Pink, cérebro, escalas cromáticas, arpejos e Marcos De Ros!

Autor Mensagem
Kleber Blacklock
Veterano
# fev/09
· votar


Rapaz, excelente trabalho, muchacho!
Com certeza não irá lembrar de mim, no seu tópico do download de seu CD eu fui o cara que ficou com medo de ouvir a música do Cazuza, hehe... Bom, naquele tópico já fiz a ratificação em relação à esse som gravado por vossa senhoria (que por sinal tem um solo matador), falar o que desse seu improviso?
Ainda ontem estava ouvindo um doido que toca músicas da SEGA na guitarra (pra que não sabe, SEGA é a empresa que lançou vídeo-games como Master System, Mega Drive, Sega Saturn, etc...), sem querer comparar estilos, acho o cara criativo demais. Você conseguiu juntar diversas coisas em uma pessoa só: talento (óbvio), honestidade musical (caso da versão do Cazuza, por exemplo), humildade (acho que é o único famoso que posta por aqui, e, detalhe, ainda responde), bom humor (sério, seu style de "ogro-metal-power-drunkman-antisocial", à primeira vista, assusta. Coisa do tipo: "tá doido, perguntar algo pra esse cabeludo ele te fura com o indicador e o mindinho enquanto faz um from hell com a mão esquerda, hehe) e, fora qualidades não listadas, a criatividade que tanto aprecio.
Como disse no outro post de outro tópico: não sou músico, toco por hobbie, mas que dá gosto ouvir suas músicas e versões, cara, isso dá...
Abração! Sucesso não desejarei, é como desejar um carro para dono de concessionária, hehe... Faço votos de que continue essa pessoa (a qual uma das qualidades mais destacadas é "excelente músico") única que é!
Fui!

De Ros
Veterano
# fev/09
· votar


Kamus23

Hehehe, deixa o cara, não tem problema nenhum alguém "até achar legalzinho", seria bobagem esperar que todo mundo goste daquilo que tu faz... E olha só, ele já não achou meus bends desafinados, então eu estou evoluindo!! (brincadeira, não vai levar a mal, Alex...)

Valeu!


The Root Of All Evil

Obrigado!!


GuitarDark

Valeu! E é verdade, dá alta saudades desses desenhos!

Marlon_Dexter


Valeu velho!!! Aliás, valeu, novato!

(Putz, eu também sou novato!!! Uhauhauhauha!!!)


Philipi

Pô cara, muito obrigado!!

Mas só para deixar um ponto claro, nada que eu toquei aí foi improvisado, eu arranjei tudo nota por nota...


Valeu!!!!

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


De Ros

Só pelas fotos que aparecem nas miniaturas dos dois vídeos que você postou já dá pra perceber que você tem mania de tocar cobrindo o lábio inferior com o lábio superior.
Saque só.

De Ros
Veterano
# fev/09
· votar


Kleber Blacklock


Caramba velho, até enrubesci com esse teu comentário!!!

Muito obrigado mesmo - e sim, me lembro de ti e da história de ter "medo" de ouvir o Cazuza, hehehehe!

Fico super feliz de conhecer um pessoal tão massa e tão legal aqui no fórum! E acho que o lance é esse, trocar ideias (sem acento) e informações!

Essa coisa do visual está cada vez mais engraçado, porque um "ogro", com o braço fechado de "tatoo" e cara de mau, tá tocando vários chorinhos (!) na guitarra, fora um trabalho de tango (!) que faço com um acordeonista fantástico aqui do sul que irei gravar semana que vem...

Para quem pensa que já viu de tudo...


Valeu pelos grandes elogios (fiquei muito feliz mesmo!) e um grande abraço!!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/09
· votar


De Ros
Bem que vc poderia participar de uma Jam virtual aqui fo FCC, com a gente hien... Cara, eu já bati bola com jogadores profissionais e até campeões do mundo (Leonardo (ex-São Paulo, por exemplo)... Então não tem desculpa... ;-) Além do que, seus comentários seriam de extrema utilidade na questão do aprendizado... Think about it.... :-)
Thanks brother!

Philipi
Veterano
# fev/09
· votar


De Ros
Hehe foi mal, e que eu não sei muito bem a diferença de arranjo para improviso.
Abs.

De Ros
Veterano
# fev/09
· votar


The Root Of All Evil

É verdade, mas não pense que tu é o primeiro a me chamar atenção sobre isso. Faz só uns 25 anos que toco assim...

MauricioBahia

Tendo tempo, será um prazer. Mas quando ao comentar sobre o trabalho dos outros, aí só no âmbito pessoal, se o próprio autor me pedir, e em caráter privado, porque esse tipo de coisa pode as vezes ferir e magoar, e taí uma coisa que não tenho o menor interesse em fazer!

Quando eu estava começando, qualquer critica que não fosse elogio me deixa em triste e não me ajudou muito não... E não desejo fazer isso com alguém justamente num espaço público como esse.

