Determinar as notas de uma escala para a música, como faz?

Autor Mensagem
Sr F
Veterano
# mar/09


Olá Pessoal!

Sou muito novo no assunto ainda e queria saber como eu faço para colocar as notas certas numa música que eu mesmo escrevi.

Abraços!

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


hein?
reformula a pergunta.

hpept
Veterano
# mar/09
· votar


se você mesmo escreveu, a musica está certa!

Doggy
Veterano
# mar/09
· votar


se você mesmo escreveu, a musica está certa![2]

Sr F
Veterano
# mar/09
· votar


Eu fiz a música, certo?
Digamos que eu quero colocar as notas nessa música para poder tocá-la, solando na guitarra, entendeu?
Eu vou tocar ela solando.
Como se fosse tocar um contra-baixo.

Guitar_RdS
Veterano
# mar/09
· votar


Sr F
Vc se refere a fazer uma tablatura?

hpept
Veterano
# mar/09
· votar


Cara, a sua explicação ficou ainda mais confusa do que a pergunta.
Se a composição é de sua autoria, como é que não sabe as notas certas? Não estou entendendo... com certeza você deve ter uma linha melódica na cabeça, aí é só reproduzir ela com as mãos... e por isso precisa de ter ouvido.

Carregando
Veterano
# mar/09
· votar


vc qer faser um solo junto com a musica? ou transformar a parte cantada em solo??

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


eu tinha entendido incialmente que ele fez uma letra e queria cifrá-la.
fiquei mais confuso ainda depois da explicação.

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar


Acho que ele tem a base da música mas não sabe como criar um solo pra ela...

Creamy Mule
Veterano
# mar/09
· votar


acho que ele devia ter feito essa pergunta na seção do fórum para videntes e adivinhos pq, meu amigo, tá difícil de ajudar aqui pra gente.

maquiro
Veterano
# mar/09
· votar


você deve ter uma linha melódica na cabeça, aí é só reproduzir ela com as mãos... e por isso precisa de ter ouvido. (2)

Precisa também saber tocar um instrumento!

leviribeiro
Veterano
# mar/09
· votar


Sr F

primeiro, vc tem que pensar na melodia.
pode ser cantando emsmo a musica, ou assoviando.

aí a partir da melodia vc cria a harmonia.

ou entao faz ao contrario, se vc nao tem a melodia pronta, cria uma harmonia e vai tentando cantar em cima, experimenta.

Sr F
Veterano
# mar/09
· votar


acho que ele devia ter feito essa pergunta na seção do fórum para videntes e adivinhos pq, meu amigo, tá difícil de ajudar aqui pra gente.

Não precisa ser sarcástico!

Estou apenas querendo uma ajuda!

Sr F
Veterano
# mar/09
· votar


Pessoal, eu quero fazer uma tablatura, encontrar as notas para montar uma.
Quero usar, por exemplo, a escala Maior para montar ela.

Gostaria de saber, sem sarcásmos, como eu faço para criar essa tablatura e inventar um ritmo para ela, entederam?

Diino
Veterano
# mar/09
· votar


Sr F

cara não existe isso meu,
vá tocando e veja o que encaixa, ja era pra ter algo ja em mente...
tem 1001 sequencias que vc pode fazer, as mais cliches são essas:

BGDA
AFCG
CDEA

Sr F
Veterano
# mar/09
· votar


Diino

Eu não tenho noção e queria aprender. Escrevi uma música e queria saber como colocar essas notas nela, entendeu?
Já tenho em mente a melodia; só queria saber se tem alguma regra para colocar as notas na música.
Pelo que vc me falou agora parece ser livre né?

Desculpe o transtorno, só queria pedir uma ajuda mesmo!

axleWs
Veterano
# mar/09
· votar


Se entendi bem, ele já criou a cifra....

se for assim, diz que acordes usou, que facilita

axleWs
Veterano
# mar/09 · Editado por: axleWs
· votar


REGRA mesmo não tem cara, afinal a música é SUA, faz como bem entender, só que tem as escalas maiores e menores... TEORICAMENTE suas notas (que imagino que vc queria dizer acordes) devem obedecer a tais escalas.

Tivertimailaif
Veterano
# mar/09
· votar


se tu não conheçe alguem, tipo, grava vc cantando, ou tocano, e mostra para algum musica que de aulas, e paga prele fazer isso, ou posta no forum aqui sua música, a galera te ajuda dae

Sr F
Veterano
# mar/09
· votar


Isso axleWs xD

É justamente isso que eu queria saber. Essa regra das escalas sabe. Por exemplo, eu pego a escala maior de Lá, procuro as notas, eu mesmo, e coloco na música.

