Debate: Timbre vem da mão, dedos e pegada.

Autor Mensagem
GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


Pegada é uma coisa! Timbre é outra.
Isso todo mundo sabe cara, o que nós estamos discutindo aqui é até que ponto a pegada pode influir no timbre final, basta ler o tópico com mais calma.

Tomaz.
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarHome, não influencia em nada. Repito, tu está confundindo a execução com o timbre.

O timbre é somente a combinação de equipamentos. Se eu tocar uma nota mi com todos equipamentos do Satriani, e ele der um mi cheio de bends e cinco mil tipos de vibratos e ligados e as porra toda, o timbre muda? Não...

O que muda o timbre é a regulagem dos equipamentos. A execução que pode diferenciar, mas o timbre será o mesmo.

Pelo menos eu vejo assim.

Philipi
Veterano
# abr/09 · Editado por: Philipi
· votar


Se o cara não tiver pegada vai sair um monte de notas mudas trastejadas sem definição etc...

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarHome, não influencia em nada. Repito, tu está confundindo a execução com o timbre.
Pode ter toda certeza que não.
Se o cara não tivere pegada vai sair um monte de notas mudas trastejadas sem definição etc...
Exatamente. O modo com que o guitarrista palheta, precisão da palhetada, pegada, forma que ele toca (mão pesada, leve) eu acho que influência e SIM no timbre final.
Não estou confundindo timbre com execução de maneira nenhuma.

Dogs2
Veterano
# abr/09
· votar


Tomaz.
GuitarHome, não influencia em nada.

Vai nessa... Eu não sou muito de tocar com distorção, mas na guitarra com o som limpo eu garanto que a pegada influencia sim no timbre. Se eu toco com a carne dos dedos, o som fica mais abafado (com poucos agudos), se for com a palheta fica mais ríspido e firme, se for com a unha fica mais estalado, etc... isso faz parte da pegada, num faz? A num ser que a pegada que vcs se referem é dar bend e vibrato

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


A num ser que a pegada que vcs se referem é dar bend e vibrato
Acho que ele ta levando em conta só bends e vibratos mesmo. Como eu disse O modo com que o guitarrista palheta, precisão da palhetada, pegada, forma que ele toca (mão pesada, leve) eu acho que influência e SIM no timbre final.

Mad Dock
Veterano
# abr/09
· votar


Eu gostei da equação: Timbre = pegada + equipo....
pegada de merda + equipo bom = Timbre de merda!!!
pegada boa + equipo de merda = Timbre mais ou menos...
pegada boa + equipo médio = Timbre bom..
pegada boa + equipo bom = Timbre profissa!!!
ou seja não têm equipo bom que concerte uma pegada de merda!!! e pegada boa deixa um som de equipo de merda consumível!!!

rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


GuitarHome

Quando um superhiper guitarrista com a pegada mais foderosa do planeta toca em, por exemplo, um equipamento meia-boca..a execução se sobrepoe à limitação do equipamento. Ao ouvir, confundimos uma coisa com a outra...de tão boa a execução (pegada)..o timbre acaba por ficar em segundo plano..Mas para os ouvidos mais atentos, o timbre meia-boca estará lá, com todas as suas deficiências, nós só não a percebmos por "culpa" da ótima execução do sujeito...como no caso do vídeo que abriu esse tópico..
Se eu pegasse esse mesmo equipamento, vc, com certeza, em razão da minha falta de talento/pegada, perceberia a limitação do timbre muito mais acentuadamente, tendo em vista que agora a minha falta de pegada não mascararia o timbre, como fez o joe satriani no vídeo. Comigo aconteceria o contrário, a minha falta de pegada enalteceria as limitações do timbre, porque não haveria pegada para mascará-lo...
alguém disse aí que o Van halen falou que o timbre está na pegada....ok. porém há que se fazer uma pequena observação...que é a do contexto. Em qual contexto ele disse isso? disse em um contexto no qual o pior equipamento a volta dele é no minimo muito bom..nesse contexto, ele nem considera a hipótese de ter um equipamento ruim...logo resta a pegada...se ele vivesse em um contexto como o nosso, tenho certeza que ele faria referencia, também, a bons equipamentos...
No nosso contexto, de meros mortais, os quais, em sua marioria, estão mais próximos de um equipamento ruim do que de equipamentos bons, só nos resta a pegada, pq se formos depender de equipamentos "muito bons" para tocar, estaríamos fadados à frustração, já que poucos podem se dar ao luxo de desembolsar elevadas quantias por guitarras, amplis e afins "muito bons"..

