Dificuldade para tocar guitarra

Autor Mensagem
W.binoto
Veterano
# abr/09 · Editado por: W.binoto


Pessoal, comecei a tocar guitarra no meio do ano passado. Tive várias aulas com um professor daqui de Porto Alegre. Ele vinha na minha casa e me ensinava direitinho e até que tocava bem, ele me ensinou apenas os acordes de uma música fora como pegar o violão, como palhetar etc e tal. Me ensinou os quatro tempos e a música O Sol do Jota Quest. Sempre depois que ele ia embora continuava praticando mas nunca tocava igual quando ele estava aqui. Acontece que eu tenho uma força de vontade tremenda mas nunca consigo tocar nada. A única coisa que sei é tocar Come As You Are, do Nirvana. Minha banda favorita é Kiss e sempre quis tocar uma música deles, mas sem chances. Gostaria da ajuda de vocês, já li tudo o que podia ler em questão de "aprenda a tocar guitarra". Eu não posso voltar as aulas com ele agora por falta de tempo. Estudo pela manhã, de tarde tenho curso no Senai, todos os dias. Estava afim de entrar para o coral da igreja, faço catequese e tal (tenho 15 anos) mas tinha que saber alguns acordes e mais algumas músicas. Acontece que não consigo, as vezes chego a me extressar, rezar mas não consigo. A música O Sol eu toco em quatro tempos como o professor me falou ano passado, mas tem que dar uma palhetada pra cima no meio dos quatro tempos, mas não consigo fazer isso, então a música fica só pra baixo, quatro vezes em cada acorde, não fica tão legal. Por favor, me ajudem de qualquer forma. Não é nada urgente mas gostaria de aprender. Tablaturas eu nunca consegui ler, fora a do meu amigo que fez pra mim, da Come As You Are, mas ele me ensinou detalhadamente, até que consegui tocar. Mas cifras e tablaturas já li muitas vezes e nunca consegui tocar direito. Queria aprender a tocar somente o solo principal da música Detroit Rock City do Kiss, pra mostrar pra minha mãe. Mas quando vou ler a tablatura, não consigo realizar nada daquilo. Meus equipamentos são uma guitarra Tagima Memphis MG 32, um violão Memphis AC 39 e um amplificador Marshall. Por favor não pensem que sou aqueles usuários que criam um perfil, criam um tópico e nunca mais acessam, muito pelo contrário. Tenho contas em poucos fóruns pois assim eu consigo me dedicar à todos de forma acídua. Muito obrigado, um forte abraço e fiquem com Deus.

luckseven
Veterano
# abr/09
· votar


Continue até conseguir...

Isso é normal. Pegue uma música e toque ela inteira, comece com violão para ter uma ideia melhor de ritmo e tal.
Não desista de tocar, comecei com 15 anos e aprendi bastante coisa.
Mas isso é normal, não é dificuldade.

offline
Veterano
# abr/09
· votar


Cara continue insistindo...
Eu pegue pratica de violao em estrado de cama. Peguei esse pedaço de pau, desenhei 6 linhas horizontais e os "trastes" na vertical e ficou parecido com um braço de violao lol. Pegava coletania cifrada da maranata e ficava simulando que estava tocando. Isso tudo pq minha madrasta (vaca) tinha um geaninni la paradao, mais nunca me deixou tocar, pq era muleque ainda, entao vivia dizendo q eu podia acabar quebrando o violao dela.

Bem feito pq depois q aprendi (claro nao e mesma coisa que tocar proprio violao mais ja da pra ter uma certa pratica) sai da casa dela... so q voltei a morar com ela, e .... adivinha. A igreja dela precisava de guitarrista entao... aki pra ela _)_

Entao mano resumindo...

Se ta axando q nao evolui, continue insistindo no q vc sabe.. como ja disseram em outro topico, grave a musica do jeito q vc sabe tocar. Continue praticando e depois de um mes por ai, grave de novo e compare sua evoluçao. Mesmo q seja minima, tenha força de vontade, q com certeza vai conseguir aprender.

Flw =D

KAEL METAL
Veterano
# abr/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Paciência, dedicação, não esquentar a cabeça, tente se divertir e não leve como uma obrigação, quando menos esperar estará tocando KISS cover !

Guardião Washburn
Veterano
# abr/09
· votar


cara se for pra ficar stressando muda de instrumento ou desiste duma vez e tentra outra arte.
mas se vc diverti mesmo sem conseguir tocar direito ta no caminho certo!

