duvida com pentatonica menor e menor 7

Autor Mensagem
girino
Veterano
# jun/09


entao a duvida e a seguinte..
a penta menor e derivada da escala menor modo eolio..
mas pq a penta menor aparence sustenido..
exemplo Am.. A B C D E F G A
penta menor A B D E F# A... essa eh a duvida por que aparece sustenido na penta menor se na escala menor de La nao tem?

a duvida sobre a penta menor 7 eh que na penta menor 7 acrecenta se a 7tima?

valew ai pra quem puder ajudar
flws..
ah eu usei a busca nao nao encontrei sobre esses assuntos..fika melhor tambem pra tirar outras duvidas..vvalew

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


girino

Pq vc trocou as pentas, Penta com F# é Penta maior.

_FrEd_
Veterano
# jun/09
· votar


girino

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/171234/#4653151

"A B D E F# A"

Isso eh a penta maior de lá

LeandroP
Moderador
# jun/09
· votar


exemplo Am.. A B C D E F G A
penta menor A B D E F# A... essa eh a duvida por que aparece sustenido na penta menor se na escala menor de La nao tem?


Esta pentatônica não é de Lá menor e nem Lá maior.

É a penta de Ré maior invertida, sendo tocada partindo da 5a de Ré, que é a nota Lá.

Veja nesta ordem:

D, E, F#, B e A


Mas pode aparecer a nota F# na penta menor de Lá. Neste caso é a penta m6, que tem origem no modo dórico (IIº grau de G maior).

girino
Veterano
# jul/09
· votar


taah entao como ficaria a penta menor de La?LeandroPanucci
[b]nichendrix

caara eh vi isso em um metodo que eu baixei da net..
_FrEd_
cara ele naum falou da penta menor 7 ...falou dos modos
mas naum falou qual usar pra se tirar a penta menor 7..
mas faleu cara..
LeandroPanucci
cara tu complico um pouco..
mas qual seria a escala menor de La?
valew

girino
Veterano
# jul/09
· votar


a penta menor eh so tirar o segundo eh o sexto grau
do modo eolio?
com a penta menor de la ficando:
A C D E G assim?

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


girino
taah entao como ficaria a penta menor de La?

Penta Menor de A

A C D E G A

Penta Maior de A

A B C# E F# A

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


girino

Não quis complicar. Foi mal. Quis lhe mostrar que você pode inverter a escala. Inverter é começar a escala por outra nota da sua formação.

Por exemplo, a escala que você mencionou é a penta de D maior, só que começando pela nota Lá, e daí a impressão de ser a penta de Lá. As notas da penta de Lá menor o nichendrix postou acima.

Você não precisa tocar a pentatônica partindo necessariamente da nota fundamental. Pode começar de qualquer nota, dependendo da sua intenção de fraseado.

Quando você inverte uma escala, você acaba criando um "modo" - Um modo de dispor as notas de uma escala.

girino
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
valew cara..
LeandroPanucci
hehe..valew ai cara brigadu..
''modo de dispor a escala'' legaw isso ai cara..
mas surgiu uma outra duvida..
começando a escala por outra note então ela ficaria atribuida a outro modo grego..certo?

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


girino
começando a escala por outra note então ela ficaria atribuida a outro modo grego..certo?

Cara, desencana de modo grego, modo grego são referentes à escala maior, obviamente você pode usar o conceito na pentatoniac, especialmente para estudar quais notas devem ser adicionadas a ela enquanto toca, e isso obviamente dá uma intenção modal pra penta, mas não faz ela ter um modo grego, deu pra entender?

Por exemplo a penta de D Maior iniciando-se no A, dá uma intenção de modo A mixólidio, porque usa 5 das 7 notas do modo A Mixolidio, mas não é a mesma coisa que o modo A mixolídio propriamente dito, apesar de expressar essa intenção modal.

girino
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
intendi cara..valew
evita a necessidade de dizer que ta escala pentatonica foi tirada
de determinado modo..claro com exceção do jonio eh o eolio..
mas eu entendi sim valew..

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


girino

Até porque essa noção de graus (de onde parte a idéia de modos), muda na pentatonica, assim o 5º grau da escala de A Menor ou do Modo Eólio é a nota E, mas o quinto grau da pentatonica de A Menor é na verdade G.

Relativamente, G (5º grau da penta de Am), é o 7º grau do modo Eolio ou da Escala de Am. Por isso penta não tem modos gregos da mesma forma como a escala maior.

Na nomenclatura da penta, vc primeiro compara ela com a penta maior ou menor, e se tiver alguma nota diferente, (como o F#) do seu primeiro post, significa que ele fez uma penta com uma nota altera, vc chama a penta pelo nome dessa nota no acorde, então como aquela Penta tem 4 notas da Penta Menor mas o G é alterado pra F#, que é a 6ª menor do acorde de Am, então fica sendo uma Penta de Am6, que equivale a uma pentatonica de D Maior.

girino
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
A ideia de penta menor 6 eu entendi valeu..
Mas G sendo o quinto grau da penta menor.. então qual seria
o setimo?
valew cara

B.Frusciante
Veterano
# jul/09
· votar


Mas G sendo o quinto grau da penta menor.. então qual seria
o setimo?


nichendrix
A resposta dessa pergunta seria que não existe 7º grau na pentatônica pois ela só tem 5 notas, ou seria D(o equivalente ao 2º grau)?


