Os ciclos de quintas e quartas só se aplicam nas escalas maior e menor naturais?

    Autor Mensagem
    rafagg
    Veterano
    # abr/09


    E aí galera?To estudando tétrades na verdade e tav tentando harmônizar umas escalas menores (melódica e harmônica) e senti dificuldade pois queria escreve-las na ordem em que aparecem os aidentes (usandos os ciclos de quartas e quintas) mas acabei me embolando todo. Descobri que nessas escalas tem tons que tem sustenido e bemol juntos, não existe um tom sem acidentes, dentre outros probleminhas hehehe queria saber se é isso mesmo?

    Tentei organizar em todos os tons as escalas menor melódica e menor harmônica partindo de "Lá" e segunido o ciclo de quintas até voltar a "Lá" e depois fiz o mesmo seguindo o ciclo de quartas, isso tá certo?

    rafagg
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Pow galera, ninguem aqui nunca tentou aplicar ciclo de quintas e de quartas nessas escalas?

    thomasmoura
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: thomasmoura
    · votar


    Cara, não entendi a sua duvida...

    Pegue a formula das escalas melodica e harmonica. Monte os acordes do 1o. tom (C). Pule uma quarta (na escala natural), monte os acordes, e assim sucessivamente.

    Se precisar eu tenho as tabelas prontas, para conferir.

    Quanto a isso de ter notas bemol e sustenido na mesma escala, eu não sei não...

    rafagg
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    thomasmoura
    eh acho que expliquei mal mesmo...tipo é que nas escalas maiores a gente, a partir de dó e usando o ciclo de quintas, gera todas as outras escalas e a cada esclaa que formamos acrescentamos um sustenido. Na escala menor natural a partir de Lá a gente usa o ciclo de quintas e a cada escala formada o número de sustenidos também aumenta...e nas escalas menor harmônica e menor melódica?O número de acidentes também deveria aumentar de um em um??E por qual nota devemos começar aplicando o ciclo de quintas nessas escalas?(também seria pelo Lá?)

    XSIDX
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: XSIDX
    · votar


    Os ciclos de quintas e quartas ....

    A quinta geralmente é bem chato velho é aquela espectativa de chegar sexta pra engatar o final de semana pra ficar de folga do trampo.
    Já o ciclo de quarta é bem maneiro porque é meio de semana e a galera quer curtir um poco, então sempre rola uma happy hour com uma boa breja e um salgado acompanhando ...

    [/muito trampo]

    rafagg
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    XSIDX
    rsrsrs haja paciência pra atura novato hehehe

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    rafagg

    Descobri que nessas escalas tem tons que tem sustenido e bemol juntos, não existe um tom sem acidentes, dentre outros probleminhas hehehe queria saber se é isso mesmo?

    É isso mesmo. Por exemplo, a escala Ré menor harmônica possui as notas Bb e C#. Na melódica é um pouco mais fácil porque só tem a nota C# (A nota B é natural)

    Eu nunca montei escalas menores por 4as e 5as, porque penso na relação dos acordes menores com os maiores (tipo Am/C, ou Dm/F).

    O legal é escolher um tom e harmonizar ele. Depois observar os graus (intervalos). Vai ser a mesma coisa nos outros tons.

    Uma vez que você harmonizou as escalas maiores (por 4as e 5as) e fixou na mente os acordes, não vejo a necessidade de aplicar "o mesmo processo" pra outras escalas... Se bem que pode ser divertido e faz o cérebro trabalhar.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    XSIDX

    Rola feijoada no ciclo das 4as, por isso que você gosta, né?!
    Fanfarrão!

    rafagg
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: rafagg
    · votar


    LeandroPanucci
    não vejo a necessidade de aplicar "o mesmo processo" pra outras escalas
    pow eu apliquei hehehe, já tinha feito antes de você responder...será q tem como eu te mandar pra tu dar uma olhada? só não sei se ainda tenho o teu e-mail aqui...

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    rafagg

    meu nick no gmail ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Os ciclos de quintas e quartas só se aplicam nas escalas maior e menor naturais?