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      nichendrix
      Veterano
      # jun/09
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      Manubio

      A Mixolídio é o quinto grau da escala de D Maior. Então as notas ficam A B C# D E F# G A. Mas eu nem me preocuparia com isso, eu não lembro mais da harmonia inteira de While My Guitar Gently Weeps pra dizer com certeza se é A Mixolidio ou não, mas como o tom é Am (isso eu tenho certeza), o mais provavel é que ele tenha feito um cromatismo nesse incio, dando uma intenção de A Mixólidio, mas sem usar o modo propriamente dito.

      Richard Clayderman
      Veterano
      # jun/09
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      MauricioBahia

      Enviado! Após uma intoxicação alimentar e febre de 38 graus... vai vendo o que saiu. =)

      MauricioBahia
      Moderador
      # jun/09
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      Richard Clayderman
      ok.

      Então temos:

      nichendrix
      ogner
      The Root Of All Evil
      Guifcunha
      brunoepronto
      MauricioBahia
      Richard Clayderman
      Casper
      ohm777


      Abs

      Manubio
      Veterano
      # jun/09 · Editado por: Manubio
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      ops...

      Eu entrei no http://jguitar.com , e vi que a escala de A Mixolidio não soa bem com Am, o que fica estranho, afinal a melodia são tres acordes em Am com variações

      Richard Clayderman
      Veterano
      # jun/09
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      Manubio

      Tenta A dórico, frígio ou eólio. É mais provável do que A Mixo pra um acorde de Am.

      nichendrix
      Veterano
      # jun/09 · Editado por: nichendrix
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      Manubio
      vi que a escala de A Mixolidio não soa bem com Am, o que fica estranho, afinal a melodia são tres acordes em Am com variações

      Você perguntou qual escala de A usa F#. Eu falei que acho que esse Am/F# é na verdade um movimento cromático, ainda falei que não lembrava a harmonia inteira, mas até onde lembrava (o final do primeiro verso), ela não tinha nenhum acorde que saisse do campo hamonico de Am.

      Depois você perguntou qual escala de A tem um F#, aí chegamos no ponto onde eu disse que só lembrava do A Mixolídio, mas havia me esquecido do Am Dórico, que também tem F#.

      Como agora eu estou com mais tempo, olhei aqui a sequencia dos acordes da musica.

      E existe um indicio que além de um cromatismo, pode existir uma intenção modal para o A Mixolídio, que é a harmonia do refrão, que tem a os acordes A, C#m, F#m, Bm e E. Coincidentemente os 4 primeiros acordes estão no campo harmonico do A Mixolídio, apenas o E não está. E mesmo a outra escala de A com o F#, que é o Am Dórico, ele não apresenta o C#m, E ou A. Consequentemente, é muito mais fácil caber na musica o A Mixolídio do que o Am Dórico, já que nesta parte o Mixolidio tem 4 dos 5 acordes e o Dórico só 2.

      Agora, como eu disse, acho que no caso específico desta sequencia da primeira parte da musica, não se trata de nenhum movimento modal, e sim de um movimento cromático, onde o baixo no F# é só um elemento de ligação entre o baixo no G e no F. Algo que é muito comum em um dos caras que mais influênciaram o Harisson, que é o Carl Perkins.

      Richard Clayderman
      Tenta A dórico, frígio ou eólio. É mais provável do que A Mixo pra um acorde de Am.

      Essa eu respondi acima.

      E Am Frigio e Am Eolio não tem F#.

      Richard Clayderman
      Veterano
      # jun/09 · Editado por: Richard Clayderman
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      nichendrix
      E Am Frigio e Am Eolio não tem F#.

      Eu sei. É que são os graus menores. Só pra ele pensar um pouco... :P
      Mas também vi numa tablatura que tava em Am a música...

      nichendrix
      Veterano
      # jun/09
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      Manubio

      Eu já estava quase dormindo quando lembrei duma coisa que pode te ajudar. No Blues é muito comum solar com escala maior sobre harmonia menor, e vice versa. Então se você faz questão mesmo de usar os F# e C# na hora de solar, é só fazer como o B.B. King e quase todo mundo, e ficar alternando entre as pentatonicas maior e menor de A.

      Pentatonica Maior de A: A-B-C#-E-F#-A
      Pentatonica Menor de A: A-C-D-E-G-A

      Dessa forma você consegue dois cromatismos entre as duas escalas que podem tanto ajudar na transição de uma pra outra quanto vão coincidir com a harmonia da musica, que são C-C#-D e F-F#-G, porque embora F não faça parte das pentatonicas, vai fazer parte do campo harmonico e da escala de Am.

      ohm777
      Veterano
      # jun/09
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      Sempre que vou solar ou improvisar, penso em tonalidades não em modos gregos (acho esse lance de modos muito confuso)...
      E pelo que percebi há uma modulação na música, na primeira parte usei as escalas pentatônica de Am e na nas partes com o F# a escala natural (ou diatônica) de E menor.
      Já na segunda parte, usei a escala de A maior.

      ogner
      Veterano
      # jun/09 · Editado por: ogner
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      ohm777

      Segui essa linha tb, ela modula!
      Usei Am na primeira parte e F# de tudo que e jeito na segunda!!
      Penta, maior, menor e cromatismos....eu acho...

