Estudo de Guitarra focado para Blues

    Autor Mensagem
    Chico Tripa
    Veterano
    # mai/09


    Pessoal, bom dia. Primeiro gostaria de dizer que é um grande prazer agora poder participar do fórum.

    Eu começei a estudar guitarra a aproximadamente 8 meses (estudando mesmo). Nesse período fiz aulas com professor particular (ótimo por sinal), depois, por motivos de muitas viagens à trabalho estudei um pouco sozinho testando alguns métodos (Learning Master Guitar, JustingGuitar.com e agora Jamplay.com). Há 4 meses estou fazendo o módulo básico 2 no IG&T no Jabaguara.

    O meu "objetivo" musical para a guitarra é tocar BLUES. É o som que gosto, é a música que curto escutar e que gostaria de tocar. Sou bastante metódico e gosto de seguir a risca o programa de estudos.

    Tenho notado em todos os métodos presenciais que testei que a música BLUES é pouco abordada, que o pessoal foca o ensino de acordo com o estílo próprio. Digo, se o professor curte HardRock ele direciona as aulas para isso.

    Uma vez conversando com o Wanderson Bersani coordenador do IG&T perguntei a ele porque o IG&T não só tinha especialização em Fuzion, Jazz e Rock. Ele disse que o Blues em termos "estruturais" era bastante simples e não precisava ir tão longe para tocar Blues... ele resaltou que tocar com "sentimento", com "alma" requer anos mas a teoria e estrutura do estilo em sí é simples. Fiquei com isso na cabeça martelando.

    - Gostaria de ler opiniões dos músicos do fórum sobre estudo de blues.

    - Se há alguma escola mais focada nesse estilo (ou professor) em SP.

    e comentários gerais.

    Desculpem o longo POST.

    Minow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Chico Tripa
    Ele disse que o Blues em termos "estruturais" era bastante simples e não precisava ir tão longe para tocar Blues... ele resaltou que tocar com "sentimento", com "alma" requer anos mas a teoria e estrutura do estilo em sí é simples.

    Então, é isso mesmo.
    O blues é baseado em 3 acordes e 12 compassos. Não é obrigatório, mas é assim em 90% dos casos.
    Costuma ser sempre uma cadência I IV V, bem simples mesmo. Entende isso?
    Normalmente não passa muito da pentatônica e do modo Mixolídio.
    Estude bastante essas escalas e principalmente, ouça muito blues!

    MMI
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu também curto bastante Blues. A questão sua é bastante complexa... Como o blues foi o início de quase tudo, muitos dos blues do início, antigos, tinham aquela forma do "12 bar blues" que tenho a impressão que é a primeira aula de guitarra depois de aprender uns acordes. Só que tem gente que fica achando que blues é basicamente isso, fica só nisso ou ao redor disso.
    O problema é que se alguém achar que quer aprender a tocar Stevie Ray Vaughan, o vibrato do BB King, John Mayer (para falar dos mais recentes), Derek trucks... Fica complicado achar quem ensine. Se, pior, inventar de tocar slide ou lap steel, fica impossível achar quem ensine. Quem sabe, não ensina. A solução é ler e ser auto-didata. Até tem alguns videos no youtube, tipo o do Don Morcego, mas não sei de ninguém que dê aulas mais aprofundadas, com direito a slide e tudo o mais.

    ogner
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ele ressaltou que tocar com "sentimento", com "alma" requer anos mas a teoria e estrutura do estilo em sí é simples.

    É isso, se vc não quiser misturar estilos ao Blues como o proprio Rock ou fusion. É pentatônica e filliinnggg até o talo!!!

    Técnica que tem que ser totalmente dominada são os bends e vibratos.

    Abço.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    Bom dia!!!

    Chico Tripa
    Cara, eu acho que a idéia do Bersani foi te dar uma resposta breve que te desse uma visão global do assunto, mas como vc pôde perceber, há um pouco mais quando o assunto é Blues.
    Acho também que vc já pôde ouvir isso do próprio Justin Sandercoe mas não custa repetir: Ouça, ouça e ouça muito Blues. Não há outra forma. Lembre-se do exemplo dos grandes mestres do Blues: não tiveram formação acadêmica, mas sempre ouviram outros mestres do Blues e com isso, e com eles, aprenderam a tocar Blues.
    Arrisque tocar em cima de Bases Blues e arrisque Jams. Blues não tem "receita de bolo" mas tem regra: seja vc mesmo e toque como se quisesse falar através da sua guitarra.
    É isso aí.
    Valeu!!!

    pierrex
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    tenta achar um guitarrista de blues que também seja professor. em sp deve ter algum bom.

