Troca de Trastes em Gibson Les Paul - fotos!

Autor Mensagem
PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


Sim coloquei o jumbo, é uma marca lá que o Luthier aconselhou por ser mais duro que o Dunlop e gastar menos, mas o tamanho dele é equivalente ao 6100.

Cara eu não me arrependo, ficou bem melhor com certeza, agora se vai desvalorizar ou não isso eu não sei.

rogerio_prazeres
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

Se foi o Celso ele deve ter usado trates da Stew Mac pois já li ele comentando num fórum que usa eles.

Já ouvi alguns Luthiers que tem usado e gostado mais do que os dunlop.

;)

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


rogerio_prazeres

Isso!!!!!!!!!! Stew Mac! Esse mesmo, sim foi o Celso Freire.

Obrigado pela informação

rogerio_prazeres
Veterano
# abr/09
· votar


zekabalawt

Só fique esperto com uma coisa.
Note que mesmo que os trastes tenham ficado por cima desse acabamento de plático da escala (bind) os trastes foram colocados por cima dele ficando com um acabamento muito bom.

Pra fazer isso tem que cortar os trastes um por um do tamanho certo e cortar a base deles, dá um certo trabalho.

Uma coisa que desvalorizaria a guitarra com certeza seria se o cara abrir o rasgo no bind e colocar os trastes aparecendo. Não é difícil uma Luthier de boca de porco fazer isso não pois fica bem mais fácil o trampo.

Abraço!

.DuFF.
Veterano
# abr/09
· votar


Em breve vou trocar os trastes da minha explorer tbm...

PQP parece que a Gibson num ta dando uma dentro em questão de traste rrsrsrs

Só nesse topico ja vi 2 donos de Gibsons novas com problemas nos trastes... os da minha Explorer estão desnivelados e a guita trasteja bastante se abaixar mto as cordas...

Onde fica o atelier desse Celso ai???

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL
zekabalawt

Engraçado como guitarra é um bixo estranhos, vcs reclamam dos trastes vintage que vem nas Gibson, eu já acho os trastes uma maravilha, tudo o que vcs estão reclamando no comparativo Epiphone x Gibson desses uktimos posts de vcs, eu sinto exatamente o o oposto nas minhas, mas sei lá, acho que é coisa mais de gosto mesmo, tanto que uma das minhas Stratos, uma japonesa da decada de 80, eu praticamente nem toco mais, porque os trastes estavam gastos e na troca botaram os jumbo, e eu acho que em geral faz é atrapalhar a tocabilidade mais do que ajudar. Prefiro a outra strato que ainda está com os trastes menores e quadradinhos tb.

.DuFF.
Veterano
# abr/09 · Editado por: .DuFF.
· votar


A proposito, bela guitarra veio!

=)

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


.DuFF.
PQP parece que a Gibson num ta dando uma dentro em questão de traste rrsrsrs


Cara, acho complicado isso, na verdade eu acredito que sejam casos isolados, tenho uma Gibson e ao longos dos ultimos 15 anos tive outras 3, e o controle de qualidade delas é muito foda, agora pelo relato dos 2, é mais uma coisa do cara escolher a guitarra certa pro estilo errado. Toda Gibson sai de fábrica com traster vintage médium ou quando muito com os Vintage Medium-Jumbo, as Fender American Vintage tb, esses trastes são esses quadradinhos, eles são pequenos justamente porque em geral é uma preferência de quem procura o timbre clássico de Les Paul, uma guitarra que dá pra correr pela escala entre base e solo sem muita dificuldade com os trastes, afinação e afins, tanto que as LP Custom, eram chamadas de fretless wonders...

Agora se o cara quer fritar, tocar rápido e tudo mais, Les Paul não é uma opção tão interessante não, porque elas tem o braço largo, mesmo o 1960 slim taper é bem grosso se comparado com o braço das guitarras otimizadas pra tocar rápido, e é uma modificação comum nas LP, pra quem quer trocar rápido, trocar os trastes.

Muitas vezes como o Zakk Wylde e muitos outros, trocar o braço inteiro por um mais otimizado pra esse tipo de necessidade, especialmente por braços de raio composto e mais fino, nas Zakk Wylde mesmo, o braço é feito de maple e não de mogno como nas outras Gibsons e com um profile mais otimizado pra tocar na velocidade que ele toca.