      MauricioBahia
      Moderador
      # jun/09
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      Aliás, eu acho bem legal a galera discutir quais escalas usou e o porque. Seria mais uma maneira de aprender e até matar a curiosidade! Eu só sei que usei Am na primeira parte, mas na segunda, eu não sei o use, fui no instinto. Vou até consultar o jguitar.com
      Abs

      nichendrix
      Veterano
      # jun/09
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      MauricioBahia
      Eu só sei que usei Am na primeira parte, mas na segunda, eu não sei o use, fui no instinto.

      EU também fui mais ou menos nesse rumo também.

      Richard Clayderman
      Veterano
      # jun/09
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      Eu usei penta Am na 1a parte e penta F#m na 2a parte.

      Headstock invertido
      Veterano
      # jun/09
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      enVIADO

      MauricioBahia
      Moderador
      # jun/09
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      Headstock invertido
      ôpa!!! Cara manda por favor em 256Kbps ou superior (320Kbps) pq 128K não vai ficar legal no mix final.
      Abs

      Headstock invertido
      Veterano
      # jun/09
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      Po, os cara no mó papo teórico de modos, progressões e o caralho a 4 e eu só fechei o olho, mandei a porcaria e foi hahahaha
      Me sinto um inutil. hahaha

      MauricioBahia
      Mandei 256 já, o Audacity começou a exportar em 128 do nada.

      The Root Of All Evil
      Veterano
      # jun/09
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      Só eu usei E menor na primeira parte?

      nichendrix
      Veterano
      # jun/09
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      Headstock invertido
      Po, os cara no mó papo teórico de modos, progressões e o caralho a 4 e eu só fechei o olho, mandei a porcaria e foi hahahaha
      Me sinto um inutil. hahaha


      Cara eu também fiz algo do tipo, raramente paro pra pensar no que estou tocando, e a prova é que terminei mandando vários solos para o MauricioBahia, até ver um que eu achei legal, mas não pensei em nenhum enquanto tocava.

      MauricioBahia
      Moderador
      # jun/09
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      Cãofirmados:


      nichendrix
      ogner
      The Root Of All Evil
      Guifcunha
      brunoepronto
      MauricioBahia
      Richard Clayderman
      Casper
      ohm777
      Headstock invertido


      nichendrix
      Veterano
      # jun/09 · Editado por: nichendrix
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      MauricioBahia

      Porque eu tenho impressão que tu vai me botar no começo??

      Porque eu acho que isso facilita as pauladas na moleira?

      hehehehehehehehehehehehehe

      MauricioBahia
      Moderador
      # jun/09
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      Porque eu acho que isso facilita as pauladas na moleira?
      nichendrix
      hehehe. Nem mixei ainda, mas vc me deu uma boa idéia! hehe
      Abs

      nichendrix
      Veterano
      # jun/09 · Editado por: nichendrix
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      MauricioBahia

      No, no, no, nooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

      hehehehe

      Manabu
      Veterano
      # jun/09
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      caramba queimou meu monitor (estou no note do meu irmão), tava preparando pra gravar... o monitor novo chega amanhã lá pelas 17:00 hrs, se der tempo de gravar eu mando :(

      ohm777
      Veterano
      # jun/09
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      The Root Of All Evil
      na primeira parte usei as escalas pentatônica de Am e na nas partes com o F# a escala natural (ou diatônica) de E menor.

      MauricioBahia
      Vou reeditar a primeira parte do solo e te mando o novo take hoje, beleza?

      MauricioBahia
      Moderador
      # jun/09
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      Vou reeditar a primeira parte do solo e te mando o novo take hoje, beleza?
      ohm777
      Tá ok.

      ohm777
      Veterano
      # jun/09
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      MauricioBahia

      Acabei de enviar o solo novo, regravei o primeiro e no segundo melhorei a equalização.
      Tava pensando aqui, você mixa os solos de acordo com a ordem de envio correto? Não seria melhor organizá-los pelo timbre e estilo, de modo que crie um maior contraste?

      MauricioBahia
      Moderador
      # jun/09
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      Tava pensando aqui, você mixa os solos de acordo com a ordem de envio correto?
      ohm777
      Não. Eu mixo de acordo com o final de cada solo. Se tem uma nota soando além da BT eu procuro um próximo solo que não inicie no comecinho da BT, assim os solos não se misturam, sacou?
      Abs

      Manubio
      Veterano
      # jun/09
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      já já mando o meu...

      MauricioBahia
      Moderador
      # jun/09 · Editado por: MauricioBahia
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      Vou repetir aqui o que já disse nas regras. Pelo amor de Deus, vamos ler com atenção. É tão pouco!

      1. Não aceitarei solos que estiverem com a BT alterada. Portanto, verifique se está colocando os efeitos somente no canal do solo, porra!
      2. Envie o solo mixado com a BT em formato MP3 256kbps 44khz (ou melhor qualidade)


      Todos os que confirmei abaixo estão ok:

      nichendrix
      ogner
      The Root Of All Evil
      Guifcunha
      brunoepronto
      MauricioBahia
      Richard Clayderman
      Casper
      ohm777
      Headstock invertido


      Richard Clayderman
      Veterano
      # jun/09
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      MauricioBahia

      Não se irrite, não se irrite.
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