Quem aqui busca ter um timbre próprio, original?

Autor Mensagem
rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

cara, é evidente que o musico está acima do equipamento...ninguèm sugeriu ao contrário...
a sua lógica é muito próxima de um sofisma..
não é porque um cara que toca bem consegue tirar mais de um equipamento ruim, que um equipamento bom não é importante ou menos importante...
sob a perspectiva do ideal...ter uma boa pegada é tão importante quanto ter um bom equipamento....
A história de que um bom guitarrista consegue contornar as limitações (ou parte das limitações) impostas por um equipo ruim é relativa..tendo em vista que ele consegue só até certo ponto, depois só se for mágico... na minha opinião, não faz sentido um cara que leva anos desenvolvendo uma técnica, uma pegada...vê-la sendo "diminuida" pela limitação do equipamento...acho que ele deve buscar um equipamento que esteja a altura da sua capacidade, até para que ele possa exercitar essa capacidade em sua plenitude, sem ter que se preocupar em "contornar" as limitações do equipamento...


Além disso, timbre e pegada são coisas distintas...tocar bem é uma coisa...timbre é outra...a união dessas duas coisas é que dá ou não personalidade a um guitarrista...

PGilbert
Veterano
# abr/09 · Editado por: PGilbert
· votar


Agora não dá pra negar que quem tira timbre bom até com equipamento ruim, tira um timbre ainda melhor com equipamento bom

Acho que se o cara tem uma pegada experiente, ele tira sons legais com um equipamento ruim.. o cara vai colocar a mão dele ali. Como uma massa de pizza.

O cara menos experiente vai apenas apertar as cordas e palhetar.. fica totalmente dependente do equipamento.

Acho que um cara só pode começar a pensar em um som próprio quando ele tiver sua própria pegada já definida.

Aí sim ele vai conseguir um som característico.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
PGilbert
Concordo com vcs!!!

rsf
?
e alguem disse ao contrário?

e quem disse que alguém disse o contrário???

wppereira
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Quantos guitarristas de Axé vc já viu tocando com uma PRS e amops e efeitos top, e que no entanto tiram um timbrinho bem ximfrim?

Reforço novamente...não existe isso de timbre xinfrim. O Bel do Chiclete com Banana tem uma PRS e tira um timbre absurdamente fuderoso pro som que ele toca...a pegada dele é a mais absurda dentro do Axé e qualquer um que curte o estilo reconhece ele tocando de longe.

Só que o timbre dele é de Axé e não de jazz, de rock ou rockabilly. São timbre diferentes...nem piores e nem melhores...Fala pro Stevie Vai ou qualquer outro guitarrista super shredder do rock mandar um show de axé...vai ficar uma bosta!

adriano_exia
Veterano
# abr/09
· votar


como eu sempre digo é uma questão de gosto... uma vez vi uma video aula do malmsteen e ele fala "what's sounds good to you... it's good"... ou seja... que soa bom pra vc é bom...

eu por exemplo gosto de distorção com ganho... e tocava musicas mais pops assim e brincava com harmonicos... tipo gutiarrista pentelho... guitarra limpa eu ja meto um chorus e fuck...
é meu jeito... meio timbre... gosto assim e pronto...

acho que falta isso na galera de hj... cada um caçar o que curte... não imitar... é legal tentar timbrar uma distorção ou efeito parecido pra aprender a regular e talz... treinar ouvido... mas o importante de tudo é ter identidade...

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


rsf
timbre e pegada são coisas distintas...tocar bem é uma coisa...timbre é outra...a união dessas duas coisas é que dá ou não personalidade a um guitarrista...

É disso que eu discordo, pra mim a equação é:

pegada + equipamento = timbre

Dessa forma a pegada é um componente indissociável do timbre, acho que a prova disso é o B.B. King, que não é muito fiel a amps e efeitos e a praticamente nenhuma parte do equipamento dele.

Ele já tocou com diversas guitarras até chegar no modelo signature dele, tanto que de 52 até 63 ele só usava Telecasters. Ele usou diversos amps entre solid states e valvulados, nos valvulados usou de Fender Bassman e Twin Reverb até Marshall SLP e JCM-800.

No entanto ele sempre tem o timbre de B.B. King, você nunca chega e diz, não era aquele mesmo timbre porque ele estava de Marshal, ou de Solid State, ou de Tele.

E isso não é porque ele consiga regular tantos elementos dispares para darem sons parecidos, é porque o principal componente do timbre dele está nos dedos.

O que você propõe é algo totalmente diferente, você acha que timbre é dissociado de pegada, e que o timbre se tira da seguinte combinação:

Guitarra+Amp+Efeitos = Timbres

rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

vc mesmo fez a distinção...ao somar uma coisa a outra....