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


rogerio_prazeres
Cara, na boa, não entendi afinal o que voce quis dizer com esse post.... vc gostou? não gostou? Ficou muito confuso o que voce disse

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Independente do estilo, acho que esse traste meio quadradão não é muito legal não. Ele trasteja mais facil, o jumbo permite uma agilidade maior, sem alterar o timbre, carALHO MANO, ACABEI DE VOLTAR DE UMA BALADA, TO MUITO CHAPAPDO, DESCULPE SE ESTIVER ESCREVENDO COISAS SEM SENTIDO, MAS A GUITARRA ficou do caralho com os novos trastes, só tocando pra peceber. Quem quiser, vem aqui em casa, to constrindo um estudio. Porra de caps lock acionou sozinho! Abraços a todos, rocck n roll!!!!!! Isso que importa

Noassa mano, vou dormir pra passar menos vergonha hahahahahaha

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

Eu não gosto e nem desgosto, a guitarra é sua e se ficou bom ou não é uma coisa que você tem que tem que responder.

Eu só disse que se for pra tocar realmente rápido, a Les Paul não é a guitarra mais indicada, já que tem o braço bem grosso, por isso mudar os trastes ou até mesmo o braço inteiro (como fizeram Jimi Page e Zakk Wylde) para melhorar a tocabilidade dela em alta velocidade, é uma modificação comum nessa guitarras.

No fim ainda falei que eu não gosto de tocar com trastes jumbo, que na Gibson que ainda tenho e nas que tive no passado nunca houve trastejamento ou denivelamento de trastes. E uma das coisas que eu acho mais legal de tocar com as Gibson (ou as Fender American Vintage), são os trastes menores. O que é meu gosto, e não necessariamente o seu.

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

O trastes que veio na minha eram medium jumbo. Mas meu problema não era com o tamanho dos trastes, era com o fato dele ser quadrado, era muito ruim cara. Pra fazer isso mesmo que voce falou, correr com os dedos no braço, por que os dedos enroscavam na quina dele e machucava. Com o traste redondo mesmo sendo maior ( jumbo) fica mais gostoso de tocar e escorregar a mão no braço, não enrosca mais meu dedo na quina.

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


acabava trastejando com ação mais baixa e fazer slides rápidos tipo zakk wylde era muito ruim,

Mas meu problema não era com o tamanho dos trastes, era com o fato dele ser quadrado, era muito ruim cara. Pra fazer isso mesmo que voce falou, correr com os dedos no braço, por que os dedos enroscavam na quina dele e machucava.

PEMAMETAL
Tá vendo. Fica comprando essas Gibson Les Paul, isso é que dá... Acaba tendo que trocar a porra toda... :-P
Abs

rcagliari
Veterano
# abr/09
· votar


rogerio_prazeres

O problema é que quem coleciona guitarras ou se dispõe a pagar uma fortuna por uma relíquia, compra a guitarra exatamente pra servir mais como obra de parte do que um instrumento propriamente dito. E não é pouca gente que faz isso, não. Eu também acho que tem mais é que tocar, curtir, não gosto desse negócio de ficar intocado num canto pra não gastar e perder valor. Colecionador vira escravo do instrumento, e isso pra mim é bobagem. Mas que existe esse tipo de pessoa, existe, e não é pouca gente, não.

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


rcagliari

Falou e disse!! Guitarra é pra tocar! Mas que as Les Paul são obras de arte isso ninguem pode negar!

Ren44
Veterano
# abr/09 · Editado por: Ren44
· votar


Onde vc comprou o porta palhetas da guita?

MauricioBahia
Moderador
# abr/09
· votar


dá pra vc me dizer qual é este traste
Ren44

Sim coloquei o jumbo,
isso!!!!!!!!!! Stew Mac! Esse mesmo

Tá escrito nesta página!

Abs

zekabalawt
Veterano
# abr/09
· votar


O problema que me incomoda tb não é o tamanho do traste e sim o fato de ele estar achatado/quadrado com a quina muito afiada. Acontece exatamente o que o PEMAMETAL disse.<br>
Ppr exemplo:<br>
Voce quer fazer um slide correndo o dedo da 5 casa até a 9 e o dedo traca na 7.

