Diferença entre captadores "de primeira" e "de segunda"! o^

    Autor Mensagem
    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09


    Bom gente...to querendo troca troca os caps. da minha guitar e...conforme eu vo pesquisando...mais a minha dúvida vai "crescendo"...

    Por exemplo...na ponte da minha strato eu queria colocar um "minibucker" com um som "forte"...mas não "porrada"...

    Então me apareceram 3 "categorias"...

    - Primero o Cool Rails (da S.D.) e o Pro Track (da Dimarzio);
    - Depois o STCR-1 (tipo de um Cool Rails...mas da Kent Armstrong);
    - E ainda depois [como um "meio termo"] o Screamin' Distortion e o King Mid (do Sérgio Rosar).

    E analisando [finaceiramente] as três é que me surgiu MESMO a dúvida...

    Tipo...porque as marcas "conceituadas" (como os S.D. e os Dimarzio) custam 300 reais...as marcas "inferiores" (como os K.A. ou até mesmo os Sound Malagoli) custam nem 100 reais...e as marcas "do meio termo" (como os do Sérgio Rosar) custam cerca de 200 reais??!!! Existe MESMO uma diferença "FÍSICA" [ou sonora né] entre os caps. para essas diferenças grandinhas até nos preços??!!! Ou as diferenças tão tudo no nome mesmo??!!! Tipo...eu queria saber o que um captador "de marca" tem de TÃO DIFERENTE em relção aos mais baratos!!! =S

    Bom...são tantas dúvidas...mas acredito que algum mestre ai saiba me responde!!! ;D

    Vlwwww...

    Flw's...abraço!!!

    o////////////////////////////

    Nycolas
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Floyd N Roses
    Na verdade a diferença fica no material que é usado... por isso o preço de marcas mais "conceituadas" é bem mais caro...
    O material influencia diretamente na qualidade do captador. Aliás, tudo influencia no som da sua guitarra, desde a madeira, passando pelos caps, cordas, cabo até a "coisa" que fica entre a correia e a guitarra...

    Quanto aos Captadores.
    Todos são, sim, de marcas conceituadas. Os Kent Armstrong e Dimarzio são bem mais conhecidos, mas não desmerecem o Sérgio Rosar e os SoundMalagoli.

    Por sinal, a Guitarthech fez uma matéria sobre os caps do Sérgio Rosar e falaram Muuuuuuuito bem deles...
    O Mestre Bertola sempre indica os Malagoli, deve ter algum motivo, né?

    Boa sorte aí pra você nessa "procura do som perfeito" hehehe

    abraços

    Luqueuris150
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Luqueuris150
    · votar


    kra

    qualquer coisa além do q o q Nycolas falo pergunta no tópico de dúvidas ao bertola e ao seiji, axo q eles vão saber te responder melhor.

    daniel_guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Floyd N Roses
    tive um fast track 2 numa guitarra q vendi e na atual tem kent armstrong, a diferença entre eles que eu notei foram as seguintes: definição (o k.a é legal mas o dimarzio soa mais definido), mesmo sendo de alto ganho o fast track 2 clean soava bem legal, já o k.a soa meio estranho só uso o clean na posição 2 e 4 da strato então não interferiu mt pra mim, uma coisa o chiado o kent armstrong chia menos q o dimarzio por causa da eletrica da guitarra, por isso independente do captador mande revisar a parte eletrica da sua guitarra e mande blindar, aqui em casa mesmo a eletricidade e antiga e mal feita por isso ainda chia muito, mas na casa do meu amigo que é mais nova e organizado a eletricidade o kent armstrong chiou bem pouco mesmo não sendo blindada a guitarra tem uma eletrica arrumada (a antiga era dessarumada a fiação)

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Nycolas
    Mas tipo...os materiais usados em um captador não são só o imã (que é, geralmente, de Alnico ou Ceramica), o fio de cobre (ou melhor, a bobina) e o plástico (a estrutura)??!!!

