Palhetada Sweep da mais velocidade do que alternada em repetição de notas?

Autor Mensagem
didi_sp_silva
Veterano
# jun/09


Primeiramente boa noite a todos!
Comecei a estudar palhetada sweep a pouco tempo e vi que também é possível a execução da mesma em escalas. Isso daria uma velocidade maior do que usando a palhetada alternada!? Será que também é possível executar repetição de notas com sweep picking em escalas? Lembro que vi o Gustavo Guerra fazendo repetição de notas, mas não sei ao certo se foi usando sweep ou alternada!
Desde já agradeço pela participação e pelos concelhos!!

Um grande abraço a todos!!

GuitarHome
Veterano
# jun/09
· votar


didi_sp_silva
Isso é muito relativo. Outro cara que usa bastante essa ténica é o Rafael Bittencourt e nem por isso é mais veloz que o Petrucci que alterna tudo. É tudo questão de treino, acho que não tem essa de ser mais rapido com uma ou com outra.
abraço

Prometherion
Veterano
# jun/09
· votar


Como ele faz sweep repetindo a nota? sweep que eu saiba é feito na passagem de uma corda pra outra?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jun/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


GuitarHome
Isso aí :).

didi_sp_silva
Cara, eu estudei as duas técnicas, sendo que utilizo mais alternada, recorrendo ao sweep qd preciso de arpejos q atravessam as seis cordas insanamente ou qd uso ligados palhetando.
Cada uma tem suas vantagens e características. A alternada é a técnica que te permite tocar qq coisa, enquanto q o sweep é um recurso para arranjar alguns casos. Portanto, sempre o cara tem que saber usar a primeira.
Quanto à sonoridade, o sweep tem um som q fica algo entre o ligado e o staccato, enquanto q a alternada é bem aquele staccato, fica bem percursivo.
No caso da velocidade do sweep, essa vantagem vem qd se cruza as cordas, com númeors ímpares de nota, tipo arpejos ou escala 3 notas por corda, sendo que tb devido ao preparo mais enérgico os guitarristas de alternada tendem a tocar padrões de palhetada de duas, uma corda(ou q atravessam as cordas paulatinamente) mais rápido. Em alguns casos, n vai dar pra usar só sweep, então sugiro aprender bem as duas técnicas.

Alternada :
Vantagens - Movimento mais natural, menos complicada(apenas na lógica[cima/baixo] q n muda, na prática é provavelmente mais foda ehehe) fácil de acentuar em diversos grupos rítmicos e manter duração uniforme de notas.

Desvantagens - Gasto de energia e maior movimentação causam mais esforço físico. Execução muito difícil qd usada em certas coisas como arpejos de uma nota por corda ou similares, sendo complicado tb obter velocidade nesses casos.

Sweep :
Vantagens - Economia de movimento e energia - menos esforço e permite maior velocidade (apenas ao cruzar cordas usando a técnica)

Desvantagens - Acentuação rítmica é mais difícil, e tb é muito mais difícil manter a duração das notas igual, pois o movimento n é tão natural qd cima/baixo/cima/baixo (o guitarrista tende a acelerar a parte de sweep e apenas marcar as pontas em arpejos, por ex.). Movimento menos natural e complicado de aprender ao utilizar a técnica tocando em mais de uma nota por corda.

diwillo
Veterano
# jun/09
· votar


Rei Arthur Pendragon

Disse tudo :)

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jun/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


didi_sp_silva
Prometherion
Pra esclarecer :
Repetição de nota é qd vc toca escalas repetindo algumas notas, geralmente as de ponta dependendo do jeito q se executa, n tem a ver com a técnica q se utiliza. Sweep é um recurso utilizado qd se troca de uma corda pra outra, mantendo a direção da palhetada, e n invertendo, como na alternada. Pode usar qq ténica, até tapping pra repetição de notas :). Só tem q repetir eheheh

didi_sp_silva
Veterano
# jun/09
· votar


GuitarHome
Rei Arthur Pendragon
diwillo

Valeu mesmo pelas dicas...eu consigo usar a alternada bem...estou ganhando velocidade na mesma de uns tempos para cá :)
Realmente percebi essas "desvantagens" em usar o sweep. Vou praticar as duas e ver o que vai dar =]

