cordas no tailpiece de les paul

    Autor Mensagem
    JC_Junior
    Veterano
    # abr/09


    ae galera....

    alguém pode me dizer se há alguma diferença em colocar as cordas no tailpiece dessa maneira:

    http://www.elderly.com/images/vintage/30U/30U-14093_bridge-tailpiece.j pg


    e dessa:

    http://i120.photobucket.com/albums/o186/Turbo7MN/bridge.jpg


    eu li que se passar as cordas por cima do tailpiece irá proporcionar um sustain um pouco maior.... confere isso? ou é somente balela?


    agradeço desde já!

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    JC_Junior
    eu li que se passar as cordas por cima do tailpiece irá proporcionar um sustain um pouco maior.... confere isso? ou é somente balela?


    Aí depende, tu é o Dickey Betts???

    Tipo com as cordas por cima tem a vantagem das cordas ficarem menos tencionadas o que melhora a tocabilidade, e pode aumentar o sustain, mas normalmente quem diz que aumenta o sustain usa isso com amp valvulado de 50 ou 100W no talo, como o Dickey Betts do Allman Brothers, mas eu já fiz isso e fora a diferença na tocabilidade, não notei grandes diferenças não, talvez porque eu use SG então ela já vem com sustain infinito de fábrica. hehehehehehehhehehe

    PEMAMETAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nichendrix

    Para de falar merda, não muda nada! A NÃO SER o barulho que faz quando voce bate nas cordas entre a ponte o o tail piece, o zakk wylde usa muito esse recurso. Eu gosto tb

    Suicide Messiah
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Acho que não compensa. A corda por cima vai desgastar o Tail Piece muito mais rápido e se você depois for usar novamente do jeito normal vai ver a merda que fez.

    Creamy Mule
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    tá aí uma dúvida que eu também tinha.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    PEMAMETAL

    Quem está falando merda é tu prosopopéia humana, o que disse foi que no quesito sustain a diferênça, entre um tipo de encordoamento e outro, pra fim foi imperceptível ou quase imperceptível, e que se teve alguma diferença, não sei se é da mudança na corda ou no por tocar com volume mais alto ou algum outro fato que não esteja relacionado a esta mudança.

    A unica coisa que posso afirmar com certeza é que as cordas ficam menos tensas e por isso a guitarra fica mais mole de tocar, fica um pouco mais fácil fazer bends, vibratos e afins, mas como o Suicide Messiah disse, isso causa desgaste na ponte e não acho que seja algo que dê diferença o suficiente pra valer a pena.

    Quando falei do Dickey Betts, foi porque ele quem começou com essa história, mas aí vai minha pergunta o sustain é da mudança no encordoamento ou por causa de um monte de Marshalls de 100W no talo? Pq com o equipamento dele, até um berinbau teria um sustain infinito.

    Então da próxima vez que você chegar chapado da balada, aqui, não me venha falar merda pra cima de mim também não.

    JC_Junior
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    calma ae galera!!!

    não precisa brigar!!! euheueh


    essa de diminuir a tensão eu não sabia...

    muito obrigado quem ajudou aqui no tópico...

    quem puder ajudar mais ainda, agradeço!!!

    o/

    PEMAMETAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nichendrix

    Não diminui a tensão pra tocar cara, isso é fisica! simplesmente pelo fato de que o comprimento da corda e a frequencia dela (A por exemplo) continuam os mesmos.
    A corda vibra entre o carrinho e nut e não entre o tail piece e nut. Sendo assim não muda em nada. A unica coisa que muda passando a corda desse jeito é o angulo que a corda chega no carrinho. A dobra na corda é menor e isso faz com que ela arrebente menos entre o tail piece e o carrinho ( o que acontecia muito comigo), mas poderia-se obter o mesmo efeito levantando o o tail piece pra corda ficar mais reta e passando a corda normalmente.

    Alem disso o amplificador não influencia em nada na tensão tb. Não faz sentido algum. É a mesma coisa que dizer que usar um cabo X aumenta a tensão na corda, não tem nada a ver uma coisa com outra

    BaNdAiD
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: BaNdAiD
    · votar


    Uma coisa que eu vejo é que muda a angulação da corda do stopbar para o tailpiece. Não sei se ai tem muito problema, mas se essa angulação no headstock for baixa (- de 15 graus) é trastejamento na certa!!

    PEMAMETAL
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: PEMAMETAL
    · votar


    nichendrix

    edit

    O unico lugar que a corda fica menos tensa é entre o *tail piece e o carrinho, pois ali o comprimento aumentou, mas como voce não toca naquela região e sim entre o carrinho e nut, não muda em nada a tensão, não sei se deu pra entender. Mas isso é fisica cara.

    Tinha pensado uma cxoisa e escvrevi outra

    PEMAMETAL
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    http://www.defi.isep.ipp.pt/~ndg/site/normas/3010_v3.pdf

    Aqui achei o que queria.
    A equação da frequencia numa corda é f = n/ 2L * Raiz ( T/U)

    Onde :
    f - frequencia
    n - numero do harmonico
    l - comprimento de vibração
    T - tensão
    u - densidade linear

    MatheusFarage
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    O unico lugar que a corda fica menos tensa é entre a ponte e o carrinho, pois ali o comprimento aumentou, mas como voce não toca naquela região e sim entre o carrinho e nut, não muda em nada a tensão, não sei se deu pra entender. Mas isso é fisica cara.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    PEMAMETAL

    Eu não disse que o amplificador aumenta a corda, mas com certeza a distoção aumenta o a compressão, o numero de harmonicos e consequentemente o sustain.

