~~~ Jam Weeps ~~~ Baixe a BT e participe!

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio

A Mixolídio é o quinto grau da escala de D Maior. Então as notas ficam A B C# D E F# G A. Mas eu nem me preocuparia com isso, eu não lembro mais da harmonia inteira de While My Guitar Gently Weeps pra dizer com certeza se é A Mixolidio ou não, mas como o tom é Am (isso eu tenho certeza), o mais provavel é que ele tenha feito um cromatismo nesse incio, dando uma intenção de A Mixólidio, mas sem usar o modo propriamente dito.

Richard Clayderman
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Enviado! Após uma intoxicação alimentar e febre de 38 graus... vai vendo o que saiu. =)

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Richard Clayderman
ok.

Então temos:

nichendrix
ogner
The Root Of All Evil
Guifcunha
brunoepronto
MauricioBahia
Richard Clayderman
Casper
ohm777


Abs

Manubio
Veterano
# jun/09 · Editado por: Manubio
· votar


ops...

Eu entrei no http://jguitar.com , e vi que a escala de A Mixolidio não soa bem com Am, o que fica estranho, afinal a melodia são tres acordes em Am com variações

Richard Clayderman
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio

Tenta A dórico, frígio ou eólio. É mais provável do que A Mixo pra um acorde de Am.

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Manubio
vi que a escala de A Mixolidio não soa bem com Am, o que fica estranho, afinal a melodia são tres acordes em Am com variações

Você perguntou qual escala de A usa F#. Eu falei que acho que esse Am/F# é na verdade um movimento cromático, ainda falei que não lembrava a harmonia inteira, mas até onde lembrava (o final do primeiro verso), ela não tinha nenhum acorde que saisse do campo hamonico de Am.

Depois você perguntou qual escala de A tem um F#, aí chegamos no ponto onde eu disse que só lembrava do A Mixolídio, mas havia me esquecido do Am Dórico, que também tem F#.

Como agora eu estou com mais tempo, olhei aqui a sequencia dos acordes da musica.

E existe um indicio que além de um cromatismo, pode existir uma intenção modal para o A Mixolídio, que é a harmonia do refrão, que tem a os acordes A, C#m, F#m, Bm e E. Coincidentemente os 4 primeiros acordes estão no campo harmonico do A Mixolídio, apenas o E não está. E mesmo a outra escala de A com o F#, que é o Am Dórico, ele não apresenta o C#m, E ou A. Consequentemente, é muito mais fácil caber na musica o A Mixolídio do que o Am Dórico, já que nesta parte o Mixolidio tem 4 dos 5 acordes e o Dórico só 2.

Agora, como eu disse, acho que no caso específico desta sequencia da primeira parte da musica, não se trata de nenhum movimento modal, e sim de um movimento cromático, onde o baixo no F# é só um elemento de ligação entre o baixo no G e no F. Algo que é muito comum em um dos caras que mais influênciaram o Harisson, que é o Carl Perkins.

Richard Clayderman
Tenta A dórico, frígio ou eólio. É mais provável do que A Mixo pra um acorde de Am.

Essa eu respondi acima.

E Am Frigio e Am Eolio não tem F#.

Richard Clayderman
Veterano
# jun/09 · Editado por: Richard Clayderman
· votar


nichendrix
E Am Frigio e Am Eolio não tem F#.

Eu sei. É que são os graus menores. Só pra ele pensar um pouco... :P
Mas também vi numa tablatura que tava em Am a música...

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio

Eu já estava quase dormindo quando lembrei duma coisa que pode te ajudar. No Blues é muito comum solar com escala maior sobre harmonia menor, e vice versa. Então se você faz questão mesmo de usar os F# e C# na hora de solar, é só fazer como o B.B. King e quase todo mundo, e ficar alternando entre as pentatonicas maior e menor de A.

Pentatonica Maior de A: A-B-C#-E-F#-A
Pentatonica Menor de A: A-C-D-E-G-A

Dessa forma você consegue dois cromatismos entre as duas escalas que podem tanto ajudar na transição de uma pra outra quanto vão coincidir com a harmonia da musica, que são C-C#-D e F-F#-G, porque embora F não faça parte das pentatonicas, vai fazer parte do campo harmonico e da escala de Am.

ohm777
Veterano
# jun/09
· votar


Sempre que vou solar ou improvisar, penso em tonalidades não em modos gregos (acho esse lance de modos muito confuso)...
E pelo que percebi há uma modulação na música, na primeira parte usei as escalas pentatônica de Am e na nas partes com o F# a escala natural (ou diatônica) de E menor.
