Pra quem usa pedaleiras e cia: Com ou sem simulação de Cab?

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # fev/09


    Então gente, me falem os porques vocês usam ou não simulação de cabinetes quando usam suas pedaleiras e cia...
    Pois então, eu ando usando sem simulação no meu Peavey pq acho que fica bom no som dele, por ele ser um bom amp e tals, e algumas vezes acho que usar essas simulações meio que, sei não, deixa o som fechado, não sei como explicar.... de repente é viagem minha e eu to pelo caminho errado regulando meu equipo!
    E vcs?

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    o seu Peavey é 100% valv?

    Fuja das cabsimulators!!

    janick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    GuitarHouse
    All tube velho!
    Então, fica bem massa sem o cab simulator, ando usando sem!

    Mas lendo o manual, tem la dizendo que a simulação fica mais fiel ao JCM800 - por exemplo - usando o cab... isso em caso de usar numa mesa certo?

    GuitarHouse
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    isso em caso de usar numa mesa certo?

    sim, a personalidade do peavey pode falar mais alto e o som sair diferente do esperado. Nao ruim, mas diferente do JCM800 (ou melhor, vai sair diferente)

    ai vc pode usar no loop do peavey ou esquecer o cabsim

    janick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    GuitarHouse
    hehehe esse negócio de Loop é estranho... eu mesmo não consigo notar melhora positiva e tals.... mas talvez é pq ainda nao explorei muito a pedaleira, sempre uso os mesmos recursos

    guitarg3
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    usa do jeito q fica bom.. nao tem muita regra cara.. as simulaçoes d cabinetes segundo o manual serve pra vc usar a pedaleira ligada em linha.. ms msmo assim o som fica ruim.. ms nao tem regras.. se vc faz um patch q fica um som massa usando a simulaçao d cabinete vai em frente.. se vc faz um sem usar a simulaçao e fica bom tb nao tem com o q se preocupar.. vc pode encarar isso como uma opçao d timbragem extra da sua pedaleira :D

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/09
    · votar


    janick
    Acho q tu devia continuar usando sem, já q o amp é alltube é legal conservar a característica sonora dele, e esse tipo de recurso serve pra, como já mencionaram acima, ligar ela em linha pra suprir a falta de uma caixa real pra timbrar a pedaleira.

    janick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    brunoepronto
    Hm, entendi!
    Então, eu sinto que "prende", "comprime" sei la, o som fica muito mais aberto e "potente" quando ta sem a simulação!

    Pois é! Talvez até pq esse amp tenha um som MUITO rasgado... apesar de ser classic o nome, é um bichinho bem agressivo. Tem um clean lindo para blues, bem presente e ainda mais com o mid boost dele, mas chega no drive, é doidera total. Eu mesmo não uso o drive dele pq é muito selvagem pro que eu toco heheh

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    janick
    Eu acho que vc tem opções. Isso é muito bom. Se vc resolver "experimentar" novos timbre pq não usar o simulador? De repente a sonoridade fica bacana. Na minha opinião, não existe o certo e o errado. A guitarra do Peter Green/Gary Moore era especial pq a ligação dos caps tava invertida... Depois é que foram descobrir.
    Abs

    PipaAvuada
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    As simulações ficarão mais fieis se ligado no return, mas se o som está bacana direto no imput sem simulação então tá valendo!
    Eu tenho um Laney que é Fusion, só tem válvula no pré e uso minha Gt-10 no return com simulações, o som fica bem à vera, usei por bom tempo direto no imput, mas quando sentei e perdi um tempinho timbrando no return não quero outra vida. Por isso qeu não tenho pretensões de comprar um all-tube, meu som está do jeito que gosto assim, e ter um valvulado pra usar no return ao meu ver é sem lógica.

    janick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    PipaAvuada
    Não curto ligar em send e return, sempre achei muito estranho o som saca velho?
    o tal do 4 cables né?
    é estranho e tals

    Bog
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    janick

    Simulação de gabinete normalmente implica em um corte de frequências altas e destaque de outras. Para quem liga em linha (para gravar, na mesa), é sempre bom usar, porque do contrário qualquer distorção soa absurdamente abelhuda e chiada. Dá na verdade para ajeitar as coisas com um bom equalizador no fim da cadeia, mas deste jeito é bem mais fácil.

    Para quem liga num amp com falantão normal, pode ser desnecessário, ou mesmo prejudicial para o som, porque o amp já vai colocar a sua coloração por cima. Se ele também cortar agudos, no fim das contas o som acaba sem agudos, sem presença, abafado.

    Gugametal
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    geralmente em ensaios toco em caixa com pre e power valvulados ai deixo a gt em casa e levo so cabo e guitar.....nem esquenta, vc n acha q o som ta bom sem simulação?então deixa sem uia....