macaco veio
Veterano
# abr/09
· votar


deixo aqui o meu relato. tenho uma guibson SG ano 75, uns 8 meses antes (em 74) eu havia ganhado um SG gianinni, uma copia apenas parecida com a da guibson, foi das primeiras SG que a giannini lancou. Eu tocava mais ou menos o mesmo tanto em uma e outra. resultado. uns 6 anos depois os ferrinhos dos trastes da giannini estavam desgastados, abaulados que como tivessem limados em algumas partes por onde as cordas passavam parecendo violao velho, (alem do braco empenadado e outros desgates) e vendi ela barato. A gibson tenho ate hoje e os ferrinhos ainda estao perfeitos sem praticamente nenhum desgaste. bom, a ultima vez que toquei nela foi em 2002. Nao sei se era minha maneira de tocar (eu usava bend demais regacando as guita), outras guitas que tive tudo ralava os trastes rapidinho. a titulo de curiosidade. a giannini custou 3200 dinheiros (acho que cruzeiros na epoca) na loja e a guibson 15000 dinheiros de um cara que trouxe do USA pra ele e usou muito pouco (e foi dificil conseguir devido a rigida lei de importacao da ditadura da epoca), foi um ano de baile so pra pagar a guita.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL
zekabalawt

É isso que eu acho muito estranho, já que eu acho bem mais fácil fazer isso nos trastes menores e quadradinhos do que nos enormes e arredondados, esse é um dos motivos de eu ter gostado tanto das Gibsons os trastes usados nelas, tanto, que eu terminei foi botando esses mesmos trastes nas minhas outras guitarras quando tive que trocar os trastes gastos.

A unica coisa que eu consigo pensar que pode causar esse desconforto é tocar botando muita força nos dedos, mas não acho que seja o caso de vocês, mas enfim guitarra é coida de gosto, que é que nem c*, cada um tem o seu. Eu gosto dos trastes vintage (quadradinhos), você gosta dos mais modernos.

Ren44
Veterano
# abr/09
· votar


plz cara responde a minha pergunta!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/09
· votar


Curly
Eu fiz parte dessa comunidade no Orkut ("Luthier Brasil"), mas saí de lá.
Fazer retrastejamento em Les Paul com braço com "binding" é chato pra caramba!! Trabalho difícil.
Abçs

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


Ren44

Comprei no mercado livre 10 palhetas + um porta palhetas + o frete saia mais barato do que comprar na loja, e nem precisei sair de casa. O nome do cara era Aquiles JR, ele ainda deve vender esse kit

Ren44
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

vlw(pela sua informação,ele não vende mais esse kit <3)

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


Ren44

O maluco! Lógico que vende. Não to fazendo propaganda, só mostrando onde comprei o porta palhetas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91237431-kit-10-palhetas-guitar ra-dunlop-fender-ibanez-jazz-a-escolha-_JM

CBX250
Veterano
# abr/09
· votar


Parabéns pela coragem. Eu acho um saco esse pessoal que compra uma coisa de marca e fica cheio de frescuras pra não mudar nada pra não perder a originalidade.

Guitarra é pra tocar, se é pra guardar compra um quadro ué!!


Penso da mesma forma. Se tava te incomodando, vc fez certo.

Ah, parabéns pela LP, muito linda ela.

soneca_barretos
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL
Veterano

Trastes enormes RULES!!!!!!
ficou demais véio!!!!
Abraço...

.DuFF.
Veterano
# abr/09 · Editado por: .DuFF.
· votar


nichendrix
Cara, acho complicado isso, na verdade eu acredito que sejam casos isolados, tenho uma Gibson e ao longos dos ultimos 15 anos tive outras 3, e o controle de qualidade delas é muito foda, agora pelo relato dos 2, é mais uma coisa do cara escolher a guitarra certa pro estilo errado. Toda Gibson sai de fábrica com traster vintage médium ou quando muito com os Vintage Medium-Jumbo, as Fender American Vintage tb, esses trastes são esses quadradinhos, eles são pequenos justamente porque em geral é uma preferência de quem procura o timbre clássico de Les Paul, uma guitarra que dá pra correr pela escala entre base e solo sem muita dificuldade com os trastes, afinação e afins, tanto que as LP Custom, eram chamadas de fretless wonders...

Agora se o cara quer fritar, tocar rápido e tudo mais, Les Paul não é uma opção tão interessante não, porque elas tem o braço largo, mesmo o 1960 slim taper é bem grosso se comparado com o braço das guitarras otimizadas pra tocar rápido, e é uma modificação comum nas LP, pra quem quer trocar rápido, trocar os trastes.

Muitas vezes como o Zakk Wylde e muitos outros, trocar o braço inteiro por um mais otimizado pra esse tipo de necessidade, especialmente por braços de raio composto e mais fino, nas Zakk Wylde mesmo, o braço é feito de maple e não de mogno como nas outras Gibsons e com um profile mais otimizado pra tocar na velocidade que ele toca.




