Outros tipos de "D-Tuna". . .

    Autor Mensagem
    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09


    Oi Gente...IAIIIIiiiii...BELEUZA??!!! ;D

    Tava pensando em um negócio aqui...

    ...como eu gosto MUITO do som da guitarra com o mizão afinado em Ré (assim como a mizinha também)...mas nem sempre posso dexa ela assim...e AINDA minha guitarra é uma Strato (ponte tremulo)...

    ...queria sabê se alguém ai não conhece um tipo de "D-Tuna" [que nem aquele do Van Halen (que dexa a 6ª corda da Floyd em Mi ou Ré)] só que pra ponte tremulo e SE POSSÍVEL para a mizinha??!!! o^

    Pq fica afinando e desafinado a guitarra ENCHE O SACO!!! ^^

    Bom...é isso ai...se alguém por ai conhecer...da um toque!!! ;D

    Flw's...abraço procêis!!!

    o///////////////////////////

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Floyd N Roses
    Acho que não existe isso aí, e se existir, deve ser bem caro. No mais, é mais fácil seguir afinando.

    Thyagw
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Vai abaixando e subindo varias vezes entre D e E
    Ai grava no ouvido e voce faz no ouvido em duas giradas:
    uma pra descer e outra pra subir

    GuitarUser
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    nao entendi porra nenhuma..
    mas partindo doq o Thyagw disse toque a 6a e a 5a juntas, abaixe a afinação e ficara facil saber qndo está em D (vai formar o acorde de D), e qndo voltar tb fica facil tb (vai formar o acorde de A)...

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Van_Lorien
    Será??!!! =//

    Thyagw
    GuitarUser
    Não...afina d ouvido eu sei de boa...é eu q num tenho paciencia de fica girando tarracha toda hora!!! xPPP

    Bom...mas vo spera ai...vai q alguem conhece neh!!! =]

    Vlw's people!!! ;D

    Abraço!!!

    o////////////////

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Floyd N Roses
    afina d ouvido eu sei de boa...é eu q num tenho paciencia de fica girando tarracha toda hora!!!

    E tá disposto a gastar uma grana só pra não ter que girar a tarracha?

    Você realmente sabe afinar de ouvido? É só bater na mizona e na lá e afrouxar a mi até seu ouvido mandar e pronto!

    Tu vai gastar uns 100 reais só pra não ter que fazer isso?

    rcagliari
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Não existe. O princípio do D-Tuna é justamente a modificação da altura do parafuso que trava a corda no saddle, ou seja, ele puxa o parafuso pra baixo (E) ou pra deixa levantado (D), modificando, em consequencia, a altura do saddle. É impossível fazer o mesmo numa ponte tremolo, cujo sistema é absolutamente diferente.

    Além disso, quem conseguisse bolar um D-Tuna pra tremolo ganharia o Nobel de burrice. É que a razão de ser do D-Tuna nas floyd está na impossibilidade do guitarrista mexer, durante um show, nas tarrachas em razão da trava do braço. Nas guitarras com tremolo esse problema simplesmente não existe, daí porque tem que ser muito vagabundo pra não querer dar uma merdinha de uma de 1/2 volta na tarracha pra baixar pra ré. É isso.

    daniel_guitar
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: daniel_guitar
    · votar


    Floyd N Roses
    fala cara existe um d-tuna na tarracha sim, agora pra tu achar vai ser mt díficil a única guitarra q vi q tem esse sistema foi a telecaster signature richie kotzen

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    daniel_guitar
    Hmmm...verdade hein cara!!! Eu lembro que eu ja vi isso!!! 8D

    Vo da uma procurada nisso ai...

    VLW!!! ;D

    Abraço...

    o//////////////////////////////////

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ponte assim só vi floyd
    sou doido por uma

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Floyd N Roses
    Cara mais facil tocar a corda D solta e afinar, coisa facil, em menos de 10 segundos já ta pronta.

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    realmente nao compensa, apenas em floyd...
    na floyd q eh um saco ter q ficar regulando toda afinação denovo por causa de uma corda apenas

    rcagliari
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    E um detalhe importante: o D-Tuna só é bom para as guitarras DO EDDIE VAN HALEN (wolfgang, music man EVH ou Axis, Charvels feitas para o EVH), isto é, aquelas cuja ponte floyd não inclina para trás. Em todas as demais floyds, o uso do D-Tuna provoca uma ligeira desafinada porque faz o mesmo efeito de girar a tarraxa: solta a tensão da corda. Se diminui a tensão de uma corda, toda a ponte inclina, automaticamente, um pouquinho pra trás por causa da tensão das molas, desafinando tudo.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jul/09
    · votar


    Floyd N Roses
    Existe tarraxa com sistema similar, é uma alavanquinha que baixa o tom:
    http://www.stewmac.com/shop/Tuners/Guitar,_solid_peghead_tuners/Hipsho t_Guitar_Extender_Keys.html

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jul/09
    · votar


    rcagliari
    Na verdade o D-tuna trabalha na microafinação, por isso é possível sim mudar de E para D numa floyd normal ajustando a micro.
    Ele não altera a altura do saddle.
    Mas vc tem razão quando diz que a ponte não pode ser flutuante, precisa estar travada para alavancadas para trás.

    rcagliari
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Fábio Seiji
    Na verdade o D-tuna trabalha na microafinação, por isso é possível sim mudar de E para D numa floyd normal ajustando a micro.