Luiz Almeida
Veterano
# abr/09
· votar


W.binoto

Acho que você caiu no golpe do professor barato.
Procure estudar "teoria", é chato, mas é fundamental. Estude formação de acordes, campo harmônico, e etc.
Sozinho é difícil de estudar, faça algumas buscas nos tópicos existentes e em outros sites, se houver dúvidas é só postar.
Boa sorte e fique com Deus.

jonas.hetfield
Veterano
# abr/09
· votar


cara não desanima..é super normal...

procure material de estudo aqui no forum..tem aos montes..
e dê maior atenção para escalas, quanto melhores forem suas bases,melhor musico voce será

o importante eh dar um passo de cada vez cara...a medida que voce estudar e treinar voce percebera a diferença..

a maioria dos musicos ja passaram por isso..
entao finalizando..treine muito...grave e veja sua evolução..

eu estudava dessa forma:

pegava bastante teoria na internet,lia bastante e treinava escalas..e enqto isso eu escolhi uma musica "complicadinha" pra mim tirar..eu tocava a 2 meses..a musica foi dont cry dos guns..eh simples a musica...treinando essa musica comecei a dar bens e vibratos...pois o solo usa essas tecnicas..no começo era dificil..mas depois de um mês..quando fui perceber ja tinha tirado ela toda..

o importante eh dedicação e paciencia!
esqueça essa de ter ou nao ter talento...pois a gente nasce sem saber falar nem andar ;D

W.binoto
Veterano
# abr/09
· votar


Valeu pessoal, muito obrigado pelas respostas de vocês. Estou mais entusiasmado e com certeza vou praticar com vontade no violão mais do que pratico. Me ajudem a escolher uma música boa e bem legal para eu aprender, por favor. Qualquer banda, de preferência no gênero Rock e Rock And Roll. Muito obrigado mesmo, vou pegar essa música que me indicarem e vou tocar só ela, se Deus quiser vou conseguir. Um abraço.

adriano_exia
Veterano
# abr/09
· votar


cara... vou te falar minha experiencia... eu comecei tirando bases do iron maiden no violão... depois fui pegando aula, ralando, estudando, chorando e ta indo hehe ja se passaram uns 8 anos já...

mas sei lá... eu tb recomendo Roxette (não me xinguem por favor)... são bases pop mas legais pra aprender... ou mesmo bandas tipo barão vermelho ou coisas do frejat... da pra aprender coisas bem legais tb

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# abr/09
· votar


cara... vá com calma nos estudos, o importante é não deixar a preguiça e o desanimo tomar conta. Cada um tem seu tempo de evolução e isso não significa que voc~e um dia não vá tocar bem.
Digo para ir com calma pq se vc ir pulando etapas vc vai ficar com um técnica horrivel e aí vc pode n tocar bem.
Pegue músicas fáceis, veja videos de guitarristas tocando e tente imitar certas frases, aprenda tablatura direito, mas tb tire as coisas de ouvido.
Se voc~e quer fazer solos comece treinando escalas, não pq as escalas são milagrosas, mas para sentir a sonoridade do que toca e pegar técnica, pegue um shape e comece a treinar padrões de 3, 4, 5 ,6 tempos (na busca tem sobre isso), tire a escala pentatonica. ams tudo isso sem abusar da velocidade prestando atenção na postura e no que voc~e consegue entender do que está tocando.

Konrad
Veterano
# abr/09
· votar


Toco há uns oito anos, acho. E estou num estado de desánimo extremo. Mas sei que uma fase, vai passar. Acho que ´eo mesmo com você. Essas fases são cíclicas, o importante é dar continuidade. Não desiste não pois é um hobby que vai ajudar muito. Além disso, música é repetição!
Repetitio mater studiorum est. (já que vai entrar para o coral aprende um pouco de latim também, heheheheh)
Sim, eu escrevi em latim no FCC.

Não desista.

Abç

Konrad
Veterano
# abr/09
· votar


barão vermelho ou coisas do frejat... da pra aprender coisas bem legais tb

Com certeza... Muito bem lembrado.

Abç

toty
Veterano
# abr/09
· votar


W.binoto
Acontece que eu tenho uma força de vontade tremenda mas nunca consigo tocar nada

se vc tem força de vontande, já é meio caminho andado...continue praticando, cada um tem seu tempo...

Lembre-se muitas pessoas vão chegar até vc e dizer:
_ Eu toco a 4 meses, e já sei um monte de musica e blablabla.
não se assuste, na maiorias das vezes é mentira...

W.binoto
Veterano
# abr/09
· votar


Valeu de novo pessoal. Vou pesquisar algo do Barão Vermelho para tocar. Vou pegar uma música só e tocar. O que não sei é ler tablaturas. Várias músicas são em tablaturas e não consigo ler. Quando são simples, por exemplo, só as casas eu sei, mas tem umas que tem meia casa (5/6) e o espaço entre os números é maior, daí eu não sei. Quando diz o número em cima da corda é quantas vezes tenho de tocar ou qual a casa é? E quando o espaço entre um número e outro for maior, o que devo fazer? Valeu.

wppereira
Veterano
# abr/09 · Editado por: wppereira
· votar


W.binoto
Cara, o número na tablatura é a casa que deve ser pressionada...e 5/6 é um slide da casa 5 à 6, isto é, vc tem que deslizar o dedo da casa 5 para a 6...entendeu? É bem fácil, com o tempo vc pega as manhas de cada tablatura...

W.binoto
Veterano
# abr/09
· votar


Valeu wppereira intendi isso sim. Vou tentar tocar alguma do Barão Vermelho. Valeu.

