Preços Absurdos (Desabafo)

Autor Mensagem
Erotomania.
Veterano
# mar/09
· votar


LOL, depois de ter visto um Valveking 112 no ML novo por R$3000, tô pensando seriamente em adiar meu valvulado hehe.
PS: Não quero esse Valveking, só o citei como exemplo aoehohae.
Abç.

Sambajazz
Veterano
# nov/09
· votar


assim so pra saber a opiniao de neguinho no cifra club e botar pra fora mesmo
voltei da gringa ante ontem e vizitei varias lojas de instrumentos la acabei inclusive comprando uma fender strato americana HSS em ash/maple pra mim
ate ai blz, dai hj fui em uma loja q abriu aki em brasilia recentemente so pra conhecer mesmo e acabei dando de cara com uma strato american standar igual a minha, dai perguntei o preço pro lojista e ele me fala " por volta de 6 a 7 mil reais" risos!! assim, eu nao sou lojista logo nao tive desconto de dealer, paguei o imposto de importaçao e ainda assim gastei por volta de 3000 reais pra trazer a guita nova no case entao me pergunto sera q as lojas de instrumentos do brasil realmente sao o unico ramo do comercio que precisam colocar 100% ou mais de lucro em seus produtos para se manter no mercado(porq pela minha experiencia na maioria dos serviços e produtos em outros ramos o lucro da loja varia entre 25% a 40%) ou sera isso uma aposta na ignorancia de seus clientes em uma tentativa de exploraçao grosseira na cara dura mesmo?

outra coisa tbm, porq q no mercado livre no brasil se vendem guitarras usadas com preço de novas? uma strato usado por exemplo varia entre 850 a 1100 dolares, com o dolar a 1,88 para compra (ja botei mais alto inclusive) uma strato AM usada no brasil nao vale nada perto de 4 ou 5 mil reais mesmo com imposto

outro ponto e q o dolar vem caindo em media nos ultimos 3 anos, e porq os preços na melhor das hipoteses continuam os mesmos?
acredito q e porq tem gente q compra entao por favor vamos abrir os olhos


fica ai minha conclusão, nao compro nada mais em lojas por aki nem aconcelho meus alunos nem amigos a faze-lo porq acho esse tipo de pratica um insulto e um deserviço a cultura dificultando o acesso dos musicos daqui com instrumentos de qualidade, dificuldade causada pela pratica de preços abusivos por essas lojas e nao por causa de imposto ou localizaçao das fabricas ,etc

segue o recado: a minha grana tenho q ralar e tocar mtu por ela entao se depender de mim q estas lojinhas fechem todas

pense nisso,
mesmo q vc pague o instrumento ou pedal na guinga tome um calote, e dai compre o mesmo instrumento de novo vc continua pagando menos do que pagaria por aqui, se nao acredita faça as contas

abraços a todos e espero q essa experiencia ajude algumas pessoas q estao a procura de instrumentos profissionais a reavaliarem suas opçoes antes de serem extorquidos

faski
Veterano
# nov/09
· votar


o foda que ate na epoca que o salario minimo era de 150 reais as epiphone standard ja custavam 1700, ou seja eu ganhava isso na epoca era foda de comprar uma, tinha que juntar muita grana ou ter um cartão de credito c/ o limite bem alto.

MundoGuitarra
Veterano
# nov/09 · Editado por: MundoGuitarra
· votar


Sambajazz

Não sou desse ramo do mercado (como alguns aqui do forum inclusive são ou já foram e poderiam esclarecer melhor), mas a minha impressão é a de que tem intermediário demais na jogada, é uma cadeia longa de importadores, distribuidores e muita burocracia. O mercado tbm tende a tratar esse tipo de negócio como de alto risco, pelo câmbio flutuante e adota medidas conservadoras e não atualiza o preço das mercadorias qndo a economia tá de bom humor; a situação de instrumentos musicais no Brasil é muito complicada mesmo, eu tbm acho os preços absurdos; eu particularmente tbm tive a oportunidade de adquirir todo meu equipamento fora, e certamente, nunca (!!!!) compraria o mesmo gear se tivesse que pagar o preço brasileiro.

abraço

iRock
Veterano
# nov/09
· votar


Comprei Minha Epiphone LP Standard ano passado por 1700 reais a vista, hoje em dia, na mesma loja, a mesma guitarra esta 3200 reais. Acho que isso é devido a inflação do dólar, que por muitos desses produtos serem importados, com o dólar la em cima, a loja paga mais, e com isso acaba aumentando o preço do produto. Mas também existe o que o LeandroP disse:
É zóio gordo mesmo. Eles compram com dólar barato e vendem pelo mais alto. Depois o dolar abaixa e a justificativa é que eles compraram com o dólar que havia subido. Enfim, vale o preço mais alto.

