Primeiro Set - Dicas

Autor Mensagem
Insomniac_
Veterano
# fev/09 · Editado por: Insomniac_


E aí, pessoal! Como de costume, o fórum tem vários iniciantes procurando pela primeira guitarra, mas nunca tópicos objetivos. Resolvi escrever um artigo (espero que seja complementado pela galera) pra ajudar o povo na primeira guitarra, quem sabe na segunda, na terceira...

Pra começar, você tem que ter em mente o seguinte: Não adianta gastar 1000, 2000 na primeira guitarra. Primeiro, porque provavelmente ela será uma guitarra com um custo x benefício muito alto para você por um simples motivo: Você ainda não sabe o que quer. Como primeiro guitarra, é recomendável gastar no máximo - ESTOURANDO - 700 reais, em uma guita mais simples para você se decidir. Porque é muito simples...

É um caso em um milhão você comprar sua primeira guitarra e continuar com ela a vida inteira.
O fato um é a sonoridade: Você pode amar Green Day, Blink, Ramones e Nirvana (eu comecei ouvindo isso)... Mas com o tempo, com os estudos, as novas sonoridades aparecem e você pode querer mudar, em menos de um ano, o seu timbre... Pode ser em um ou dois anos - depende somente de você. É com isso que você vai descobrir que gosta de Stratos, Les Pauls, Explorers...
E, ah! Floyd Rose para iniciantes é algo nada versátil, porque dá trabalho e exige um pouco de estudos. É melhor deixar o Floyd pra segunda guitarra. Não que não possa ter - mas é bom levar em consideração que uma Floyd nas mãos de um desavisado sem conhecimento sobre pode causar frustrações. Dê preferência a pontes que permitem mais versatilidade, como Tune-O-Magic ou Tremolo.

Ah... A aparência... Explorer, design lindo e único... Strato, design clássico, típico dos mestres... Les Pauls, acabamento impecável... A dúvida começa a surgir aí. Mas cada guitarra tem uma sonoridade diferente. Eu recomendo começar com um modelo básico. Strato, SG ou Les Paul.

Depois, descubra o que realmente quer.

Se tiver grana pra investir, invista com moderação. Não extravase - nem compre pedais muito caros... Lembre-se que pedais é muito fácil de entender teóricamente, mas na prática a coisa funciona de outra forma. Dê preferência a uma pedaleira, entenda os efeitos... Depois se precisar, passe-a para frente. Mas compreenda os sons, saiba sobre os efeitos... E só então, compre os pedais.

Amplificadores... Ah, esses sim, valem a pena. Não tenha pena de gastar em amps, pode ser algo últi por bastante tempo. Preste bem atenção no que quer. Se for fazer mini-shows, invista em um amp um pouco melhor... Preste atenção na marca e na sonoridade que quer obter. Não adianta também comprar um Stack logo de cara se mal sabe tocar... Além do desconforto. Dê preferência a amps menores (entre 15 e 30w) que dá pra fazer uns showzinhos com ele microfonado numa boa, além de serem de fácil transporte. Ainda mais sendo pra estudo, pois é complicado carregar amps pesados de lá pra cá, daqui pra lá. Novamente, entenda sobre a sonoridade que procura, e finalmente troque o amp. Se fez uma boa compra, não haverá necessidade de trocar, pode usar o primeiro para pequenos ensaios, gravaçõzinha e derivados.

Por fim, a compra. Logo após comprar, é melhor regular. Se você é realmente um iniciante, leve a guitarra em um Luthier. Na maioria das lojas "não especializadas" (inclusive as especializadas), as guitarras vêm mal reguladas, com cordas altas, desoitavadas, tensores frouxos, etc.

Leve pro Luthier dar uma regulada geral, e aí sim. Acho que essa é a providência mais importante depois de comprar uma guitarra nova, e não ter dores de cabeça posteriores.

Abaixo fiz uma listinha de marcas e modelos bons para quem está começando sua carreira de Jedi da 6 cordas.