O que você propõe é algo totalmente diferente, você acha que timbre é dissociado de pegada, e que o timbre se tira da seguinte combinação:

Guitarra+Amp+Efeitos = Timbres


onde disse isso? heehhehe...
eu disse "sob a perspecitva do ideal, pegada é tão importante, quanto bons equipamentos.."

não disse que são coisas dissociadas, apenas que são coisas distintas...porém, ambas importantes.

concordo com a sua equação: pegada + equipamento = timbre.
apenas discordo quanto à importancia de cada um nesse somatório..para mim, de novo, sob a perspectiva do ideal...ambos tem importancia significativa no resultado...porque quanto melhor o equipamento, melhor a sua pegada será demonstrada...isso é claro se o sujeito tiver uma "pegada" para demonstrar..heheheheehe

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


wppereira
Reforço novamente...não existe isso de timbre xinfrim. O Bel do Chiclete com Banana tem uma PRS e tira um timbre absurdamente fuderoso pro som que ele toca...a pegada dele é a mais absurda dentro do Axé e qualquer um que curte o estilo reconhece ele tocando de longe.

Com certeza o Bel tem um puta pegada e um puta timbre, assim como o Durval Lelis, mas olhe quantos imitam ele e não passam nem perto.

wppereira
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
E como vc sabe que eles estão tentando imitar ele e não criando um som e timbre próprios?

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


rsf
onde disse isso? heehhehe...

Você disse isso bem aqui:

pegada boa em equipo ruim = timbre ruim - sem dinamica, sem textura, sem profundidade, sem sustain etc

Eu não faço distinção, no sentido de dissociar, timbre de pegada, pelo contrário, considero a pegada uma condição sinequanom do bom timbre. Uma distinção que você faz ao afirmar que pegada boa em equipamento ruim gera um timbre ruim por causa do equipamento.

wppereira
E como vc sabe que eles estão tentando imitar ele e não criando um som e timbre próprios?

Como eu disse em outro tópico, se vc tem 10 pessoas que tocam e as 10 parecem ter o mesmo som, o mesmo timbre e isso invariávelmente soa como uma imitação mal feita de do timbre de outro cara... enfim não acho que isso seja uma busca pelo próprio timbre não.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


não concordo...minha opinião..hehehehehe
rsf
:-))) Talvez a proporção (90%/10%) não tenha ficado muito legal. Eu só acho que o timbre varia pra cacete conforme o guitarrista. O ataque da pelhetada/dedos + bens + vibratos é algo incrível. Minha unha é fina então quando toco com os dedos é outro som. Muda completamente. Com palheta fica gordão (dependendo de sua espessura e flexibilidade).
Mas claro que eu concordo que o equipo também é fundamental, é lógico, mas não é mais que o guitarrista, na minha opinião.
Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Eu quero é ter um timbre que me agrade.
Não importa se veio outro cara antes e já descobriu algum parecido, o que importa é que eu tenha um timbre que eu goste.

Eu não copio o timbre de ninguém não, mas assim como na vida, podem haver convergências evolutivas independentes (no caso, timbristicas).

sobrevivente
Veterano
# abr/09
· votar


r2s2
A guitarra para mim é um hobby. Não a vejo como um desafio e uma coisa na qual tenho q ser especial e melhor.

O que curto é tocar um solinho aqui, outro ali e pronto. Logo, busco mais copiar outros timbres de acordo com a música e até testar timbres diferentes nelas, mas nada que eu me esforce para ser "o"diferente.


Faço das suas palavras as minhas!

wppereira
Veterano
# abr/09 · Editado por: wppereira
· votar


nichendrix
Como eu disse em outro tópico, se vc tem 10 pessoas que tocam e as 10 parecem ter o mesmo som, o mesmo timbre e isso invariávelmente soa como uma imitação mal feita de do timbre de outro cara

Contraditória essa sua frase...como uma imitação pode ter o mesmo som e timbre e soar como uma imitação barata?

ogner
Veterano
# abr/09
· votar


Levo a guitarra como hobby também e nao me preocupo tanto em ter um timbre unico, penso efetivamente num timbre que me agrade e que seria uma mistura do timbre do Richie Kotzen com Jonh Mayer..

Pensando bem, me "preocupo" mais em ter um fraseado e improviso pessoal e proprio que o timbre.

