Guitarra para slide

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# jul/09 · Editado por: MMI
· votar


Hansen
Não entendi.. como assim perder a guitarra?
O cara estava apostando a guitarra dele que não dava para diferenciar as guitarras com slide e que a diferença entre os materiais do slide era pequena... Por isso eu disse que ele poderia perder a guitarra

nichendrix
Tu é outro que já teve meio mundo de guitarras também... hehehehehehehehehe
Cara, prefiro não fazer as contas para saber quantas já tive... Mas já tive Music Man, Steinberger, de alguns luthiers, Epiphone, Gibson, Fender, Peavey, Gianini, PRS, Rickenbacker... Algumas marcas tive várias. Poucas mereceram meu apego e respeito, a ponto de não conseguir vender. A lap steel é a primeira (acho que única), é um barato mas a técnica é diferente, não é fácil pegar rápido. Mesmo porque nunca fui de tocar com afinações abertas. Pena que demorei para me aventurar nessa praia de afinações, é divertido.
Na lap, estou tocando com uma Dunlop lap dawg tone bar de latão cromada. É legal, até para tocar na guitarra, é só pegar o jeito, mas é para tocar no lap mesmo. A questão é quando me empolgo na brincadeira e passo da escala, indo para cima do captador. Aí faz diferença o vidro, seja na barra ou no tubo de slide, porque não tem interferência no captador. Queria achar uma barra de vidro para experimentar, acho que vou ter que mandar fazer.

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Barra de vidro é moleza conseguir em casa de vidro, mas recomendo testar usar um gargalo de garrafa que seja reto, é bem pesado e sempre tem o som interessante.

Está bem na minha frente, eu já tive Fenders, Gibsons, Jackson, Ibanez, Washburn, Squier, Epiphone e algumas de luthier tb, mas tu me matou tendo Rick's, cara eu sou louco por uma 360, tanto de 6 quanto de 12 cordas, pra mim elas tem um som divino, bem específica, mas divino.

MMI
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Slide de "tubo" de vidro eu tenho e gosto do som mais do que o de metal, to atrás de um modelo de barra mesmo, igual ao Dawg Tonebar. Para lap eu prefiro barra do que tubo.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


MMI

Sim eu tava falando exatamente disso, não comprar o slide normal, mas a barra mesmo, casa em que vende vidro é fácil de achar, as vezes é caro, mas não é bixo de 7 cabeças não, agora elas pesam bastante, mas também são fáceis de quebrar e bem caras se comparadas com um slide comum, por isso sugeri o gargalo de garrafa, que se quebrar é só comprar outra garrafa de vinho e tomar.

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


Eu cheguei a comprar há alguns anos um slide de cerâmica. Ele quebrou por vacilo meu, depois de uns 3 dias hehehe

Ele era legal, mas o fabricante foi meio portuga, ele fez o slide nas mesmas dimensões do slide de metal, porém como a cerâmica é mais grossa, eu só conseguia colocar o mindinho.

Hoje uso o de metal, apanho bastante mas estou gostando.


Em tempo: Decidi por Telecaster. O som dela ligando os dois caps (posição do meio) me conquistou.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jul/09
· votar


MMI
O cara estava apostando a guitarra dele que não dava para diferenciar as guitarras com slide e que a diferença entre os materiais do slide era pequena... Por isso eu disse que ele poderia perder a guitarra

Não disse que a diferença entre materiais é pequena...disse que se algo realmente vai dar diferença é o material do slide...
E ainda continuo afirmando que não é assim nao identificar o modelo da guitarra pelo som do slide....identificar pelo som dela crua é mole...agora no slide? é bom ser confiante mesmo!

Enfim...não vim aqui p brigar pessoal...só acho q se ficarem criando tópicos desse jeito, daqui a pouco tem gente perguntando Qual é a guitarra para tocar a noite ou durante o dia!

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


Enfim...não vim aqui p brigar pessoal...só acho q se ficarem criando tópicos desse jeito, daqui a pouco tem gente perguntando Qual é a guitarra para tocar a noite ou durante o dia!

Qual o problema de criar um tópico para saciar uma dúvida?

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Hansen
Decidi por Telecaster. O som dela ligando os dois caps (posição do meio) me conquistou.

Não ficou muito estridente não? Aqui sempre fica.

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Não... ficou cremoso com som limpo e definido com overdrive leve. Estridente fica se eu usar só o cap da ponte. Também varia de acordo com o volume, equipamentos, mas aí o botão tone dá uma quebrada.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Hansen
Não... ficou cremoso com som limpo e definido com overdrive leve. Estridente fica se eu usar só o cap da ponte. Também varia de acordo com o volume, equipamentos, mas aí o botão tone dá uma quebrada.

Engraçado, talvez pq eu use os Texas Tele Special na minha, só rola slide nela no cap do braço, no meio só rolava quando eu tinha feito a ligação fora de fase na posição do meio, hoje voltei ao normal, agora fica muito agudo.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# jul/09
· votar


Hansen
Enfim...não vim aqui p brigar pessoal...só acho q se ficarem criando tópicos desse jeito, daqui a pouco tem gente perguntando Qual é a guitarra para tocar a noite ou durante o dia!

