Pergunta sobre modelos Gibson Explorer

    Autor Mensagem
    THRASH3R
    Veterano
    # jul/09


    Ola, gostaria da ajuda do pessoal aqui do forum.

    Estou pra realizar um sonho e adiquirir uma Gibson Explorer. Pesquisando, achei varios modelos.

    Korina, Explorer Custom, Standart, Reissue e Faded.

    Sabem me informar a escala de qualidade? da pior para a melhor? da mais top pra menos top?

    Eu vi uma variação de preço nelas, mais todas são feitas da mesma madeira e mesmo captadores (500 e 496).

    Caso alguem possa me ajudar, agradeço desde ja.


    PS: A que mais me agradou até agora foi a faded: http://www.dawsons.co.uk/acatalog/r_00063095.jpg

    diwillo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Então vc se deu bem, pq até onde eu sei, a Faded é a "pior" :)

    Abç

    Morva
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    olha, eu num entendo muito de explorer, mas vou tenta t ajuda aqui...

    Se essas guitarras seguirem o mesmo padrão de qualidade das Les Paul (o que eh mto provavel), a ordem de qualidade seria (da melhor para a "pior"):

    1- Custom
    2- Standard
    3- Faded

    OBS: Naum existe modelo Korina de Les Paul (naum conheço), e eu nunca vi nenhuma Les Paul Reissue tb, por isso naum inclui na lista.

    O que eu sei eh q esse modelo korina eh uma replica das Gibson explorer de 1958, e portanto deve ser um ótimo modelo, podendo até ser melhor q as custom.

    THRASH3R
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Ok, mais alguem saberia me dizer qual a principal diferença ? pois pesquisando sobre os modelos vi que todos são feitos de mogno e escala em rosewood, apenas algumas Reissue (réplicas de anos anteriores) são em ebano. Os caps são os mesmos tambem. Todas vem com case tambem. Isso que nao entendo.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    THRASH3R
    Creio que pela reissue ser de ebano ela seja mais cara certo?
    Entra no tópico do Bertola cara, ele com toda certeza vai saber dizer as diferenças.

    guitarclub
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    provavelmente da mais cara pra menos cara.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    THRASH3R
    Provavelmente é o acabamento e as ferragens.

    LucaSlash
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: LucaSlash
    · votar


    Acabamento...


    Edit:
    Van_Lorien
    Droga ! voce postou primeiro !

    nichendrix
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Korina, Explorer Custom, Standart, Reissue e Faded.

    Korina é feita de Korina que é o nome dado ao Mogno Africano que é mais claro que o das americas do sul e central.

    Faded são feitas com acabamento que dá a impressão de ter sido envelhecido.

    Reissue é reedição de algum modelo antigo.

    Standard e Custom, são duas séries diferentes, mas a Gibson não fabrica elas tem um bom tempo já, aliás, a maioria das Explorers que você citou não são fabricadas pela Gibson USA, algumas ainda são fabricadas pela Custom Shop, a preços bem altos.

    THRASH3R
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    nichendrix

    Então, basicamente, a diferença de preço entre elas são por estarem ou nao em produção, ja que ferragens e madeiras são sempre as mesmas?

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    THRASH3R
    Sim, e o acabamento também.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    THRASH3R
    korina é diferente do mogno... apesar de ser "mogno africano"... eu ja tive uma explorer da marca slammer, que segue o mesmo corte das gibsons... te digo que são muito confortáveis as guitarras... assim que der eu to pegando uma explorer korina pra mim, acho a mais bonita, e gostei mt do som da que eu testei (epiphone com os caps da gibson)... imagino que as gibsons sejam ainda melhores...

    a explorer do Edge se não me engano é a korina...

    nichendrix
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    THRASH3R

    A diferença é mais o acabamento.

