Ajuste de ponte vintage

    Autor Mensagem
    Gabriel Vezali
    Veterano
    # mar/09


    Olá

    Antes de mais nada, eu usei a busca, achei alguns tópicos, mas nenhum fez uma descrição específica da dúvida que eu tenho.

    Eu troquei minhas cordas recentemente na minha strato da Squier (encordoamento 0.09 D'addario XL Strings) e fiz o serviço por conta própria, ficou legal e tal, mas tem um problema...

    Antes de trocar as cordas, meu luthier tinha deixado a alavanca da ponte com um movimento suave e bem macio, o que eu achei muito bom pra tocar, muito bom mesmo! E depois que eu troquei, eu notei que ficou mais duro a alavanca, sendo que eu não mudei nada dos ajustes da ponte...

    Eu queria saber como eu posso ajustar a "maciez" da alavanca nesse tipo de ponte, lembrando que é uma ponte vintage, daquelas comuns que vem nas stratos, e eu vi que tem 3 molas segurando a ponte na parte "traseira" da guitarra...

    OBS: eu vi num site que para encordoamento 0.09 é bom ficar só com 2 molas segurando a ponte, eu pensei em tirar a mola do meio, mas acho que pode dar merda, por isso vim pedir ajuda =).

    Espero que possam ajudar =D

    rcagliari
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Cara,é mais simples do que você pensa. Parto do princípio de que, pelo que você descreveu, sua guitarra estava com corda 0.10 ou mais grossa que isso, estou certo? Muito bem: o que ocorre é que você simplesmente relaxou a tensão das cordas (quanto mais fina a corda, menor a tensão) e, no entanto, a tensão das molas não mudou. Por isso, de duas, uma: ou você volta o encordoamento que estava antes, ou você mexe nos dois parafusos que seguram as molas da ponte, na parte de trás da guita. Como fazê-lo? Simples pra caralho: gire ambos em sentido anti-horário um pouquinho (bem pouquinho) de cada vez; em seguida, teste pra ver se sua ponte está mais macia; se ainda não estiver do jeito que você gosta, gire um pouco mais os parafusos no mesmo sentido até você atingir a maciez desejada. Sempre de pouquinho em pouquinho, porque se você "abrir" muito os parafusos, a tensão da corda vai ficar superior à das molas, aí sua ponte vai levantar e a afinação vai baixar. É só isso, nao tem segredo, só um pouquinho de paciência. Belê?

    Gabriel Vezali
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    rcagliari
    sua guitarra estava com corda 0.10 ou mais grossa que isso, estou certo?

    Pelo que eu lembro, o meu encordoamento antigo era 0.09 mesmo, mas não sei por que ficou mais duro a alavanca.
    De qualquer maneira, valeu pela explicação cara, tirou todas as minhas dúvidas!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ajuste de ponte vintage