    Então...a diferença da qualidade ta onde...??!!! Em como é enrolada a bobina...no cobre ou no imã??!!! o^

    Todos são, sim, de marcas conceituadas. Os Kent Armstrong e Dimarzio são bem mais conhecidos, mas não desmerecem o Sérgio Rosar e os SoundMalagoli.

    Por sinal, a Guitarthech fez uma matéria sobre os caps do Sérgio Rosar e falaram Muuuuuuuito bem deles...

    Hmmm...lega cara!!! ;D

    O Mestre Bertola sempre indica os Malagoli, deve ter algum motivo, né?
    Ahhh...no minimo neh!!! xPPP

    Boa sorte aí pra você nessa "procura do som perfeito" hehehe
    uhsHSUHUHSuhsuhsuasa...vlw caraaa...mas um som razoável...definido e sem chiado ja ta bom!!! ^^

    daniel_guitar
    Hmmm...pior que eu uso bastante o som limpo só da ponte...e ainda por cima eu só vo pode troca agora o cap. da ponte...ou seja...meio e braço continua "shing-ling"!!! o^

    É...mandá blinda com certeza eu vo quando for por o novo cap.!!! ;D

    Mas então...resumindo...o Dimarzio era melhor que o K.A.??!!! o.O

    Bom...é isso ai...spero Uceis!!! ;D

    Vlw's...

    Flw's...abraço!!!

    o///////////////////////////////////

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Floyd N Roses
    Qual guitarra cara?? Ouço falar bem dos Malagolis, talvez compense mais dependendo da guitarra (pensando no preço que pagou na guitarra e mantendo o custo x beneficio da mesma).

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    GuitarHome
    É uma Squier California...mas não da pra ser Malagoli porque pelo que eu sei eles não tem minihumbucker!!! =/

    o/////////////////////

    guitarclub
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: guitarclub
    · votar


    Floyd N Roses
    Por exemplo...na ponte da minha strato eu queria colocar um "minibucker"
    certeza que é um mini humbucker?
    mini humbuckers são só um pouco menores que humbuckers, mas ainda são maiores que singles. aqui algumas fotos:
    na posiçao do braço, ou o único captador desta guitarra.
    CREIO EU QUE tem tamanho aproximado de um P90, mas nao tenho NENHUMA CERTEZA se são do mesmo tamanho ou não.

    o que voce tá procurando é um humbucker em formato de single, ou "stack"...

    Thyagw
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Os stack tem os Stellfner (algo assim)
    Nunca usei mas sao bem falados por aqui
    E mini humbucker são aqueles que vem bastante em Grestch e outras semi-acusticas

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    PedroShinzato
    Thyagw
    É...eu confundi os nomes mesmo...xP

    Mas acho que também não é um stack...pq os stacks não têm uma bobina EM CIMA da outra??!!! E esse "humbucker em formato de single que eu quero" tem as bobinas uma do lado da outra!!! Agora me fugio o nome mesmo...=//////

    Mas então vamos dizer que nem ta no site do Sérgio Rosar...é um "Dual Blade"!!! xDDD

    Flw's...abraço!!!

    ///////////////////////////

    Zeraus
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Floyd N Roses
    Diferença entre captadores "de primeira" e "de segunda"!

    É a mesma que existe entre picanha e músculo.

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Zeraus
    Diferença entre captadores "de primeira" e "de segunda"!

    É a mesma que existe entre picanha e músculo.

    É...isso é verdade!!! uashUHSUSahasushaushuhas...^^

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Dando um up no tópico (não achei necessário criar outro.... afinal, usei a busca...hehehe...)

    Tenho basicamente a mesma dúvida do amigo Floyd N Roses, mas vou colocar de maneira diferente....

    Tenho uma Tagima 735 com caps Malagoli Seizi Tagima. Segundo o Érico Malagoli esses caps são semelhantes aos Traditional Vintage, mas não estou satisfeito com meu timbre com distorção (já o clean está muito bom)....

