~~~ Jam Big Blues ~~~ Até que enfim saiu Vamos comentar! o/

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


prog_jam
Valeu a noite esse video!
Muito obrigado (3).


Se tu procurar no Youtube, existe um outro vídeo de ele explicando como Satisfaction foi criada como um blues e como o riff principal surgiu da redução da base que ele usou na idéia original e que a partir daí decidiram mudar a estrutura da musica pra forma como foi ao disco.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


mas a maioria tocou tudo menos Blues, o que teoricamente é a proposta da Jam

Seu fosse isso eu nem participaria.
Acho ridículo quando falam comentários nas jams assim:

"seu solo ficou legal mas não era a proposta da BT."

Pra mim não existe isto de proposta da BT, o que importa é que o solo fique agradável, seja interessante e soe bem. Isso é música.
No fim das contas são várias notas relacionando-se e produzindo música, livremente.

Agora se for pra ser "blues" ou "rock" ou "metal", ai é pra ficar usando um monte de clichês manjados de cada estilo e seguindo várias regras convencionais que ai todos vão falar "parabéns, você ficou dentro do estilo da BT.", sendo que assim você vai estar deixando de lado uma gama de sonoridades que poderiam ser aplicadas.

É isso que eu acho.

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


The Root Of All Evil
Pra mim não existe isto de proposta da BT, o que importa é que o solo fique agradável e soe bem. Isso é música.
Agora se for pra ser "blues" ou "rock" ou "metal", ai é pra ficar usando um monte de clichês manjados de cada estilo que ai todos vão falar "parabéns, você ficou dentro do estilo da BT."

É isso que eu acho.


EU respeito sua opinião, e sob muitos aspectos partilho dela, eu não acho que pra tocar algo você deva se prender à paradigmas, não só deve-se mas têm-se que ser flexível e aceitar sempre elementos novos em casa musica/estilo/"o que quer que seja", isso que torna a musica cada vez mais ricas. Acredito que deve-se quebrar barreiras para fazer uma musica melhor.

Mas ao mesmo tempo, depois que vc estuda um pouco que seja de teoria, você percebe que cada "estilo", tem uma série de caractéristica que lhes são peculiares, todos eles tem uma estrutura que transformam aquilo, naquela coisa e não em outra coisa qualquer. Essas características, podem e devem ser flexiveis, são passiveis de mudanças, mas não são passiveis de se mudar totalmente, tirar completamente todas as características do estilo e continuar dizendo que aquilo é a mesma coisa, porque não é. Se não eu teria que aceitar o Radiohead ou o Slayer como uma banda de Blues ou Punk, ou de Funk, ou Pop, ou de Metal, o de qualquer coisas que seja o que elas não são.

Um exemplo cássico do que falo é o Gary Moore, o cara é tem tanto uma Banda de Blues quanto uma de Hardo Rock/Heavy Metal, é o maior shreder, mas quando toca blues, traz muitos elementos do Metal e do Hard Rock, inclusive solos na velocidade da luz, todavia, ainda assim ele respeita as características basicas do estilo, ainda assim quem ouve ele tocando o "blues-metaleiro" dele, consegue ouvir e identificar que ele está tocando um blues misturado com alguns elementos de metal. Da mesma forma, quando ele toca metal, você consegue identificar como metal, mas percebe que ele tem uma influência muito grande do blues.

Eu mesmo, toquei Punk e Metalcore, por vários anos, faz muito tempo, mas tocava, e dá pra perceber alguns elementos disso quando toco blues, assim como dava pra perceber muitos elementos do Blues quando tocava Metalcore.

Enfim, ao menos pra mim, respeitar as características básicas do estilo e ser capaz de inserir nele elementos de outros estilos não é algo ridiculo, pelo contrário, demonstra um amadurecimento no instrumento, demonstra que você é capaz de se expressar de diversas formas, inclusive misturando-as se necessário.

Por isso eu continuo afirmando, a maioria até tocou bem, mas poucos conseguiram adaptar o estilo que tocam à proposta da Jam, poucos conseguiram misturar os estilos que gostam ao estilo da BT.

Muito mais que ridiculo, isso é uma crítica construtiva, uma maneira de ajudar os outros a melhorarem, assim como eu espero que me ajudem a melhorar quando eu finalmente aprender usar direito o Nuendo para poder participar das Jams.

Richard Clayderman
Veterano
# jun/09
· votar


The Root Of All Evil

Aeeeeee... vou concordar contigo a 1a vez!!!!