Tipo, eu tenho que usar os acordes das notas da escala que eu determinar?

Tivertimailaif
Veterano
# mar/09
· votar


usa qual dar a melodia mais legal, qual se encaixar mais,

Sr F
Veterano
# mar/09
· votar


É isso mesmo que eu queria saber!

Como eu disse anteriormente, não sabia se existia uma regra específica para encaixar a notas.
Agora já sei que não precisa de seguir uma regra, e sim seguir corretamente as notas da escala, em acordes.

É isso mesmo né?

Guynho
Veterano
# mar/09
· votar


Cara...acho que entendi...

Seguinte: Sabe assobiar? Deve saber né? Então, pega essa letra, e canta ela do jeito que tu acha que ela tem que ser, sacou? Ae, tu assobia essa melodia que tu criou (ou seja, assobia o que tu está cantando). Tenta fazer uma coisa cíclica, tipo, no começo da primeira estrofe, começa numa nota, e no começo da segunda estrofe começe nessa primeira nota novamente.

Ae tu pergunta: Mas QUAL vai ser a primeira nota?

Ae, tu vai ter que te guiar pelo teu ouvido. Tá ligado a "musica" do teu assobio? Tu vai ter que tentar fazer ela na guitarra/violão. Não tem método ou mágica pra isso, vai ter que usar teu ouvido mesmo. Pode tentar fazer com acordes cheios, eu acho mais fácil assim, todas minhas musicas surgiram assim.

Quanto ao SOLO, deixa pra te preocupar com isso depois que tu já souber as notas da base, sacou? Ae, tu usa a Busca, e procura por tipos de escala, de preferencia começe pela Maior e Menor, que são mais fáceis.

Mas é isso meu: Vida de compositor num tem barbada, tem que usar o teu ouvido, e ter um minimo de conhecimento dos acordes, senão fica impossível...

Abraço

Sr F
Veterano
# mar/09
· votar


Guynho

Muito bom!
Tirou todas as minhas dúvidas. Obrigado por tudo que disse.
Vou fazer exatamente da forma que você disse; trabalhar com o assobio... rsrs.. eu sei assobiar sim, pelo menos isso.. rsrsrs xD
Os acordes eu conheço alguns, mas preciso saber muito mais para trabalhar na colocação delas na letra da música.

Carregando
Veterano
# mar/09
· votar


vc escolhe o tom da musica e dai usa a escala desse tom..

qe tom qe ta a musica?

por exemplo se tiver em C voce usa a escala de C.. ou Am

no solo nao importa a ordem das notas.. voce tem qe ser criativo

Sr F
Veterano
# mar/09
· votar


vc escolhe o tom da musica e dai usa a escala desse tom..

qe tom qe ta a musica?

por exemplo se tiver em C voce usa a escala de C.. ou Am

no solo nao importa a ordem das notas.. voce tem qe ser criativo


Então eu vou descobrir que tom eu vou colocar essa música, para depois eu definir as notas. O Guynho me disse sobre o assobio que ajuda a definir um tom e um ritmo para a musica.
Vou fazer isso mesmo, vou descobrir o ritmo dela e depois vou ver qual nota encaixa melhor, entendeu?

Diino
Veterano
# mar/09
· votar


Sr F

é livre sim, a musica nao tem limites.
só tente ficar cossonante, fica mais bonito, a nao ser que vc va tocar avantgarde, mathrock, screamo... ai já é LIVRE mesmo...

use o ouvido, essa é a melhor arma do músico.

abç!

Sr F
Veterano
# mar/09
· votar


é livre sim, a musica nao tem limites.
só tente ficar cossonante, fica mais bonito, a nao ser que vc va tocar avantgarde, mathrock, screamo... ai já é LIVRE mesmo...

use o ouvido, essa é a melhor arma do músico.

abç!


Isso mesmo!
Vou seguir tudo que vocês me ensinaram e vou tocar minhas duas músicas que fiz para a minha namorada xD

Vlwss por tudo Galera!!!

kyo_ryo
Veterano
# mar/09
· votar


Sr F
Não há regras, mas tente fazer por partes:

Se você já tem a letra, então:
- tente criar uma melodia para a voz e depois tente criar uma harmonia que combine (acordes).
ou
- tente criar uma harmonia (acordes) e tente adaptar uma melodia.

De ambas as forma, você provavelmente precisará fazer pequenas alterações na letra...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Determinar as notas de uma escala para a música, como faz?