    Sei que timbre é um conjunto de fatores, mas agora estou usando a guitarra plugada direta no ampli (Landscape Predator 20 Triefx, que é bom, mas está longe de ser um valvulado), sem pedais nem nada...

    Então aqui vão minhas perguntas....

    1- Eu sentiria realmente muita diferença no meu timbre (tanto no clean quanto no drive) só trocando os captadores por algum modelo de uma marca superior, como Seymor Duncan, Dimarzio, Fender, etc....

    2- Teria (obrigatoriamente) que mudar a características da captação (tipo, colocar humbuckers em formato de singles ou captadores hum cancelling) ou os puros singles coils das marcas citadas já seriam suficientes para da um salto de qualidade???

    Obs: Lembro que a distorção desse amplificador é apenas razoável (ele deve estar no nível dos meteoros ou dos Marshalls mais simplezinhos) e não tenho intenção de trocá-lo por enquanto.

    Bom.... agradeceria se alguém pudesse me ajudar.

    Valew...

    Yusuke Urameshi
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Floyd N Roses
    Existe MESMO uma diferença "FÍSICA" [ou sonora né] entre os caps. para essas diferenças grandinhas até nos preços??!!!

    sonora ? Tem sim !! vai influenciar em 10 % ou menos do teu som. Lembre-se que nao adianta pagar 300 ou 400 num cap se o resto do teu set for humilde. Com relação aos preços, sai bem caro pela questão da importação tbm. Temos marcas nacionais tão boas quanto as gringas. Nacionais são mais baratos pq são fabricados aqui. (óbvio, né ? dãaa rs)

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Yusuke Urameshi


    Lembre-se que nao adianta pagar 300 ou 400 num cap se o resto do teu set for humilde.


    Pois é.... meu receio é esse... Eu gasto uma nota com um trio de captadores SD pra descobrir que só vão fazer alguma diferença se meter a guita num cabeçote de 8 conto....

    Será que esse trio, por sí só, é capaz de dar uma melhorada no meu timbre.... ou vou ter que juntar grana pra comprar um JCM-800???

    Yusuke Urameshi
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Jinkxs

    cara, o q vc tem de ampli e efeitos em casa ? Se vc nao tiver um set pelomenos razoavel, usa essa grana pra ampliar esse set ae.

    melhorar teu timbre com vai, mas a melhora´e muito pequena pro valor q vc petende investir. ou simplesmente pode nao apresentar diferença alguma (pelomenso a primeira impressão).

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Yusuke Urameshi

    cara, o q vc tem de ampli e efeitos em casa ? Se vc nao tiver um set pelomenos razoavel, usa essa grana pra ampliar esse set ae.

    Como disse no post de cima (14:22) estou ligando minha guitarra direto no ampli (Landscape Predator 20 Triefx) e usando a distorção dele. Nesse post eu explico muita coisa... dá uma lida se tiver tempo...

    Tenho um tube screamer da behringer TO-800 e um Wha Dunlop Crybaby, mas não os estou usando. E quando usava, meu timbre não era melhor do que agora....

    E a distorção do meu ampli não é inferior à de alguns bons pedais que já tive, tipo Jackhammer e Boss SD-1....

    Yusuke Urameshi
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Jinkxs

    hmm blz. Não conheço o ampli mas pelo que pude ver, ele tem um falante de 8 , certo ?

    vou te dar um exemplo: Vc poderia juntar grana durante um tempo maior e pegar um ampli um pouco maior tbm, com um falante de 12 , por exemplo. Isso poderia dar uma dinâmica muito melhor ao teu som, do que a compra de um trio de seymours. Dependendo do ampli, pode sair bem mais caro do q os caps, mas ai sim a diferença é nítida. Eu acho que vale muito mais a pena. Ou então, investir em uma pedaleira (não sei se tu curte mas...), isso de daria maiores opções de efeitos e/ou simulações. Tbm pode sair mais caro que o trio de caps, mas compensa mais.