Agora falou bem. Sempre enfezado, mas falou bem.
Agora comenta a JAM de Blues e Hana´s que já passou do tempo hein? =) E NÃO FICA NERVOSO!

prog_jam
De novo... vai pro Guitar Battle. Lá pode mostrar toda sua habilidade, tudo gravação de estúdio e vai se mostrar pro Brasil todo.
Discordo completamente da frase "o timbre vai ficar ridículo e não posto nem por decreto" ou algo assim. Eu num tô nem aí. Tento fazer o melhor, não sou profissional e pronto. O legal é participar, com estúdio, com microfone de PC e o que for.

E eu acho Stones um c...c...
E tenho dito!!

Richard Clayderman
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Mano... mais 2 post´s seu dá uma Bíblia já.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Richard Clayderman

Lê se quiser, se não quiser... problema teu, não meu.

Richard Clayderman
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Tô lendo. Já li a Bíblia também.
Tanks.

fill.zanchez
Veterano
# jun/09
· votar


Richard Clayderman
fill.zanchez
Esse veterano está pior do eu quando entrei no FCC...

Pq véio... tu criticava tudo e todos???


sim... hahaha! (vergonha). =/

mlorenzo
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Meu jovem, blues rock é diferente de blues. É inegável que os Stones foram relevantes pro blues rock e tentavam tocar blues no começo. E faziam muito bem.

Mas continuam não sendo referência no BLUES. Afinal quando eu digo que quero tocar blues, eu não vou aprender com o Keith Richards, vou aprender com o Robert Johnson, T-Bone, B.B. ... e por aí vai.

Agora:
o Mick praticamente transformou a banda em uma banda de Blues puro, e é considerado um dos maiores mestres do Slide no Blues


Aí você já tá de sacanagem né...

nyurig3
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
nossa cara, vc só usa rótulos, eu toquei isso, toquei aquilo, fiz aquele estilo e tal, esqueça os rotulos e faça música cara

Chico Tripa
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Tu esqueceu o link não????
EDIT: Achei...



Onde??

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


mlorenzo
Meu jovem, blues rock é diferente de blues. É inegável que os Stones foram relevantes pro blues rock e tentavam tocar blues no começo. E faziam muito bem.

Meu jovem o caralho que embora não seja tão mais velho que você, ainda sou consideravelmente mais velho, tanto nos anos de vida quanto no tempo em que toco.

Blues-Rock é uma das variantes do blues, tanto quanto o Country-Blues, o Chicago Blues, o Delta Blues, o Texas Blues etc. Pegue qualquer livro que detalhe a história do Blues que vai ter pelo menos um capitulo pra falar do Blues-Rock, pode procurar em livros sérios que retratem a história do estilo, e o Blues-Rock está lá como uma sub-estilo Blues, leia livros: Encyclopedia of the Blues; The History Of The Blues: The Roots, The Music, The People; The Devil's Music: A History Of The Blues; The Big Book of Blues: The Fully Revised and Updated Biographical Encyclopedia; Nothing But the Blues : The Music and the Musicians.

Se não bastasse a maioria dos historiadores sérios do Blues, verem o Blues-Rock como uma dos principais e mais influentes sub-estilos a partir dos anos 60, tanto que influênciou a forma de tocar de gente do calibre e B.B. King, Freddie King, Albert King, Buddy Guy,entre tantos outros, que incorporam alguns elementos de Blues-Rock em sua maneira de tocar. É só comparar as gravações dos caras antes e depois do contato deles com as bandas de Blues-Rock da inglaterra nos anos 60.

Enfim, só pra listar alguns nomes de bandas de blues e blues-rock que são influências pra muita gente tanto no Blues como fora dele dos anos 60 pra cá, em negrito são só aqueles que são tão associados ao Blues que que não vai precisar mais que uma olhada por aí pra você achar algo:

The Allman Brothers Band; Mike Bloomfield; Paul Butterfield; Eric Clapton; Fleetwood Mac (na época do Peter Green); Lonnie Mack; Rory Gallagher; Roy Buchanan; Janis Joplin; Jimi Hendrix; John Mayall; Savoy Brown; Ten Years After; Robin Trower; Johnny Winter; The Hamsters; Gary Moore; Bobby Tench; Stevie Ray Vaughan; ZZ Top; Arc Angels; Bernard Allison; Grainne Duffy; Joe Bonamassa; Chris Cobb; Chris Duarte; Taylor Hicks; Eric Sardinas; John Mayer; Derek Trucks Band; Kenny Wayne Shepherd; Alicia Keys; North Mississippi Allstars.

