Alguem me explica os tipos de guitarra

Autor Mensagem
Dr.Been
Veterano
# jul/09


Sempre escuto por ai stratocaster, telecaster etc

alguem pode me explicar os tipos de guitarra e qual a diferença entre elas por favor

The Floyd Rose Lord
Veterano
# jul/09 · Editado por: The Floyd Rose Lord
· votar


Dr.Been

Telecaster, Stratocaster, Les Paul, Sg, Flying V, Firebird, Explorer e Double Cutaway.

A principal diferença é o formato do corpo, que acaba dando timbres, sustain, feedback, diferentes, e o conforto ou tocabilidade específico,por exemplo a Flying V tem uma melhor tocabilidade nas últimas casas, o que acaba dando fama de ser uma guitarra de metal.

As melhores marcas de cada modelo (em ordem), são:
Telecaster: Fender
Stratocaster: Fender
Les Paul: Gibson
Double Cutaway: Prs e Gibson
Firebird: Gibson
Sg: Gibson
Flying V: Jackson e Gibson
Explorer: B. C. Rich e Gibson

Abraço.

brunorockandroll
Veterano
# jul/09 · Editado por: brunorockandroll
· votar


Nao sei ao certo todas as diferenças de todos os modelos mas, cada guitarra é mais apropriada pro estilo qe vc vai tocar por exemplo: uma tele pra tocar country uma Flying - V pra tocar metal ps: nao entenda isso como uma regra!

aqui explica melhor: http://rocknhowl.blogspot.com/2008/12/tipos-de-guitarra.html

mateus8
Veterano
# jul/09 · Editado por: mateus8
· votar


existem varios modelos de guitarra no mercado hj em dia, os diferentes tipos de corpos posso mostrar a diferença mas na questão de peças, madeira, captação, sou leigo no assunto.

STATOCASTER -> http://cebasserver.de/gallery/d/2732-2/Stratocaster.jpg
_______________________________________________________

TELECASTER -> http://www.productwiki.com/upload/images/fender_american_ash_telecaste r.jpg
_______________________________________________________

SG -> http://www.rocknrollvintage.com/prodimages/1990%20gibson%20sg%20standa rd%20guitar%20s.JPG
_______________________________________________________

LES PAUL -> http://static.guim.co.uk/Guardian/lifeandstyle/gallery/2008/may/09/1/g uitar9LesPaul-5774.gif
_______________________________________________________

FLYING V ou V-factor(existe uma pequena diferença mas nao sei explicar) -> http://www.djteesmag.com/images/flyingv.jpg
_______________________________________________________


Os que eu conheço são estes, FLW

The Floyd Rose Lord
Veterano
# jul/09 · Editado por: The Floyd Rose Lord
· votar


mateus8
Dr.Been
Flying V e V-Factor é a mesma coisa.

Dr.Been
Veterano
# jul/09
· votar


Obrigado ae ajudou bastante

gucrispim
Veterano
# jul/09 · Editado por: gucrispim
· votar


é, semi acústica não é um tipo de guitarra, mas é uma modalidade, uma vez que pode exister Les Paul semi acustica, Telecaster semi acustica e por aí vai.

e existem as Double Cutway tp Les Paul Junior, Les Paul DC e grande parte das PRS.
além da infinidade de superstratos e variações...

The Floyd Rose Lord
Veterano
# jul/09 · Editado por: The Floyd Rose Lord
· votar


gucrispim
Les Paul Junior, Les Paul DC, PRS não é tudo LP??

Manubio
Veterano
# jul/09
· votar


brunorockandroll
Não existe isto de guitarra mais apropriada para cada estilo.

Jg Destroyer
Veterano
# jul/09
· votar


Manubio
Claro que existe...

Blackus
Veterano
# jul/09
· votar


isso sã só modlos, tipo mesmo é acústica, semiacústica, sólida (que é o caso dessas tdas citadas aí acima) etc...

Blackus
Veterano
# jul/09
· votar


Manubio
Estolos são caracterizados por uma sonoridade em comum entre as bandas e as múicas prodzidas por ests, logo o timbre das guitarras influencia nisso sim.

Slash Hammett
Veterano
# jul/09
· votar


completando

semi acustica:
http://www.equipo.com.br/adminsetup/mg_produtos/imagens/afs-75t-trd.jp g

explorer
http://www.riff.no/butikk/images/thumb/76%20explorer_100_100.jpg

cada modelo de guitarra possui suas proprias caracteristicas sonoras, umas sao mais agudas, outras mais graves, outras tem mto sustain, outras nao e assim vai...

Alex Ferrer
Veterano
# jul/09
· votar


Olha a Flying-V da Gibson não é nada demais não.

Eu estou usando uma Strato da fender com captador Texas Special. Meu amigo, não troco por nada. Nem por Les Paul (chamem-me de herege).

jm17
Veterano
# jul/09
· votar


As melhores marcas de cada modelo sao...

Explorer: B. C. Rich

e as gibsons e as esps?

The Floyd Rose Lord
Veterano
# jul/09
· votar


jm17
a eu coloquei as q eu lembrei, mais sem duvida, Esp's e gibson's são otimas explorer's.

Manubio
Veterano
# jul/09
· votar


Blackus
não concordo. se vc tocar iron man numa strato vai deixar de ser heavy? o que será do sepultura então?

Não existe guitarra para estilo X, vc consegue tocar qq estilo com uma guitarra, o que seria daquele blueseiro, cujo nome não me lembro, que tocava blues com uma Flying V?