    Eu sou fã da seguinte idéia, e creio que muitos tbm são : Amplifcador e amplificação são (ou podem ser) responsáveis por mais de 50% da qualidade do teu som. Até msm pq vc dispôe de uma boa guitarra. Aliás, ótima.

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Yusuke Urameshi

    Obrigado pelas suas opiniões...

    Sobre esse amplificador, ele é muito bom se formos considerar sua faixa de preço (R$400,00). O falante é realmente de 8" mas como toco a maior parte do tempo em casa (estudando) ele tá dando conta. Ele vem com 3 efeitos (distorção c/ footswitch, chorus e delay) embutidos, iguais aos do pedal de mesmo nome da Landscape, que são bastante razoáveis, como você pode ver no review aqui do FCC.

    O problema que sinto é que a distorção fica magra e abelhuda nos agudos (cordas primas) e gorda demais nos graves (bordões), mesmo com o ganho no mínimo, ..... parece que falta equilíbrio, faltam médios.... e quando equalizo para reforçar os médios o som fica embolado..... perde definição. Se aumento o ganho então, aí que tudo embola mesmo.... Como as experiências com a distorção desse ampli relatadas aqui no FCC são sempre positivas, estou creditando boa parte dos problemas aos captadores, mas posso estar enganado.

    Sei que plugando a guitarra num valvulado provavelmente a diferença vai ser grande, mas, como você disse, o investimento seria alto.... (acho que no mínimo uns 2.000,00). E outra.... acho que num valvulado, a grande sacada vai estar no clean, já que a guitarra tem singles.

    E aí que vem a desgraça.... num valvulado, minha necessidade de uma captação superior vai ser maior ainda.... pois acredito que os singles Seizi Tagima não vão reponder à altura em situações que exigirem um ganho maior....

    Já uma pedaleira dificilmente vai ter uma distorção melhor do que a do meu amplificador, exceto se for uma top, tipo Gt-10 ou coisa parecida.... se for uma Zoom ou uma Vamp esquece....

    O fato é que toda essa coisa é mais complicada do que parece, e uma coisa puxa a outra....

    De qualquer forma valew...

    Hsan
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Eu tenho um Cool Rails na ponte da minha strato, no mesmo lugar ja usei os caps originais (tagima), spirit stack (single), um Cstcr1 (que eu tirei e está jogado aqui) e agora o Cool Rails e posso te dizer que o Cstcr não chega perto nem no formato. Se alguem duvidar, tenho fotos.

    O Cool Rails é melhor em todos os sentidos (pro meu ouvido), tem um som mais claro, mais definido, limpo, mais sustain, enfim, é muito mais captador.

    Tambem tenho um Little 59 na ponte e posso te dizer que, embora ache o som dele grave demais em alguns momentos, é um grande captador com toda qualidade Seymour.

    Estava querendo testar uns caps da Malagoli em minha outra guitarra, mas tenho medo de fazer a mesma coisa que acabei fazendo na strato, trocar de caps 3 vezes até achar uma combinação que me agrade.

    Matheus Knispel
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    muda a ordem; um vem antes do outro

    Morva
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    2- Teria (obrigatoriamente) que mudar a características da captação (tipo, colocar humbuckers em formato de singles ou captadores hum cancelling) ou os puros singles coils das marcas citadas já seriam suficientes para da um salto de qualidade???

    Isso depende, se vc quiser toca com distorção forte, tipo iron maiden, ozzy etc. tem q ser humbucker ou humbucker em forma de single, pq por melhor q seja os singles, eles vão dar um certo chiado e naum terão mto peso no som.

    Se vc naum quiser distorção mto forte, vai de single msm, pq os sons limpos deles são melhores q os dos humbucker.