Mas continuam não sendo referência no BLUES. Afinal quando eu digo que quero tocar blues, eu não vou aprender com o Keith Richards, vou aprender com o Robert Johnson, T-Bone, B.B. ... e por aí vai.

ENtão diga isso pro B.B. King, Koko Taylor, Bo Diddley, John Lee Hooker, Muddy Walters, Johnny Winter, Buddy GUy, caralho até o Gatemouth Brown que é da mesma geração do T-Bone Walker já regravou rolling Stones, como as composições dos caras não são consideradas referência no Blues?

E sinceramente, eu to pra ver um "jovem" de 23 anos como você que tenha chegado ao Robert Johnson e ao T-Bone Walker de cara, mas dou minha cara à tapa, se tu não coumeçou a ouvir por alguma dessas bandas/artistas de Blues-Rock mais popular, como o Clapton, Stones, Allman Brothers, Gary Moore, SRV, etc.

Aí você já tá de sacanagem né...

Cara não estou de sacanagem não, vai ouvir os discos da fase Stick Fingers, Exile on Main Street, e todos os outros do periodo em que o Mick Taylor era o guitarrista da Banda, a maioria das musicas são Blues Acústicos, outras Boogies Elétrico com uma influência pra lá de presente John Lee Hooker, sem contar em vários covers do Elmore James, do Willie DIxon e do Robert Johnson.

E sim o Mick Taylor é um dos maiores nomes do slide dos ultimos 40 anos, inclusive o Arlen Roth, que é um dos maiores professores de Slide Guitar dos USA, cita Mick Taylor, Duane Allman, Johnny Winter, George Harrison e Ry Cooder como os criadores do que ele chama Slide Moderno, já que incorporam elementos diferentes ao fraseado do slide existente antes deles.

Como eu disse, você deveria fazer o dever de casa antes de falar bobagem. Mas enfim, cada um tem direito de falar a merda que quiser.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


nyurig3
nossa cara, vc só usa rótulos, eu toquei isso, toquei aquilo, fiz aquele estilo e tal, esqueça os rotulos e faça música cara

Sinceramente, só quem tem problema com rotulos é quem tem medo de ser rotulado, eu sei o que gosto, eu sei o que toco, eu sei as misturas que faço, se disserem que o que faço é isso ou aquilo, pra mim não faz a menor diferença, eu vou continuar fazendo meu som do jeito que eu acho que deve ser. E acredite, eu faço musica há bem mais tempo que você.

Chico Tripa
Veterano
# jun/09
· votar


jazz blues rock soul funk

Parece estar "fora do tom".

Curti a brincadeira, todos os solos estão ótimos!

Entro no próximo....

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

É díficil mostrar e falar de Blues pra pessoas que não tem o mínimo conhecimento pra debater. "Ah mas quanta prepotência sua dizer que essas pessoas não conhecem Blues.."... é... pode ser... afinal de contas, quem sou eu pra falar alguma coisa dessas?! Bem... sou só mais um que viu que não saiu muita coisa de blues nessa jam.

Teus posts todos estão excelentes... eu que tenho Blues como predileção, conheço algumas dessas histórias que vc contou e aprendi com outras.

É uma pena ver que o pessoal não sabia que os Stones tiveram sua significante participação na história do Blues. Tem tantas gravações por aí dos integrantes do Stones tocando blues com tanta gente... Mick Jagger e Keith Richards estão SEMPRE por aí.

Acho que o fato do Jagger tocar a harmônica daquele jeito já seria o maior indício de que ele tem suas raízes no Blues...

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


conandrade
É díficil mostrar e falar de Blues pra pessoas que não tem o mínimo conhecimento pra debater. "Ah mas quanta prepotência sua dizer que essas pessoas não conhecem Blues.."... é... pode ser... afinal de contas, quem sou eu pra falar alguma coisa dessas?! Bem... sou só mais um que viu que não saiu muita coisa de blues nessa jam.

Cara, não acho que seja prepotência dizer que alguns aqui adoram falar absurdos e depois dizer que conhecem o blues, o rock, o metal o que seja, alguém que que conhece o que está falando fala coisas que condizem com tal conhecimento e não sai falando absurdos sem pé nem cabeça como alguns aqui adoram falar.

