Distorção x perda de identidade da guitarra

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: erico.ascencao


    Desde que eu comecei a tocar guitarra aqui em casa venho me deparando com uma certa dificuldade ao tocar com timbres distorcidos.

    Não consigo notar diferenças significativas do timbre do captador da ponte ou do braço quando uso distorções. Só percebo por efeito placebo - já que a chave seletora está na posição braço, eu me convenço que o som parece com som de braço. Também não consigo perceber a diferença do timbre entre o humbucker e o single (na verdade humbucker splitado) na mesma posição. Para conseguir notar esta diferença, o limite é uma distorçãozinha crunch em nível blues, mais do que isso tudo passa a ser muito semelhante. Quando o som está limpo fica fácil de distinguir.

    Escuto muita música e sempre tento adivinhar daonde veio o timbre. Acho que consigo distinguir o som de um captador de braço de uma les paul do som do humbucker da ponte de uma strato.

    Vocês acham que esta perda de identidade da guitarra ao se usar distorção é normal até que ponto? Timbres hi-gain tornam mais semelhantes o som de guitarras diferentes?

    Gabriel Cervi
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Acho que depende da qualidade da distorção, se a distorção for ruim, fode com o timbre, se a distorção for boa, conserva o timbre.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Gabriel Cervi
    Por exemplo, uma Strato e uma Les Paul num JCM800 tem timbres bem distintos? O JCM 800 tem uma distorção fortinha...

    Thyagw
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    Eu acho que distorçao "distorce" o som da guitarra mesmo, acaba perdendo o brilho as vezes, mas a questao é menos do equipamento e mais do musico. Ja vi gente tirando timbres com G1 muito melhores que com um set bem caro. Eu particularmente prefiro Overdrive, principalmente pelo som que eu toco, e sempre coloco bastante medio e agudo quando ligo o OD, por que senao fica com um timbre muito pesado. E depende muito da sua distorçao tambem. Imagine a distorçao de um cubo de 10w comparada a de um pedal ou ate mesmo a um de um cabeçote valvulado. A diferença é enorme.

    alecrunch
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao

    Fala rapaz.

    O que há hoje é uma variedade imensa de opções para se tocar guitarra. Desde jazz com guitarra ultra-limpa, timbre seco e médio e cordas 0,13, até trash metal com afinaçao em C. Pessoalmente noto muita diferença entre os timbres de captaçao e faço uso disso. A distorção faz parte do meu dia a dia mas não descaracteriza meu timbre. Também passei a apreciar muito mais os single coil e o braço em marple, adotando a strato como o timbre em que eu quero evoluir. Quando toco alguma coisa, independente do estilo, mantenho meu set e procuro manejar o timbre dentro do que eu já escolhi. Além disso, limpei todos os efeitos e uso somente as saturações e reverb do ampli, alem de um wha. Mandei pro espaço chorus, phase, delay, equalizador... Timbre = pegada + guita + ampli. Distorção em excesso claro que anula tudo o que vem antes dela...
    ABRAÇO.

    Gabriel Cervi
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    Por exemplo, uma Strato e uma Les Paul num JCM800 tem timbres bem distintos? O JCM 800 tem uma distorção fortinha...
    Claro cara, por exemplo, eu tenho uma telecaster e uma tagima zero, são guitarras totalmente distintas...e eu tenho uma Pod Floor....se eu colocar a tele em um preset que eu programei pra Tagima, o timbre saira diferente...igualmente com o oposto.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    alecrunch
    Quanto à origem do timbre, concordo plenamente com você. Chorus, Delay, Flanger e etc não fazem o timbre, são meramente efeitos - com exceção do chorus, que na minha opinião serve em algumas ocasiões pra encorpar sons limpos e para tornar distorções mais psicodélicas. O que faz o timbre realmente é a distorção, a EQ, a guitarra e o amplificador.

    Gabriel Cervi
    Minhas experiências foram pobres neste sentido pois as únicas variações que experimentei foram os diferentes captadores da minha Cort X6, nas configurações normal e splitado.

    fernando0877
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: fernando0877
    · votar


    Cara... em amplificadores de boa qualidade dá pra notar se é single ou humbucking, se a madeira é densa ou não, braço prafusado ou colado... mas com certeza distorções é um dos efeitos que mais mascara o som da guita, tmb os compressores

    Gabriel Cervi
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao
    Cara, o que me ajudou MUITO com esse negócio de timbre foi ir nas lojas e testar várias guitarras...minha visão de timbre mudou completamente quando toquei numa Washburn N2 ligado num Laney...pqp, o melhor timbre da minha vida, de fato! E eu testei eles apenas por alguns minutos...

