Querendo organizar estudos!

    Autor Mensagem
    juninho2204
    Veterano
    # fev/09


    Eae pessoal, to querendo me organizar nos estudos de guitarra,
    intão queria estudar de 1 a 2 hr por dia...
    Ai tenho que organizar o tempo para cada tipo de tecnica, como
    harmonia, improvisação, escalas, e queria dicas de outras coisa importantes para acrescentar no meu estudo..
    E sei que tem topico pra isso, mas queria as sujestoes com o material pra estudar, ai fica facil de organizar, se alguem tiver esse material para roteiro de estudos, eu agradeço.
    Ajuda ai galera

    EvertonMach
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    procura no youtube tem um video do Cesar huesca que ele explica a rotina de estudo dele, ta em ingles, mas da pra entender...

    juninho2204
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Vich ingles nao é meu forte
    Mais a rotina eu arrumo, eu organizo
    Qria uns materiais para eu estudar diariamente
    Eh o que falta
    Alguem tem alguma coisa pra ajuda?

    EvertonMach
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    tem um programa... que te ajuda nisso é um software, esqueci o nome pesquisa ai no forum que tu acha... ele te da os exercicios pra estudar e vai medindo sua perfomance é maneirinho... procura algo como guitar speed é um lance desse

    juninho2204
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Hum valeu
    Mais queria algum material, tipo de word pdf
    Q tenha tecnicas interessantes para estudar
    Sobre assuntos interessantes, como escalas, harmonia,
    improvisação, modos e et
    Flw

    Thio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cara, tem vários tópicos sôbre isso. Dá uma procurada.

    O que posso sugerir é que você arrume um livro de harmonia, descubra ou crie um método para desenvolver a percepção auditiva, tire músicas e pegue as frases que cê gosta e estuda elas, vê o que está sendo feito e aonde. Estude em todos os tons e de todas as formas. Escalas dá pra encontrar bastante coisa por aí e por aqui também.
    Se quiser aprender leitura é só procurar na internet por exercícios preliminares e depois praticar com partituras.
    Então, 2 horas poderiam ser divididas em:
    10 min - Percepção (primeiramente intervalos)
    30 min - Tirar músicas (qualquer coisa que se queira)
    10 min - Leitura
    20 min - Harmonia (acordes, cadências)
    15 min - Escalas (teoria - como e onde aplicá-las, e prática - tocá-las em toda a tessitura do instrumento); eu fico muito pouco tempo aqui e mais em
    40 min - Improvisação (estudar trechos tirados; tocá-los em todos os tons, de todas as formas)

    Quero dizer... é só uma idéia.
    De qualquer forma o que é visto ali é mais como uma apresentação à matéria e aos elementos. O estudo mesmo é quando está ouvindo e/ou tocando.

    Thio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Aqui no Cifraclub você pode encontrar muita, muita coisa.
    Vai fuçando que pode descobrir uma pá de informações.

    juninho2204
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Thio Valeu pela ajuda cara mais
    10 min - Percepção (primeiramente intervalos)
    20 min - Harmonia (acordes, cadências)
    O que estuda nessas ai, percepção de intervalos?
    E cadencias? estuda como os acordes?
    E improvisação, queria saber se alguem tem uma tabela
    que tenha os Tons e as escalas que podem ser usadas para improvisar naquele tom, e se possivel o desenho da escala?
    Alguem ajuda?
    Ah e jah procurei no forum e fiquei na mesma, tudo confuso
    Falou

    juninho2204
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eiii, Alguem ainda quer ajudar nesse forum?

    Thio
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cara, de começo eu pego um intervalo qualquer, de preferência na ordem dos encontrados na Série Harmônica, que você pode encontrar em qualquer lugar. Quinta justa, por exemplo. Então fico uns 10, 15 minutos tocando e "saboreando" o som desse intervalo em todos os tons (C-G, C#-G#, D-A, etc) e vendo quais são as notas tocadas. E então, no decorrer do dia, quando estiver atento, procuro distinguir o bendito intervalo em qualquer situação.
    Isso no começo, é claro, que pode ser bem longo. Existem mais de 15 intervalos para serem assimilados. Vendo de longe, muito mais.

    Em harmonia penso que é interessante você ter algum material de estudo. Se não, pode procurar por aqui que tem, sim. E qualquer dúvida é só postar por aqui, sempre tem alguém que conhece pelo menos um pouco do que você quer aprender. Estudar as estruturas dos acordes (acorde maior, por exemplo: Ab-C-Eb, T-3-5), como combinam uns com os outros (primeiramente a partir do Campo Harmônico)... O problema é que não sei mesmo como você pode estudar isso sem material. Se você procurar na internet pode encontrar o livro "Harmonia & Improvisação", do Almir Chediak. Ou pode fazer uma vaquinha aí e comprá-lo, por que não?

    A improvisação pode a princípio abordar o uso de escalas, a aplicação das frases e/ou a situação harmônica (notas do acorde + notas do próximo acorde), e talvez outras formas que não me vêm à mente, que talvez alguém possa acrescentar. Pode-se pegar, por exemplo, um acorde: Bm, por exemplo. Então pega-se uma escala e treina, não precisa se prender aos shapes (na minha opinião eles são inúteis, tomam o caminho mais curto, mas você deve saber o que quer pra você...). B-C-D-E-F#-G-A#-B, por exemplo, e a toca seguindo alguma lógica preestabelecida: tocá-la em saltos de terça, por exemplo (B-D-C-E-D-F#-E-G-F#-A#-G-B-...), sempre prestando atenção no som de cada nota em cima do acorde. Depois pega uma frase, ou cria uma frase ou riffzinho usando as notas da escala, F#-G-B-A#-C-E-D-F#-B, por exemplo, e a toca, ouvindo, até estar cantando mentalmente. Depois tentamos tocá-la em todos os tons possíveis, cara... não sei mesmo explicar, tudo isso é exemplo, são idéias que estão passando por aqui agora, e não passam disto: da condição de idéia.

    Mas olha... quem procura acha. Aqui no fórum há tanta informação que a gente nem faz idéia. Vai fuçando que várias pérolas estão escondidas por aqui. Pérolas valiosíssimas. Se encontrá-las verá que tudo o que falei aqui não é prático e é tão ou mais confuso do que o que você encontrou até agora.

    juninho2204
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ah valeu mesmo Thio
    Vou dar uma pesquisada aki
    Valeu cara

    JGuitamp
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eu tbm estou com mt dúvida nesta questão de treino...
    mes q vem eu vou voltar a fazer aula de guitarra (a aula é uma vez na semana durante 1h), aí eu queria saber o seguinte:
    Meu professor (eu falo isso pq eu já fiz 5 meses de aula com ele e dpois tive q sair, por isso eu já o conheço) passa exercícios de determinadas técnicas q nos estamos estudando (inicialmente pegamos ligados, cromatismo e iniciamos modos gregos), aí eu queria saber se todo dia q eu for treinar eu preciso estudar só aquilo q ele me passar, pq ele tbm passa alguns solos e bases de várias músicas (algumas eu nem gosto, mas é mais por questão de conhecimento musical), ou eu posso estar pegando outras técnicas além das q a gente estiver trabalhando???

    JGuitamp
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Vamo lá galera, to precisando de ajuda...
    eu ia criar outro tópico, mas fiquei com medo dos moderadores me advertirem, então como esse tópico tem mt a ver eu fiz aq msm....
    Aguardo alguma resposta....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Querendo organizar estudos!