    Mas, ao contrario do q mtos falam, da pra tirar otimo sons limpos com humbs e humbs em forma de single. Eu por exemplo tenho tenho na minha guitarra os caps SD Hot Rails (humb em forma de single) e toco blues perfeitamente com eles.

    Yusuke Urameshi
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Jinkxs
    O problema que sinto é que a distorção fica magra e abelhuda nos agudos (cordas primas) e gorda demais nos graves (bordões), mesmo com o ganho no mínimo, ..... parece que falta equilíbrio, faltam médios.... e quando equalizo para reforçar os médios o som fica embolado..... perde definição.

    quem sabe um equalizer ajudaria
    E aí que vem a desgraça.... num valvulado, minha necessidade de uma captação superior vai ser maior ainda.... pois acredito que os singles Seizi Tagima não vão reponder à altura em situações que exigirem um ganho maior....

    talvez nao respondessem da msm maneira que um humbucker responderia, são caps boms tbm mas possuem finalidade um pouco diferente

    enfim, como vc msm sabe, tem várias possibilidades. Espero que vc resolva isso ae da melhor forma possivel. foi um prazer ajudar, vlw

    a.y.o
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    a diferença e evidente
    ruidos e som

    edalko
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Floyd N Roses

    Cuidado!!!!

    Vc está tendo uma atitude que, por atentar contra o sistema, pode lhe causar sérios danos!!!

    hahaha

    Já tive essa discussão, mas resolvi deixá-la e concluí-la individualmente.
    Afinal, mesmo que eu tenha feito a observação em tom de brincadeira, vc estará enfrentando todo um conceito cultural, toda uma imposição de marca, marketing, fé e espiritualidade, etc.

    tem horas que, para não sermos tachados (incorretamente eu diria) de adjetivos pouco salutares, ao questionar "o sistema" melhor que pesquisemos e encontremos nós mesmo a solução.

    Isso porque, meio mundo + 30% adoram repetir o que é falado, sem buscar ao fundo informações, e acabam por repetir coisas que na prática não são verdades. E pior, sentem-se profundamente ofendidos quando há uma tese diferente, ou quando questionados sobre sua visão das coisas.

    Penso da seguinte forma:

    Teste os captadores e o que lhe agradar mais, é o melhor.
    Independentemente de marca, preço, e fama.

    Jinkxs
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Yusuke Urameshi

    Valew amigo, vou pesquisar mais sobre o assunto antes de torrar dinheiro.... E realmente os Caps Seizi Tagima não são ruins não... tanto que os cleans que consigo com meu set são ótimos... tanto puro quanto com um chorus ou um delayzinho.... show de bola...

    Mas sinto necessidade de tirar algo melhor com distorção.... quem sabe com um humbucker na ponte a coisa não melhora um pouco...

    thaleban
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    ...boa noite!!!

    ...bem, vou comentar as minhas experiências...tenho uma epi lp std e coloquei um set de hh777....o som ficou bem melhorado em relação aos originais...tenho também uma squier califórnia, que estavam com os xing-lings originais...aí tive um ataque de g.a.s. e adquiri uma cort kx custom, que vem com seymours (jb e '59)...e ela se tornou minha titular...
    ...então surgiu a oportunidade (ou g.a.s. de novo) de adquirir um outro seymour (jb) por 275...então pus ele na lp e passei o hellbucker malagoli para a strato...putz, fiquei com 3 guitas que dão um som tri bom, tendo em vista que toco prioritariamente sons com distorção...
    ...penso que vale a pena colocar caps bons nas guitas...nem toco tão bem assim (eu acho), mas deu pra ver que o som melhora mesmo...a diferença existe, mas é bem aquilo que foi dito acima: atente para a relação custo-benefício dos equipos, e como tu vai usar, se estudo ou profi...
    ...agora só estou precisando de um ampli melhor....o warm de que disponho coloca tudo por terra, e pude perceber que tocando com amplis bons a melhora é bem mais significativa...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Diferença entre captadores "de primeira" e "de segunda"! o^