2, e então eu vou tentar trocar os dois em casa mesmo, visto que o Zaganin cobra 50 reais por captador, e o edmar 20.

    Mas me veio uma duvida, me falaram que para trocar as cordas de uma guitarra com floyd, o ideal é tirar uma por uma e ir trocando, para manter a ponte regulada e o braço não empenar.
    Eu terei que tirar todas as cordas para a troca do captador. Corre o risco do braço empenar? Tem alguma chance de minha ponte voltar a posição correta quando colocar as cordas?

    Qual o melhor jeito de fazer isto?

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Manubio
    Fala brother!!!
    É só você calçar a ponte embaixo deixando ela na mesma posição que ela fica com as cordas manja?
    Pega um pedaço de papelo, ou até um pacote de cordas dobra no meio e coloca embaixo da ponte, mas se desregular eu posso te afimar que é a coisa mais facil regular ela, eu pelo menos achei hehehe!
    Quanto ao braço não tem o minimo problema em tirar por alguns minutos, se não como se trocaria o cap de uma guitarra?

    O jeito é calçar a ponte com algum pedaço de papelão ou da própria caixa de cordas mesmo mantendo ela na posição correta, tem um video sobre isso para poder tirar todas as cordas limpar e depois colocar todas vou postar aqui!

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Manubio
    http://www.youtube.com/watch?v=lghqFq2gDvw

    Ta ai o video!!!
    Uma dica é calçar a ponte também quando estoura uma corda!!
    Abraço

    daniel_guitar
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: daniel_guitar
    · votar


    Manubio
    como sua guitarra tem q tirar o escudo complica mais, coloque um bloco no back box da guitarra, e retire as cordas pra pode tirar o escudo numa boa, se for rápido não vai empenar o braço ñ, esse lance de empenar só se for demorar dias

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Manubio
    o ideal é tirar uma por uma e ir trocando, para manter a ponte regulada e o braço não empenar.
    Sim. Na minha opinião isso é o correto a se fazer ao trocar o encordoamento a fim de se evitar que a ponte desregule.

    Corre o risco do braço empenar?
    Não é bem assim. Braço de guitarra não é tão sensível assim, mesmo em guitarras equipadas com ponte flutuante.

    Tem alguma chance de minha ponte voltar a posição correta quando colocar as cordas?
    Tem, assim como também tem a chance de não ficar na posição correta e necessitar de um ajuste.

    Acho que o ideal seria deixar um profissional fazer isso, apesar de ser relativamente simples. Nada como um serviço executado por quem entende né?
    Aproveitando, só não se esqueça que os caps para guitarras com Floyd são diferentes.
    Valeu!!!

    Manubio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Penta_Blues
    como assim?

    a minha é uma strato (superstrato), só que com dois humbucker e floyd, mesmo assim muda?

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Manubio
    Geralmente muda, precisa de uma avaliação do seu luthier, ainda mais por ela ter corpo de strato pode ser que não muda.
    Já viu que os captadores da Dimarzio sempre tem tipo, Dimarzio Tone Zone e Dimarzio Tone Zone F-Spaced, o F-Spaced é para ponte tipo floyd que geralmente tem maior espaço entre uma corda e outra e a Dimarzio chama os seus de Trembucker.
    Cara é só calçar a ponte como eu disse que não tem problema algum.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Esses dias eu enviei uma guitarra de São Paulo pro Rio. O cara pediu para eu desmontar ela, eu tirei todas as cordas desmontei o braço da guitarra e enviei. Depois de 3/4 dias desmontada chegou lá e sem problemas no braço, isso porque nem soltei o tensor.

    Manubio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    GuitarHome
    BOm, comparei o Traditional Hot HB aqui com os que estão na guitarra, e aparentemente são iguais, acho q nela não precisa de outro tipo de captador...

    Agora é só esperar o outro captador chegar e criar coragem para trocar os captadores...

