Dúvida em blindagem da guitarra.

Autor Mensagem
two
Veterano
# fev/09


Estou com algumas duvidas, o que é melhor para fazer a blindagem, tinta condutiva, folha de aluminio auto-adesivo ou folha de cobre auto-adesiva. O preço das duas fitas são o mesmo.
Uma outra duvida, sei como tenho que forrar toda a cavidade onde ficam os captadores e as costas do escudo, mas tenho um duvida no seguinte, na ligação normal, as malhas do pickups são soldadas na carcaça do pot junto com a malha do jack e junto do filho que se solda nas molas. Quando fazemos o revestimento par blindagem como deve ser feita esta ligação, seria somente fixar as malhas dos pickups no revestimento da blidagem ou como deve ser feita?

ogaitnas
Veterano
# fev/09
· votar


Se está tudo o mesmo preço, folha de cobre na cabeça, eu usei tinta condutiva e já ficou bom pacas, mas dizem que perde efeito com o tempo, então se para vc o preço está próximo ou o mesmo, folha de cobre, na minha eu não mudei na ligação dos pots, o que fiz foi só puxar um fio da pintura da blindagem para o terra da guitarra.

DOLLAR
Veterano
# fev/09
· votar


tipo, pra saber se minha guitarra é blindada, soh abrindo ela msm ou pelo modelo tem como saber?

é uma cort viva gold II

two
Veterano
# fev/09
· votar


Bertola ou Fabio Seiji ajuda ai.

Tordenskall
Veterano
# fev/09
· votar


two

Não sei se estou falando besteira, mas eu optaria pelo cobre cara, a prata também é um bom condutivo mas na minha opinião creio que essa possa ter alguma probabilidade de refração elétrica e a tinta condutiva é ótima tbm mas ela perde o efeito com o tempo como disse o ogaitnas, eu usaria cobre...

Malz aos luthiers e ao pessoal desse tópico se eu falei besteira!

[]'s

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


two
Eu fiz a blindagem do meu baixo revestindo a cavidade com papel alumínio e ligando o terra do circuito à massa de blindagem (o papl alumínio). No caso do meu baixo, o terra do circuito era a carcaça do potenciômetro (no caso, qualquer um deles).

Henrique S.
Veterano
# fev/09
· votar


folha é melhor

mas a folha aluminio nao permite que a solda "pegue", a de cobre nao sei, mas provalvemente pega solda que facilita bastante...

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


A minha SX SST 57 foi blindada com folha de alumínio e ficou tri boa, ruído externo zero.

ledd
Veterano
# fev/09
· votar


melhor cobre concerteza,mas e mais caro e da mais trabalho pra blinda,devido n ser tao maleavel qnto papel aluminio,blindei minha guitarra com papel aluminio, peguei tuto no handmades e resultado increditavel, ruido zero,caps com som mais limpo sem akele chiado chato, como falaran ali en cima liga fio da blindagem ao terra da guita,meu fiz com parafuso pequeno pingo solda en cima ligando fio terra da guita na parte de tras fico masa,recomendo a todos fazerem, simples e qlqer un pode fazer!

two
Veterano
# fev/09
· votar


Então a ligação é a mesmo, incluindo somente um fio saindo da carcaça do pot até a peça de cobre?

ledd
elhor cobre concerteza,mas e mais caro
Aki em Bh tem as duas opções a diferença de valor é só $0,10 então acho melhor o cobre.

erico.ascencao
Veterano
# fev/09 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Henrique S.
Eu soldei uma ponta do fio na carcaça do potenciômetro e a outra ponta eu prendi com um parafuso na cavidade forrada com o papel alumínio.

Will Bejar
Veterano
# fev/09
· votar


A minha Fender Jaguar eu mandei pintar, e a folha de cobre já tava lá...bom, aí eu tive que mandar fazer um outro escudo, e coloquei uma folha de papel alumínio...será que fiz besteira???


ledd
Van_Lorien
erico.ascencao
Tem como postar umas fotos e tals???

two
Veterano
# fev/09
· votar


Will Bejar
Aki tem fotos

Will Bejar
Veterano
# fev/09
· votar


two
Opa, valeu!!!

two
Veterano
# fev/09
· votar


E o fio que é soldado na parte de trás da ponte? Continua igual, ou não precisa de coloca-lo?

mserginhoss
Veterano
# mai/09
· votar


Olá, Pessoal.. tenho um violão Yamaha Silent q tem esse problema de aterramento, só q no meu caso o problema é sério.. o hammer é alto pra caramba..

nao to achando alguem q faça o serviço aki onde moro e estou muito inseguro de fazer eu mesmo..

gostaria de uma explicação bem detalhadinha parte por parte fase por fase da blindage.. tenho medo de dar merda, é um instrumento um pouco caro, e trabalho com ele..

ajudem pessoal, nao aguento mais aterrar no meu corpo..

abraços

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


Olá amigos, uma dúvida.

Estou fazendo a blindagem com folhas de alumínio, tudo corre bem, por enquanto, mas uma coisa não está clara:
O fio que vai para o trémolo, o fio do aterramento tem que ou pode ser mudado?

