Problemas com regulagem de oitavas em Les Paul

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: erico.ascencao


    Já tinha um tópico sobre o assunto, mas era de 2004...

    Bem, troquei as cordas da minha SX GG1, de 0.09 pra 0.10. Descrevendo o procedimento:
    1) Tirei todas as cordas
    2) Coloquei as cordas na seguinte sequência: E, e, A, B, D, G
    3) Afinei as cordas, da E para a e, e depois voltava (da B para a E).
    4) A cada vez que eu repetia o passo 3, dava uma "puxada" nas cordas pra lacear, e verificava se a afinação ficava estável. Se não mantivesse a afinação, repetia o processo 3. Se mantivesse, parava e tocava alguma coisa aleatória.

    Estabilizada a afinação, fui regular as oitavas. Para cada corda, eu verificava se a nota correspondente à 12a. casa estava afinada corretamente. Se não estivesse afinada (foi o caso de todas as cordas), soltava a corda e ajustava o carrinho.

    O problema está justamente no ajuste do carrinho. Todas as cordas tenderam a ficar com a oitava desregulada pra cima - ou seja, ao tocar a 12a. casa, a nota registrada no afinador estava acima da respectiva nota da corda solta. Portanto, tive que posicionar os carrinhos mais próximos à ponte. Porém, mesmo colocando os carrinhos na posição limite, a oitava ainda estava mais alta, principalmente nos bordões.

    A pergunta é: o ajuste do tensor vai colaborar para acertar as oitavas?

    gucrispim
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    erico.ascencao
    levanta a ponte.
    parece q nessa situação se vc deixar com a altura da ponte como estava você vai encontrar trastejamento mesmo que consiga regular as oitavas.

    mmayorca
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: mmayorca
    · votar


    ess problema na regulagem de oitavas tb acontece na minha Telecaster, a ponte deve ser ruim, acho que vou colocar uma modelovintage...deixo o carrinho do limite e o oitava continua acima e o tensor da minha tá regulado.

    Marcelo Vieira
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Tenho uma SX GG1 Custom e estou com o mesmo problema, porém apenas nas 3 primeiras cordas e B D.
    Vou tentar inverter os carrinhos dessas cordas pra ganhar mais curso na ponte (eles vem invertidos em relação às 3 últimas cordas).
    Tá ruim de acertar as oitavas, mesmo com o braço regulado.

    jecaboy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Dando um UP no tópico!!!

    To com o mesmo problema e não tenho condições de levar a guita em luthier por enquanto! (Só ano que vem, e não vou ficar sem tocar até ano que vem)...

    Tentei regular e tals, os bordões eu consegui, agora as primas sem chance, se alguem souber o que posso tentar fazer eu agradeço.

    Abraço.

    danilo_metALL
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    além das dúvidas postadas acima fiquei com outra dúvida:
    na hora de trocar as cordas é sempre bom dar uma ajustada básica na regulagem. eu sou meio cagão qdo se trata em mexer na minha guitarra [mal acabei de pagá-la]. vou começar a fuçar em uma strato q foi minha primeira guitarra [essa sim está paga (:].
    a dúvida é a seguinte: toda vez q eu for regular oitava vou precisar ajustar tensor ou qqr outra coisa? no caso, só vou trocar as cordas e creio q as oitavas só estão desreguladas por causa do péssimo estado da corda velha.
    vlw galera.

    Leo Zanon
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Leo Zanon
    · votar


    danilo_metALL
    toda vez q eu for regular oitava vou precisar ajustar tensor ou qqr outra coisa?

    Depende.As vezes o braço da um entortada por causa da temperatura , ou por causa de algum peso sobre ele etc...Mas a ponte tu vai te que da uma regulada.

    no caso, só vou trocar as cordas e creio q as oitavas só estão desreguladas por causa do péssimo estado da corda velha.

    Isso msm.Cordas velhas perdem completamente a entonação.

    abrçs.

    danilo_metALL
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Leo Zanon
    vlw msm cara!
    voh dá uma olhada aki no braço pra ver se tá tudo certinho.
    tem uns métodos q o Edmar luighi ensina no livrinho dele.
    brigadão mais uma vez.

    Leo Zanon
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    danilo_metALL
    Tamo ai pra isso! =D.

    JmmSnt
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Upando aqui!
    Minha Epiphone Les Paul Standard Pro está com esse problema, mas apenas na 3ª corda G, o carrinho está no máximo. Cordas novas, regulada.
    Foi levada ao luthier 3 vezes e ele disse que é falha na furação da ponte, coisa de milimetros.
    Mas eu havia trocado o nut por um de osso, e ficou um vão na lateral, mas aparentemente é só uma falha estética. Pode ser que o nut tenha causado o problema ou nao tem como?

    SkyHawk
    Membro
    # fev/16 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    JmmSnt
    Vão onde ??? Não entendi....