Obrigado a todos!!

roxy
Veterano
# jun/09
· votar


Só uso sweep em arpejjos (sic), a alternada tem uma sonoridade mais natural e bonita, na minha opinião, mas claro que se trata de diferenças sonoras sutis.

Maltars
Veterano
# jul/09
· votar


Nossa eu tava querendo treinar palhetada sweep só que n sei se vai ser bom ,pq já treinei muito palhetada alternada e to com medo de mudar pra sweep , eu acho bacana e talz mais n sei qual decisão tomar pois nos solos n são só 3 notas por cordas tem vezes que tem mais e isso me preocupa O.o deem opniôes ai! ^^ agradeço desde já.

maniac123
Veterano
# jul/09
· votar


didi_sp_silva

Fala, mano. Então, eu uso palhetada sweepada, sempre. Acho muito mais rápido que alternada, só tem um problema, ou você usa um estilo ou outro, não dá pra dominar as duas técnicas. Se quiser saber mais, procure um método do Frank Gambale, Speed Picking, é um método completo de estudo, com aplicação em escalas e arpejos, se ler o começo vai entender porque é mais rápido e não da pra mesclar as técnicas. Quando eu estudei esse método, tive que começar do começo, é como aprender a tocar guitarra novamente. Dá uma googleada que vc acha fácil.

Broderick
Veterano
# jul/09
· votar


maniac123

Quem é vivo sempre aparece heim!

maniac123
Veterano
# jul/09
· votar


Broderick

Fala, mano. Assim como, quem é vivo, sempre morre... ehhehe
Sempre passo aqui, escuto algumas coisas, mas não to mais postando, sem tempo.

Rukfelt
Veterano
# jul/09
· votar


Maltars

Cara n tem essa de ficar com medo de aprender outra tecnica, eh mtu importante q vc saiba utilizar ambas as 2, e pratique mtu msm para q possa atingir a perfeição e ambas as tecnicas, sempre tem algo a mais para se aprender, além disso, flo falado em utilizar sweep em arpejjos, mas tambem pode-se utilizar alternada no mesmo, e em alguns deles a alternada se torna mais pratica até, enquanto em outros o sweep eh bem melhor, existe uma ocasião para cada tecnica, mas eh importante conhecer e saber utilizat doas elas, seja palhetada alternada, sweep ou palhetada hybrida, eh importante conhecer e saber utilizar todas as tecncias para obter uma boa performance

jigo__
Veterano
# jul/09
· votar


Rukfelt
eu penso assim, só tocava sweep ai com um prof novo tive q aprender a alternada, treino sempre as duas, até pq tinha mta coisa q eu não tirava qdo só usava sweep...

conhecimento e tecnica nunca é d++ (estou longe de ser um virtuoso, mais tenho treinado td dia p/ ser um guitarrista razoavel!)

abç

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


O que eu acho mais foda no sweep é a mão esquerda e na palhetada alternada a mão direita.
É dificil acompanhar a mão esquerda junto com a direita com sweep, eu pelo menos tenho um pouco de dificuldade quanto a isso.

Homem Cueca
Veterano
# jul/09
· votar


Eu não uso sweep picking, a não ser em arpejos rapidos. Uso só a alternada, gosto muito mais da sonoridade dela.

Sweep picking é uma técnica como outra qualquer, pra ser usada quando necessária...cada técnica soa de um jeito diferente, tudo depende do seu gosto e da sonoridade que você quer.

Broderick
Veterano
# jul/09 · Editado por: Broderick
· votar


A técnica que gera mais velocidade é a técnica de ligados.

