Guitarra Ibanez X Substituição Tributária

    Autor Mensagem
    JEM777
    Veterano
    # mar/09


    Pessoal, há bastante tempo eu já vinha juntando todo dinheiro possível para comprar a minha tão sonhada Ibanez Jem 777. A minha intenção era comprar ela à vista, porém no mês passado me falaram que à partir do dia 1º de abril, ia passar a ter um novo imposto (em SP), uma tal de substituição Tributária, que ia fazer os produtos ficarem mais caros (inclusive enstrumentos musicais), pelo sim ou pelo não, eu preferi comprar a minha guitarra (e parcelar o que faltava). Alguém sabe se isso é verdade, e , caso seja verdade, se esse aumento vai fazer os instrumento usados valorizarem também. Valeu !!!!

    faski
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    eu não acho que os instrumentos usados vão valorizar + ex:
    a epiphone g400 nova ta quase 2000 por causa da alta do dolar e usada na loja ou no ml o preço está entre 1200 a 1000, desde que ela custava nova 1500, o imposto aumenta o valor dos produtos importados sobem e ficao inacessiveis, o geito é comprar usado que o valor tem pouca variação

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    ia passar a ter um novo imposto (em SP), uma tal de substituição Tributária

    O amigo podia gastar metade da grana comprando uns livros do Sasha Calmon, Luciano Amaro ou Leandro Palsen..além de fazer um curso na Secretaria da Fazenda..para entender q essa prática n é nova.. e tb n é imposto.

    hehe, brincadeiras a parte,

    Dificilmente isso faria os preços aumentarem (pelo menos substancialmente).. apesar de diminuir as chances de sonegação. Salvo ocorra alguma alta destrambelhada do dolar esta semana.. os preços de abril estão, em tese, garantidos. Quanto a equipos usados, se a pesquisa for boa.. vc ainda encontra preços baseados na época de dolar baixo (principalmente na compra direto a particulares).

    Boa sorte com JEM.

    Wrvieira
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    JEM777

    Não é um novo imposto. Substituição tributária é simplesmente uma técnica arrecadatória pela qual o governo determina que o imposto (no caso, o ICMS) seja recolhido por alguém diferente do que o contribuinte original estabelecido em lei. Isso vem sendo utilizado em larga escala, pois facilita a fiscalização e diminui muito as chances de sonegação.

    No caso, o que vai acontecer a partir de 1º de abril é que as importadoras (Pride, Equipo, etc.), além de recolherem o ICMS na importação dos intrumentos, como já fazem normalmente, passaram a ser responsáveis pelo recolhimento do ICMS que a loja recolheria.

    Em tese, isso não afeta em nada o preço final, pois só está se trocando o responsável legal pelo tributo. Porém, como as margens sobre as quais o ICMS substituição tributária será recolhido não serão as reais, e sim estimadas com base em pesquisa de mercado, há alguma margem para distorções.

    Para quem tiver interesse e curiosidade, acesse o Decreto SP nº 54.105/2009, o qual estabeleceu a substituição tributária sobre instrumentos musicais.

    Por fim, só lembrando que isso só vale para o Estado de São Paulo.

    Diino
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Wrvieira

    não achei nada sobre esse decreto, só um cara comentando alguma coisa num site de bicicletas..
    :(

    posta pra gente ai o link direto

    Wrvieira
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Diino
    não achei nada sobre esse decreto, só um cara comentando alguma coisa num site de bicicletas..
    :(


    É porque a substituição tributária instituída por este Decreto trata de diversas operações, inclusive bicicletas e instrumentos musicais.

    Segue o link.

    JEM777
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    OK ..., Obrigado WRVIEIRA !!!! mas tem outra coisa que me fez comprar agora ... , de vez em quando eu dou uma olhada nos preços dos site lá dos EUA (Guitar Center, Musician Friends, etc...) cara, na virada do mês de fevereiro para o mês de março, os preços subiram muito lá nos EUA (em dólar) , em Fender os aumentos foram de 25% a 35% , nas Ibanez, o aumento foi de 10% a 15% ... , acredito eu, que esses aumentos (independente da Substituição tributária), mais cedo ou mais tarde vai bater por aqui ... Vocês viram esses aumentos de preços nos EUA ?

    Diino
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Wrvieira

    hum, e qto vc acha que vai aumentar os preços?

    FelipeMassa
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Vocês viram esses aumentos de preços nos EUA ?

    Vi, todas as guitarras subiram, e a Fender vai subir em abril. Eu estava de olho numa prestige RG de ponte fixa e subiu absurdamente. Agora além do dolar alto + 78% de imposto + o lucro de venda, vai aumentar o preço do fabricante. Isso é excelente, na minha opnião, fiquei bem contente com esses aumentos. Daqui a pouco a Gibson vai custar 35mil reais, e será financiada pela caixa econômica federal em 80 meses e 0,99% de taxa de juros ao mês, ou seja, um excelente negócio.
    abs

    FelipeMassa
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    apenas para completar, com essa taxa de juros no financiamento dos instrumentos, advinha quem vai lucrar mais ainda? Os bancos.

    abs

    axleWs
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    FelipeMassa
    to vendo que o seiji vai ter mto serviço xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra Ibanez X Substituição Tributária