SaldanhaPessoa
Veterano
# abr/09
· votar


parece q definir o termo "pegada" se mostra fácil.. porém "timbre" parece meio confuso.

Alguém q toca bem com uma fender, tocará, em tese, bem com uma tonante tb. E isso não tem nada a ver com as guitas.. é uma característica inerente ao guitarrista. A guitarra tem o mesmo "timbre" independente do guitarrista.. agora, cada um terá um jeito diferente de explorar esse timbre. Me parece temerário fazer a seguinte afirmação -> timbre = som final.

Pedais, guitas, amplis.. tds tem seus respectivos timbres independente de quem os utilize. O q varia são as formas de equalização e exploração do equipamento.

Colocando lado a lado 2 guitarristas (um é um mestre da guitarra, e o outro, aprendeu a fazer um sol há 2 semanas).. os dois utilizando a mesma guitarra, no mesmo ampli.. sem alterar em nada as equalizações. Os sons vão sair extremamente diferentes. E aí.. a guitarra e o ampli, por mágica talvez, evoluíram sob o efeito dos dedos do guitarrista experiente? Ou pior, se desmotivaram com os embaraçados acordes do neófito? Intrigante.

Pelo menos eu n esperaria outra coisa senão que o som final do guitarrista experiente fosse melhor.. mas isso nd interfere nos timbres oriundos dos equipamentos usados.

Por fim, imaginem um equipamento EXTREMAMENTE grave nas mãos de um grande guitarrista.. o som final, sem dúvidas, sairá grave..mas nd impede q seja agradável..

abç

Zero Zen
Veterano
# abr/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


rsf
GuitarHome

Exatamente. O modo com que o guitarrista palheta, precisão da palhetada, pegada, forma que ele toca (mão pesada, leve) eu acho que influência e SIM no timbre final.

Acho que ele ta levando em conta só bends e vibratos mesmo. Como eu disse O modo com que o guitarrista palheta, precisão da palhetada, pegada, forma que ele toca (mão pesada, leve) eu acho que influência e SIM no timbre final.

Esta é uma discussão bem inócua, já que "pegada" sequer tem o seu significado universamente aceito. para cada um dos debatedores ela pode ter significado diverso.

Além disso, tudo influencia no timbre final !

Como as cordas tem de ser acionadas pelo guitarrista para que vibrem e sejam captadas pelo pickup, evidentemente a forma de acionamento afeta a composição do timbre.

A simples mudança de espessura de palheta afeta o timbre, nem por isso podemos atribuir esta modificação timbrística à "pegada" do guitarrista.

A altura das cordas em relação ao fretboard também afeta a composição do timbre. Cordas altas = Mais sustain e clareza, Cordas baixas = Menos sustentação e uma impressão percussiva e abafada no timbre. Nada relacionado à pegada, apenas regulagem básica do instrumento.

Corda velha ou nova afeta o timbre.

Na minha opinião a precisão na palhetada não tem nada a ver com "pegada", pois seria o mesmo que dizer guitarrista preciso tem pegada (precisão é típica de bons guitarristas), guitarrista impreciso não tem pegada (imprecisão é indesejával numa interpretação). Para mim, precisão é sinônimo de técnica.

Creio que a indefinível "pegada" tem mais a ver com "estilo próprio", "identidade musical" que qualquer outra coisa. E esta identidade abrange muito mais coisas que técnica de palheta, vibratos ou bends.

É um conjunto de fatores que torna o instrumentista reconhecível de plano, seu timbre, seu fraseado, os licks usuais, as soluções harmônicas e melódicas, assim como os momentos em que ele conjuga estes fatores.

Quanto ao filme que abre este tópico, me basta a reclamação do Chatriani quanto ao equipo e o timbre chinfrim que ele tirou para me assegurar que equipamento faz uma grande diferença quanto ao timbre.

Evidentemente ele não salva um instrumentista ruim.

Mas, da mesma forma, ninguém vai prestar atenção num bom instrumentista tocando uma guitarra Magnus numa caixa amplificada Wattsom com pedal Sound com sirene., pelo simples motivo que o resultado final será ruim.