Nenhuma loja vai querer abaixar o preço do produto quando sabe que poderia estar ganhando mais por ele.

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


Tem várias razões para isso. Se o mercado absorve stratos (como citado) a 6 mil reais, vender por menos para que? Uma redução de preços "atrapalha" a vida de todos, da loja que vende as novas que vem da importadora até a lojinha de usados, ou seja, todo mercado é afetado por essa desvalorização. Em última instância, até o Mercado Livre, que cobra uma porcentagem. Redução de preço não faz sentido para os lojistas. Isso sem falar que é um mercado bem lucrativo, tanto para o lojista quanto para o importador. lembre-se também que há um contrato de exclusividade do importador, só ele pode comprar por atacado para o Brasil e em alguns casos, América do Sul. O mais impressionante é que mesmo com margens altíssimas, alguns importadores ainda tem a cara de pau de dar calote e dificultar o pagamento, vide o caso da Mesa Boogie que não vende mais para o Brasil, só a Argentina tem, simplesmente ridículo.
Outro fato. Há uns 10 anos os preços eram bem menores, uma das razões para isso é que muito pouco se declarava, entrava na "muamba" mesmo, vendia-se sem nota fiscal mesmo (sem nota era prática até bem pouco tempo). Muita coisa mudou, hoje em dia os instrumentos que entram tem sido declarados e legalizados, pouca coisa fica na "muamba". Mais recentemente, pelo menos em São Paulo (que é o maior mercado consumidor do país), com os programas de incentivo e reembolso de impostos de notas fiscais, o consumidor exige nota fiscal para receber tal reembolso do governo ou prefeitura, que é mais um custo para o lojista. Queira ou não, tudo isso foi e está sendo repassado ao consumidor, como aumento de preços e deixando de reduzir quando o dólar cai. O lucro dos caras é sagrado...Quem não foi ágil nisso, está como umas lojas de São Paulo que estão com problemas na Polícia Federal.
Não estou defendendo os importadores nem os lojistas, muito pelo contrário. Tem muita gente que falta vergonha na cara. Mas, infelizmente, é assim que funciona. Muitos impostos, muitos lucros e todo o setor gira em torno disso. Aqui mesmo nesse forum, muita gente ficaria furiosa se soubesse que a guitarra que está pretendendo vender vai passar a valer a metade.

Sambajazz
Veterano
# nov/09
· votar


na real o q rola e o seguinte, no mercado vc pode pedir o preço q quiser no produto q esta vendendo independente do q for. A ideia e cobrir os custos e ter uma margem de lucro razoavel para manter seu negocio funcionando baseado na quantidade de clientes q vc tem.

O problema e q se cria uma cultura de que esses preços sao normais so porq a maioria das lojas os ultiliza o q nao é real.

Um exemplo disso e que uma das finalidades principais do Imposto de Importaçao e q ele foi criado para PROTEGER o mercado interno da concorrencia e entrada de produtos externos.

Ou seja ele serve para manter as lojas daqui em competitividade com o mercado externo dificultando a entrada dos mesmos produtos vendidos por aki por preços menores dos praticados no pais. O que levaria todos a comprarem fora desestruturando o mercado desses produtos aki.

Agora vamos pensar: o imposto de importaçao e de 70 % .Se vc e pego sem declarar paga multa de 25% tudo sobre o valor do produto.Qualquer leigo em direito tributario percebe q essas sao aliquotas mtu mas mtu altas. So pra dar exemplo o ICMS q e o imposto sobre circulaçao de mercadorias tem aliquota de 7%(SETE)
aqui no DF

Conclui-se que a aplicaçao do imposto de importaçao enquanto na finalidade de proteger o mercado interno e um sucesso pois 70% sobre o valor do produto so de imposto, isso em qualquer outro pais faria dessa pratica de trazer produtos de fora um mal negocio!

Porem no brasil,, as lojas por aqui cobram preços tao absurdos que pagar 70% do valor da guitarra q vc quer trazer para o governo sem ganhar nada em troca ainda assim vale mtuuuuuu a pena comprar no exterior se comparado aos preços daqui

O problema e a cultura do lucro exarcebado, a cultura de que gear de qualidade e artigo de luxo o que nao é real fora desse pais!

E sabe quando que isso vai mudar? Quando nós musicos, professores de musica e alunos passarmos a se importar com isso e pararmos de aceitar esses preços.