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    janick
    Se eu tivesse um all-tube provavelmente nem usaria simulação de amp. Utilizaria somente os efeitos. Sugiro que faça um set de patches separados para usar com seu amp. Depois faça outros, para ligar em mesas/loop de outros amps e afins qd n der pra levar o seu.

    janick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Bog
    Para quem liga num amp com falantão normal, pode ser desnecessário, ou mesmo prejudicial para o som, porque o amp já vai colocar a sua coloração por cima. Se ele também cortar agudos, no fim das contas o som acaba sem agudos, sem presença, abafado.

    Então, eu percebi isso velho!

    Gugametal
    hm... eu acho que ta bom sem a simulação mesmo heheh de cabinete eu digo
    Rei Arthur Pendragon
    Pois é velho, mas isso te da uma gama de sons imensa... a tonelabs, ela tem uma qualidade de som PRA MIM, muito fiel no que se fala de Marshall e Vox. Fenders e Mesa nem uso muito nela, não consegui um timbre satisfatório ainda, ai eu interpreto a minha pedaleira como pequenos "simuladores de amplificador" E realmente fica bem legal, alem de versatil. Por exemplo, A Tonelabs + meu SD+1 apenas, eu normalmente ja tenho o som que preciso. Mas quando se põe o alltube no meio melhora as coisas DEMAIS mas por outro lado, as configurações se expandem demais, o que quando eu tiver mais a manha,vai ser muito bom!
    E aqui, eu uso sem simulações também, é um dos patches que eu uso. Que nesse caso é a "simulação" de peavey classic 30W heheh... é bom que sem usar cab, tem como alternar entre elas, pq senão, sabe, vc percebe uma diferença imensa entre o som usando bypass na simulação e o clean do amp, e usando a simulação com cab. E depois que eu montei meu set, nunca mais consegui tocar em linha, acho muito estranho gravar o som da pedaleira em linha.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    janick
    Qd vc liga direto e faz uma EQ qq q te agrada no amp, já tá afetando a simulaçao, e o resultado vai ser outra coisa, q pode muito bem ser bacana tb. O vc está obtendo com esse processo é uma mistura de SIM+Som do pré do seu amp. Se tiver bacana cara, blz. Eu geralmente tento neutralizar os amps (loop ou ajuste de frequencias do pre) pra poder ouvir o som das sims da minha POD.

    Agora qd uso um valve, eu fico mexendo nele mesmo, só uso effects.

    Com a banda eu toco de beatles a metallica, passando por van halen, pink f, etc. Nesse caso, preciso do som de vários amps(Mesa, marshall,fender, hiwatt) diferentes, entao uso algum amp neutro/mesa para n atrapalhar o som da sim q eu quero.

    Leblues
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Não entendo porque alguém que tem um alltube usa pedaleira, se eu fosse você eu deixaria só um sd-1, um delay, um chorus e um wah, fim de papo.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Leblues
    No meu caso, preciso sim. Ou teria q ter uns 3 pedais só de delay por ex., no mínino.

    janick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rei Arthur Pendragon
    Exato velho, eu nao sou desse pensamento purista de "ah, tem um all tube é heresia usar pedaleiras nele". Na minha opinião isso é pensamento de quem nunca tocou um valvulado ou que tem ideias bem limitadas. Quanto mais possibilidades vc tem, melhor.Leblues
    Isso é de gosto. Eu tenho um SD-1 também, tenho um DS-1, um Behringer VT999, Mas prefiro usar uma pedaleira junto, alem dos efeitos, pedal de volume e cia. Se fosse uma pedaleira vagabunda e tals, tudo bem, mas não percebo alteração de sinal com a Tonelabs, consigo vários timbres, os efeitos são muito bons, e com as simulações, consigo uma variedade boa de sons, de fato!

    PipaAvuada
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Não curto ligar em send e return, sempre achei muito estranho o som saca velho?
    o tal do 4 cables né?
    é estranho e tals


    Meu velho, foi o que eu disse, eu tmb achava estranho, mas se vc perder um tempo vc acha o som que quer, com a grande vantagem de seja onde for que vc for tocar só vai se preocupar com os falantes, pois vc nao usará os prés dos amps que vc encontrar pela estrada. Quando nao posso levar meu ampli ligo no return e geralmente meu som está lá, no maximo uns toques em graves medios os agudos e pronto!
    Não uso 4 cables não, ligo a guita no imput da pedaleira e a saida da pedaleira direto no return, só isso!

    janick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    PipaAvuada
    É, mas no caso o pre do meu amp é foda, seria um disperdicio não usa-lo.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    janick
    Vc está levemente enganado. Na verdade velho, o que importa são as válvulas da potência do amp. As válvulas de pré são o que vc encontra nos amps híbridos, que na verdade n fazem grande diferença em relação aos amps transistores.
    Usando o pré dele vc está basicamente "colorindo" o som com as características do seu amp.

    janick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rei Arthur Pendragon
    Olha o jeito que ele é valvulado tanto no power quanto no pre. Isso é como querer comparar meu amp com um Pre de um Laney TF alguma coisa por exemplo ligado em um power valvulado, enfim, covardia. Falar que o Pre desse amp não faz tanta diferença assim...