    Victorblues
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Victorblues
    · votar


    Chico Tripa

    Chico a real é que blues ñ se aprende na escola mesmo, apenas existem abordagens tecnicas podem ser aprendidas.
    vc esta começando ñ apenas no blues mas no instrumento por isso o melhor a fazer é ouvir muito muito mais muito blues mesmo. ( obs: não se atenha jamais à poucos blueseiros famosos e nem apenas aos guitarristas.... ouça tudo)
    DICA: os mais velhos são os melhores de todos, e vc conseguirá ir tocando, o que vai te dando mais gás para enfrentar músicas mais difícieis.

    Com o tempo vc verá que realmente a tecnica de guitarra blues é simples, e essa simplicidade que é o grande lance do blues. Dessa simplicidade que vc perceberá como é dificil tocar bem sendo criativo, lirico e sem ser repetitivo.

    Ou seja o grande lance será sempre o feeling e sua pegada!!
    Um professor bluseiro é bom, com certeza facilitará muito teu aprendizado, mas ele ñ te ensinará a ter alma blues no teu som.

    Toco a 12 anos, sou autodidata e ainda tenho muito a aprender no blues então não desista de estudar blues mesmo se ñ conseguir um professor de blues ou um módulo de blues. A técnica geral de guitarra já te trará ferramentas suficientes para vc tocar muito blues!!

    abraços

    nichendrix
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Chico Tripa
    - Se há alguma escola mais focada nesse estilo (ou professor) em SP.

    Cara existem alguns ótimos professores de Blues em São Paulo, os dois que me vêm à cabeça agora são o André Christovan e o Marcos Ottaviano, ambos dão aulas particulares em São Paulo e se não me engano os dois já foram professores do IG&T (O André eu tenho certeza que foi, porque foi lá que conheci ele, o Marcos eu já vi muito workshop dele lá).

    Quem sabe, não ensina. A solução é ler e ser auto-didata. Até tem alguns videos no youtube, tipo o do Don Morcego, mas não sei de ninguém que dê aulas mais aprofundadas, com direito a slide e tudo o mais.

    Pois é, como eu disse, o Marcos Ottaviano e o André Christovan dão aulas e são focados no Blues, no caso do Marcos a especialidade dele é o slide/lap steel, ele tem várias video aulas nesse tópico e é uma figura muito procurada em Sampa pra quem quer aprender a tocar lap steel ou slide em afinações abertas.

    Sem contar que eles já tocaram com muitos dos grandes nomes do genero e tem altas histórias pra contar, especialmente o André Christovan que viveu um bom tempo nos USA e já fez várias turnês pelo circuito blues de lá.

    Richard Clayderman
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cara, procura o Duca Belintani. Faz aula particular com ele.
    Ele já escreveu métodos de blues e é o estilo preferido dele. Dá aula perto do metrô Sta Cruz.
    Veja o site: http://ww2.ducabelintani.com.br/

    Manubio
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Chico Tripa
    Cara, Blues é isto ai, é muito treino, é tocar bastante, mas basicamente em cima da penta, com blue note, e por ai vai, o ideal era vc pegar um professor mais bluseiro, no IG&T tem o Faiska, tem também o Christian McCarthy, o que ajudaria bastante pra vc adquirir uma pegada legal.

    Tá curtindo as aulas lá???

    Eu to fazendo aula com o Marcio Okayama, mas to fazendo particular, mas quando fiz no IG&T curtia bastante.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    ele ressaltou que tocar com "sentimento", com "alma" requer anos mas a teoria e estrutura do estilo em sí é simples.

    O Albert King, que é considerado por muitos o maior bluesman de todos os tempos, era o que usava menos notas talvez.

    Chico Tripa

    Dá uma olhada nessas vídeo aulas (alguma já traduzidas) que eu postei no tópico:

    Signature Licks - Clapton, Albert King, SRV, Lynyrd, etc.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/208556/

    Abs

    LeD_HaleN
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    falando em blues, algm tem alguma apostila em PDF ou em qualquer outro formato?
    de aprendizado?

    Que ensine desdo inicio até aonde a didatica possa ir?

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    LeD_HaleN

    http://www.learnandmaster.com/guitar/resources/

    Ai tem apostilas completas em PDF.. umas 700 páginas no total

    buddy guy
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Galéra,boa noite.Estou upando este,pois achei um video muito interessante sobre blues de autoria do professor André Christovam.Vale muito a pena conferir.E de ante mão(aproveitando a deixa),gostaria que os colégas que souberem mais sobre este professor,que postassem material sobre ele.Pois achei bem didático as suas explicações sobre guitarra blues.




      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estudo de Guitarra focado para Blues