Muito longe de ser prepotência, acho que isso é mais um aviso, pra o pessoal que se vai falar algo, ao menos dê uma checada na informação que está discutindo, ver se é veridica, antes de sair falando bobagem. Outro dia eu estava até discutindo isso com o Bertola em outro tópico e ele inclusive terminou soltando esta afirmação: "Para você ver com o excesso de informação e tecnologia de hoje não significa maior nível cultural ou capacidade crítica. O que temos hoje é a generalização da ignorância."

Eu não acho que sei mais ou que tenho mais capacidade que ninguém pra nada, no máximo eu aproveito melhor as informações que tenho, e mesmo nisso estou longe de ser o melhor aqui (vide o Bertola, o Christian, o Zero Zen), muitas das coisa que postei aqui, eu só lembrava vagamente, mas antes de postar voltei na fonte e conferi se estavam corretas, e nem precisava procurar nos livros, cds e outros matériais que fui acumulando ao dos meus 29 anos, 21 deles tocando, a maioria dessas informações dá pra ser checada pela internet, fazendo uma meia duzia de pesquisas no Google, não demora nem 20min pra fazer isso.

Eu acho que eu seria prepotente se eu achasse que eu fosse dono de uma verdade absotula e me achasse incontestável, mas por verificar a informação que vou passar antes de escrever, com certeza não é prepotência, é no máximo uma atitude prudente.

Agora tem disso, eu gostaria realmente que as pessoas quando discordassem, discordassem com fatos, pq dizer que discorda só porque acha isso ou porque quer, ou porque pode, pra mim é ignorância, especialmente num mundo onde a informação está correndo solta, prontinha pra ser usada.

No fim, eu não cheguei a comentar sobre os solos da Jam é porque realmente a maioria desviou tanto da coisa, que acho que nem vale a pena comentar, boa parte dos solos tem uma qualidade técnica muito legal, como eu disse, alguns tem mais técnica do que eu vou ter daki há 50 anos, mas e aí, de que serve essa técnica se o cara só sabe fazer aquilo, só sabe tocar dum jeito e é incapaz de adaptar o que sabe pra outars situações?

Acho que a maior critica construtiva que pode ser feita dessa Jam é essa, não adianta o cara tocar com a melhor tecnica do mundo, se não puser ela a serviço da musica.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


prog_jam

Cara, me lembrou a distorcao da Player 1010. Feio o timbre...

Vc chegou a ouvir a versão correta do solo? O timbre tá melhorzinho né? Ou não? :-(

http://www.4shared.com/file/104337938/411540f9/MauricioBahia_JamBigBlu esRemix.html

Beleza, concordo contigo. Me exaltei um pouco. Desculpe.

No problem man! Como um bom fórum de discussão, todo mundo expôs uma idéia. O importante é que vc participou e comentou com boa vontade. Valeu!

Abs

Galera, tá rolando a Jam Weeps hein!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/210701/



ohm777
Veterano
# jun/09 · Editado por: ohm777
· votar


Não vou nem entrar na discussão flaaaame de cima, mas:
prog_jam
Cara um pouco de humildade e modéstia vai bem, mesmo sendo um profissional. Seria muito mais proveitoso para os que participaram da jam, lerem comentários de como o solo realmente está do que ficar de blablabla: isso não é blues, você não conhece o verdadeiro blues, eu sou um blueseiro true!!

nichendrix
Com o número de linhas que você escreveu defendendo os Stones, poderia ter feito um comentário bem legal sobre a jam.
Aliás o que você tá fazendo aqui?

Kamus23
Veterano
# jun/09
· votar


Eu não li e pensei quando escutei "Mew quem tocou nos primeiros 30 segundos, o cara é fera"

Agora que vi que é o Grande BB King, por isso esta explicado...

Mesmo assim, parabens a todos, gostei mesmo, pena estar com o braço quebrado, isso atrapalha um monte :\

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


ohm777
Com o número de linhas que você escreveu defendendo os Stones, poderia ter feito um comentário bem legal sobre a jam.
Aliás o que você tá fazendo aqui?


POis é, se tivesse prestado menos atenção no comentário sobre os Rolling Stones, teria prestado atenção nas diversas vezes que eu disse que todos tocaram bem, mas salvo raras excessões não souberam adaptar seus estilos à musica, e como eu disse, o que no meu ponto de vista torna qualquer comentário posterior, absolutamente desnecessário.

Richard Clayderman
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Carvalho! Conseguiu escrever um post com menos de 20 linhas! PARABÉNS! Tá evoluindo.