Insomniac_
Veterano
# fev/09 · Editado por: Insomniac_
· votar


- Shelter:
A Shelter é uma marca muito bem conceituada, e que produz guitarras muito boas, com ótima relação custo x benefício. Possui um modelo de SG (Detroit) que varia de r$400 a r$500, e valem muito a pena. Sua série de Stratos é ótima para quem está começando também, a Shelter California. Varia entre r$250 a r$350. Seu modelo de Les Paul, Nashvile custa em torno de r$600, e atinge um público que já é intermediário também, pela sua ótima qualidade.

- Eagle:
A Eagle têm uma série de Stratos também, que tem uma boa opção para a galera que quer fazer um pouco mais de barulho com dist., já que modelos como o STS002 oferece captador Humbucker na ponte, o que oferece maior versatilidade de sons. Boa pedida, também.

- Memphis:
As guitarras Memphis são a segunda linha da tagima, e que oferece 3 modelos diferentes: MG 32, MG 130 e MG 230. São guitarras que no início (os modelos mais antigos) eram descartáveis, e, na minha humilde opnião, nem mereciam ser vendidas. Mas o tempo passou, e hoje em dia elas já são guitarras que justificam a compra, com um ótimo custo. A MG32 é a Strato, varia entre r$250 a r$300. A MG 130 e a 230 são modelos baseados em super-stratos, com 24 trastes e configuração HxSxH. Recomendo correr do modelo MG 130, já que sua ponte é um genérico de um genérico de Floyd Rose, e só de olhar já dá pra ver que é problemático. A 230 tem Tremolo, então dá pra ir tranquilo. Não achei a faixa de preço, mas acredito que deva estar entre r$350 a r$500.

- Condor:
A Condor oferece modelos de Strato muito bem construídos... Ótimo acabamento e sonoridade muito boa, também. Uma ótima opção. O modelo Rx-20 (strato) está na faixa de r$250,00.

- Strinberg:
Oferece guitarras legais por uma boa faixa de preço. Seu modelo de Flying V varia entre r$600 e r$700, e a strato, na faixa de todas as outras. O modelo Les Paul está saindo entre r$400 a r$500. Também são boas escolhas.

- Squier
A Squier é uma marca de tradição: Segunda linha da legendária Fender. São boas guitarras, com construção honesta... Mas não se engane achando que vai ter uma Fender, porque é ilusão. Seu modelo Strato da série Affinity está saindo entre r$500 e r$600. As Telecaster estão na faixa de r$650, r$700.

Amplificadores:

- Meteoro:
Uma das melhores opções para iniciantes, seu modelo Atomic Drive de 20w RMS possui uma distorção agressiva, muito boa para pequenos ensaios.

Dá pra levar Metal numa boa e ele não reclama. Está na faixa de r$300 a r$380. O modelo Nitrous Drive conta com potência de 15w RMS, e é mais voltado para os estudos caseiros. Microfonando, dá pra levar um showzinho também.

- Warm Music:
Seu modelo HD22 tem distorção e canal Clean, controláveis (ativados ou desativados) via Foot Switch já incluso. Assim como o Meteoro, possui falante de 8" e potência de 20W RMS. Não é um dos amps mais elogiados pra falar a verdade, o Atomic Drive é uma melhor pedida... Em contrapartida, o preço é bem mais em conta (r$200 a r$ 300). Seu modelo 108DR está na faixa de preço do Atomic Drive e possui potência de
30w, com falante de 8". Tem distorção mais forte e reverb.

Insomniac_
Veterano
# fev/09
· votar


Meu objetivo com esse tópico foi ajudar aos iniciantes a tirar suas dúvidas, e, se possível (acho que não, hehehe) pararem de criar 300 tópicos sobre o assunto perguntanto, e talvez usar este aqui. Não sei se ficou muito claro, mas eu fiz o meu melhor. A lista de amps. não está grande porque, como não conheço muito sobre preferi não falar. E pedaleiras, deixa pro fórum de pedaleiras.
Espero que a galera ajude aí! ;]

Lexplorer
Veterano
# fev/09 · Editado por: Lexplorer
· votar


Muito bom cara!
Parabens pelo topico!

Tenhu uma pergunta..
Meu set é :
Squier Strato Standard
Meteoro Atomic Drive 15W
Pod XT Live


A guita e o amplificador são os meus primeiros , ja a pedaleira comprei essa semana. Antes tinha um Zoom 505 ..