T+.

Machine Gun Man
Veterano
# abr/09
· votar


..esse vídeo é a prova de que se vc tem um equipo meia boca o máximo que vc consegue é um timbre meia boca, mesmo que vc se chame joe satriani.......

Assino embaixo! Não gostei do timbre.

Na minha opinião, timbre depende também da pegada. Mas nem por isso deixa de depender do equipamento.

Uma pessoa com um equipamento não tão bom pode tocar direitinho, fazer alguma coisa legal e até ter um som perfeito pra determinada proposta. Mas um bom equipamento influencia a pegada e sofre influência dela, eu acho. Essa é a mágica. São outros quinhentos. :)

kairi
Veterano
# abr/09
· votar


Vamos fechar o tópico.

A melhor maneira de discutir de onde vem o timbre é participando de uma JAM. o/

caiokem
Veterano
# abr/09
· votar


Galera pra mim o equipo influencia uns 40% no timbre mas a pegada é imprescindível qto melhor ela for mais forte será o sustain e gordo o timbre, e acho q a técnica deixa o som mais limpo. Os kras q tem uma pegada ruim reclamam do pedal/pedaleira ficam insatisfeitos com o nível de ganho do equipamento, enquanto muitas vezes um nivel de ganho no flat e uma dose de compressor pode deixar o timbre poderoso e agressivo simplesmente com boa pegada

GuitarHome
Veterano
# abr/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


Na minha opinião a precisão na palhetada não tem nada a ver com "pegada",
Á forma e força com que o guitarrista exerce sobre a corda faz parte da pegada no meu ponto de vista.
Na minha opinião, timbre depende também da pegada. Mas nem por isso deixa de depender do equipamento
Sim exatamente como eu disse, não to falando que o timbre vem da pegada, e equipamanetos são apenas enfeites jamais, e também não to dizendo que você falou isso, só quero deixar claro aos demais.

rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


Zero Zen

mas e aí, tchê? andou sumido, cara....tour pela europa?
ou gastando aqueles dolares acumulados por anos...
nas melhores lojas do ramo nos EUA?
um abraço e seja bem-vindo de volta..

Zero Zen
Veterano
# abr/09
· votar


rsf

Quem dera !

Faltam os dólares e tópicos do meu interesse.

Eu sempre dou uma olhada por aqui, mas as vezes dá preguiça de me manifestar !

Por mais que você fale e mostre que Bhostinger é um pedal de m3rd4, tem sempre alguém que julga ter descoberto a galinha dos ovos de ouro, um set up bom e barato. Isso cansa !

Até as Jams estão muito pouco debatidas. Só comentários politicamente corretos. Parece coisa do Roberto Shinyashiki. hehehe

Um abraço.

Dogs2
Veterano
# abr/09 · Editado por: Dogs2
· votar


SaldanhaPessoa
rsf
Esqueçam qualquer chavão dito aqui no fórum e se atenham ao som, só ouçam:
- Peguem a guitarra de vocês
- Vocês não notam diferença nenhuma no timbre de vocês quando tocam com a carne do dedo polegar e depois mudam pra a palheta (de preferência, que seja fina e vc toque com ela paralela às cordas)? Não percebem que a palheta deixa o som mais ríspido e mais rico em agudos, e a carne do dedo deixa o som mais suave (menos agudos) por agredir menos as cordas? Agora tentem tocar com a unha... Tentem aí!
Isso não tem nada a ver com a pegada?
Se não tiver, é meu conceito de pegada que tá errado, porque pra mim pegada é o modo de "atacar" as cordas, desde os mínimos aspectos.

ps.: nem vi o vídeo do tópico, só tô discordando da afirmação que "pegada não influencia em timbre", porque é óbvio que influencia. O timbre é definido pela intensidade dos harmônicos mais distantes, então se a palhetada deixa o som com mais agudos do que a "dedada" (ui), ela tá alterando a intensidade desses harmônicos e consequentemente mudando o timbre. Mas nem precisa desse raciocínio todo, basta ouvir e notar que muda

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Caraio, galera...timbre é o que diferencia um instrumentro do outro...então vc toca uma guitarra, ouve som (timbre) de guitarra!!! Assim como meu timbre de voz, que me conhece e ouve minha voz numa gravação (por exemplo) sabe que é o Will, pq esse é o meu timbre de voz.