Mas o que falaram aí em cima é verdade: se gastasse o tempo q escreveu comentando a JAM seria melhor, já que o tópico é sobre COMENTAR A JAM!

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Richard Clayderman

Rapaz, vcs se revoltaram comigo e alguns outros comentando o erro mais comum de vcs, vcs acham mesmo que iam gostar que fosse feito o comentário 1 a 1????

E no fim, toda a discussão surgiu justamente por um comentário sobre a Jam, e que eu já cansei de repetir aqui. Agora se vcs se enfezam com qualquer pessoa que não fala algo legal pra vcs e partem pra cima, eu tb não fujo da raia não.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vcs falam demais!!!!!!!!! ;-) Quero ver é mostrar "catigoria" na Jam Weeps hein! http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/210701/
:-P O resto é conversa fiada...

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

A propaganda é tanta, que dessa eu vou dar um jeito de participar.... hehehehehe

Richard Clayderman
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Eita, nervosinho hein? Menino... talma Calminex.
O brunoepronto pega no meu pé nos comentários, mas eu respeito pq ele fala numa boa e pior que tá certo no que fala, sem essa de "só gravo em estúdio, sou profissional, professor, etc...".
Bah, ia escrever mais mas cansei.
"Não fuja da Raia" era um programa da Cláudia Raia... ou peça de teatro, sei lá. Boa.
Mas na boa... que tu escreve muito, escreve. Tá bão, não vou ler. Problema meu, etc, etc, etc, etc, etc.
E eu ia preferir que falasse 1 a 1 do que ficar escrevendo a história da guitarra, dos Stones, da Mãe Dinah, etc, etc, etc, etc, pq o tópico é sobre...
a - Stones
b - História Geral do Blues
c - COMENTÁRIO DA JAM
d - B.B.King
e - um estúdio para o prog_jam por favor

Cansei. Calminex. É bom.

Richard Clayderman
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia

Vou participar. Mas só se tiver um estúdio pra gravar, com produtor, repórter, chearleaders, ar-condicionado e rolar um jabá.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Richard Clayderman
Rapaz eu não estou nervoso não, eu levo conversa de vcs na brincadeira, escrevo muito, porque gosto mesmo, mas já boa parte de vocês parece que anda meio nervosinha, tanto é que toda hora jogam algo do tipo, o que tu faz aqui...

Como eu disse, a primeira coisa que fiz foi um comentario sobre o desempenho geral de todos, ninguém gostou, aliás aqui ninguém gostou nenhuma das vezes que se disse isso aqui, então se vocês só querem elogios, fica difícil porque no contexto dessa Jam específicamente, não tem muito o que elogiar.

E nem vem com essa história aqui sem essa de "só gravo em estúdio, sou profissional, professor, etc..."., porque eu não sou profssional, não sou professor e só não participo das Jams, porque nunca tive tempo pra aprender a usar um programa como o Nuendo ou o Sonar, mas ao invés de ficar nervoso com tudo que eu falo, o
MauricioBahia, tanto me passou um programa leve e fácil de usar, quanto está disposto a me ajudar a entender pra eu participar da Jam dele. Oque é deveras mais util do que ficar reclamando dos meus posts. Já que, embora não comentem a Jam 1 a 1, garanto que provavelmente acrescentem mais que a maioria dos comentários que vcs fazem um pro outro.

Enfim, essa conversa já não rende mais nada... que venha a Jam Weeps, aí vocês vão poder meter o malho em mim também, e vou ter a obrigação de comentar 1 a 1... hehehehehehehe

Richard Clayderman
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Hei, do estúdio, profissional, etc não falei de vc. :P
Vamos duelar na Jam Weeps!

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mas só se tiver um estúdio pra gravar, com produtor, repórter, chearleaders, ar-condicionado e rolar um jabá.
Richard Clayderman
Pô, com cheerleaders fica difícil te arrumar... Servem Drag Queens? Aqui em Copa tem um monte! hehe
Flw

que venha a Jam Weeps, aí vocês vão poder meter o malho em mim também, e vou ter a obrigação de comentar 1 a 1... hehehehehehehe
nichendrix
É isso aí. Deixa de ser preguiçoso pra escrever e comenta as Jams pô!
Flw!

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Richard Clayderman
Vamos duelar na Jam Weeps!

Que seja, como eu disse, meu lance é muito mais old school do que o que vcs fazem aqui, mas é só pra se divertir mesmo, hehehehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ~~~ Jam Big Blues ~~~ Até que enfim saiu Vamos comentar! o/