Palhetada alternada - Dúvida

Autor Mensagem
sidious
Veterano
# jan/09


Olá,

Eu tenho a seguinte dúvida e gostaria de saber se eu faço errado ou se os dois jeitos de palhetar alternadamente estão corretos...

Deixa eu tentar explicar..

Por exemplo ao fazer...

G|---4--5--7-----------------------|
B|--------------5--7--8------------|
e|-------------------------5--7--8-|

Usando palhetada alternada ficaria:

Baixo, Cima, Baixo, Cima, Baixo, Cima

Que a maioria das video aulas ensinam a fazer, o meu problema (não sei se realmente é um problema) é que para tocar mais rapido eu acostmei a fazer..

Baixo, Cima, Baixo, Baixo, Cima, Baixo

Alguém que de aulas e tenha um conhecimento maior que o meu poderia me dizer se é errado palhetar assim??

Agradeço a atenção, Valeu!

Jio-kun
Veterano
# jan/09
· votar


sidious

Tu tá fazendo sweep, que já é outro tipo de palhetada.

A alternada é importante, tente aprimorá-la da maneira certa, ou seja: Baixo, Cima, Baixo, Cima, Baixo, Cima .

Abç.

PipaAvuada
Veterano
# jan/09 · Editado por: PipaAvuada
· votar


Eu acredito que não seja errado, mas a técnica "dita" suas regras para maior fluencia no instrumento. Vc se viciou dessa maneira, eu tmb fazia isso agora já não faço mais. Se vc toca melhor assim não vejo problemas, mas a palhetada alternada é baixo, cima, baixo, cima etc, pois vc aproveita o movimento da palhetada anterior na proxima palhetada.

(edit)
Ha sim... O que vc está fazendo não é sweep como disse o amigo ai em cima!

sidious
Veterano
# jan/09
· votar


Tu tá fazendo sweep, que já é outro tipo de palhetada.

Eu manjo que é sweep.. na verdade eu só tenho essa dúvida ( as vezes eu acho meio besta hehe..)
Se ta errado descer escala dessa forma, se eu posso continuar assim ou se eu devo esquecer o sweep e sempre palhetar baixo, cima, baixo, cima.. quando estou descendo escala.. qualquer escala que tenha 3 notas por corda..

sidious
Veterano
# jan/09
· votar


PipaAvuada


Ha sim... O que vc está fazendo não é sweep como disse o amigo ai em cima!

Seria tipo um Sweep de duas cordas.. acho que isso que ele quis dizer..

Jio-kun
Veterano
# jan/09
· votar


PipaAvuada

Teria a gentileza de me explicar o que é sweep então? :)

PipaAvuada
Veterano
# jan/09
· votar


Vamos la:
Sweep picking, Sweeping ou somente Sweep é uma técnica usada na guitarra em que a palheta move-se como uma vassoura (do inglês sweep="varrer"); isto, combinado com o movimento correspondente da mão esquerda (ou mão dos trastes) produzindo uma série de notas de sonoridade rápida e fluida. É necessário total sincronismo entre as duas mãos para se obter o efeito de forma fluente.

Explicação

a palheta executa um único ataque passando por todas as cordas, desde em cima até embaixo, ou vice-versa, similar ao modo como se toca um acorde. A principal diferençal entre tocar um acorde de maneira normal e com sweep é que nesse último é requerida uma meticulosa sincronia entre o movimento da mão esquerda e o ataque da palheta em cada corda, assegurando-se que cada nota soe individualmente; ao contrário do acorde normal, em que o movimento mais rítmico da palheta faz as notas soarem praticamente em uníssono. Ou seja, o guitarrista deve ter cuidado para não mover a palheta rápido demais (ou lento demais) em relação ao movimento da mão dos trastes, o que requer considerável habilidade e treino.

Abraço....

Serek
Veterano
# jan/09
· votar


eu ja li que essa tecnica pode se chamar de economic picking ou algo parecido que vc meio que mistura o a palhetada alternada com o sweep...

tente treinar do jeito normal c-b-c-b-c-b para nao criar vicios que podem vir a serem um impecilio no futuro

'e claro essa 'e a minha opiniao

Guto Tomaz
Veterano
# jan/09
· votar


sidious
O ideal pra se palhetar com a técnica alternada é realmente não repetir a direção da mesma, no começo às vezes encontramos dificuldades para se habituar a forma certa de tocar, mas quando "pegamos o jeito" ficamos menos limitados.

Tem outra idéia pra essa digitação que vc mostrou e cai muito bem é o sweep, essa sim favorece e muito a velocidade!

