Shapes de modos gregos de dó, ré, mi

Autor Mensagem
rafagg
Veterano
# mar/09


Galera começei a estuda modos a pouco tempo e acho que até entendi a parte teórica inicial de boa, mas aí chegaram os shapes dos modos e naum entendi mais nada.

Minha dúvida é: cada modo tem um shape fixo ou depende da tonalidade?

KAEL METAL
Veterano
# mar/09
· votar


rafagg

Eu também estou estudando os modos gregos e shapes

Cada modo tem um shape específico, independente da tonalidade
Ex.

C JÔNIO tem um shape, este mesmo shape será utilizado para D JÔNIO, mudando apenas a região do braço da guitarra onde vai tocar

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Eu não reconheço os modos por shapes ou desenhos.

Vendo desta forma, a magia, a sonoridade dos modos caem por terra, porque no fim das contas são todas as mesmas notas.

rafagg
Veterano
# mar/09
· votar


então tem alguma coisa errada com os shapes que eu to usando porque meu shape do modo Jônio quando eu começo ele pela oitava casa da sexta corda (Dó) ele inclui notas foras da escala de dó

rafagg
Veterano
# mar/09
· votar


LeandroPanucci
e aí mestre!Me diga então que caminho seguir, qual seria a alternativa para os shapes então?

LeandroP
Moderador
# mar/09 · Editado por: LeandroP
· votar


rafagg

Veja os desenhos dos acordes, e as notas que estão a sua volta.

Relacione essas notas com o acorde.

Eu posso tocar um Dó jônio partindo da nota Sol, e mesmo assim não tocarei um Sol mixolídio.

Eu posso tocar o modo Fá lídio partindo da nota Si, e não estarei tocando um Si lócrio.

Shapes podem ser interessantes tecnicamente, mas não são eles que determinam o modo que está sendo tocado.

Penta_Blues
Moderador
# mar/09
· votar


Boa noite!!!

LeandroPanucci
Shapes podem ser interessantes tecnicamente, mas não são eles que determinam o modo que está sendo tocado.
E depois tem gente que diz que não consegue aprender coisas interessantes aqui...
Bravíssimo!

rafagg
Veterano
# mar/09
· votar


LeandroPanucci
não entendi muito bem

rafagg