Minha guita não afina a oitava no MIZÃO!

    Autor Mensagem
    Acoustico
    Veterano
    # abr/09


    Não sei porque, minha guita afina a oitava em todas as cordas menos no mizão!
    Afino a corda perfeitamente com o harmonico na 12ª casa, toco na 12ª casa e o afinador da que a nota ta mais alta, aperto o parafuso do saddle até o fim, com a mola ali do parafuso pedindo água, mas continua a mesma coisa a oitava!
    Minha guita é uma strato da condor modelo rx-20, ponte tremolo de strato mesmo, to agora com encordoamento Ernie Ball .011, mas quando for trocar quero colocar uma hibrida, mais finas .010 e as "de baixo" .011...

    O que pode ser isso? Já ajustei o tensor quando mudei de .09 para .011, ajustei as molas, a ponte ta retinha bem paralela ao corpo, mas mesmo puxando o saddle até o final num afina a oitava, o parafuso ta até espanado (a parte que coloca a chave phillips) já de tanto tentar ajustar!

    Pow to até achando que se não for a corda, a tarracha ta no lugar errado, faz sentido?

    Pow galera me ajuda ai por favor!

    Doggy
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Pow to até achando que se não for a corda, a tarracha ta no lugar errado, faz sentido?

    Acho que não interfere, já que as cordas 'começam' apartir do nut.

    -

    Tentou mudar a altura da corda? Pode ser que ajude.

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Acoustico
    Sera que o parafuso não está espanado, ou enferrujado a ponto de não conseguir girar ele até a afinação correta? Tenta trocar o parafuso do saddle.

    [M]@a.[K]!ller
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    talvez o afinador esteja com problema, tente afinar com ouvido ou tente passa um olheo nas tarraxas, na minha guitar geralmente acontece isso

    Marcosrcf
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Acoustico
    Minha Eagle tem esse problema...
    Resolvi tirando a mola que tem no saddle

    Acoustico
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    GuitarHome
    Não porque o saddle ta quase encostando na ponte de tanto que puxei já...

    LeondelFefon
    Mesmo de ouvido da pra sentir a diferença de altura do harmonico pra 12ª casa...

    Marcosrcf
    Boa idéia, vou tentar fazer isso...

    Só que eu queria poder ajustar a oitava sem ter que puxar o saddle no maximo, senão sei la, estraga a mola, força alguma coisa sei lá...

    Valeu ai galera!
    Continuo aguardando por mais respostas...

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Acoustico
    Estranho então, deveria afinar como qualquer outra corda.
    Tenta soltar bem ele, e começar a afinar desde o inicio.
    Só uma perguntinha você está usando cordas novas né? Cordas antigas ou enferrujadas não rolam.

    adriano_exia
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    você ja levou sua guitarra em um luthier... cara recomendo levar se não fez isso... mesmo você manjando algo de regulagem e talz... o luthier vai analisar melhor a ponte...

    sempre que pego uma guita nova (ou usada e cai na minha mão) eu corro e levo pro luthier e acompanho o trabalho dele...

    Acoustico
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    GuitarHome
    Ja tentei fazer isso de soltar tudo e afinar desde o início, mas não dá certo...
    Deve ser a corda mesmo, lol paga 25 conto numa ernie ball pra acontecer isso =/
    A corda num é tão velha nem ta tão enferrujada, muito menos la no mizão que nem escureceu ainda...

    adriano_exia
    Cara luthier num rola, se levar num barato ele vai zua a guitarra, meu violão que já levei em um que não conhecia ele cobrou 80 conto pra fazer uma retifica pra corrigir trastejamento pra só depois falar que o braço tava empenado e não tem tensor! (Isso quando eu não sabia nada de regulagem)...

    E se for pra levar num bom, por exemplo o Vellozo (http://www.vellozoguitars.com.br)
    vai cobrar r$ 110,00 pra fazer uma regulagem, dai num rola cara...

    Bom valeu pela ajuda ai galera, pra mim eu axo que deve ser a corda mesmo, porque o saddle não deve ser, vou até trocar o parafuso que já ta todo espanado por causa da força que tinha que fazer para girar até o fim X_x


    Valeu!

    FelipeMassa
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Se vc ajustou a ponte e não afinou, pode ser que o braço foi parafusado com desnivel, o Nut pode estar um pouco alto no lado do mizão, ou pode até ser erro de cálculo da escala, ja vi um tópico que citava erro de cálculo de escala.

    abs

    SergioLuthier
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Diria que o problema esta no alinhamento do nut com a escala da sua guitarra, da uma olhada c ele está bem paralelo aos trastes e a exatos 90º do canto da escala. Verifique também o alinhamento da junção do braço com o corpo! pra fazer isso veja se o epaço que sobra da corda mizinha entre a lateral da escala eh o mesmo espaço que existe da mizona com a lateral da escala dela! entendeu?

    Jinkxs
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Acoustico

    Cara... quanto mais alto tá o E na 12ª???

    Minha guita afina perfeitamente (440 htz no afinador) mas as oitavas nunca batem 100% (440 htz)... sempre ficam um pouco acima ou um pouco abaixo (alguns htz), mas não sinto muita diferença de ouvido...

    Não quero mexer nos sadles porque a altura das cordas está perfeita pra minha pegada... então vou tocando assim mesmo....

    Se for pouco é até normal....

    BrandieLLi
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Minha guitarra esta com o mesmo problema, o carrinho da mizona esta no talo e não confere com o harmonico.