Abraço

Renan Vuorinen
Veterano
# jan/09 · Editado por: Renan Vuorinen
· votar


PipaAvuada

Acho que a sua explicação de o que é sweep esta parcialmente correta, espero que não me leve a mau mas tenho algo a contribuir.

a palheta executa um único ataque passando por todas as cordas

Não concordaria com isso sendo que temos muito exemplos de sweep de tres cordas, duas, cinco em fim, isso nos leva a uma outra questão que causa confusão na cabeça de todo mundo:


A principal diferençal entre tocar um acorde de maneira normal e com sweep é que nesse último é requerida uma meticulosa sincronia entre o movimento da mão esquerda e o ataque da palheta em cada corda, assegurando-se que cada nota soe individualmente;

Quando se fala em acorde com sweep na realidade não se define a tecnica, sweep não precisa necessariamente caracterizar um acorde, claro que ele é empregado assim com maior frequencia, mas não é via de regra, quando isso acontece se trata de um arpeggio, e podemos fazer arpeggios com palhetada alternada, ligados, tappins etc.

O sweep pode ser realizado em qualquer frase, seja um arpeggio ou não, quando realizado da forma como o colega sidious
coloca é sweep, um sweep curto, mas um sweep.

Isso nos leva ao que o colega
Jio-kun coloca, essa é uma maneira de fazer sweep, uma combinação entre sweep e palhetada alternada.


Para contribuir diretamente com o assunto do tópico, acho que é muito bom usar o sweep, é uma técnica realmente fascinante, mas havera frases em que ele não podera ser empregado com exito, por isso é bom desenvolver os dois jeitos de palhetar,

Espero poder ter contribuido

Abraço a todos

Broderick
Veterano
# jan/09 · Editado por: Broderick
· votar


sidious

Você não está usando alternada e sim um tipo de sweep chamado economic picking, muito usado pelo michael romeo.

Gabriel_Guitar
Veterano
# jan/09
· votar


Não está errado, mas você deve treinar tudo alternado também. É importante treinar dos dois jeitos, embora eu ache que seja mais prático focar primeiro na palhetada alternada (opinião).

nobre
Veterano
# jan/09
· votar


Economic picking é muito prático, e é usado por grandes guitarristas. Vc deve somente se policiar pra nao deixar a sua pegada ser prejudicada, pois com esse tipo de palhetada é fácil vc escorregar tanto na firmeza da execução dessas notas em sweep, e também no tempo.

MauricioBahia
Moderador
# jan/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


sidious
Eu aprendi que tanto faz começar de baixo pra cima a palhetada nos exercícios. Vai aprender a palhetar alternamente do mesmo jeito. O que acontece é que não é o "padrão" e pra estudar, é legal seguir o padrão (o método), assim quando for discutir o assunto não se sentirá "pássaro fora do ninho". Mais tarde vc vai acabar palhetando instintivamente pra qualquer direção, dependendo do timbre que quer tirar.

Abs

PipaAvuada
Veterano
# jan/09
· votar


Vuorinen

Valeu meu velho!
Tudo que contribua é lucro!
A explicação não é minha não, é wikipedia, so copiei e colei...

Abração

Jeffin C.
Veterano
# jan/14
· votar


To ressucitando esse tópico, mas é o jeito

Olá pessoal
Recentemente peguei a aula do John Petrucci(rock discipline) e comecei a pegar os exercícios de palhetada alternada lá. Até aí beleza, corrigi vários erros de como eu tocava, mas acabou aparecendo outro erro na minha maneira de tocar que tá sendo uma pedra no sapato.

É o seguinte: eu estou fazendo cromatismos na mizona, por exemplo. Eu faço do jeito tradicional:baixo-cima-baixo-cima. Até aí maravilha, o problema é quando eu troco para a corda de baixo. Como o meu último movimento foi a palhetada para cima, quando eu vou tocar na corda "A", eu acabo acertando a Mizona junto(como se fosse um power chord), e isso acontece com as demais cordas. Tocando em quatro notas por tempo(acho que o nome é semicolcheia, me corrijam) a uma velocidade de 100 Bpm o problema começa a aparecer, mas eu consigo evitar mais ou menos se eu prestar atenção. Porém, quanto mais rápido eu tento, pior fica esse problema.

Então, tem alguma dica pra ajudar a eliminar isso ou é só treino mesmo? Obrigado.

(OBS: já pesquisei em vários tópicos, e não achei ninguém com problema parecido)

Marcos UNI
Membro
# jan/14
· votar


Jeffin C.

O lance é treino, bastante treino! Baixa mais um pouquinho os bpm do metrônomo, e tenta fazer mais devagar e com mais atenção que isso ai sai!

Você já entende como funciona, o que você precisa agora é mais atenção na execução.

mjbg
Membro Novato
# jan/14
· votar


Treine devagar..
uma vez vi numa video aula de bateria de algum baterista foda que velocidade é o resultado de movimentos lentos e precisos..
então comece lento.. digo, muito lento.. pratique primeiro a precisão do movimento

Pepe Le P
Veterano
# jan/14
· votar


Jeffin C.
Você mesmo e os colegas já mataram a charada.

Treine lento... digo, muito lento (parafraseando o companheiro) de maneira que você consiga se concentrar em cada nota que está tocando. Neste primeiro estágio é importante que você consiga "visualizar" mentalmente e "dizer" para os seus dedos exatamente o movimento que eles precisam fazer.

Muitos guitarristas (com razão) ressaltam a importância de se praticar algo que você ainda não domina de forma lenta, mas pouquíssimos explicam o motivo: seu cérebro precisa ter tempo de "calcular e ajustar" todas as variáveis do movimento para que ele seja preciso.