    Vlw pelo video, estou vendo e até parece bem simples.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Manubio
    Pelas referências que eu tenho, muda sim.
    Alguns fabricantes possuem um código para identificar seus captadores dirigidos para que tem guitarra com Floyd.
    Eu tenho uma guitarra com Floyd Gotoh e já fiz este teste e o que percebi é que os pólos não "casam" perfeitamente com as cordas quando se mede um humbucker comum.
    Os Seymour Duncan, por exemplo, possuem os Trembucker (TB) e os Dimarzio os F-Spaced.
    A grande diferença fica mesmo por conta da ponte fixa típica das Gibson para as de trêmolo tipicas das Fender. De uma ponte padrão Fender para uma flutuante não sei lhe responder com exatidão, mas imagino que não sejam exatamente iguais os espaçamentos entre as cordas.
    Saca só estes exemplos para um mesmo modelo:
    http://www.seymourduncan.com/products/dimensionpages/sh4.shtml
    http://www.seymourduncan.com/products/dimensionpages/tb4.shtml
    Valeu!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Manubio
    Isto está no Site da Dimarzio:

    "What is F-spacing?

    All of our full-size humbuckers except the X2N® are available in two polepiece spacings. F-spacing refers to the wider of the two spacings. For proper string alignment and balanced output, F-spaced humbuckers should be used in the bridge position on all guitars with string spacing at the bridge of 2.1" (53 mm) or greater. On these guitars, if the nut width is 1-11/16" (43 mm) or greater, F-spaced pickups can be used in the neck position as well.

    Why are there two different spacings?

    A long time ago (in the 20th century, actually) the electric guitar world was divided between Gibson and Fender designs. One of the differences between the two was string spacing. In general, Gibson chose a narrower string spacing at the bridge than Fender, and therefore the polepieces on Gibson humbuckers were closer together than the magnets on Fender pickups. When guitar shops started installing humbuckers in the bridge position of Strats, it was obvious that the strings didn't line up with the polepieces, and if the E strings were too far outside, the sound could suffer. Our first humbuckers followed the original Gibson spacing, and we call them standard-spaced. When we released our first humbuckers with wider spacing, Floyd Rose bridges were very popular. Floyd string-spacing is the same as Fender spacing, so we naturally called the new pickups F-spaced.

    How do I know which spacing to use?

    F-spaced pickups measure 2.01" (51 mm) center-to-center from the first polepiece to the sixth. Standard-spaced pickups measure 1.90" (48 mm). Although some players believe that F-spaced pickups are only for the bridge position of tremolo bridge guitars, many guitars with fixed bridges (including late 1990s Gibson Les Pauls and Epiphone LPs) should have F-spaced pickups in the bridge position. Most tremolo equipped guitars that have a nut width of 1-11/16" (43mm) or more should also use an F-spaced pickup in the neck position. If you're replacing a bridge-position pickup and you're not sure what your string-spacing is, it's usually better to get an F-spaced model. It is not necessary for the strings to pass exactly over the center of the polepieces for best performance, but it is wise to avoid a situation where the E strings are sitting completely outside of the outer polepieces."


    Valeu!!!

    Manubio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Penta_Blues
    Nossa, agora que vc falou, eu olhei minha ponte, que eh uma gotoh, e na mizinha, o polo do captador da ponte fica bem na pontinha, quase nem passa no polo....

    Affe, o pior é, ela vai me dar o do braço agora, ela já tinha me dado o da ponte, e pelo que vi sound/malagoli num tem captadores F-Spaced.
    Acho que vou colocar este para quebrar um galho, logo logo vou ter que troca-lo tb.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Manubio
    Ah cara mas sei lá, fica relax! Tem um cara aqui do forúm mesmo que colocou um cap "normal" em uma guitar com floyd da Ibanez, ele falou que as cordas não ficaram 100% alinhadas com os polos mas ficou legal mesmo assim, nem chega a ser tão perceptível. Com certeza deve dar alguma diferença no volume ou de sustain, mas acho que não é nada muito grande, e no caso da sua pode ser que encaixe perfeitamente. Manda um E-mail para eles perguntando !!

    Manubio
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    GuitarHome
    Vou sim, anciosissimo com a chegada do outro, ai vou ficar com duas guitarras legais, vou tentar gravar algo a La Steve Vai, ou Satriani, só pra mostrar como ficou minha amada JA-2, nem que seja só um começo de musica.

    daniel_guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Manubio
    captador do braço não muda ñ, so o da ponte mesmo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de Captadores em Guitarra com Floyd Rose