Diino
Veterano
# jul/09
· votar


As melhores marcas de cada modelo (em ordem), são:
Double Cutaway: Gibson

errr, PRS.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Dr.Been
Só existem 3 tipos básicos de guitarra: Sólidas, semi-sólidas e semi-acústicas.
Sólidas: podem ser construídas com braços aparafusados, colados ou inteiriços.
Semi-sólidas: podem ter braços aparafusados ou colados, possuem bloco central, tampo e fundo. Exemplo: Gibson 335 ou Ibanez AF75.
Semi-acústicas: São construídas como violões (com caixas de ressonância) com captadores, são construídas com braço colado e não tem bloco central. Ex.: Gibson 175D e Gretsch.
Esses são os tipos de guitarras. Não existem outros.
Abç

The Floyd Rose Lord
Veterano
# jul/09
· votar


Diino
Não tinha certeza se as PRS's são double Cutaway, vo edita lá pra dexa certinho

Jg Destroyer
Veterano
# jul/09
· votar


Manubio
não concordo. se vc tocar iron man numa strato vai deixar de ser heavy? o que será do sepultura então?

Então amico
Eu acho, que aqui estamos falando de modelos tradicionais
E as Stratos possuem 3 single coils
O Iron Maiden usa guitarras com Hot Rails, o que já descaracterizou totalmente a stratocaster

É tipo você colocar 2 EMG's ativos numa telecaster. Na minha humilde opnião, ela não é mais uma telecaster, e sim uma superstrat, já que superstrat abrange várias formas e modelos de corpo.

Apenas minha humilde opnião =)

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/09
· votar


Não existe guitarra para estilo X, vc consegue tocar qq estilo com uma guitarra, o que seria daquele blueseiro, cujo nome não me lembro, que tocava blues com uma Flying V?


o rei alberto

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


The Floyd Rose Lord
A principal diferença é o formato do corpo

Não procede. A captação tem um impacto MUITO maior que o formato do corpo. Dependendo do tipo de guitarra, o material também pode fazer muita diferença.

As melhores marcas de cada modelo (em ordem), são:

Cara, não transforme opiniões pessoais em fatos. Aposto que você nem tocou nas tops de verdade para saber. Tem muita gente aqui neste mesmo fórum (eu incluso) que não trocaria uma G&L por Fender nenhuma. Ou uma Navigator por uma Gibson. Isso que você nem colocou nada sobre PRS, ESP, Gretsch, Rickenbacker e outras tantas marcas que têm modelos próprios e, dependendo do ponto de vista, muito melhores que aqueles que você citou.

Mauricio Luiz Bertola
Só existem 3 tipos básicos de guitarra: Sólidas, semi-sólidas e semi-acústicas.

Eu diria que tem mais 2 classes que se aplicam sobre essas: existem as boas e as ruins. =P

Alex Ferrer
Veterano
# jul/09 · Editado por: Alex Ferrer
· votar


Se tocar Iron Man na Stratocaster, deixará de ser Heavy Metal no sentido do som pesado da música. Com os 3 captadores single-coil que vem com a Strato, o som sai limpo e "vintage".

Agora, tocar Iron man com uma Les Paul Standard (2 "Burstbucker Pro") o som sai pesado como deveria.

É isso que ele quis dizer.

Bog

Boas, ruins e Tonantes você quis dizer.

Manubio
Veterano
# jul/09
· votar


Fato é, o som da banda não se caracteriza somente pelo timbre da guitarra, é possivel sim uma banda de heavy com o guitarrista com uma strato com 3 single coils, ou blues com uma flying v com 2 humbucker, ou contry com uma les paul com 2 emg ativos.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Se tocar Iron Man na Stratocaster, deixará de ser Heavy Metal no sentido do som pesado da música. Com os 3 captadores single-coil que vem com a Strato, o som sai limpo e "vintage".
Alex Ferrer
Esqueceu do Iron Maiden? ;-)
Abs

Penta_Blues
Moderador
# jul/09 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu até concordo com vc quanto ao sentido estrito de tipo, já que a partir daí falaríamos de modelos de guitarras.
Mas reduzir a explicação a estas poucas definições seria como explicar o corpo humano em "cabeça, tronco e membros". Não deixa de ser uma definição, mas acho que a dúvida do nosso camarada Dr.Been vai um pouco mais além do que exatamente o que a palavra tipo quer dizer.
O que me faz lembrar: Dr.Been, para sua dúvida existem livros escritos, tamanha a quantidade de informações. Faça algumas pesquisas pois não será num tópico, por mais completo que possa vir a ser, que vc obterá todas as respostas que precisa para suas dúvidas.
Valeu!!!

Headstock invertido
Veterano
# jul/09
· votar


Alex Ferrer
Com os 3 captadores single-coil que vem com a Strato, o som sai limpo e "vintage".

Mesmo plugando em um distortion qualquer e num Mesa/Boogie no talo?

Alex Ferrer
Veterano
# jul/09 · Editado por: Alex Ferrer
· votar


Mesmo plugando em um distortion qualquer e num Mesa/Boogie no talo?

O mesmo efeito sairia mais pesado num Burstbucker =D

O negócio é, os captadores da Stratocaster não foram feitos com um som pesado como prioridade. Mas sair até sai. Eu não gostei muito dos captadores que vieram com a minha Made in U.S.A., ai coloquei um Texas Special nela.

A proposta da Fender são timbres "vintage", não necessariamente pesados.

Exemplo: Você pode fazer um Gol ir a 250 km/h, mas essa não era a proposta da VW, e seria mais fácil você arrumar um Corvette para isso.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


A proposta da Fender são sons clássicos, com um toque "vintage".
Alex Ferrer
Cara, as Gibson também! Não existia nem distorção quando foram idealizadas!
Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguem me explica os tipos de guitarra