Então pode me chamar de azarado pq, agora que passou a empolgação inicial de ter uma Gibson, notei umas falhas ridiculas, daquelas que nem a Golden em sua pior epoca cometia em suas guitarras...

1- Trastes. PÉSSIMOS! PQP como pode? os trastes estão todos desregulados, mal colocados mesmo sabe? se abaixar as cordas demais trasteja... são um pouco asperos tbm, difucultando os bends. O problema num é nem o tamanho. Vou trocar por jumbo.

2- Escala. Apesar de ser bonita, em ebano e tal eu achei meio mal colocada. A escala parece ser "maior" que o braço sabe? então ela fica meio que "sobrando" pros lados, coisa pouca, num da nem meio milimetro rs, mas me incomoda. Isso seria mais dificil de arrumar, teria que dar uma lixada pra igualar a escala com o braço e depois re-fazer a pintura do braço. Outra coisa chata é que ela veio meio suja de cola e tal.

3- Pintura. A guita é bonita, mas se olhar de perto, ali perto do captador do braço, na parte que junta o corpo e a escala, a pintura é meio enrugada, num é lisinho sabe???

4- Nut. Péssimo tbm... feito de plastico. Vou trocar por um de osso ou grafite. Ou então aquele Earvana que a ESP usa que da uma ajuda na entonação.

5- Após verificar tudo isso fiquei imaginando se essa porra num seria uma imitação e que eu tenha comprado gato por lebre, mas desencanei. Ela vem com TODA a papelada de uma Gibson autentica, o serial dela confere, e da pra ver pelo logo no headstock feito de madreperola e tal que num é falsificação. Tbm vi em alguns forums caras com problemas parecidos com guitarras do mesmo modelo que a minha (Explorer '84 Reissue).

Enfim, uma bela mancada da Gibson com os orfãos da ESP MX-250. Os filhos da puta processam a ESP e a impedem de continuar a fabricar a explorer mais foda que ja existiu e quando finalmente fazem uma guitarra com as mesmas especificações, dão uma bola fora dessas...

Bom mas mesmo assim a guitarra tem um timbre FODA, e uma puta pegada...

Vou G.A.S.tar mais uma grana arrumando ela (apesar de achar um absurdo fazer isso depois de pagar mais de 5 mil na guitarra) e vai ficar perfeita! ^^

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


.DuFF.
Então pode me chamar de azarado pq, agora que passou a empolgação inicial de ter uma Gibson, notei umas falhas ridiculas, daquelas que nem a Golden em sua pior epoca cometia em suas guitarras...

Bixo, isso tudo é realmente muito estranho, porque mesmo a SG Special que vinha só com 1 captador, e era o modelo mais barato da Gibson uns 10 anos atrás não tinha esses porblemas, pelo contrário, eu fiquei besta quando comprei uma e vi que a qualidade, mesmo nos modelos mais baratos não deixava a desejar, e eu já tinha uma ES-135 e uma SG '61 Reissue, comprei essa SG Special só por pena de trocar os caps da reissue por uns de alto ganho.

Eu também consigo ver como dar esses vacilos, já que hoje me dia as Gibson tem o nivelamento e polimento dos trastes feitos por computador, aliás isso é a até propaganda deles, que eles foram os primeiros a usar esse tipo de tecnologia. Enfim, pela minha experiência com guitarras Gibson que é bem vasta, já que sou fã da marca e já toquei em instrumentos tanto atuais quanto vintage, a situação é tão inimaginável quanto surreal, já que uma das coisas que eu mais acho massa na Gibson em relação as Fender, é que eu nunca vi uma Gibson vir com falhas de acabamento e tocabilidade de fábrica, coisa que eu já vi em muita Fender Americana.

ENtão, não sei nem o que te falar, só lamentar por isso ter acontecido com a sua guitarra.

.DuFF.
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Pois é o foda é que eu não fui o unico...

Varios donos de explorers '84 tiveram os mesmos problemas que eu...

Pelo que eu li, parece que eles "apressaram" a produção dessas guitarras pra elas estarem nas lojas a tempo de semana 47 de 2007.

Mas como eu disse, ainda assim é uma puta guitarra. Com as modificações que eu vou fazer nela vai ficar perfeita. Só acho que ela ja deveria ter vindo perfeita de fabrica...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Troca de Trastes em Gibson Les Paul - fotos!