Porq te garanto se doer no bolso as coisas mudam, o lance e doer no deles e nao mais só no nosso!

abraços

Mr. Music
Veterano
# nov/09
· votar


Sambajazz

muito bom mesmo cara, esses tempos eu tava pensando em pegar uma guitarra nova, só que tava muito cara e tal. Quando eu fiquei sabendo de uns preços de umas lojas de fora do pais, quase tive um treco! (incrivelmente baratas)

Agora, fazer o que? é ruim hein

Juh_Cruz
Veterano
# nov/09
· votar


Ainda bem que moro perto do Paraguay :D

sidguitar1
Veterano
# nov/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


cara se a guita importada subiu tanto,manda fazer uma com um bom lutier,ou pega outra profissional mais barata(e vc virar o steve vai da musica nao vai ligar pra preço e vai ate ganhar guitarra pra vc usar),nao sei pq essa neurose de q tem que ter uma guitarra top,oq é a guitarra sem a mao do guitarrista que vai toca nela,abraço

obs.vi aqui mesmo no fcc um topico em que o cara tava moendo com uma guitarra q ele falou q pagou 50 reais...pra mim isso é q é massa

Sambajazz
Veterano
# nov/09
· votar


cara se a guita importada subiu tanto,manda fazer uma com um bom lutier,ou pega outra profissional mais barata(e vc virar o steve vai da musica nao vai ligar pra preço e vai ate ganhar guitarra pra vc usar),nao sei pq essa neurose de q tem que ter uma guitarra top,oq é a guitarra sem a mao do guitarrista que vai toca nela,abraço


concordo totalmente com o q c disse, sobre fazer uma guita com um bom luthier. isso funciona se vc souber bem o combo da madeira q vc quer, as especificaçoes do corpo,raio do braço, caps etc

a neurose de ter uma guita top e por exemplo pra quando vc tiver oportunidade de tocar com a galera top poder tirar um timbre top pra nao fazer feio, ou quadno sua banda tiver oportunidade de aparecer em um bom horario em um festival no pais ,e em festivais geralmente nao há passagem de som, pra vc poder tirar um som profi pau a pau com a galera q ja esta no mercado enfim existem varios motivos ao meu ver.

na minha opiniao o instrumento tbm te ensina a tocar diferente.Quando comprei minha primeira strato com 3 singles e nao tinha mais aquele sustain do humbucker e nao podia saturar tanto pro som nao ficar indefinido mudei mtu minha maneira de tocar e inclusive a maneira de pensar nos fraseados por causa do sustain por exemplo

entendi o que c quis dizer mas realmente estou pondo em questao aqui o acesso de nos musicos residentes no brasil a instrumentos de qualidade atravez das lojas daqui e nao a habilidade do musico em si

abraços

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


Isso de fazer guitarras com luthier depende muito. A questão é que os caras fazem as guitarras aqui para concorrer com produtos muito sobretaxados e com lucros muitos altos. E são poucos os que tem competência para fazer um instrumento acima de um bom instrumento de uma Fender, Gibson, PRS. Por exemplo, o Zaganin cobra entre 4 e 5 mil uma guitarra tele. Se comparar esse preço com uma Fender no país de origem, vai cair na faixa das custom shop. Só que aqui, pelas muitas razões já faladas acima, cai na faixa de uma MIM. Aí fica fácil concorrer, o preço dos luthiers também são caros demais, palavras do próprio Seizi Tagima. Talvez muita gente não se deu conta, mas também nos preços dos luthiers também tem essa taxação e lucros, só que geralmente isso vai para o bolso do cara. Ou alguém acha que para calcular o preço de um instrumento, um luthier faz a conta de quanto gastou de madeira, de tinta, de ferragens, de elétrica, acresce mão de obra e uma margem de lucro (uns 30%) para chegar no preço? Será que o preço não se baseia no preço que um produto "x" da fábrica, que o luthier consegue fazer um claramente superior, daí o cara tira uns 10-15% e está feito o preço?
Na verdade, como disse antes, todo o setor de instrumentos gira em torno do preço do importado novo, seja a loja de usados, o luthier, etc.

MauricioBahia
Moderador
# jun/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Revivendo aqui...

Uma POD XT LIVE no Submarino custa, simplesmente R$3.299,00!!!! (sem contar o frete) No Ebay, por exemplo, custa no máximo U$399,00. Se o frete custa U$50,00. Teremos U$450,00.

Calculando aqui, 450,00 x 1,80 + 60%, temos algo em torno de R$1300,00 reais e com taxas hein! A diferença é de R$2.000,00!

Fala sério... Preço abusivo no meu entender.