No caso de ser mudado devo apenas usar um parafuso e nele soldar ou há alguma recomendação de uso de capacitor ou etc?

Ah, sim: Por que minha guitarra tem o capacitor no pot do cap do meio? ehhheh. Sempre vejo no pot do cap do braço.

Abçs e obrigado.

buddy guy
Veterano
# out/09
· votar


brunoliam
Olá amigos, uma dúvida.

Estou fazendo a blindagem com folhas de alumínio, tudo corre bem, por enquanto, mas uma coisa não está clara:
O fio que vai para o trémolo, o fio do aterramento tem que ou pode ser mudado?

No caso de ser mudado devo apenas usar um parafuso e nele soldar ou há alguma recomendação de uso de capacitor ou etc?

Ah, sim: Por que minha guitarra tem o capacitor no pot do cap do meio? ehhheh. Sempre vejo no pot do cap do braço.

Abçs e obrigado.


Fala Bruno,beleza?Então,acho que nada impede de que o fio de aterramento permaneça no mesmo local(ponte).Tem pessoas que já ví aterrar tanto na ponte como direto na blindagem,por intermédio de um parafuso na ponta do terra e parafusado sobre o alumínio,saca?

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


buddy guy
Fala Bruno,beleza?Então,acho que nada impede de que o fio de aterramento permaneça no mesmo local(ponte).Tem pessoas que já ví aterrar tanto na ponte como direto na blindagem,por intermédio de um parafuso na ponta do terra e parafusado sobre o alumínio,saca?


Beleza, vou mante-lo lá mesmo. Fiquei confuso com tantas opções.

Obrigado. =)

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


O aterramento vai pra ponte e um ramal é ligado na blindagem através de um parafuso.

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
O aterramento vai pra ponte e um ramal é ligado na blindagem através de um parafuso.

HUm.... pensei nisso.

Mas algo me intriga. Refiz todas as soldas e agora os dois pots de tonalidade, apesar de funcionarem cortando agudos, zeram o volume também... que besteira fiz eu?

buddy guy
Veterano
# out/09 · Editado por: buddy guy
· votar


brunoliam
buddy guy
Fala Bruno,beleza?Então,acho que nada impede de que o fio de aterramento permaneça no mesmo local(ponte).Tem pessoas que já ví aterrar tanto na ponte como direto na blindagem,por intermédio de um parafuso na ponta do terra e parafusado sobre o alumínio,saca?


Beleza, vou mante-lo lá mesmo. Fiquei confuso com tantas opções.

Obrigado. =)


Tú pode bi-furcar o terra saca?Um na blindagem e outro na ponte. Um camarada que manja dessas paradas aí e que podia te dar uns toks,é o Curly.Ele é féra nessas paradas de eletrônica !!!!!!

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


brunoliam

Pros pots de tonalidade você usa apenas dois dos três terminais que ele tem. Um vem do pot de volume e o do meio vai pro terra (com ou sem um capacitor)... Pode ser que o terminal que sobra esteja ligado ou em curto com outra coisa.

Konrad
Veterano
# out/09 · Editado por: Konrad
· votar


LeandroP

Pros pots de tonalidade você usa apenas dois dos três terminais que ele tem. Um vem do pot de volume e o do meio vai pro terra (com ou sem um capacitor)... Pode ser que o terminal que sobra esteja ligado ou em curto com outra coisa.


Vou olhar lá. Pois os terminais estavam de fato próximos demais, e tive que mexer bastante para encaixar os pots no escudo, pode ser que nesse movimento algo tenha se mexido.

Uma última pergunta. Como posso adicionar o controle de tonalidade no cap da ponte. Mal uso o pot de tonalidade do cap do meio, pois é o mais equilibrado dos caps, e gostaria de acrescentar essa possibilidade no cap da ponte?

Abçs e obrigado

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


brunoliam

Como é o esquema dos seus captadores, chaves e potenciômetros?

HSH, HSS, SSS, etc...

Konrad
Veterano
# out/09 · Editado por: Konrad
· votar


LeandroP

SSS. Dois pots de 250 e um de 500 (volume). Um capacitor no pot do captador do meio. Chave de cinco posições. Em resumo, uma Strato. =)

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


sobe.

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


Enfim, estou dando um up só para registrar que após fazer a blindagem com folhas de alumínio de cozinha mesmo, em duas camadas, o nível de ruído de minha guitarra diminuiu consideravelmente.

Gostaria de agradecer aqueles que me ajudaram e registar que, ao que parece, e contrário ao que li em minhas pesquisas, o alumínio de cozinha funciona sim.

Eu diria que o ruído foi reduzido em uns 70%.

Obrigado aos companheiros buddy guy e LeandroP (ex Panucci), pela ajuda.

ogner
Veterano
# out/10
· votar


Achei um material sobre blindagem que parece ser bem bacana!!!

Farei esse esquema na minha guitarra em breve e posto o resultado!

http://www.guitarnuts.com/wiring/shielding/shieldingryandbyrd.ppt

Fonte: guitarnuts.com

MMI
Veterano
# nov/10
· votar


ogner

Esse ppt tem informações interessantes, não só da blindagem. Já estou pensando em dar uma mexida...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida em blindagem da guitarra.