Se você for um "neuronal freak" como o Shaw Lane, você poderia começar treinando mais rápido, pois o seu processamento cerebral daria conta.

A repetição de um padrão motor é responsável por promover a automatização do mesmo (quanto mais automático, menos processamento do cérebro ele requer), então certifique-se que você vai automatizar movimentos precisos.

É controlar a ansiedade de tocar rápido agora para evitar ficar frustrado depois.

Eu escrevi esse monte de coisas porque eu demorei 15 anos pra me conscientizar disso. Em menos de um ano de prática correta eu evolui tecnicamente mais do que em ma década tocando "de qualquer jeito", inclusive estou corrigindo a maioria dos meus vícios.

E de brinde te dou outra dica: toque exercícios, MAS não deixe nunca de lado tocar músicas "de verdade", se possível com banda. Aliás, músicas costumam se um ótimo exercício de técnica...

Jeffin C.
Veterano
# jan/14
· votar


Obrigado a todos, vou baixar mais o tempo do metrônomo e treinar bastante.

Pepe Le P
Eu já toco guitarra há uns três anos, mas só no início desse ano que eu me toquei que pra aprender tem que ser com disciplina mesmo, estou treinando direitinho e com algumas poucas semanas já tou começando a ver resultado também... ser autodidata tem dessas coisas e.e

CaioRobertoBR
Veterano
# jan/14 · Editado por: CaioRobertoBR
· votar


Seria uma diatônica de D ?

Jeffin C.
Veterano
# jan/14
· votar


CaioRobertoBR

Desculpa, não entendi

Vinnas
Veterano
# jan/14
· votar


Pepe Le P
disse quase tudo, é por aí mesmo.

Um detalhe, amigo sidious: pra TAB q vc postou "Baixo, Cima, Baixo, Baixo, Cima, Baixo" não é sweep não, nem economy. Concorda comigo?

Bom estudo!

Vinnas
Veterano
# jan/14
· votar


Ah, agora vi que a TAB está invertida, tudo certo então

Jeffin C.
Veterano
# jan/14
· votar


to conseguinto concertar esse erro!
ontem eu comecei a treinar o mesmo exercício em 50 BPM, fiquei tocando ele várias vezes seguidas, depois aumentei para 60, fiz a mesma coisa, e fui aumentando de 10 em 10 até chegar em 90 BPM. aqui fiz a mesma coisa, a diferença é que eu fui aumentando 1 BPM por vez no lugar de 10. parei nos 95 BPM sem errar ontem, hoje consegui atingir 100BPM(tocando o exercício várias vezes seguidas, sem errar) e aumentei pra 108 BPM. fiz isso por que a aula diz pra aumentar o tempo de 8 em 8, e em 116 eu já to começando a errar de novo. vou ficar repetindo em 108 até me sentir confortável pra avançar.

Mais uma vez, valeu aí pessoal!

mjbg
Membro Novato
# jan/14
· votar


só mais uma coisa sobre tocar lento.. você deve fazer o movimento lento também, como se fosse em câmera lenta..
tem muita gente que toca a 30bpm mas mesmo assim o movimento é rápido.. não sei se consegue visualizar?!
a velocidade do movimento deve acompanhar a velocidade do metronomo..
e outra coisa eu diria.. na pratica lenta a mão direita nunca deve ficar nem por 1 segundo parada .. sempre em movimento lento e contínuo já prevendo a próxima palhetada

Jeffin C.
Veterano
# jan/14
· votar


mjbg

entendi sim, não sabia dessa, valeu

Pepe Le P
Veterano
# jan/14
· votar


Jeffin C.
É interessante sempre começar praticando em uma velocidade menor que o seu limite "do dia anterior".

Aliás, aconselho você dedicar boa parte do tempo que ficará em um exercício em uma velocidade baixa, que permita que você preste bem atenção nos detalhes da execução.

Vinnas
Veterano
# jan/14
· votar


só mais uma coisa sobre tocar lento.. você deve fazer o movimento lento também, como se fosse em câmera lenta..
tem muita gente que toca a 30bpm mas mesmo assim o movimento é rápido.. não sei se consegue visualizar?!
a velocidade do movimento deve acompanhar a velocidade do metronomo..
e outra coisa eu diria.. na pratica lenta a mão direita nunca deve ficar nem por 1 segundo parada .. sempre em movimento lento e contínuo já prevendo a próxima palhetada.


Tuck Andress discorda disso veementemente. http://www.tuckandpatti.com/staccato.html

Aliás, ele estudou a fundo a biomecânica e escreveu verdadeiros tratados sobre técnica, inclusive de palhetada. Está em Inglês, infelizmente.

Ele acha que o ápice da técnica se resume em duas palavras: George Benson.

Vinnas
Veterano
# jan/14
· votar


Na parte de tecnica de palheta ela aborda os vários grips e tecnicas em detalhes, explicando pros e contras:

http://www.tuckandpatti.com/pick-finger_tech.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Palhetada alternada - Dúvida