Insomniac_
Veterano
# abr/09
· votar


Olha... Acho que isso vem com o tempo, hehehe. Tempo traz experiência. Quando eu comecei a tocar, o timbre de uma caixa de som de vitrola pra mim tava bom demais. Depois, passei a ficar mais exigente, e acho que a distorção de um atomic drive já estava legal. Mais tarde, descobri os humbuckers e pedais... E assim por diante. Eu tento tirar um som legal pra mim, baseando-me na idéia que eu estou, no momento... Não me prendo a nada, nem tento soar como o cara tal. é isso que eu faço pra tentar chegar ao som que me satisfaça, e acredito que é isso que crie tantos timbres originais.
PS: Obrigado pela citação do tópico (Y)

toty
Veterano
# abr/09
· votar


Ah, sempre existe comprações de timbres de FULANO X com FULANO Z, cara o negócio e plugar a Guitarra no Amp e ser feliz, vc pode ter o timbre do Vai, Malmmmistimm, Slash, etc e tal, mas si não souber tocar, vai soar horrivel do mesmo jeito.

rsf
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

segundo a sua logica, então...um otimo guitarrista com um equipamento ruim, vai ter um timbre bom? respeitosamente, discordo..para mim, um cara com pegada em um equipo nhaca, continuará sendo um bom guitarrista, mas com um timbre rnhaca...e aposto todas as minhas fichas, como esse guitarrista, ao ser perguntado acerca do que achou do timbre irá responder:"...uma nhaca..." hehehe

MauricioBahia

agora concordo cm vc...minha opinião..hehehehe

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


rsf
tem um video no youtube (não tenho o link aqui) que o cara faz um som muito bom com uma Tonante...

Hansen
Veterano
# abr/09
· votar


No meu amplificador, meus pedais, nos ensaios, eu tento fazer um timbre que me agrade. Se soar como algum consagrado, foi só meu bom gosto.

No computador tenho o GarageBand, que sinula assustadoramente bem grandes amplificadores e stompboxes, tudo 3D. É muito realista pois ele coloca na tela o próprio amp, com seus knobs e os pedais idem. Lá eu gosto de brincar de imitar timbres famosos, mas é uma maneira de tocar nos amps clássicos de alguma forma, ainda que virtualmente, e também testar sua reação com os diversos efeitos.

wppereira
Veterano
# abr/09 · Editado por: wppereira
· votar


Will Bejar
Esse aki?



rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


Will Bejar

tem um video no youtube (não tenho o link aqui) que o cara faz um som muito bom com uma Tonante...

imagina o que ele não faria com um otimo equipamento....hehehehe

Hansen
pois é hansen, nesse caso vc possui uma ótima ferramenta que poderá lhe dar a possibilidade de alcançar ótimos timbres....quando falo em "bom equipamento", refiro-me inclusive a recursos digitais..
não sou do tipo analógico xiita..heheheehe

apenas defendo a tese de que quanto melhor o equipo que vc puder ter, tenha..Assim, serão maiores e melhores as oportunidades de vc exercitar o seu talento...

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


rsf
imagina o que ele não faria com um otimo equipamento
ih, véi...sei lá...mas vc já pensou na possibilidade de ele se perder e ficar uma caca???

Há o seguinte lado também...e se o cara acha que o som tá legal com equipamento "chulé"???

Então, acho que essa discussão sobre equipamento é relativa!!! Tipo assim, o cara com a Tonante faz um som legal??? Sim (um exemplo)...se dermos uma Fender na mão dele, ficaria melhor??? TALVEZ!!!
Se o próprio cara não gostar, não vai incorporar no equipo dele, e ainda assim terá o seu timbre, único!!! Pode ser que ele diga: "Ah, não me dei bem não...prefiro como está...", sacou??? ;)

wppereira
Ixxx.mano, tô no trampo e aqui é bloqueado, nem aparece pra mim...hehehe...mas é um que o cara faz uma sonzera, um blues só com a Tonante Finder e um amp que não sei qual é...e tem um cara fazendo a voz mais pra esquerda...

khan
Veterano
# abr/09
· votar


Nesse negócio de criar timbre original,esse fissura,acaba muitas vezes fazendo só que as pessoas fiquem horas tentando fazer um timbre e no final,acaba fazendo um timbre feio,mas "original".Pra mim,se o timbre está bonito,não importa se não é muito original.O que conta originalmente mesmo pra mim são as musicas.Abraços.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


wppereira
Contraditória essa sua frase...como uma imitação pode ter o mesmo som e timbre e soar como uma imitação barata?

Claro que não é, justamente porque o cara pode até copiar os equipamentos, as regulagens dos mesmos, até ficar o mais parecido possível, pode tentar imitar o jeito de tocar, mas como não vai conseguir ter a mesma pegada, e em geral nem próximo fica, o timbre não vai ser tão bom quanto o cara que ele tenta imitar.

Como eu disse: pegada + equipamento = timbre.

É possível copiar os equipamentos e suas timbragens, mas copiar uma pegada é impossível, o máximo que se chega é a uma aproximação. Então sob essa perspectiva, que a pegada é a parte principal de um timbre, é impossível copiar um timbre, mesmo que você consiga copiar a timbragem do esquipamento. Isso a diferença no timbre de 10 pessoas que tocam com o mesmo equipamento.