    Minha guitarra é uma sx sst 57 nova e não tem cordas enferrujadas,
    esta com dadario 0.9 se não me engano.

    A sol tambem esta quase no talo mas esta afinada, as outras afinaram normal sem ter de puxar muito o carrinho.

    Deixei a mizona com o carrinho mais solto mesmo, pois como o amigo Acoustico falou, deixar no maximo parace que vai estragar a mola ou o parafuso, sei lá.

    E outra, o nut (de plastico) esta um pouco desnivelado com a escala, alem de passar pra fora um pouco do lado da mizona, ele esta mais alto nesse mesmo lado, tambem comparando o espaço entre a corda (mizinha e mizona) e a borda da escala, a mizona apresenta maior espaço do q a mizinha.


    É bom lembrar que eu não levei a guitarra em nenhum luthier, e não sei quando vou poder levar, pois moro em cidade pequena que ninguem sabe sequer o que é um luthier.

    Abraço a todos

    Will Bejar
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Subindo o tópico:

    Tava afinando minha guitarra e bati de frente com esse problema!
    Aí resolvi buscar e achei um post interessante num site da gringa (e que eu já tinha imaginado que poderia ser a causa do problema).

    http://www.guitartricks.com/forum/archive/index.php/t-26591.html

    Well, I bought 3 low E strings today while out at lunch... a .042, a .044, and a .046. Put the .042 on, and it worked fine! But, it definitely was too thin, and felt weird with the other strings from the 10's set. So, I decided to try the .046 string, in hopes that the original .046 string was just bad. It worked perfectly! No more intonation problems! So, it was just a bad string after all.

    Eu tava usando cordas da GFS Xaviere. Vou ver se compro umas D'Addario ou Ernie Ball pra ver se afino mais facilmente. Aí deixo essas outras aí de reserva... Vale a pena tentar. ;)

    JJJ
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    Discussão interessante.

    Na verdade, a sexta corda (às vezes a primeira) é, em algumas stratos mais simplórias, quase inafinável mesmo! Tudo porque a sexta corda é a que mais precisa ter o carrinho recuado para chegar nas oitavas certinhas (e a primeira ao contrário, com o carrinho mais pra frente). Mas como a ponte da Strato, por questões estéticas, é "reta" com relação ao escudo (ao contrário da Les Paul ou qualquer guitarra com tune-o-matic, por exemplo), fica difícil acomodar, na mesma base (plate) o curso dos carrinhos que vai da mizona até a mizinha. Se o projeto não for muito bem feito e executado, pode ser que uma delas se torne inafinável. Uma solução (que eu já tive que recorrer numa que montei) pra ajustar a sexta, foi trocar a mola do carrinho por uma outra menor, semelhante ao que o Marcosrcf contou acima - só que ele tirou a mola toda.

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    JJJ

    Uma minha resolvi cortando a molinha. É legal ter ela lá por menor que seja pois pra mim ela funciona meio q como uma arruela de pressão pra manter o carrinho no lugar.

    JJJ
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Iversonfr
    Exato.

    JJJ
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    ...

    Will Bejar
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    JJJ
    Iversonfr
    Então, mas aqui a gente tá discutindo somente a questão da posição da ponte na guitarra, e não a acuracidade da bitola da corda. Eu já havia pensado nisso... tipo, pq minha Gambicaster não chegou num nível satisfatório de afinação com essas cordas GFS??? Afinal ela é de uma série melhorzinha (signature Tom Delonge)... e a Fender tb não foi fácil achar um resultado na corda A. Então, suponho que poderia ser a corda mesmo.

    Vou fazer a troca de cordas por um jogo D'Addario ou Ernie Ball pra ver qual a da afinação de oitavas.

    JJJ
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Will Bejar

    Com certeza, tem corda que é tão ruim (de nascença ou por conta do estado em que se encontra) que não tem ponte que dê jeito!

    raphael.rui
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: raphael.rui
    · votar


    tenho uma SX SST57 e nunca tive problemas com as oitavas, elas so perdem afinação quando a corda ta velha mesmo, é so trocar e ja era, oitavas certinhas. os carrinhos dela ficam bem retos.
    Ai tem uma foto da ponte.
    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t34.0-12/1051 8865_598246676955851_150327965_n.jpg?oh=8e4da6be96557ed872b5558cef94db 88&oe=53C1E107&__gda__=1405214490_62aabc08702305ca61a59103ce91d440

    no momento to com Daddario 011, mas mesmo com 010 eu nao tive esse problema. e uma coisa que sempre achei curiosa, é que mesmo eu mudando as cordas, eu nunca preciso regular as oitavas, eu afino e ela ja fica certinha junto. sempre achei isso curioso, porque pensava que isso variava de uma marca pra outra e calibre tambem.

    Will Bejar
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    raphael.rui
    O problema não é a marca... é se o calibre é aquele. Imagino que na troca de calibre (que é mais difícil de ocorer), tenha sim que regular oitavas.
    E trocando cordas, acho que não precisa DESDE QUE a corda tenha o calibre conforme o indicado.

    Will Bejar
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    UPANDO:

    Troquei as cordas da minha partscaster, e o que aconteceu???
    Afinaram belezinha as oitavas!!! Troquei as Xavier e da GFS e coloquei D'Addario.
    Acho que é questão da bitola da corda ser correta mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha guita não afina a oitava no MIZÃO!