Ou seja, qualquer guitarra terá timbre de guitarra (a não ser que tenha um simulador, mas são outros 500). E a pegada nada tem a ver com isso, já que qualquer coisa que o Joe Satriani (não entendo pq falam tanto desse cara...) toque comparado a qualquer coisa que eu tocar tera TIMBRE DE GUITARRA!!!

Conclusão, o título do tópico não tem sentido algum!!!

GuitarHome
Veterano
# abr/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


timbre é o que diferencia um instrumentro do outro...
Não é apenas o timbre que diferencia uma guitarra de outra guitarra.

Ou seja, qualquer guitarra terá timbre de guitarra
Sim, ninguém falou aqui que guitarra tera timbre de sanfona, pelo menos eu não.

E a pegada nada tem a ver com isso
Na minha opinião, de alguns aqui, e talvez de muitos guitarristas famoso (sei que o Satriani ja citou isso) influência no timbre final, quando eu digo isso, não digo que a pegada faz o timbre, o titulo ficou meio confuso, mas eu exclareço isso durante o tópico.

Joe Satriani (não entendo pq falam tanto desse cara...)
Escute 2 ou 3 dos melhores album do cara, pesquise sobre a vida musical dele que você descobre.

já que qualquer coisa que o Joe Satriani (não entendo pq falam tanto desse cara...) toque comparado a qualquer coisa que eu tocar tera TIMBRE DE GUITARRA!!!
Não entendi essa frase.

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


Se algum moderador pudesse trocar o titulo do tópico, na hora de criar estava sem ideias poem algo como "Debate: até que o ponto a pegada/mão do guitarrista pode influencia no timbre da guitarra."

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar




Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Não é apenas o timbre que diferencia uma guitarra de outra guitarra.
Mas o caso é que sendo uma Tonante terá timbre de guitarra (independente de pegada, efeitos ou amplificador) tanto quanto uma Fender!!!

Sim, ninguém falou aqui que guitarra tera timbre de sanfona, pelo menos eu não.
Não disse que alguém falou, apenas citei para entenderem a minha ideia (já com reforma ortográfica...rs)!!!

não digo que a pegada faz o timbre, o titulo ficou meio confuso, mas eu exclareço isso durante o tópico.
Mas a questão não é o título, e sim a idéia!!!

Escute 2 ou 3 dos melhores album do cara, pesquise sobre a vida musical dele que você descobre.
Já ouvi muuita coisa dele, e assim como Steve Vai, não gostei...mas aceito que falem dele, e concordo que meu comentário foi exagerado tendo em vista que muitos gostam dele.

Não entendi essa frase.
O que eu quero dizer é que TIMBRE é o que diferencia uma guitarra de um baixo ou de uma sanfona (como vc mesmo disse)... leia a definição que eu postei na página anterior. Quer dizer, eu tocando, ou qualquer outro tocando, o TIMBRE de guitarra será sempre TIMBRE de guitarra!!!

"Debate: até que o ponto a pegada/mão do guitarrista pode influencia no timbre da guitarra."
É como eu disse acima, não é o título do tópico, mas sim a idéia!!! A pegada influencia no som final...

O termo timbre está sendo usado errôneamente, se formos levar em considerção a definição da palavra!!!

GuitarHome
Veterano
# abr/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


O termo timbre está sendo usado errôneamente, se formos levar em considerção a definição da palavra!!!
Entendo o que você quer dizer, certa Fender + um Marshall (seja lá qual for o modelo) irá ter timbre de Fender + Marshall, o timbre que vai sair do Marshall é de uma Fender. Porém eu sou um dos que pensam que cada guitarrista com sua pegada pode fazer esse timbre soar diferente, a medida que ele poem sua mão no braço da guitarra, exerce uma força diferente tanto nas cordas (digitação) quanto na palhetada esse timbre pode soar diferente. É dificil eu conseguir me expressar, é meio foda, eu penso aqui, tento escrever mas não sai realmente o que eu quero dizer.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


É dificil eu conseguir me expressar, é meio foda, eu penso aqui, tento escrever mas não sai realmente o que eu quero dizer.
hehehe...tô ligado...é que assim, eu acho que o timbre é o que diferencia um instrumento de outro qualquer...uma guitarra para outra guitarra ou outro guitarrista, acho que o termo timbre foi usado erroneamente desde sempre...por isso a confusão!!!