Cada post teu eu aprendo alguma coisa uhaeuhe

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


girino

Cara, pentatonica não tem sétimo grau na escala porque só tem 5 notas. Toda essa noção de escala diatonica, não se aplica diretamente na pentatônica, só de forma relativa ou relativa ao acorde.

Por exemplo nas escalas de A Menor:

Diatônica Menor (ou Modo Eólio)

1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º
A B C D E F G

Pentatônica Menor
1º 2º 3º 4º 5º
A C D E G

Se você ver o quinto grau da Pentatôniaca Menor de A é equivalente ao Sétimo Grau da Diatônica Menor de A, que é a 7m do Acorde de Am7.


B.Frusciante
A resposta dessa pergunta seria que não existe 7º grau na pentatônica pois ela só tem 5 notas, ou seria D(o equivalente ao 2º grau)?

Cara, D é a 4º do Acorde e da Escala de Am. Ao mesmo tempo que é o 3º grau da escala da Pentatônica Menor.

Vamos ver se eu explico melhor pra vocês dois...

Essa noção de grau da escala é relativa, não é absoluta, o 1º grau vai sempre ser a primeira nota, o 2ºgrau vai sempre ser a segunda nota e por aí vai.

O lance é que existe como você comparar esses graus relativamente entre 2 escalas diferentes.

Então se você comparar as Escalas Pentatônica Menor, Diatônica Menor, vc vai ter escalas onde as mesmas notas representam graus diferentes, mas dá pra descobrir onde eles se encaixam entre sí.

Por exemplo a nota D nas escalas de A:

Penta Menor: 3º Grau
Diatonica Menor: 4º Grau

Então se você pegar os intervalos Diatônicos e tentar contruir uma Penta Menor, a partir dos graus da escala menor, fica algo assim:

1º 3º 4º 5º 7º que vão corresponder aos 5 graus da escala pentatônica menor.

Isso porque enquanto na escala menor o 2º grau se distancia 1 tom da tônica, na Pentatonica Menor, o Segundo grau se distancia 1tom e meio, equivalento à terça da escala menor, o mesmo movimento acontece entre o 4º e o 5º graus da Penta, que equivalem à soma da distância entre o 5º e o 7º graus da escala menor (1 tom e meio).

Enfim o ideal é não misturar as duas noções até você entender como os intervalos funcionam e como são relativos entre escalas diferentes.

MauricioGT
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Aproveitando sua boa vontade (hsuahuhsau)...

Gostaria q vc ensinasse por ex quando alguem perguntasse: "Eu tenho uma musica q na parte do refrão são usadas os acordes: A ,E, G ,D. Como que eu descubro quais são as notas ideais pra se fazer um solo nessa base?"

Ou: "Ah, eu tenho musica tal que os acordes são G, Am, F, C. quais as notas (ou escalas) que eu posso usar pra fazer solo nessa base e porque?"

Vlw

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioGT

Cara, aí fica bem mais difícil explicar por aqui, teria que explicar Intervalos e a relação entre eles, campo harmonico maior e menor (pelo menos), e a relação entre o campo harmonico e as escalas. E isso é assunto pra muitos posts, existem livros inteiros só sobre isso, não tem como resumir em poucas palavras pq é muita coisa.

É mais simples dizer pra pessoa descobrir a tonalidade e meter bala na escala X ou Y, hehehehehehehehe

Ou fazer a escala do acorde, ou tocar as notas do acorde, etc... mas eu prefiro não fazer isso, prefiro mandar procurar um bom metodo pra ir estudar.

MauricioGT
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Ate tenho aki um arquivo pdf quem achei na net que chama:
"Harmonia_e_Improvisação_Vol_I_Almir_Chediak''

ele é um livro desse cara ae que foi scaneado ( + de 300 pag). È muito chato estudar isso sozinho, é muita coisa que eu não entendo.
Lembrei do topico "O tortuoso caminho dos auto-ditadas"
(hsuausasa)

Vlw

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioGT

Cara, que eu lembre pra vc entender esse livro, vc tem que ter pelo menos o outro livro que é o Dicionário de Acordes Cifrados: Harmonia Aplicada à Musica Popular, se possível o outro livro da mesma editora, que acho que chama Curso Pratico de Harmonia, uma coisa assim, lembro que é em 2 volumes.

EU particularmente não gosto dos livros do Cheadiak, ao menos não pra quem vai começar, prefiro os metodos de Jazz do Jody Fisher, que partem literalmente do 0 e vão até o Chord Melody, eles não tem a intenção de serem completos, mas de dar o conhecimento necessário pra pessoa conseguir ir atrás do resto sozinha, então acho mais util pegar o Beggining Jazz Guitar e o Intermediate Jazz Guitar do Jody Fisher e só depois partir pros livros do Almir Chediak.

