Como ensinar ritmo, tempo, e percepção na hora de dar aula!

    Autor Mensagem
    Fisioterapeuta
    Veterano
    # mai/09


    Como devo fazer para enfiar na cabeça dos alunos noção de tempo, estou comecando a acreditar que isso ja nasce com a pessoa e que e impossivel adiquirir isto.
    Exemplo a pessoa nao consegue entrar tocando no tempo da musica, nao consegue entrar tocando junto com a voz... nao consegue sequer acompanhar a batida do metronomo com as maos...

    Alguem ai ja passou por esta dificuldade? conseguiram resolver?


    abracos

    Messiah King
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    metronomo tocando junto a música, e paciência :P

    toty
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Ser professor tem dessas coisas!!!
    Paciente é uma virtude!!!

    ohm777
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu to na mesma situação que você cara...
    Dou aulas de guitarra há 2 anos, e às vezes ficou pensando isso também: será que noção de tempo é um dom que nem todos tem?
    Tenho um aluno (faz aula há 6 meses) que pena para conseguir entrar no tempo nos exercícios e não consegue tocar uma simples música sem sair fora.
    O engraçado que quando eu falo para ele treinar com metrônomo também em casa, a peça ainda me diz que tem preguiça de ligar (ou então ele já treina com metrônomo em casa, e mesmo assim não vem evoluindo).

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    e complicado precisamos bolar exercicios proprios para iso para desenvolver esta questao de tempo

    ronaldo da fiel
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    O segredo é não perder a atenção,quando eu tô desatento,perco o tempo até no 1234

    maquiro
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Tem de insistir no metrônomo para todos os exercícios. Até para o 1234 e até o dia em que o cara ficar ouvindo o tic-tac até dormindo :)

    Messiah King
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    vc pode cantar o tempo, meu professor fazia isso, e foi assim que eu peguei a noção do tempo, cantava as notas da música!

    Minow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Fisioterapeuta
    Cara, é aquela história... bater palminha com Cai Cai Balão, Parabéns pra Você e muita paciência!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    Fisioterapeuta
    estou comecando a acreditar que isso ja nasce com a pessoa
    Olha, posso ser axincalhado pelos pedagogos de plantão, mas concordo com esta frase. É por isso que existem pessoas que tentam trocentas vezes aprender a tocar algum instrumento e não saem do zero.

    Eu mesmo sou muito agradecido por ter esta "noção" para música - veja bem, não é dom, estou falando apenas de noção - pois nunca tive dificuldades com estas coisas mais elementares. Deve ser horrível para quem não tem esta "noção" ter que aprender na marra.

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    É o que falaram mesmo, o cara vai ter que começar a usar metrônomo em todos os exercicios e músicas, alguns demoram mesmo para se acostumar com o tempo, mas é tudo questão de tempo (hehehe) nada que treinando o cara não se "encontre" no tempo!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09 · Editado por: Christhian
    · votar


    Fisioterapeuta
    Com paciência e muito solfejo, marcando o tempo.

    Pra um aluno (que inclusive lê esse fórum) eu gravei uma escala para solfejo de duas notas apenas. E no final, as notas iam embora e ficava só uma batida no corpo do violão pra marcar o tempo e ele cantava as notas sobre a marcação de tempo. Resolvi afinação e tempo desse jeito.


    EDIT: o antes e depois dele. Sem ritmo e afinação na primeira metade e o resultado do trabalho, 8 meses depois na segunda metade.

    http://www.4shared.com/file/67066246/7692ab5f/cantocarlos.html

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # mai/09
    · votar


    Acho q o grande lance é solfejar a divisão a ser tocada e utilizar metrônomo sempre, o metrônomo é o melhor amigo do músico =)

    darkwolf
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    esse lance de a pessoa já nascer com o dom me parece muito certo nesse quesito tempo..

    tenho um amigo que ouve e conhece música (bandas, músicas, etc..) tanto quanto eu, ouve tanto quanto eu desde que nos conhecemos, ou seja, desde que somos criancinhas, e o cara simplesmente não consegue cantar no tempo das músicas que ouvimos há 15 anos..

    a meu respeito, parece que sou o contrário, parece que tenho uma grande facilidade com a música e me sinto muito sortudo por isso..

    de qualquer forma, acho que com um pouco de esforço, usando metrônomo ou de outros recursos mais "infantis", se assim posso dizer, como bater palmas, qualquer pessoa pode pegar o ritmo da coisa :)

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Fisioterapeuta
    estou comecando a acreditar que isso ja nasce com a pessoa e que e impossivel adiquirir isto.

    Não tem nada a ver, velho.

    O que faz a diferença é a musicalização que o indivíduo recebeu ao longo da vida. Se desde criança o cara é daqueles que vivem cantarolando alguma coisa, invariavelmente vai ter facilidade. E vice-versa.

    mzloko
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    po cara eh fogo mesmo tem gente q num entende ritmo nenhum nem nada(naum sou eu)
    manda ele solfejar mesmo coisas basicas como o Christhian disse
    falows

    .Raphael.
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    a minha ex-professora de violao fez umas vezes uma coisa:
    tinha a mesa dela e ela fikava mandando fazer o 1234... e ela contando em voz alta e batendo o tempo na mesa as vezes ela aumentava e diminuia, pra mim e pro pessoal resolveu e muito isso
    tenta fazer mew

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    a questao tb e... nao adiantao cara estudar com o metronomo se el enao vai perceber que ele esta fora do tempo


    a questao e a percepção, e o cara conseguir perceber que esta cantando ou tocando fora do tempo... muitos conseguem tocar no tempo mas quando saem fora nao percebem esse e o meu maior problema em aulas....
    Christhian
    o cara cantando ali melhorou muito hen ate na dinamica da voz..

    Fisioterapeuta
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    up

    Joe Road
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    e aí como está indo as aulas?

    clessius
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Ola sou Cléssius Martini e dou aulas de guitarra e violão em Curitiba
    gostaria de recomendar um livro :"Treinamento elementar para Musicos" de Paul Hindemith vc acha nas livrarias especializadas ou eu posso te mandar a versão digital (em inglês) é um livro maravilhoso pra quem quer se desenvolver musicalmente uso com varios alunos meus , pode me mandar email se quiser ,clessiusmartini@bol.com.br,Abço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ensinar ritmo, tempo, e percepção na hora de dar aula!