Rodrigues
Veterano
# jun/10
· votar


MauricioBahia
Putz, a parada ta ficando mais absurda a cada dia.....
Pelo jeito teremos que começar a comprar direto da gringa mesmo, pq senão vamos ter que vender os rins pra comprar equipo...

Caio Gomes
Veterano
# jun/10
· votar


MauricioBahia

Da um desconto, eles tentarão. De R$3999, por R$3299 = R$700 :D.

RoLP
Veterano
# jun/10
· votar


Aff

A Epiphone tá com preço de Gibson hauhauahuahuha.
E o pior...a Standard e a Custom, que são muito abaixo de qualquer Gibson.

A Epiphone Slash ou Joe Perry signature são Gibsons, tanto em captação quanto em estrutura (tenho a Joe Perry e uma standard gibson e são praticamente a mesma guitarra, ambas com burstbucker gibson de fábrica).

Mas as epiphones não...e eu vi que elas estão no MERCADO LIVRE por 2800, 3000 reais usadas...
Que ABSURDO.

O melhor é pegar uma PRS SE (que é melhor que a Epiphone custom), falo por experiência própria (minha opinião claro), principalmente o modelo Singlecut.
Você acha por 1700, 1800 no ML....e vale mto mais a pena.

Cavaleiro
Veterano
# jun/10
· votar


O melhor é pegar uma PRS SE

Ainda prefiro a Cort M600t por R$ 1.500,00, acho melhor que a SE, toquei bastante nas duas, mas questão de gosto, claro.

RoLP
Veterano
# jun/10 · Editado por: RoLP
· votar


Cavaleiro
Ainda prefiro a Cort M600t por R$ 1.500,00, acho melhor que a SE, toquei bastante nas duas, mas questão de gosto, claro.


Respeito tua opinião, pois gosto é gosto.
Mas já toquei em várias Cort e realmente acho MTO mais abaixo do que a PRS SE, pois depende do tipo de som que você quer tirar. A PRS SE é mto mais versátil à outros estilos, principalmente o modelo Singlecut. Claro...esta é a MINHA opinião, ninguém precisa concordar. Mas falo como conhecedor de causa e não como chute...testei realmente ambos os modelos...e acho que a diferença é mto grande.

Mas o que vc achou melhor na cort?

Cavaleiro
Veterano
# jun/10
· votar


RoLP

As duas tem propostas semelhantes, mas a m600t é mais bem estruturada, os captadores são EMG-Hz, ponte e ferragens Wilkinson, corpo em mogno, coil tap para simular singles.

PRS SE é uma linha inferior da PRS, a ponte é muito boa, mas os captadores são SE genérico, acho a cort m600t (não dá pra generalizar cort's, você tocou em várias corts, mas cada uma tem sua especifidade) melhor.

E não é uma opinião só minha, com todas as pessoas que eu tenho conversado que gostam do modelo PRS preferiram ela, desde luthiers até usuários.

Mas fica na questão de opinião mesmo, testei muito as duas porque fiquei em dúvida qual iria comprar, mas fiquei com essa cort que aliás teve matéria na guitar player de maio deste ano relatando que ela parece valer muito mais do que custa, é considerado se não o melhor, um dos melhores custo x benefício atualmente.

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


MauricioBahia

Fala, cara!!!

Uma POD XT LIVE no Submarino custa(...)

Bizarríssimo mesmo!!!

Mas de qq maneira, o Submarino acho que nunca foi bom pra comprar essas coisas. Instrumentos e derivados são sempre bem caros por lá.....

Depois que conheci o e-Bay, minha vida mudou... hahaha!!


Falou!!!



Um aceno de longe!!!

JvMachado
Veterano
# jun/10
· votar


Muito tenso,realmente..

Andy TheCatSp
Veterano
# jun/10
· votar


MauricioBahia
pqp, é foda.

e o Pior, é quem se fode, são aqueles que não trabalham, dependem dos pais para comprar equipo, mas os pais não confiam em comprar nada pela internet...

Iversonfr
Veterano
# jun/10
· votar


MauricioBahia

E tem um detalhe muito interessante pra piorar ainda mais a situação: na sua simulação, voce está jogando valores de impostos em cima do valor final do produto ao consumidor, pois esse valor que voce considerou (provavelmente do ebay) já é o valor final, onde até o vendedor do ebay já está ganhando em cima, não é o preço que uma empresa pagaria, além do que os impostos para pessoa jurídica não deve ser esse absurdo que a gente paga importando como pessoa física.

