Violão elétrico/guitarra acústica. Artigo

    Autor Mensagem
    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/09


    Um dia na história da humanidade, não existiam guitarras e afins, a moda da época eram os violões, e vocês verão que na verdade ainda são eles que comandam, mas eles mudaram "um pouquinho". Acredito que isso ira tirar a duvida entre o que é violão, violão elétrico, guitarra acústica e etc. Bom, partimos do momento em que só existiam violões, e a partir dele surgiu o violão elétrico.
    Acredita-se que a história do violão elétrico tenha começado com uma pessoa chamada Lloyd Loar. Entre 1920 e 1924, quando trabalhava para a Gibson. (Sim, antes de existirem guitarras já existia a Gibson, homens fortes, e piás de prédio (?) que pagavam pau para isso). Nosso amiguinho Lloyd experimentou diversos protótipos de captadores, projetados para amplificar o som do violão. No entanto quando ele deixou a Gibson para fundar sua própria companhia, a Vivi-tone, a idéia desapareceu, para só ser retomada na década seguinte. Foi então que a empresa Rowe-DeArmond começou a fabricar e comercializar os primeiros captadores magnéticos, adaptados à boca do violão. (Será que vendiam pro Brasil? uhaHUauhaUHa)
    Foi a Gibson que, em 1935, deu mais um passo adiante, introduzindo o modelo ES-150 Electric Spanish. Era um violão de tampo abaulado, com bocas em f, e dotado de um captador de grandes dimensões. Dois imãs potentes, colocados no interior da caixa acústica, ficavam em contato com uma extensão polar envolta por uma bobina. A extensão polar situava-se imediatamente sob as cordas.
    Durante a década de 40, a Gibson lançou diversos modelos de guitarras semi-acústicas da série ES: a ES-125, de captador simples e as ES-300 e ES-350, de dois captadores. Em 1949, apreceu a ES-5, com três captadores, aclamada como "a suprema versão eletrônica do violão L-5. Esse modelo foi acompanhado, em 1952, pela Super-400-CES, uma versão elétrica do violão Super-400. Nas décadas de 50 e 60, muitos guitarristas famosos deram seus nomes a instrumentos eletroacústicos da Gibson. A fábrica lançou, então, diversos modelos com "signature", como por exemplo a "Johnny Smith" e a "Howard Roberts".
    A partir do Final da Segunda Guerra Mundial, outras empresas passaram a concorrer com a Gibson na produção de guitarras semi-acústicas. As mais bem-sucedidas foram a Epiphone (até ser comprada pela Gibson, em 1957), a Gretsch, a Guild, a Giannini e a Tonante, sendo que só esta ultima conseguiu passar a Gibson em termos de qualidade.
    Guitarras semi-solidas:
    A produção de feedback sempre foi problema nos violões elétricos. No final dos anos 50, a Gibson lançou uma série de guitarras projetadas para minimizar esse problema. Eram chamadas guitarras de corpo estreito, ou semi-sólidas, para distingui-las das guitarras semi-acústicas comuns. A primeira a ser lançada (em agosto de 1958) foi o modelo ES-335 T, logo seguido por outros da série "300" – as ES-335, 345 e 325. Todas essas guitarras tinham recortes duplos e caixas estreitas, com tampo abaulado e fundo laminado. Por um lado, tratava-se de violões acústicos, pois tinham caixa acústica e bocas em f; no entanto, os modelos apresentavam um bloco sólido de madeira, disposto no centro da caixa. Sua finalidade era aumentar o sustain e, ao mesmo tempo, evitar que vibrações indesejadas provocassem feedback. O objetivo deses instrumentos era reunir a qualidade de sustain da guitarra maciça com o som mais suave e melodioso das instrumentos acústicos. Se existisse o FCC na época, estaria todo mundo metendo pau sem dó, dizendo que o modelo antigo era melhor.
    Guitarras semi-sólidas tiveram muito sucesso. A ES-335 TD SV, modificação da ES-355, foi introduzida em 19599. Tem fiação estéreo (os captadores rhythm e treble podem ser tocados através de amplificadores separados) e circuito "varitone" (que permite variar a quantidade de agudos filtrada no controle de tonalidade).

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Dark Fallen Angel
    · votar


    Violão/ Acoustic Guitar

    Acoustic Electric- Guitar/ Violão elétrico (eletro-acústico)

    Electric Guitar HollowBody (Full hollowbody)/ Guitarra acústica

    Semi-hollow electric guitar/ guitarra semi-acústica

    Mais uma, elas não são completamente ocas, são "semi-sólidas"

    guitarra, solid body electric guitar

    Acoustic-electric bass guitar/ baixolão eletro-acústico

    Hollowbody electric bass guitar/ baixo acústico

    electric bass (solid body)/ baixo

    hpept
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: hpept
    · votar


    É interessante relembrar que no hiato entre os violões acusticos e o adventos das guitarra, foram desenvolvidos, no final da decada de 30 do seculo passado, os violões de ressonância, conhecidos como Dobro, crase de Dopyera brothers, do nome dos irmãos que os inventaram . Foi uma tentativa de aumentar a potencia sonora de um instrumento acústico por meio de um amplificador mecânico antes que fossem empregados amplificadores elétricos de som.
    Mais detalhes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Dobro
    para quem conhece, sugiro visitar o link em inglês que tem muito mais.

    Soulface
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Guitarras semi-sólidas tiveram muito sucesso. A ES-335 TD SV, modificação da ES-355, foi introduzida em 19599.
    Moderna pra caralho!!!

    Dark Fallen Angel
    Belo artigo cara!
    Coincidência ou não, esses tempos atrás eu andei lendo muio sobre acústicas e semi-acústicas, pois estava com o projeto de uma (quase terminada agora).
    Parabéns!

    Blackus
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    . Se existisse o FCC na época, estaria todo mundo metendo pau sem dó, dizendo que o modelo antigo era melhor.

    hauhauhauhau

    A ES-335 TD SV, modificação da ES-355, foi introduzida em 19599. Tem fiação estéreo (os captadores rhythm e treble podem ser tocados através de amplificadores separados) e circuito "varitone"

    Não é o contrário? Não é a ES-355 que é stereo?

    Bog
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Dark Fallen Angel

    Hehhehe, legal. :)

    Leonardo Mencarini
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Legal o texto...
    ... mas tonante -.-' ... sério!?

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    hpept
    Valeu pela contribuição

    Soulface
    Moderna pra caralho!!!

    Errei, digitei um 9 a mais, é 1959 hehehehe

    Coincidência ou não, esses tempos atrás eu andei lendo muio sobre acústicas e semi-acústicas, pois estava com o projeto de uma (quase terminada agora).

    Opa, beleza! Se puder posta umas fotos ai da criança.

    Parabéns!

    Vlw

    Blackus
    Não é o contrário? Não é a ES-355 que é stereo?


    Mas então a SV seria um atrazo hehehehe


    Bog
    Hehhehe, legal. :)


    Vlw, espero que tenha gostado.

    Leonardo Mencarini

    Legal o texto...
    ... mas tonante -.-' ... sério!?


    Não, a parte da Giannini e da tonante é zuera, mas da gretsch, epiphone e guild é serio. Mas todas elas foram compradas. A epiphone é da gibson, a gretsch e a guild são da fender.

    Blackus
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Dark Fallen Angel
    Não, acho que a ES-335 saiu antes e depois saíram as 355...

    RU64
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Não, a parte da Giannini e da tonante é zuera...que susto rs rs rs

    Delson
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    RU64
    que susto rs rs rs
    Susto atrasado?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão elétrico/guitarra acústica. Artigo