Qual o problema de criar um tópico para saciar uma dúvida?


Isso já não é mais dúvida...isso é flood...falta de bom senso...
vai encher o forum de "futilidades" enquanto tem gente tentando tirar alguma informação importante do forum...pergunte ao moderador o que ele acha do flood?

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar



Isso já não é mais dúvida...isso é flood...falta de bom senso...
vai encher o forum de "futilidades" enquanto tem gente tentando tirar alguma informação importante do forum...pergunte ao moderador o que ele acha do flood?


Não sei se percebeu, mas estamos conversando sobre timbres e experiências relacionadas a slides. Se num curtiu o tópico, tem histórico neste fórum desde 2002, com certeza você encontrará um assunto que considere relevante.

Ah, pergunte também ao moderador o que ele acha de intrigas.

Hansen
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Engraçado, talvez pq eu use os Texas Tele Special na minha, só rola slide nela no cap do braço, no meio só rolava quando eu tinha feito a ligação fora de fase na posição do meio, hoje voltei ao normal, agora fica muito agudo.

Pode ser isso, meus caps são de ganho moderado.

fernando0877
Veterano
# jul/09 · Editado por: fernando0877
· votar


nichendrix
Boas informações cara...

Hansen
Eu acho a tele uma guita legal pra slide. Mas ainda prefiro o timbre de guitas com braço colado e captadores humbuckings (preferencialmente madeira densa). O som fica com mais sustain, mais encorpado soam os médios aveludados e sem agudos irritantes que o slide costuma deixar. Nunca toquei com P90 mas imagino que por ser single ainda vá deixar o timbre um pouco estridente. Vc conhece o Derek Trucks??? Procura no You Tube, é "o timbre de slide", p meu gosto, um dos mais feras da atualidade (no estilo rock clássico).

Outra idéia.. é de mandar fazer um Lap Steel (maciço) ...é bem simples. saca nesse link>>> http://buildyourguitar.com/resources/lapsteel/

Talvez eu peça pra um marceneiro cortar uma madeira e eu mesmo o faça o pouco q faltará: Um pedaço de madeira grosso, sem trates (somente trastes desenhados), sem alma, um nut bem alto para Lap (esse tem q comprar no ebay, super barato), uma ponte com boa regulagem de altura, furos das cordas direto na madeira... O custo mais alto é em captador e tarraxas a gosto. Sai bem mais barato que uma tele ou SG e por possuir as cordas bem altas (nut correto) vai dar um timbre mais direcionado para esse fim. Além do "Style" de tocar com um tocão hehee

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Hansen
Pode ser isso, meus caps são de ganho moderado.

Os Texas também tem ganho moderado, eles só são com a saida maior que os '52, mas não chega a ser de alta saida não, é o que o povo chama de Vintage Hot. Mas o lance é que ele tem bem mais médios que os vintage, então, quando mete o slide a guitarra literalmente grita, ma na posição do braço fica bem legal, pq é cheio de médio grave.

El Cabongo
Nunca toquei com P90 mas imagino que por ser single ainda vá deixar o timbre um pouco estridente.

Cara, não fica não, o som do P-90 é bem encorpado, pra mim o unico problema da minha ES-135 na hora de usar um slide é que por ser single cutway ná hora de acessar os agudos é meio trabalhoso, mas vai ser sempre meu timbre de sonho.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla
Isso já não é mais dúvida...isso é flood...falta de bom senso...
vai encher o forum de "futilidades" enquanto tem gente tentando tirar alguma informação importante do forum


Prlo contrário cara, eu não acho que seja falta de bom senso, é uma duvida válida, qualquer pedaço de pau com cordas serve pra tocar slide, da mesma forma que qualquer pedaço de pau com cordas pode ser chamado de guitarra. Nesse sentido, alguns pedaços de pau com cordas são melhores que outros, se tiver Gibson/PRS/Pensa-Suhr escrito na Headstock, então é muito melhor que os outros.

Por isso apesar de qualquer guitarras ser passível e ser usada pra tocar slide, vc vai tirar resultados diferentes de construções diferentes, na Les Paul o Slide vai ser mais encorpado e menos estridente, na SG mais cheio de médios, na Strato e na Tele mais nervoso por causa dos captadores single. Algumas vão dar acesso mais fácil às casas agudas que outras e por aí vai.

Isso tudo está longe de ser uma discussão fútil, fútil seria se não houvesse esse tipo de discussão porque um ou outro acham que notar essass diferenças é coisa pra ouvido de cachorro. No fim acredito que todos ganharam aqui, eu mesmo já tive 3 teles, uma Fender e 2 encomendadas em Luthiers top, e nunca havia parado pra testar como soa o slide no cap do meio em uma Tele com caps de baixa saída, aprendi algo.

Creio que o Hansen aprendeu um bocado com as observações de todos, até pq a partir delas ele foi testar as guitarras sabendo o que esperar e escolheu a que mais agradou.

Agora quanto ao flood, flood é ficar tentando desvirtuar o tópico fazendo comentários que em nada tem haver com o mesmo. Assim como flood é criar tópicos sem nenhuma utilidade. Acredito que esse tópico seja tudo menos inútil, e nós já sabemos que está floodando aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra para slide