Broderick
Veterano
# jul/09
· votar


Mas entre sweep e alternada, para tocar escalas eu prefiro alternada, para arpeggios eu prefiro sweep. Também gosto mais da sonoridade da alternada.

Andy TheCatSp
Veterano
# jul/09
· votar


tô loko pra aprende essa palhetada sweep'
mas não to conseguindo...
falta sincronia nas mãos. não consigo faze a direita acompanha a esquerda e vice-versa

Manubio
Veterano
# jul/09
· votar


Andy TheCatSp
ligue o metronomo bem lento, e vá aumentando, assim que se treina tudo na guitarra. Logo logo vc consegue fazer uns arpeginhos.

Andy TheCatSp
Veterano
# jul/09
· votar


Manubio

ae car valeu...to sem metronomo, ms vou atrás de um ^^

tipo, existe alguma regra pra afzer palhetaad sweep ?
por exemplo, só se pode fzer usndo arpegios e tríades, ou pode usar sweep em um escala normaL, como a Menor Harmônica por exemplo ?
grato desde já ^^
toco a apenas 1 ano ^^

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


Eu não consigo pensar nisso: alternada e varredura. A mão dá palheta vai conforme a idéia melódica. Se toco uma nota na corda de cima e depois outra na corda de baixo, naturalmente eu palheto no mesmo sentido, e se toco na mesma corda, alterno a palhetada... Só que faço isso de forma intuitiva.... se eu pensar nisso, me lasco.

maniac123
Veterano
# jul/09
· votar


Andy TheCatSp
tipo, existe alguma regra pra afzer palhetaad sweep ?
por exemplo, só se pode fzer usndo arpegios e tríades, ou pode usar sweep em um escala normaL, como a Menor Harmônica por exemplo ?


Fala, mano. O pessoal conhece e usa muito a técnica em arpegio, que é palhetar só para baixo, quando está descendo, ou só pra cima, quando sobe. Só treinar que vc consegue sincronizar, é muito mais rápido que alternada, mas da outra sonoridade.

Em escalas o esquema é assim que nas trocas de cordas, vc palheta na sequencia. Se está descendo, palheta para baixo, e vice versa.

Dá uma olhada no mestre brincando.



LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


maniac123

Pelo que observei no vídeo, ele usa varredura quando desce ou sobe o arpejo, mas sempre alterna quando toca as cordas das extremidades (a mizinha e a mizona).

maniac123
Veterano
# jul/09
· votar


LeandroPanucci

Ele não alterna nas trocas de corda.
baixo, cima, baixo.
na troca, palheta para baixo.

Andy TheCatSp
Veterano
# jul/09
· votar


maniac123

valeu cara ;D

vo treina ^^

uma pergunta besta :
como faz pra dah quote? , coloca o que o outro escreveu automaticamente '-'

Andy TheCatSp
Veterano
# jul/09
· votar


uma pergunta besta :
como faz pra dah quote? , coloca o que o outro escreveu automaticamente '-'


esquece cara, jah descobri ;D

valeu

Marco_Uber_Alles
Veterano
# jul/09
· votar


Eu queria arpejar como o Morse...

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jul/09
· votar


Eu gosto muito de utilizar sweep pickin' em escalas maiores de 3 nots por corda... 1 palhetada 3 notas...tudo pra baixo , a velocidade fica muito superior e a sonoridade é agradavel..

Aust
Veterano
# jul/09
· votar


Eu gosto muito de utilizar sweep pickin' em escalas maiores de 3 nots por corda... 1 palhetada 3 notas...tudo pra baixo , a velocidade fica muito superior e a sonoridade é agradavel..

cara isso vc confundiu ..... Shredder_De_Cavaquinho isso ñ eh sweep, eh hammer °.°

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Palhetada Sweep da mais velocidade do que alternada em repetição de notas?