Madeira envelhecendo

    Autor Mensagem
    Will Bejar
    Veterano
    # mar/09


    Galera, já fui na busca e não achei nada relacionado à minha dúvida.

    É o seguinte, já li muitos tópicos com discussões sobre madeira isso, madeira aquilo...todos aqui lemos!!! E tb já sabemos que o som da guitarra depende do tratamento da madeira (secagem e corte) entre outras coisas (corrijam-me se estiver errado).

    Então, digamos que eu tenha uma guitarra em basswood que não teve a sua secagem de maneira natural (é assim que fala? é esse o processo?), e eu fique com essa guitarra por muitos anos...então essa madeira mesmo com a pintura e todo o hardware continua seu processo "natural" de secagem???

    Ou pelo fato da pintura cobrir a madeira do corpo, ela não segue o processo e (digamos assim) estabiliza seu estado???

    Ou então perguntando de um jeito bem xulé:
    Conforme a guita vai ficando "véia" a madeira vai melhorando e o som tb???

    Valeu!!!

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Essas guitarras Fenders que "envelhecem" são todas com acabamento de nitrocelulose.

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Ah...bom, eu tava perguntando de uma maneira geral, saca??? Quer dizer, só nitrocelulose??? Ou com o acabamento que for, qualquer guitarra (não importa a marca) que tenha uma madeira mais ou menos???

    Eu sei que nisso tb tem o envolvimento da colagem das peças e tals, mas vamos falar de guitarras com madeira boa, mas não com tratamento adequado aos top. ;)

    Valeu!

    Ant--
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Will Bejar
    então essa madeira mesmo com a pintura e todo o hardware continua seu processo "natural" de secagem???


    Sim, ela continua a secar, porém mais lentamente, o que é até preferível. Mesmo tendo a pintura selando a madeira, a umidade sai pelos furos de parafusos, etc.

    A maior vantagem da pintura/verniz é diminuir a variação de umidade, porque a madeira é um material poroso e tende a acompanhar a umidade do ambiente, absorvendo água em estações úmidas e perdendo água na época seca. Isso é ruim para o instrumento.

    Conforme a guita vai ficando "véia" a madeira vai melhorando e o som tb???

    Sim, mas isso é mais perceptível em instrumentos acústicos.

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Ant--
    mmmmm...interessante...então, é assim, eu tenho uma Squier California, é de basswood 45mm com não sei quantas peças coladas. Eu acho que essas peças são bem coladas...pois bem, então se eu ficar muitos anos com essa guitarra o som dela vai melhorando, não é??? Legal!!! Eu tenho um Seymour Duncan na ponte, e as tarraxas eu tô pra trocar...na verdade não sei se troco ou não, elas são Squier, vou fazer mais uns shows com ela pra ver como elas reagem. A minha preocupação era a madeira mesmo...e eu me apego muito às minhas guitarras (quem aqui não se apega? hahaha).

    Pena que não tem como medir tipo, "mmm...daqui a 5 anos ela fica no ponto!!!"...hehehe

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Will Bejar
    Todas as guitarras, com qualquer acabamento sofrem o processo de "envelhecimento", que nada mais é do que a estabilização das fibras internas dada a perda de humidade com o passar dos anos (há um limite para isso, quando a madeira passará a ficar tão sêca que tornar-se-á quebradiça). O que ocorre é que nas guitarras com acabamento "natural" com nitrocelulose essa troca de humidade com o ambiente é mais rápida, resultando num timbre "melhor", mais rápido que as guitarras com outros tipos de acabamento.
    Abç

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Entendi...putz, legal.

    Valeu a toda a galera!!!
    Abraço.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Tenho uma dúvida sobre o processo de sacagem "artificial". A secagem natural é feita em estufas com temperatura e umidade controlada, certo? E a "artificial"? E feita com secador?? Com o que as madeiras de guitaras mais baratas são secas, então?

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    erico.ascencao
    Acho que a secagem natural é ao sol, e a artificial em estufas...

    Kamus23
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Sim seca...

    Só que o som melhora mais em instrumentos acusticos...

    Percebo isso pela minha Viola que esta melhorando o som conforme os anos ;D

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Will Bejar
    Putz, mas ao sol empena a madeira. Deve ser ao ar, simplesmente.

    Numa reportagem com o Sugiyama, ele mostra umas madeiras numa estufa (do tamanho de um guarda-roupa) com temperatura e umidade controlada.

    Will Bejar
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Will Bejar
    · votar


    erico.ascencao
    Então, véi...não se ao sol exatamente ou ao ar simplesmente...sei que é no ambiente...acho que o Bertolla ou outro alguém mais entendido pode afirmar com mais certeza...mas em estufa com certeza é artificial!!!

    Ant--
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    erico.ascencao
    Putz, mas ao sol empena a madeira. Deve ser ao ar, simplesmente.

    Pode ser ao sol mesmo. Basta empilhar de maneira correta que não empena.

    Kamus23
    Percebo isso pela minha Viola que esta melhorando o som conforme os anos ;D

    Isso mesmo. Com o tempo a madeira vai secando, se estabilizando, e os instrumentos acústicos vão soando cada vez melhores. Costumamos dizer que o violão (ou a viola) está "abrindo o som".

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Usam-se o Sol, estufas e produtos químicos que aceleram o processo. Isso é "artificial".
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeira envelhecendo