Seguinte, eu nao estou gostando do som do meu Amp, tipo, mesmo o Pod emulando outros Amp , nao gosto do som que sai do Meteoro ..

Entao estou ligando a guita direto no PC , e usando HeadFones..

Voçe poderia me indicar o melhor amplificador disponivel de 15W de no maximo 900 Reais?
Pode até ser de 20W , mas nao quero muito mais doq isso, por que uso o amp só em casa, entao nao tenhu nenhuma necessidade de um amp de 100w pra deixar no volume minimo , se eh q me entende..

Se voçe, ou qualquer outra pessoa poder me ajudar , ficarei grato..

Abç e parabens pelo topico.

GuitarDark
Veterano
# fev/09 · Editado por: GuitarDark
· votar


pra quem ta começando é legal pegar strato, pra estudar sentado ela é melhor, se encaixa melhor ao corpo, e quanto mais confortavel melhor né. les paul tem o corpo mais pesado atraz e tende a ficar caindo, o que causa um leve desconforto.



muito bom o topico

Insomniac_
Veterano
# fev/09
· votar


Lexplorer
Acho que nessa faixa dá pra pegar um Marshall Valvestate Semi-valvulado de 30w... Qualidade excelente.

Insomniac_
Veterano
# fev/09
· votar


GuitarDark
Também acho, cara... Strato Rlz! =D
Valeu pelo comentário.

Lexplorer
Veterano
# fev/09
· votar


Insomniac_

É esse aqui certo?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-87247925-amplificador-marshall- valvestate-30r-made-england-_JM


Só vou achar usado nessa faixa de preço?
Quanto sairia um novo desse?

GuitarDark
Veterano
# fev/09
· votar


Lexplorer com R$900 da pra pegar um amp legal hein

por mais ou menos R$650 você consegui pegar o Meteoro demolidor 50W, que já é melhor do que o atomic driver, e tem 2 falantes de 8"


mas o ideal mesmo, é você ir em uma loja, leva sua guitarra, seu pod, e sai plugando nos amp da loja, ate tirar o som que você quer, isso é o ideal.

mas se você ta começando, não compra nada muito caro, por que ai logo você vai começa ouvir os sons diferentes, e o timbre destruidor que você achava que tinha, já não é tão legal assim, ai é hora de começar a melhorar o set...

Insomniac_
Veterano
# fev/09
· votar


Cara, eu acho que vai ser complicado achar essa série Valvestate nova por aí. Já me indicaram valvulado de 20, 30w. Não sei bem a faixa de preço. Vou dar uma pesquisada e ver se acho algo.

Insomniac_
Veterano
# fev/09
· votar


Lexplorer
Na verdade, acho que o valvulado é uma opção boa, mesmo. Porque os amps de 20w são, na sua massante maioria, com falante de 8", o que não traz muita qualidade. Dê preferência aos de 12".
Abraço!

Elton Murray
Veterano
# fev/09
· votar


Muito bom o tópico.
Eu não entendo sobre equipamentos então eu não posso afirmar nada relativo às opiniões nele postado.
Porém, como inciativa, é algo louvável, e mostra atitude em relação a ajudar ao próximo.
Parabéns.

Lexplorer
Veterano
# fev/09 · Editado por: Lexplorer
· votar


GuitarDark

Cara eu ja tenhu ideia mais ou menos de que tipo de som eu quero.
Esse Domolidor é bom mesmo?
Fiquei meio traumatizado com o som do meu meteoro..

Dei uma olhada em alguns amp na net que se emcaixam no valor:

COMBO FENDER FRONTMAN 25 R R$ 845,00

http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=102490

COMBO LANEY GUIT LX 35 R$ 749,00

http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=309585

COMBO LANEY GUIT LG 35R R$ 775,00

http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=292894

COMBO LINE 6 GUIT SPIDER III 15 R$ 860,00

http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=292115

COMBO METEORO GUIT DEMOLIDOR FWG 50 R$ 640,00

http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=292979


COMBO ROLAND GUIT CUBE 30X R$ 999,00

http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=275170


Olhei só na playtech até agora..
Depois do uma olhada em outros sites

Alguma sujestão sobre os amp citados acima?