    Essa sua idéia de que o fato de diminuir a tenção na tailpiece não influência na tensão geral da corda exercida no braço, também é equivocada, obvio não influencia a ponto de as cordas ficarem frouxas, mas se o angulo formado na tailpiece é menor, consequentemente a força exercida pra esticar a corda também é menor, isso sim é fisica, já que a angulação da corda na ponte muda a distribuição da carga nos vetores pré e pós carrinho. Consequentemente a corda fica com uma tensão levemente menor, e isso pode ser uma explicação para o tal aumento de sustain, já que uma vez que a tensão é levemente menor, a corda vibra mais livremente, podendo provocar um aumento na sustentação das notas.


    O que eu disse é que apesar de a fisica dizer que isso pode acontecer, eu nunca notei isso de forma decisiva nas minhas guitarras, logo não posso dizer que o sustain melhorou por causa disso, tanto que depois de um tempo voltei a botar normalmente, e não notei diferença fora a tensão das cordas ficarem levemente menores.

    E se sobe a tailpiece de uma Les Paul ou SG, justamente pra diminuir o angulo da corda entre ela e a ponte para que assim a tensão fique levemente menor e as cordas fiquem mais "moles e macias" de se tocar, mas essa diferença de tensão não é tão grande e absurda a ponto de justificar só enrolar dessa maneira, e é muito melhor percebida se você toca com cordas grossas (eu uso 011 e 012), com corda 009 e 010 é bem sutil o efeito.

    Henrique S.
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    sei la se da diferença de sustain, mas eu uso assim...

    PEMAMETAL
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: PEMAMETAL
    · votar


    nichendrix

    Bom cara, seu post tem uma série de equivocos, mas eu não vou ficar discutindo coisinha por coisinha, por que não vai levar a lugar nenhum.
    A minha discussão não é sobre o sustain, o sustain de fato é alterado pela angulação das cordas, tanto é que uma das coisas que faz a Les Paul ter bastante sustain é a inclinação do headstock em 15º.

    A minha discussão é sobre a mudança na tensão das cordas. E pra isso eu te garanto que a inclinação das cordas no tail piece não muda em nada, não importa o que acontece depois do carrinho da ponte e do nut, por que a corda vai estar apoiada sobre os mesmos pontos ou seja, os parametros não mudam. O comprimento de vibração continua o mesmo, a frequencia da corda a mesma ( desde que a afinação da corda continue a mesma), o numero do harmonico continua o mesmo e adensidade linear da corda tb.

    A unica possibilidade de voce ter sentido diferença na tensão, é se voce trocou de marca de encordamento, e ai talvez ela tenha densidade um pouco menor, ou mudou a afinação da guitarra, pois aí voce estaria mexendo diretamente na tensão. Senão, foi puramente efeito placebo.

    Mas eu não vou mais discutir não, esse foi meu ultimo post sobre o assunto

    gucrispim
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Ptz... o domingo foi triste pra algumas pessoas que foram mal comidas na noite! uaheuaheuaheuahe
    Bom... soh me resta a desejar bom início de semana ;-)

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    PEMAMETAL

    Cara, tu está ignorando alguns fatores, se tudo fosse do jeito que você diz, corda não quebraria quando você aplica uma força acima do normal no nut ou tailpiece delas, também não se precisaria de micro-afinação, também não haveria diferença de tensão na mesma corda quando ela é afinada do mesmo modo em escalas de tamanho diferentes.

    Como você tem uma Les Paul, pode testar isso facilmente, pegue o parafuso do tailpiece e folgue ele um pouco com a guitarra afinada, você vai ver que a tensão nas cordas diminui o suficiente pra desafinar a guitarra. O mesmo princípio é aplicado ao botar as cordas por cima da tailpiece, pois assim o angulo formado entre a ponte e o tailpiece é menor, portanto a força exercida sobre as mesmas pra gerar a tenção necessária para afinar a corda corretamente também é menor, consequentemente isso pode ser sentido ao tocar a guitarra.

    Se somente a tensão entre os apoios fosse relevante isso não aconteceria. O angulo e a tensão antes dos apoios são os pontos de origem da força exercida na corda para que elas afinem, assim se você meche neles a tensão aumenta na corda aumenta e diminui junto, precisando de mais ou menos força para manter a afinação.

    A opção de alguns por botar as cordas por cima do tailpiece e não folgar os parafusos da do mesmo, é que ao folgar os parafusos, você tem menos àrea de transmissão da vibração das cordas no corpo.

    Agora eu já testei tudo isso, fora essas diferenças sutis de tensão, nunca notei diferença significativa no sustain por isos acho que é mais coisa de gosto do que de uma alteração drástica sustain propriamente dito.

    Agora tá bom de alguém chamar ou Bertola ou o Seiji, pra ver o que eles falam disso.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    gucrispim
    Foi ainda pior pra quem se dá ao trabalho de fazer um comentário desses... hehehehehehehehehhehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cordas no tailpiece de les paul