Konrad
Veterano
# abr/09 · Editado por: Konrad
· votar


W.binoto

Cara, você está lendo o tipo errado de tablatura. Esse que você cita, é um tipo tosco e impreciso de transcrição que só vai te atrapalhar. Tente achar arquivos em GP, usando um programa chamado Guitar Pro, o Tuxguitar (tem no baixaki, e é gratuito). Ele é bem mais detalhado, e embora algumas tbs tenham erros ele vai ser bem mais útil do que essas "tablaturas"

Abç

W.binoto
Veterano
# abr/09
· votar


Eu tenho o Guitar Pro 5, pode ser esse? E pessoal, vou tocar a música Será do Legião Urbana tudo bem? Peguei ela, vou baixar o arquivo do Guitar Pro e abrir com ele. Daí o que não conseguir vou escrever aqui para vocês, tudo bem? Obrigado.

Lex Vox
Veterano
# abr/09
· votar


cara, perseverança. tenho 30 anos e comecei a tocar guitarra agora. Tô apanhando pacas, fora os vícios que eu tinha de tocar baixo.
Mas tô começando a sentir melhora, algumas coisas estão ficando fáceis, poxa, já estou fazendo exercícios de cromatismo e escalas a 120bpm, tocando 2 notas por tempo. Ainda é pouco, mas pra mim é uma vitória!
Estou tocando alguns sons também e eles estão saindo legal. Não tem jeito bicho, é uma horinha todo dia e bora nóis!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/09 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
· votar


s o Guitar pro eh um otimo programa de tabs soh q n fique mto dependende dele, tente tocar tambem Rock and Roll All Nite do Kiss, ela n eh mto facil soh q tamben n eh dificil mto e como sendo da banda q tu gosta talvez vc queira tocar bem + pegue no violao e treine bastante dps pegue a guitarra e veja se saiu um som bem legal, eh assim q vai aprendendo, eu por exemplo sei um pokin (confesso n sei mtooo mtooo mais sei um pokin) de guitarra e nunca tive nenhuma aula de violao ou guitarra, uma boa opção eh vc fazer uma agenda de horarios de treinos


"Estou viciado nisso" Saul Hudson (Slash)

toty
Veterano
# abr/09 · Editado por: toty
· votar


W.binoto
outra dica, clica em cima do nick do user que vc quer responder, tipo assim:

toty
toty
toty
toty
toty
toty

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/09
· votar


e olha q eu soh tenho 11 anos e ja aprendi bastante sohzinhu, vc vai se dar bem

Jim Marshall
Veterano
# abr/09 · Editado por: Jim Marshall
· votar


edited

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/09
· votar


toty
Tambem n sabia disso,^^ brigado pela info toty

Ricardo Aguillar
Veterano
# abr/09
· votar


Eu tenho o Guitar Pro 5, pode ser esse?
Claro, perfeito. Ótima escolha para começar.
Não desista, treine no mínimo 30 minutos por dia e estude bastante. Eu frequento muito o fórum aqui do CifraClub, me ajudou e me ajuda muito, embora eu raramente escrevo por aqui.

W.binoto
Veterano
# abr/09 · Editado por: W.binoto
· votar


Já sei toty, mas valeu por me lembrar. É a ferramenta Quote, mas não uso muito ela por enviar mensagens à todos. Mas então, obrigado pessoal, peguei a tablatura da música Será e Rock And Roll All Nite. Eu abri com o Guitar TuxGuitar pois falaram que é mais simples, pois bem, tantas opçõs. O que vale são as linhas de baixo com os números? Valeu.

EDIT: Pessoal, na tablatura eu devo tocar somente aquelas cordas ou todas? Exemplo: Mesmo marcando a casa que o número indica, devo tocar apenas naquela corda ou em todas as cordas? E também, quando tem em várias cordas no mesmo tempo casas diferentes e casas iguais, eu devo marcar todas as casas e tocar todas as cordas ou só as que marquei? Valeu.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/09
· votar


W.binoto
Guitar TuxGuitar nunca vi tenta tirar a foto do programa aberto com a do Rock and Roll All Nite ou outra tab soh pra ver qq ta

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/09
· votar


W.binoto
Ou cara vo da uma treinada aq na casa dum amigo flws

W.binoto
Veterano
# abr/09
· votar


Está aqui cara. Hospedei a imagem no ImageShack, dê uma olhada. Não intendi muito bem, mas selecionei Paul, onde seria a guitarra rítimica. Estou com as dúvidas do post acima ainda.

Imagem: http://img10.imageshack.us/img10/7323/guitarf.png

Um abraço.

toty
Veterano
# abr/09
· votar


Não! a ferramenta Quote ou citar, serve pra isso:

Já sei toty, mas valeu por me lembrar. É a ferramenta Quote
Já sei toty, mas valeu por me lembrar. É a ferramenta Quote
Já sei toty, mas valeu por me lembrar. É a ferramenta Quote


Si vc clicar em cima do nick em azul do user, ai sim fica assim:

W.binoto
W.binoto
W.binoto

Mas deixa prá lá, nem é importante...
o importante é que vc tem que estudar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dificuldade para tocar guitarra