Porque você não vai entender esse livro, sem saber essas coisas que eu te falei no outro tópico, vc tem que entender intervalos, relação entre eles, o basico de campo harmonico maior e menor, relação basica entre campos harmonicos e escalas.

Sem saber isso não vai adiantar nada vc ter o livro do Chediak.

Por exmeplo no seu outro exemplo: "Ah, eu tenho musica tal que os acordes são G, Am, F, C. quais as notas (ou escalas) que eu posso usar pra fazer solo nessa base e porque?"

Eu diria que esta todos os acordes desta musica usam notas da escala de C Maior, eu diria pra começar por essa escala e que há grandes chances de ela pertencer à tonalidade de C Maior tb.

Mas isso é uma meia verdade, já que ela pode ser uma harmonia modal, e não estar em C, e embora usar as notas da escala de C resolva o problema porque o modo seria (ou poderia ser), derivado de C Jonio, eu só poderia dizer isso depois de analisar mais calmamente a musica e ver como a melodia dela se resolve junto com a harmonia, pra ter certeza e por aí vai.

Além do que é possível usar outras escalas aí, como a Penta de C Maior, e afins.

Eu sei que é um estudo bem chato, mas não tem outro jeito, é sentar e estudar mesmo.

MauricioGT
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Você parece entender bem do assunto, isso é bom pois nisso eu passo a ter uma melhor referencia das coisas. ( hehe )
Oque vc recomendaria pra mim ir estudando? Tipo do começo mesmo, por partes (incluindo exercicios pra aumentar a agilidade dos dedos)?

Abç.

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioGT
Tipo do começo mesmo, por partes (incluindo exercicios pra aumentar a agilidade dos dedos)?

Eu nunca vou poder te indicar isso, pq é a parte que eu sempre inventava uma desculpa pra sair mais cedo da aula de guitarra... hehehehehehe

Mas o pouco que eu peguei foi brincando com o exercícios dos metodos de violão clássico do Henrique Pinto. Que tem bons exercícios tanto pra mão esquerda quanto direita (pra quem toca finger style é uma boa).

Pra guitarra especificamemte eu nunca peguei nada pq nunca tive a intenção de ser fritador.

Oque vc recomendaria pra mim ir estudando?

Cara, como eu falei os Metodos de Jazz do Jody Fisher é são uma boa pra ter uma base geral sobre tudo, pq ele começa bem basico mesmo, a partir daí vc expande pro que achar melhor. Eu tenho os 4 livros, iniciante, intermediário, avançado - improvisação e avançado - chord melody, são bem interessantes e vão te ajudar em qualquer estilo que tu quiser tocar.

PS: são em inglês.

girino
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
hehe brigado cara
deixa eu ver se eu entendi então a penta menor pode ser chamada penta menor 7?
valew

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


girino

Não cara, a Penta Menor é a Penta Menor mesmo. Ela ter a sétima menor de A é parte da estrutura de intervalos normais duma pentatonica menor.

Ela só muda de nome, se alguma nota da escala for trocada.

MauricioGT
Veterano
# jul/09 · Editado por: MauricioGT
· votar


nichendrix
Achei o livro do Henrique Pianto, se alguem quiser é so baixar :)

"Iniciação ao violão"
(Principios basicos e Elementares para Principiantes)

è esse o livro ou tem mais dele?

Vlw kra , vc ta ajudando pkas.. hehe

edited..
Zz..

nichendrix
Veterano
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioGT

Tem mais livros dele, tipo eu tenho Iniciação ao Violão 1 e 2 e o Curso Progressivo de Violão.

Tem um que nunca me interessei em comprar só de técnicas de mão direita pra arppegios.

john_joao
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioGT

cabaç.... isso é contra as regras do fórum!

MauricioGT
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Esse ae que eu achei ele é muito fraquinho, basicamente exercicios pra mão direita. Vou ter que procurar coisa melhor .

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioGT

Cara, ele não é basicamente exercício pra mão direita, os dois livros Iniciação ao violão trabalham as duas mãos, mas não da forma que vc usa na guitarra, trabalha pra violão classico, tanto que o primeiro tem a primeira parte só de mão direita e a segunda só de mão esquerda, e uma parte com musicas pra trabalhar as duas, mas te digo, se tu tocar os 3 livros, tu vai ter uma tecnica boa pra burro.

MauricioGT
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Não to conseguindo achar a 2a e 3a partes desse livro (logo as que eu mais interessei...) . Mas achei um site aki que tem MUITAAA coisa mesmo sobre teorias, partituras etc. se vc quiser ate posso te passar ele. Hehe ^^

Abção!

john_joao
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioGT

caras, os livros do henrique Pinto são destinados ao ensino de técnica de violão erudito, e eles são muito bons para o seu próposito.

eles partem do pressuposto de estar ensinando o violão para alguém familiarizado com a teoria musical, por isso não espere alguma explicação teórico/harmônica dos estudos que esse método contém.


abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a duvida com pentatonica menor e menor 7