Além do mais, eu procuro sempre aplicar as três peneiras de Sócrates no que falo ou escrevo, então, já viu, né?

Abração!!


Philipi

Imagina, foi mal nada! Eu também não sabia isso quando comecei, e acredito que ninguém nasceu sabendo, então, aí vai:

Improviso é quando tu sabe (ou não, no caso de que o cara seja um gênio) a harmonia (os acordes) da base e dai tu começa a brincar com as escalas, arpejos ou qualquer outra ferramenta que tu tenha domínio.

O solo, ou melodia, nasce de maneira espontânea, na hora! é uma criação do momento e, caso não seja registrada, talvez nunca irá se repetir.

Já no caso do arranjo, é quando tu pega compasso por compasso e cria uma melodia que tu sempre vai repetir a mesma, salvo ligeiras variações (trinados, mordentes ou qualquer outro "floreio").

Se eu for tocar amanhã esse solo do "Pink & Cérebro", vou tocar igual, pois foi todo composto (arranjado), e só faltou escrever na partitura porque sou preguiçoso com essas coisas.

Já se for tocar aquele outro som que postei aqui, o "Wrapped", vou tocar bem diferente, porque a única coisa que lembro é que está em dó menor. Foi todo de improviso, tocando o que senti na hora. Deu para sacar?

Abraço!!!

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


De Ros
eu procuro sempre aplicar as três peneiras de Sócrates no que falo ou escrevo

Tô com preguiça de abrir o Google.
Quais são?

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Improviso é quando tu sabe (ou não, no caso de que o cara seja um gênio) a harmonia (os acordes) da base e dai tu começa a brincar com as escalas, arpejos ou qualquer outra ferramenta que tu tenha domínio.

O solo, ou melodia, nasce de maneira espontânea, na hora! é uma criação do momento e, caso não seja registrada, talvez nunca irá se repetir.

Já no caso do arranjo, é quando tu pega compasso por compasso e cria uma melodia que tu sempre vai repetir a mesma, salvo ligeiras variações (trinados, mordentes ou qualquer outro "floreio").

Se eu for tocar amanhã esse solo do "Pink & Cérebro", vou tocar igual, pois foi todo composto (arranjado), e só faltou escrever na partitura porque sou preguiçoso com essas coisas.



Excelente definição.

Ao meu ver, os arranjos são mais interessantes do que os improvisos, em geral, salvo raríssimas [e bote raríssimas nisso] exceções.

Eu acho que quando você pode parar e pensar você consegue realmente fazer algo mais interessante e coerente do que quando faz no improviso.

Por mais que no improviso surja um trecho ou outro legais, é muito difícil um improviso inteiro ser interessante, pra mim.
E quanto maior o improviso, logicamente, menor a probabilidade dele todo ser interessante.


Só pra deixar registrada minha opinião [pra eu ler daqui a uns 2 anos e ver se concordo], já que o assunto permitiu.

Philipi
Veterano
# fev/09
· votar


De Ros

Pow valew muito boa explicação, saquei mesmo.

Às vezes eu toco umas notas aleatórias na guitarra ou no Violão, e acaba saindo uns solos legais, porem eu não sei escalas e não sei muito bem o nome dos acordes, será que é correto fazer uma composição assim, ou eu tenho que saber teoria e talz, será que se eu ficar tocando assim posso me prejudicar qdo for aprender teoria de Verdade?

Valew Abraço.

GuitarDark
Veterano
# fev/09
· votar


De Ros

verdade né, dependendo de como as pessoas falam em vez de ajudar atrapalha, e depende da pessoa que ta recebendo a critica , até se falar com cuidado ja magoa Oo até pesou a consciência agora uhaauhahu acabei de comentar a jam Oo




e o papo ta ficando filosofico aqui hein uahuha



as 3 peneiras: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE. (to certo?)

De Ros
Veterano
# fev/09
· votar


Philipi

Fico feliz de ter ajudado!
Velho, se tu quer meu conselho de verdade, procura um bom professor, de preferência ontem de tarde, que é para não perder tempo.

Claro que tu pode continuar brincando, só vai ajudar teu treinamento auditivo, mas para cada dificuldade intransponível, que mais parece um precipício na tua frente, o professor vai lá e te mostra onde está a ponte ou a escada... Pode acreditar!

The Root Of All Evil

Ao meu ver, depende muito da capacidade do músico que está improvisando.

Quando as peneiras de Sócrates, é bem provável que tenha no google, mas são essas que o GuitarDark tão sabiamente citou!!

Valeu e abraços!


GuitarDark

Já que estamos no Sócrates, que sempre afirmou que " a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida", tenho que admitir que o papo ta bem filosófico mesmo, hehehehe!!!

De Ros
Veterano
# fev/09
· votar


E para não ficar deixando tópico aberto, senão depois eu me perco na hora de responder, vou fechar esse e abrir um com videos novos!
Abraços!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Pink, cérebro, escalas cromáticas, arpejos e Marcos De Ros!