    Quanto ao erro na furação da ponte acho bem difícil e quase impossível, esses corpos são cortados e furados em CNC (controle numérico computadorizado), ou seja robô !!! E ainda tem o controle de qualidade da fábrica.

    Se o carrinho está no máximo e a oitava não regula tem alguns macetes que os bons luthiers usam, como inverter a ponte. Sei que existem mais alguns truques mas esses nunca me ensinaram..... Troca de luthier !

    Eu tive uma Les Paul assim e meu luthier resolveu e nunca me contou o que fez ..... Kkkkkkkkkkkkk. Essa é a diferença entre amadores como eu e profissionais experientes, eu sei bem a hora de levar meus instrumentos para eles.

    JmmSnt
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    SkyHawk

    No lado da Mizona ficou um espaço entre o nut e a madeira, na parte de baixo. Onde encosta na escala ta ok.
    Mas ta bem firme, o nut nao se mexe nada, e aparentemente ta alinhado, mas sei la ne! Tem algum teste que eu possa fazer pra verificar isso?

    Interessante essa de inverter a ponte! Mas a posição dos carrinhos não tem que ficar do jeito que ta?
    Sei la, deve ter algum motivo pros carrinhos das primas estarem em tal posição e dos bordoes em outra.

    Mas realmente, me decepcionei com esse luthier, considereva-o bom.
    Para as proximas regulagens vou procurar outro.

    FernadoReinaldi22
    Membro Novato
    # mai/17
    · votar


    Boa tarde Srs.... Sou novo por aqui, mas acompanho os fóruns a muito tempo e dessa vez não consegui achar algo que me ajudasse a resolver um problema com minha lespaul... E vou aproveitar pra recuperar este tópico .
    Restaurei um Giannini ano 72, o braço perfeitamente reto, a distância dá 12 casa até a ponte ou até a pestana do braço é exatamente a mesma, tudo dentro do padrão para pegar afinação perfeita, porém não tem jeito.... Já regulei os carrinhos dá ponte e mesmo assim as notas continuam altas quando aperto na 12° casa... Apenas a corda mizinho pega afinação nas oitavas e as demais todas acima. Percebi que as cordas estão um pouco alta, mas não acredito que seja isso que está desafinando as notas quando apertadas. O que posso fazer pra resolver isso????
    Desde já agradeço

    LeandroP
    Moderador
    # mai/17
    · votar


    FernadoReinaldi22

    A altura das cordas influenciam diretamente na regulagem das oitavas. Quando você pressiona uma corda numa casa, principalmente no meio do braço, a corda tem uma ligeira inclinação em relação à escala. Este efeito ocorre também em braços escalopados, onde se aperta mais a corda contra a escala, ocorrendo uma leve desafinação.

    No seu caso teria que baixar um pouco mais as cordas. O curso do carrinho está no fim? Não tem como trazer o carrinho mais próximo à ponte ?

    FernadoReinaldi22
    Membro Novato
    # mai/17 · Editado por: FernadoReinaldi22
    · votar


    Leonardo P

    No seu caso teria que baixar um pouco mais as cordas. O curso do carrinho está no fim? Não tem como trazer o carrinho mais próximo à ponte ?

    Já regulei ao máximo, não consigo levar mais pra ponte não... Vou tentar baixar as cordas pra ver... O que notei é que perto do nut as cordas estão bem mais baixas do que próximo aos captadores, quanto mais as cordas se afastam dá casa 1 mais altas eles estão... Pode ser isso?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/17 · Editado por: LeandroP
    · votar


    FernadoReinaldi22

    Se estão bem mais baixas é sinal que há uma inclinação acentuada em relação à linha da corda e a face da escala. Dessa forma você precisa apertar mais a corda pra tocar na casa 12, por exemplo. Se tiver que apertar muito, naturalmente haverá uma desentonação, e pode ser aí também o problema. Veja se é possível baixar mais a altura das cordas sem que haja trastejamento.

    Pra eu entender melhor, que modelo de guitarra Giannini '72 você possui?
    É uma Strato, uma Les Paul, uma SG?

    Caso seja uma Les Paul ou SG, verifique se você não colocou o cavalete invertido. Como esta peça se solta quando se retira as cordas, e pelo fato dela ser aparentemente simétrica, você pode também ter confundido os lados e colocado ao contrário, e assim limitando o curso dos carrinhos que ajustam as oitavas.

    Ismah
    Veterano
    # mai/17
    · votar


    FernadoReinaldi22
    a distância dá 12 casa até a ponte ou até a pestana do braço é exatamente a mesma

    Vale lembrar que isso não é acerto de oitava. Se fala chulamente que é isso, mas não é, a distância entre o carrinho/saddle e a ponte é ligeiramente menor que entre 12º traste e o nut. Recomendo fortemente que busque um profissional.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com regulagem de oitavas em Les Paul