    "Ajustando a micro" que você diz é simplesmente mexendo no botão da afinação, correto? Eu já fiz isso várias vezes quando nao tinha o D.Tuna pra vender. Afinava em E com o botão totalmente atarraxado até a base da floyd; depois, para descer para D, simplesmente desatarraxava até chegar lá. O problema é que não era possível conseguir uma afinação perfeita porque o curso total do botão da floyd (pelo menos nas Gotoh antigas, que eu usava) não permitia alcançar um intervalo de tom inteiro. Sempre ficava ligeiramente desafinado.

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jul/09
    · votar


    rcagliari
    A ponte tava travada pra trás?
    Pq se a ponte não estiver travada ao abaixar o tom da E a corda fica um pouco mais frouxa e com a tensão das molas (puxando) o tom acaba subindo um pouquinho também (de todas as cordas) fazendo com que vc tenha que baixar mais ainda pra chegar em D.
    O "calço" do D-tuna é de mais ou menos 5mm, se o parafuso não tiver esse curso então não dá mesmo, precisa trocar, mas algumas pontes não permitem a troca do parafuso da microafinação.

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Fábio Seiji
    AEEEE Fabião!!! XP

    Era essa tarracha ai mesmo que eu tinha visto uma outra vez e não tava conseguindo lembra o nome!!! 8D

    uhuuuuuuuuuuu....\m/

    Só não intendi uma coisa...65 "dinheiros do Tio Sam" é o preço de CADA tarracha ou de CADA JOGO de tarrachas??!!! O.o

    Porque se for de cada jogo...imagino eu que de pra baixar o tom de todas as cordas...não??!!! =D

    Brigadão ai pela dica...;D

    Flw's...abraço!!!

    o/////////////////////////////

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jul/09
    · votar


    Floyd N Roses
    É o preço de cada um.
    No site explica algumas restrições, por isso é bom ficar atento.
    Até dá pra instalar mais de um na mesma guitarra se tiver espaço para essas novas tarraxas mas o headstock fica um pouco mais pesado e pode desbalancear o instrumento.

    Vitor Bossa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Floyd N Roses
    Talvez vc nem leia a minha resposta mas aii vaii
    esses dias tentando acahar novas afinações, quando a fonte da minha pedaleira naum tinha queimado ainda ><', fiz uma afinação lá q vc talvez goste...é o seguinte: baixa todas meio tom, depois a mizona vc deixa em Ré menor, vc pode deixar em Ré menos a mizinha tbm ;D

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Fábio Seiji
    Certeza que é de cada um MESMO??!!! O.o

    Mas se é cada uma...pq no site tem pra escolher 6 em linha ou 3 de cada lado??!!! o^

    Isso que eu não intedi!!! =S

    Bom...de qq modo eu vo ve aqui com um luthier se vira por uma (ou duas...=P) dessas na minha guitar!!! =)

    Vlw's!!! ;D

    Flw's...abraço!!! o/////////////////////////

    Vitor Bossa
    Talvez vc nem leia a minha resposta mas aii vaii
    Q isso cara...eu lei todas....[só respondê q eu respondo ALGUMAS]...xP

    Mas então...eu num saquei direito o q vc quis dizê ai não!!! O.o

    Tipo...vc ta falando preu abaxa todas as cordas em meio tom e dexa o mizão e a mizinha em Ré BEMOL??!!! o^

    Mas isso não ia da certo aqui não...primero pq eu gosto de dexa a guitarrra afinada em tom normal mesmo (claro...abaxando o mizão ou a mizinha pra Ré de vez em quando neh...=P)...e outra...minhas corda são muito leve pra afinação tão baxa!!! ;D

    Flw's...abraço!!!

    o/////////////////////

    Vitor Bossa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    flws o/ mas vc usa cordas 0.9? se for são as msm q a minha...mas vaii de gostoo aii, falei pro falar msm ;D

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Vitor Bossa
    É então...eu ainda to com .009 pq não tive "oportunidade" [lê-se $$$] pra regular a guitar e trocar pra .010!!! Mas deve ser de gosto mesmo...pq pra mim só de baxa meio tom eu ja acho q o som fica muito sem definição e MUCHO PRA CARAMBA!!! xPPP

    Vlw mesmo assim!!! ;D

    o/////////////////

    Vitor Bossa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    auhsuahsuahaushaushaus
    flws o/////

    Fábio Seiji
    Luthier
    # jul/09
    · votar


    Floyd N Roses
    Certeza só temos uma na vida; mas acho que é isso mesmo.
    O modelo com botão tipo Grover (cogumelo) só tem para 3X3 por causa do espaço entre as tarraxas que precisa ser maior, enquanto que o botão tipo Schaller (menor) serve para 3X3 ou 6 em linha; ambos desde que tenha espaço na parte traseira do headstock, dá uma olhada nas dimensões:
    http://www.stewmac.com/shop/Tuners/Guitar,_solid_peghead_tuners/1/Hips hot_Guitar_Extender_Keys/Specs.html#details

    Floyd N Roses
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Fábio Seiji
    Certeza só temos uma na vida
    Você tem certeza disso??!!! o^

    hsaUHASUSAHushsuhuahushuass...xPPP

    Mas deve se isso ai mesmo...vlw!!! ;D

    Flw's...abraço!!!

    o//////////////////////

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Outros tipos de "D-Tuna". . .