Já na segunda parte, usei a escala de A maior.

ogner
Veterano
# jun/09 · Editado por: ogner
· votar


ohm777

Segui essa linha tb, ela modula!
Usei Am na primeira parte e F# de tudo que e jeito na segunda!!
Penta, maior, menor e cromatismos....eu acho...

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Aliás, eu acho bem legal a galera discutir quais escalas usou e o porque. Seria mais uma maneira de aprender e até matar a curiosidade! Eu só sei que usei Am na primeira parte, mas na segunda, eu não sei o use, fui no instinto. Vou até consultar o jguitar.com
Abs

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Eu só sei que usei Am na primeira parte, mas na segunda, eu não sei o use, fui no instinto.

EU também fui mais ou menos nesse rumo também.

Richard Clayderman
Veterano
# jun/09
· votar


Eu usei penta Am na 1a parte e penta F#m na 2a parte.

Headstock invertido
Veterano
# jun/09
· votar


enVIADO

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Headstock invertido
ôpa!!! Cara manda por favor em 256Kbps ou superior (320Kbps) pq 128K não vai ficar legal no mix final.
Abs

Headstock invertido
Veterano
# jun/09
· votar


Po, os cara no mó papo teórico de modos, progressões e o caralho a 4 e eu só fechei o olho, mandei a porcaria e foi hahahaha
Me sinto um inutil. hahaha

MauricioBahia
Mandei 256 já, o Audacity começou a exportar em 128 do nada.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/09
· votar


Só eu usei E menor na primeira parte?

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Headstock invertido
Po, os cara no mó papo teórico de modos, progressões e o caralho a 4 e eu só fechei o olho, mandei a porcaria e foi hahahaha
Me sinto um inutil. hahaha


Cara eu também fiz algo do tipo, raramente paro pra pensar no que estou tocando, e a prova é que terminei mandando vários solos para o MauricioBahia, até ver um que eu achei legal, mas não pensei em nenhum enquanto tocava.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Cãofirmados:


nichendrix
ogner
The Root Of All Evil
Guifcunha
brunoepronto
MauricioBahia
Richard Clayderman
Casper
ohm777
Headstock invertido


nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

Porque eu tenho impressão que tu vai me botar no começo??

Porque eu acho que isso facilita as pauladas na moleira?

hehehehehehehehehehehehehe

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Porque eu acho que isso facilita as pauladas na moleira?
nichendrix
hehehe. Nem mixei ainda, mas vc me deu uma boa idéia! hehe
Abs

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia

No, no, no, nooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

hehehehe

Manabu
Veterano
# jun/09
· votar


caramba queimou meu monitor (estou no note do meu irmão), tava preparando pra gravar... o monitor novo chega amanhã lá pelas 17:00 hrs, se der tempo de gravar eu mando :(

ohm777
Veterano
# jun/09
· votar


The Root Of All Evil
na primeira parte usei as escalas pentatônica de Am e na nas partes com o F# a escala natural (ou diatônica) de E menor.

MauricioBahia
Vou reeditar a primeira parte do solo e te mando o novo take hoje, beleza?

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Vou reeditar a primeira parte do solo e te mando o novo take hoje, beleza?
ohm777
Tá ok.

ohm777
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Acabei de enviar o solo novo, regravei o primeiro e no segundo melhorei a equalização.
Tava pensando aqui, você mixa os solos de acordo com a ordem de envio correto? Não seria melhor organizá-los pelo timbre e estilo, de modo que crie um maior contraste?

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Tava pensando aqui, você mixa os solos de acordo com a ordem de envio correto?
ohm777
Não. Eu mixo de acordo com o final de cada solo. Se tem uma nota soando além da BT eu procuro um próximo solo que não inicie no comecinho da BT, assim os solos não se misturam, sacou?
Abs

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


já já mando o meu...

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vou repetir aqui o que já disse nas regras. Pelo amor de Deus, vamos ler com atenção. É tão pouco!

1. Não aceitarei solos que estiverem com a BT alterada. Portanto, verifique se está colocando os efeitos somente no canal do solo, porra!
2. Envie o solo mixado com a BT em formato MP3 256kbps 44khz (ou melhor qualidade)


Todos os que confirmei abaixo estão ok:

nichendrix
ogner
The Root Of All Evil
Guifcunha
brunoepronto
MauricioBahia
Richard Clayderman
Casper
ohm777
Headstock invertido


Richard Clayderman
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Não se irrite, não se irrite.
Sai hoje?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a ~~~ Jam Weeps ~~~ Baixe a BT e participe!