    Mas enfim, você nunca tocou num desses, entendo o seu ponto.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    janick
    Claro, all-tube sempre tem válvulas nos dois. Agora existe uma diferença brutal entre válvula de pré e de potência. Qd vc usa o amp, vc sempre tá usando power, usando o pré ou não. Ele que faz a grande diferença. Claro q o seu amp tb tem uma construção provavelmente melhor, e deve ser melhor q um laney da vida. Mas a verdade é q as válvulas de pré n fazem tanta diferença, são baratas inclusive. Dá uma pesquisada sobre isso e vc vai entender.

    PS : Se for um Joe Satriani ou 5150 eu já toquei nele sim.

    Victorblues
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    janick

    Bixo vc pelo visto gosta dos timbres vintage de Marshall e Vox como eu. Ainda ñ comprei minha Tonelab mas já testei muito ela, e vou comprar uma em breve.

    Eu demorei um tempo pra adequar meus amps (gianninis velhos) as simulações de pedaleiras (tive uma xt e uma gt8). Como os amps não tem Loop e tbem seria um disperdício vc descartar todo o pré deles, realmente fica bem dificil vc controlar as tonalidades do amp e da pedeleira até vc chegar ao timbre da simulação desejada sem perder graver agudos e ficar abafado.

    A única forma é fuçar demais as regulagens do ampli e pedaleira, demora e é bem sacal eu sei, mas é o único jeito.

    OBS: na tonelab o melhor som de vox é ligado direto no input de um valvulado com eq em flat. Dependendo do timbre do seu peavey e falantes aumenta mais os agudos que vc vai chegar no tão sonhado timbre VOX AC 30.

    janick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Victorblues
    Então velho.... exatamente como vc pensa... é difícil mesmo de regular!
    O Timbre de AC, ja tenho uns foda mesmo, De Marshall também, mas quando eu ligo minha LP por exemplo, ja fode TUDO pelo timbre dela mesmo, dai até eu caçar um timbre pra cada guitarra velho, demora hehehe mas como eu disse, o pre dele é MUITO bom cara, usar direto no loop, é um disperdicio. Loop, eu uso pra jogar modulação e cia, mas ligo a guitarra no input para usar o canal clean dele do pre/post, como o canal principal.
    Rei Arthur Pendragon
    Cara, vc não precisa me explicar de amplificador valvulado, ou do funcionamento de amplificadores, pq eu entendo bem. Então, dispenso a explicação =P
    Mas enfim, meu amplificador esta valvulado com valvulas da Groover, é um Peavey Classic American made, enfim, é covardia comparar né?
    Nâo curto JSX nem 5150 não. Não fazem meu estilo.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    janick
    O q eu quero dizer com isso - n é te dar uma aula de nada; é só dizer q se vc usar direto no loop vc vai achar a mesma qualidade, e vai ouvir melhor o som das sims de amp(caso esteja usando uma e queira sacar como elas soam sem interferência). E vão ficar muito massas com esse power de qq maneira.
    Por ex, é bom pra comparar uma sim de marshall(sozinha) com a coisa real, foi assim q testei a POD e GT-10. Misturada com o pré de um amp n ia dar pra sacar o q faz a sim. Era só isso :P.

    Qd n usar as paradas de sim, pode meter direto no pré ou misturar os dois tb vale, como vc faz e curte. Vai ficar louco de qq jeito.

    janick
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Rei Arthur Pendragon
    Hm.... n sei velho.... usar só um eu acho estranho. O melhor resultado que eu tive acho que foi ontem, usando a pedaleira no loop e a guitarra com os analogs no input, fica bom, mas fica estranho, por alguma cosa que eu não sei o que é

    Victorblues
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    janick

    É demora demais mesmo. Eu tbem toco com LP e Strato e para cada guitarra tem de ter um regulagem totalmente diferente tnato de pedaleira como amp. É um saco!! rsss...

    Vou pegar uma Tonelab LE só por causa da simulação do AC30 e do Marshall Plexi, são muito boas!!

    So_Leo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Se seu Ampli é bom não tem razão pra vc usar a simulação de Cab.
    No meu caso eu uso na minha GFX-4 pq sem as simulação o som fica uma droga.

    Vai muito de gosto...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra quem usa pedaleiras e cia: Com ou sem simulação de Cab?