Ou seja, considerando o preço final do produto nos EUA, que não é o praticado por importadores, importando e pagando TODAS as taxas, que também não são as mesmas, sai menos da metade do preço do que aqui, é de ficar inconformado. Pessoal fala que produto chega caro por imposto abusivo, mas tem muito mais coisa por trás do que isso, é muita gente na fila querendo ganhar muito dinheiro em cima de um produto, e quem se ferra? nós consumidores, lógico.

Andy TheCatSp
Veterano
# jun/10 · Editado por: Andy TheCatSp
· votar


o foda, é que a qualidade dos produtos brasileiros são infinitamentes inferiores á qualidade dos produtos americanos por exemplo, e pagamos o dobro por eles...

RoLP
Veterano
# jun/10 · Editado por: RoLP
· votar



PRS SE é uma linha inferior da PRS, a ponte é muito boa, mas os captadores são SE genérico, acho a cort m600t (não dá pra generalizar cort's, você tocou em várias corts, mas cada uma tem sua especifidade) melhor.


Toquei em várias corts, incluindo a que vc citou. Não generalizei, mas achei a guitarra focada em um estilo só....mesmo com amps diferentes (Tenho um marshall jcm 900 e agora um mesa), ela soa da mesma forma...enquanto a PRS SE singlecut soa diferente, exatamente conforme o que cada amplificador serve.

A PRS SE é a linha mais barata da PRS e em nenhum momento disse que não era.
Mas como linha mais barata, eu conferi que ela realmente detona as guitarras nesta margem de preço.

A captação emg-hz não é uma boa captação...ela puxa para o metal o som(mesmo não sendo ativa)...e tira a versatilidade.,

Não digo que o captador da PRS SE é o melhor ...mas desta margem de preço e sendo original da guitarra..com certeza é.

Tenho várias guitarras Top de linha, como Gibson standards pra cima...E outras mais em conta com captação gibson top de linha (epiphone joe perry)...e te digo que o nível não é tãoooo absurdo assim de diferente.
Claro que é diferente..mas se vc tocar em um bom amp com ela...ela engana mto bem.

Cavaleiro
Veterano
# jun/10
· votar


RoLP


Em versatilidade concordo contigo sim, mas acho que a versatilidade está no coil tap para a m600t, os dois humbuckers EMG-hz splitados tiram um som diferente e legal, sempre achei o som da m600 bem híbrido, apesar de mais puxado para uma les paul, até pela madeira.

A singlecut é um pouco mais cara, vi por R$ 2.300,00 no ML, ela sendo de mogno não puxa mais para a LP também?

RoLP
Veterano
# jun/10
· votar


Cavaleiro

Em versatilidade concordo contigo sim, mas acho que a versatilidade está no coil tap para a m600t, os dois humbuckers EMG-hz splitados tiram um som diferente e legal, sempre achei o som da m600 bem híbrido, apesar de mais puxado para uma les paul, até pela madeira.

Então...não acho a cort m600t uma guitarra ruim..é uma boa guitarra nesta margem de preço...só acho ela inferior à PRS SE Singlecut. Mas acho ela equivalente à algumas PRS SE. A singlecut é mto melhor que a outras SE.

A singlecut é um pouco mais cara, vi por R$ 2.300,00 no ML, ela sendo de mogno não puxa mais para a LP também?

Tem lugar que está surtando cara...eu comprei uma por 1900 em 10 vezes há 1 anos atrás....Nem tenho mais ela, mas é uma guitarra mto boa.
Acho um absurdo ela custar este valor...por isto citei ela...
Porém, ela é melhor que a custom epiphone, que está por 3000, 4000.

GOREFESTA
Veterano
# jun/10
· votar


é que a qualidade dos produtos brasileiros são infinitamentes superiores á qualidade dos produtos americanos por exemplo, e pagamos o dobro...

Mas o que?

Bom, tbm sou outro que teve a vida mudada depois de descobrir e-bay, tonefactor, gfs e etc.
Problema que aqui no Brasil é que vc vira refem de qualquer jeito, seja com revendedores com preços abusivos, ou com luthiers careiros e enrolões que acham a total falta de respeito com que tratam o consumidor um "exemplo de profissionalismo".

Del-Rei
Veterano
# jun/10
· votar


Andy TheCatSp
o foda, é que a qualidade dos produtos brasileiros são infinitamentes superiores á qualidade dos produtos americanos por exemplo, e pagamos o dobro...

hum... exatamente quais produtos vc está falando?



Um aceno de longe!!!

Andy TheCatSp
Veterano
# jun/10
· votar


Del-Rei
arghh, eu disse errado!!!
é o contrário, os produtos americanos são infinitamente superiores aos produtos brasileiros. malz.
apertos de mão de perto

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preços Absurdos (Desabafo)