Que escala eu boto aqui!?

    Autor Mensagem
    Villts
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Villts


    Tenho a seguinte progressão:

    Am - E7 com baixo em C - Dsus2 - Dsus2

    E o "refrão"

    C, D e Am 2x

    Na parte da primeira progressão eu uso escala de La menor...

    No refrão, que escala eu uso?

    E outra dúvida... porque soa muito melhor o Ré maior no refrão sendo que não tem F# na escala de Am? É outro campo harmônico? Quer dizer que a escala que eu devo usar é a de Am mas com o F# do lugar do F?

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    pode usar Am mesmo, se quiser.
    soh que nesse caso eu usaria Am e A, fazendo um mix entre as duas mais os arpejos das tetrades pra realcar a 7a dominante e a suspensao do acorde e uns double stops empenados pra dar um ar mais tenso entre as trocas...
    Pode-se utilizar tambem as pentas menores de A, de G, de F#, de C, de B e de E, soh que tem de prestar atencao nas notas de repouso para nao cagar o som.
    Tem tambem o uso dos cromatismos, que podem ser utilizados como notas de passagem e a seguinte formacao de escala: T, 2, b3, 3, 4, b5, 5, 6, b7, 7 que deve ser usada de maneira alternada, digo, sem digita-la numa tacada soh...

    Tem mais coisa. Se isso nao funcionar pro comeco poste aih que dou mais umas ideias.
    Falou

    Thi_tecladista
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    porque soa muito melhor o Ré maior no refrão sendo que não tem F# na escala de Am?

    Não existe fa# na escala natural de Am. Mas outras escalas podem ser utilizadas no tom Am. Por exemplo:

    Natural: la, si, do, re, mi, fa, sol, la
    Harmônica: la, si, do, re, mi, fa, sol#, la
    Melódica: la, si, do, re, mi, fa#, sol#, la
    Pentatônica: la, do, re, mi, sol, la
    Pentatônica blues: la, do, re, re#, mi, sol, la

    No seu caso, o acorde D maior caiu no campo harmônico da escala menor melódica. Muitas variações desse tipo podem ocorrer, dependendo da melodia e do estilo de música.

    Villts
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Thi_tecladista
    prog_jam

    Valeus!

    prog_jam

    Pode-se utilizar tambem as pentas menores de A, de G, de F#, de C, de B e de E, soh que tem de prestar atencao nas notas de repouso para nao cagar o som.


    Pode me explicar porque posso usar essas escalas dessas notas? Tou entrando na teoria finalmente, essas coisas tão me interessando e panz. =D

    Thi_tecladista
    Ou seja, essa parte com Am melódia ia ficar dentro do campo?

    Villts
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    NInguém sabe responder? =(

    Thi_tecladista
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Ou seja, essa parte com Am melódia ia ficar dentro do campo?

    Parece que você digitou errado, e aí sua pergunta ficou confusa hehehe.

    No refrão, aquele acorde D faz parte do campo harmônico da escala melódica de la menor. O tom da música permanece o mesmo (la menor).

    Portanto, você pode usar a escala menor melódica para o refrão.

    Espero ter ajudado. Continue perguntando se tiver dúvidas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que escala eu boto aqui!?