Acho que um exemplo bem foda disso é o show Live at Montreux do Clarence "Gatemouth Brown, nele o Santana toca algumas musicas com o Gatemouth Brown, no meio o Buddy Guy aparece no backstage pra olharo show, então o Santana chama o cara, tira a guitarra e entrega pra ele. O Buddy Guy não muda nada na regulagem de amo e efeitos do Santana nem mesmo no botão de tonalidade ele toca. E pra minha surpresa o som era totalmente diferente, parecia outra guitarra, outro set, outro mundo totalmente diferente, e era o mesmo equipamento, mesmas regulagens e timbragem e tudo mais.

Então o rsf pode é defender que o timbre é algo inerente ao equipamento, mas se o cabra realmente é bom não existe isso, o timbre vai estar 90% nos dedos como disse o MaurícioBahia, não em outro lugar.

rsf

Cara pra vocÊ ver o quanto que você, em alguns momentos se contradiz...

para mim, um cara com pegada em um equipo nhaca, continuará sendo um bom guitarrista, mas com um timbre rnhaca...e aposto todas as minhas fichas, como esse guitarrista, ao ser perguntado acerca do que achou do timbre irá responder:"...uma nhaca..." hehehe

Depois vê o cara fazendo um puta som, com um timbré ótimo em uma tonante e diz:

imagina o que ele não faria com um otimo equipamento....hehehehe

Pra você falar algo desse tipo, você tem que admitir que o timbre do cara é bom, mesmo ele tocando com equipamento ruim. Algo que minutos antes você afirmou com todas as letras que não era possível.

Acho que vocÊ está pegando a coisa pelo lado errado. Um exemplo disso é um show que teve aqui no ano passado, do Danny Vincent, ele trouxe o Soldano dele pra tocar, mas na hora o bixo deu problema, e não ligou. Deram pra ele uma Meteoro transistorizada pra tocar. Eu estava na passagem de som vendo ele tocar com o Soldano, e o cara destruiu total, timbre altamente matador, quando voltei a noite pra ver o show, e soube que o amp deu problema e ele ia tocar de Meteoro, me ofereci pra emprestar um dos meus amps pra ele, desde que atrasassem o suficiente o show pra eu vir em casa pegar. Ele não topou, disse que ia tocar com o Meteoro, e o cara destruiu dos mesmo jeito, um puta timbre, sinceramente nunca pensei que um Meteoro desses conseguisse dar aquele som.

Era o melhor que o timbre dele com o Soldano???
Claro que não, mas era um puta timbre do mesmo jeito, eu mesmo não conseguiria nem chegar perto com aquele amp. E só pra satisfazer sua curiosidade, ele também não ficou insatisfeito, só virou e disse, que o som dele estava nos dedos e não no amp, então...

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


khan
O que conta originalmente mesmo pra mim são as musicas.Abraços.
Cara...no meio de toda essa discussão, o que importa mesmo é a música!!! +1

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


rsf

E só pra citar um cara famoso, o Bo Dydley tirava um puta timbre, e olha aqui a guitarra dele. Agora você vai dizer que o cara tem o timbre ruim, pq decidiu tocar literalmente em um "pau com cordas"???

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e6/BoDiddley1997.jpg
http://www.delawareonline.com/blogs/uploaded_images/bo_diddley-773864. jpg
http://blogs.seattleweekly.com/reverb/bo-diddley.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e6/BoDiddley1997.jpg

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Deram pra ele uma Meteoro transistorizada pra tocar.
Fala pra mim que é um Nitrous GS100!!! hahahaha...eu tinha um desses e troquei...porreta o bichinho!!!

rsf
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

eu não vi o video...onde estou não posso ver...hehehehe.
quando chegar em caso eu vejo....
mas continuo dizendo...se ele faz um TIMBRE, como vc diz com uma tonante, imagine o que ele não faria com um instrumento decente....

wppereira
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
Vc não entendeu nada...O que estou defendendo é que não existe um "timbre bom". Cada pessoa tem a sua pegada, seus ajustes e seus equipamentos e com estes tiram o som que lhes agradam. Portanto, IMHO, não existe timbre xinfrim de axé ou de rock ou qualquer outro estilo...

E só pra citar um cara famoso, o Bo Dydley tirava um puta timbre, e olha aqui a guitarra dele.

Cara, já tive a oportunidade de tocar na Gretsch Signature do Bo Dydley e posso te falar que é uma puta de uma guitarra! Não é pq ela é quadrada e feia q ela é ruim. Os caps são fantásticos e a pegada tb me agradou bastante...o foda é só o formato que não é nada ergonômico...

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Quem aqui busca ter um timbre próprio, original?