Ou algum outro nao citado, ou mesmo usado..
Estou aberto a sujestoes..

Insomniac_
Veterano
# fev/09
· votar


Dessas opções eu iria de Spider III. Mas o Laney LG35R também seria uma ótima opção. Aí fica a seu gosto.
Eu não acho o Demolidor uma boa escolha pelo seu falante. É muita potência pra pouco falante, hehehe;

Lexplorer
Veterano
# fev/09
· votar


Voçe acha que eu pegaria coisa melhor se comprasse usado?

Insomniac_
Veterano
# fev/09
· votar


De fato, sim. Experimente achar valvulados menores.

Soul Wyx
Veterano
# fev/09
· votar


COMBO LANEY GUIT LG 35R R$ 775,00
COMBO LANEY GUIT LX 35 R$ 749,00
COMBO FENDER FRONTMAN 25 R R$ 845,00
COMBO LINE 6 GUIT SPIDER III 15 R$ 860,00

Eu ficaria nesta ordem, amplificadores bom, lembrando que o Line 6 se não me engano tem multi efeitos, então de preferencia ao Laney, o fender tem um timbre cristalino, mas não gostei da distorçao nele, iria mesmo de laney. Abrçs

GuitarDark
Veterano
# fev/09
· votar


isso , se for comprar usado ai tem como pegar coisa melhor, mas tem que pegar em boas condições, e preocupar principalmente se for valvulado. to certo Insomniac_?




realmente o demolidor tem os falantes pequenos, mas tem melhor som que o atomic rsrsrs mas concerteza se conseguir pegar um valvulado, vai fundo, eu mesmo quero pegar um laney http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=274418 tem pre valvulado,e 2 falantes de 12" e pensar que já vi ele a venda por 1.400 e tava sem grana ¬¬
Insomniac_ conhece esse amp? sabe se eh bom?

GuitarDark
Veterano
# fev/09
· votar


não é a primeira vez que vejo falarem da distorção em amp fender, mas como nunca testei não posso dizer.
mas ja vi mais gente falando que ele clean é otimo, mas na distorção não gostaram , assim como disse o Soul Wyx

Soul Wyx
Veterano
# fev/09
· votar


GuitarDark
Exatamente, o Clean é impecável e com brilho, mais a distorçao perde seu brilho, ainda mais a digital, então acho que pelo fato de ser pedaleira, eu não recomendaria, iria de laney que tem um brilho não tao grande como o fender, mas tem uma distorção do Capera!

Insomniac_
Veterano
# fev/09
· votar


GuitarDark
Nunca toquei nesse amp não, cara. Mas o LV 300 já se tornou lendário, só ouvi bons comentários sobre ele.

Soul Wyx
Veterano
# fev/09
· votar


Insomniac_
Lendario, virou heróico, meu próximo amp, e que vai pra vida toda, e quando me tornar músico vou ser endorser da Laney e usar uma paredão Desses TwinLv300,! [/póscarnaval

GuitarDark
Veterano
# fev/09
· votar


hahua paredão tbm quero, o preço dele é esse mesmo que ta na playtech ou vocês conseguem mais barato ele?

Insomniac_
Veterano
# fev/09
· votar


É, cara.... O preço não varia muito não. Ele era 1000 reais mais barato, mas agora...

luckseven
Veterano
# fev/09
· votar


stick

/close topic

Lexplorer
Veterano
# fev/09
· votar


luckseven

??

Soul Wyx
Veterano
# fev/09
· votar


GuitarDark
Acha mais barato, sem duvida.
Playtech ta muito caro as paradas. Eu ja achei por 1000reais mais barato do que la.

Konrad
Veterano
# fev/09
· votar


Bom tópico.

Guynho
Veterano
# fev/09
· votar


Na minha Humilde opnião, iria de Laney ou Fender. Porque tu tens uma pedaleira muito boa, e por isso não necessitaria de efeitos da caixa, que costumam dar muitos problemas, necessitando de manutenção com facilidade, isso quando tem como consertar =D

Pluga tua pedaleira no limpo, e vai ser feliz =D

Insomniac_
Veterano
# fev/09
· votar


Laney... Fender tem muito brilho pro meu gosto, hehehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Primeiro Set - Dicas