    THRASH3R
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    A diferença é mais o acabamento.

    otimo, vou pegar a Faded que esta mais em conta e achei a mais bonita dentre as atuais. A Gibson Korina é fora da realidade, mais de 4000 dolares.

    diwillo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Não acho que seja só o acabamento, mas toda a matéria-prima e a construção...

    nichendrix
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Deco_ufrj
    korina é diferente do mogno

    Cara, as propriedades sonoras são muito semelhantes, com os mesmos caps tem muito pouca diferença timbristica, embora a diferença visual seja enorme. Tanto que existem várias séries da SG que também são feitas de Korina, inclusive muitas das SG da Epiphone usam Korina e outras variantes do Mogno sejam africanas ou asiáticas no lugar do Mogno das Americas do Sul e Central, porque essas variantes da Africa e Asia por existirem em maior quantidade não estarem ameaçadas, são muito mais baratas que o Mogno das Americas do Sul e Central.

    guitarclub
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    THRASH3R
    voce acessou o site da Gibson pra checar os modelos existentes?

    modelos encontrados e principais características:
    Gibson USA
    Tribal Explorer - corpo em mógno. escala em ébano, 22 trastes, marcaçao de bolinhas. braço colado. ponte Kahler tremolo. captaçao 500T/496R. ediçao limitada. desenhos tribais no corpo. apenas 350 guitarras fabricadas. $3,608;
    Robot Explorer - corpo em mógno. escala em ébano, 22 trastes, marcaçao de trapezóides. braço colado. captaçao 500T/496R. ponte tune-o-matic. sistema Robot de afinaçao (afina sozinha). $3,749;
    Explorer - corpo em mógno. escala em ébano ou rosewood, 22 trastes, marcaçao de bolinhas. braço colado. captaçao 500T/496R. ponte tune-o-matic. creio eu que seja considerada uma "Standard". $2,399;
    Holy Explorer - corpo em mógno, com alguns espaços vazados (estética diferente). escala em rosewood, 22 trastes, marcaçao de bolinhas. braço colado. captaçao 500T/496R. ponte tune-o-matic. $2,775.

    Epiphone
    Marcus Henderson Apparition - modelo Signature de Marcus Henderson. com floyd rose e chave de killswitch, além da chave de captadores. marcaçao de foice apenas na casa 12. sem mais informaçoes no site da Gibson. $1,415;
    Prophecy Futura Custom FX - corpo em mógno com top de maple. braço em mógno, colado, com 24 casas. ponte floyd rose. captaçao EMG 81/85. sem mais informaçoes no site da Gibson. $1,332;
    Prophecy Futura Custom EX - corpo em mógno com top de maple. braço em mógno, colado, com 24 casas. ponte tune-o-matic. captaçao EMG 81/85. sem mais informaçoes no site da Gibson. $1,082;
    '58 Korina Explorer - corpo em korina. braço com 22 casas. ponte tune-o-matic. captaçao Alnico Classic e Alnico Plus (nao sei qual na ponte, qual no braço). sem mais informaçoes no site da Gibson. $832.

    aparentemente, a Gibson Custom está sem modelos explorer atualmente.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    nichendrix
    entao cara, eu só disse que é diferente por que existem diferenças entre qq madeira, mas eu sinceramente gostei muito da epiphone korina que eu toquei, e pena q na epoca eu nao tava com a grana pra comprar... tava usada, mas em estado de nova e com os captadores gibson por R$1500... ano passado, na epoca de dolar baixo....

    eu ainda vou ter essa guitarra... é só trabalhar e juntar um pouco...

    THRASH3R
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    PedroShinzato

    Não vou comprar direto do site. Vou pegar por um intermediario que vai me trazer de la. Por isso consigo pegar outros modelos que nao estão no site.


    Deco_ufrj

    As Korinas são lindas d+. Tambem pretendo ter uma um dia.

    LucasGuitarMaster
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Se der, faz um review depois.
    Sempre quis ter uma explorer também, e lendo mais reviews, dá pra ir comparando com outras guitarras, pra ver qual vale mais a pena
    ;)

    conandrade
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    obs: sempre quis tocar numa Explorer igual aquela que o Clapton usa no ARMS concert :)

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Eu achei muito feia essa Holy... Bom, deve ser levinha...

    http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Explorer/Gibson-USA/H oly-Explorer.aspx

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta sobre modelos Gibson Explorer