    XurruS
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao

    cara eu tenho esse mesmo problema mas nao é com distorçao, é com o noise sup (n sei se é problema de regulagem mas eu sinto que perde mto timbre)

    Vinicius Nogueira
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    erico.ascencao

    Muitos querem me crucificar por eu colocar 2 Hot Rails na minha Strato. Mesmo assim ficou com o brilho e estalado de uma verdadeira Strato.

    Qual seu equip?

    BulletForMyValentine
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: BulletForMyValentine
    · votar


    El Cabongo
    Cara... em amplificadores de boa qualidade dá pra notar se é single ou humbucking, se a madeira é densa ou não, braço prafusado ou colado...

    Inclusive dá pra perceber se o músico está de bermuda ou calça, tênis ou sapato, sentado ou em pé... etc.

    Aliás: BC Rich Bich com DiMarzios SuperDistortion e Cort VX-2V com Set EMG-HZ (Versão passiva do 81/85)

    Nem preciso dizer se gosto de distorção, né? uAHeuAHUehAUE

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Vinicius Nogueira
    Cort X6, Meteoro Nitrous GS100 e Zoom G9.2tt (vendi recentemente, estou esperando chegar a POD X3 Live).

    Hélio Souza
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    El Cabongo
    Cara... em amplificadores de boa qualidade dá pra notar se é single ou humbucking, se a madeira é densa ou não, braço prafusado ou colado... mas com certeza distorções é um dos efeitos que mais mascara o som da guita, tmb os compressores

    Caramba!!!!
    Queria ter um ouvido assim...rs

    ogaitnas
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Acho que combinação de dist ruim + caps ruins faz isso, senão vc percebe, especialmente em solos, nas bases até pode passar mais batido, mas em solos ficam bem evidente a diferença entre o som especialmente nas notas mais agudas do braço para a ponte da guitarra.

    marcpires
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: marcpires
    · votar


    Esse lance da distorção é interessante, pois eu já havia notado um outra coisa. Quando eu tocava em casa, programava minha X vamp (isso no ano passado) e tirava um som legal.

    Quando ia tocar em um local cheio de pessoas, meu som sumia e isso tocando em um amp legal, o que era ? Ganho da dirtorção, o timbre ficava muito comprimido tocando sozinho não dava para perceber, mas tocando um a banda.

    Resultado, uso menos ganho na distorção, ganhei em dinâmica e meu som ficou pesado por causa da dinâmica que toco não por causa da distorção.

    Hoje na GT10 uso com simulação Rectifier ganho por volta do 55

    ogaitnas
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    marcpires

    Isso tb foi algo que percebi com o tempo, nem sempre ganho no talo ajuda, tenho conseguido os melhores bluesy que já toquei usando 5150 com ganho no 15 por aí do que outros sets hehe

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    bom, pode ser que eu ja acostumei o ouvido (se é que existe isso)

    mas até certo ponto (nao metendo um big muff com tudo no maximo no meio né) eu noto bastante braço/ponte, vai ver pq eu fico trocando entre os captadores varias vezes...

    mas claro, isso sou eu tocando, gravação, sample etc ja é outra historia...

    rsf
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: rsf
    · votar


    em equipo bom as diferenças são óbvias....e isso não tem nada a ver com pegada, mas com equipo...equipo ruim, tudo fica igual....ou seja a mesma merda..em equipo bom é de uma clareza solar a diferença entre as posições que são claramente perceptiveis....puts..uma distorção do captador da ponte para o do braço em um equipo bom é tão gritante que, muitas vezes, dependendo do ganho da distorção e das características dos captadores utilizados, só com uma equalização diferente para cada uma das posições vc "doma" o timbre...

    ah, há que se considerar também uma outra hipótese..as vezes nem é o equipo que é ruim...e o guitarrista que não sabe timbrar ou ainda não pegou o jeito do seu equipamento...já que são vários os fatores que formam um timbre...da equalização do ampli à utilização dos knobs de volume e tone da guita...passando pelos pedais ou seja lá o que for que vc colocar entre a sua guita e o seu ampli...


    mas claro, isso sou eu tocando, gravação, sample etc ja é outra historia...2

    no ano passado rolou um tópico que o autor fez gravações utilizando diferentes posições dos caps para ver se a galera conseguia distinguir..ou algo assim, não lembro mais..só sei que uns orelhudos aí conseguiram perceber a diferença e ainda justificaram o porque da escolha....se não me engano o BOG foi um dos que gabaritou a prova com estrelinha...

    LucasGuitarMaster
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Só percebo por efeito placebo
    comigo também é assim, se me derem uma golden LP com headstock de Gibson, nem percebo a diferença

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Distorção x perda de identidade da guitarra