Mas, sim, o que vc disse faz sentido!!!

conandrade
Veterano
# abr/09 · Editado por: conandrade
· votar


SaldanhaPessoa

O livro (altamente conceituado) do Almir Chediak "Teoria e Harmonização" (algo assim) define "TIMBRE" como "A Qualidade do Som".

Se não me falha a memória, ele diz que a nitidez do som, é uma das caracteristicas do timbre. Portanto a "Pegada" seria sim, diretamente relacionado com "Timbre".

Basta ver John Mayer tocando Empty Arms com o Double Trouble. Ele imita as mesmas frases do SRV e tem uma puta pegada. Mas não soa nem perto da dele (não que seja melhor ou pior).

Acho que é um bom exemplo...

Acho que timbre, no fim das contas, é o que importa.

A Pegada é uma das coisas que influencia - mesmo com equipamentos iguais - o timbre, do meu ponto de vista.

[]´s!

edukotzen
Veterano
# abr/09
· votar


O livro (altamente conceituado) do Almir Chediak "Teoria e Harmonização" (algo assim) define "TIMBRE" como "A Qualidade do Som".

Se não me falha a memória, ele diz que a nitidez do som, é uma das caracteristicas do timbre. Portanto a "Pegada" seria sim, diretamente relacionado com "Timbre".

Basta ver John Mayer tocando Empty Arms com o Double Trouble. Ele imita as mesmas frases do SRV e tem uma puta pegada. Mas não soa nem perto da dele (não que seja melhor ou pior).

Acho que é um bom exemplo...

Acho que timbre, no fim das contas, é o que importa.

A Pegada é uma das coisas que influencia - mesmo com equipamentos iguais - o timbre, do meu ponto de vista.

[]´s!

o brow!! quanto tempo heheh

entra lá e ve seu nome na comunidade heheh

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=82663533

abraços mestre!!

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


conandrade
Se não me falha a memória, ele diz que a nitidez do som, é uma das caracteristicas do timbre.
mmmm...será que ele não se refere na nitidez, no sentido de identificar timbre de que é aquele som???

Zero Zen
Veterano
# abr/09
· votar


edukotzen
conandrade

Basta ver John Mayer tocando Empty Arms com o Double Trouble. Ele imita as mesmas frases do SRV e tem uma puta pegada. Mas não soa nem perto da dele (não que seja melhor ou pior).

Você deve estar se referindo a este video:

http://www.youtube.com/watch?v=PSq5AmszniM

Além da questão de timbre comportar um tanto de gosto pessoal, resta saber se o JM quis emular o timbre do SRV ou não. Se ele quis soar como SRV ou não !

Considerando o resultado final, acredito que ele não quis, pois o timbre é aquele que caracteriza o John Mayer e seu amp Two Rock, comprimido e cremoso.

Vejam este, com John Mayer tocando Cold Shot, o timbre é muito semelhante ao de SRV:

http://www.youtube.com/watch?v=8N6XaYbgL2Q

Inobstante a limitação imposta pela qualidade do vídeo, dá para perceber que parece muito com os timbres do Stevie.

Como eu já disse, tudo influencia o timbre e segundo Eric Johnson, até o tecido ortofônico e a carga da bateria dos pedais. hehehe

T+

Birdcrazy
Veterano
# abr/09
· votar


Eu gostei da equação: Timbre = pegada + equipo....
pegada de merda + equipo bom = Timbre de merda!!!
pegada boa + equipo de merda = Timbre mais ou menos...
pegada boa + equipo médio = Timbre bom..
pegada boa + equipo bom = Timbre profissa!!!
ou seja não têm equipo bom que concerte uma pegada de merda!!! e pegada boa deixa um som de equipo de merda consumível!!!

(2)

Fabio Sabonete
Veterano
# abr/09
· votar


É........defino um guitarrista pelo seu "feeling, pegada, sua linguagem".

Gostaria de aproveitar e quero divulgar um videoclip que fiz do meu 2º instrumental chamado, mudança de estado. O video está no youtube.

ASSISTAM:

http://www.youtube.com/watch?v=eJqTxJ-Ej70


Estou aberto a críticas e sugestões, por favor me ajudem, pois quero melhorar tanto na gravação, filmagem e som.

Valeu galera!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Debate: Timbre vem da mão, dedos e pegada.