Meu set tá apitando no loop do Peavey Bandit 112

    Autor Mensagem
    Faca na Caveira
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Faca na Caveira


    Bem galera, gostaria de esclarecer algumas dúvidas a respeito da ligação do meu set no loop de efeitos de um Peavey Bandit 112. Gostaria de usar meu Hobbertt Simulamp como preamp.

    Eis o meu set:
    Guitarra: Gibson Flying V Cherry Faded
    Pedais (ligados exatamente nessa mesma ordem): Crybaby GGC95 > Boss SD-1 > Hobbertt Simulamp > Booster BlackSnake > Ashland Analog Delay
    Ampli utilizado: O do estúdio, um Peavey Bandit 112

    Bem, o negócio é o seguinte, após muita pesquisa, arranjei 2 cabos "quebra-galho" (não sabia nem a marca) e fui ontem pro estúdio decidido a testar o simulamp no loop. Eu estava certo de que a forma correta de ligar os meus pedais seria a seguinte:

    Guitarra > wah > SD1 > INPUT > Send > Simulamp > Booster > Delay > Return

    O resultado dessa ligação foi o seguinte: quando liguei o simulamp (apenas ele) um apito estridente tomou conta não só do estúdio, mas acho que de todo o bairro que nos cercava. Mas esse apito veio a ser totalmente reduzido quando abaixei o level e um pouco o drive do Simulamp, nivelando melhor o volume com o som limpo. NOSSA, QUE PUTA SOM MERMÃO!!!! Parecia até que aquele som vinha de válvulas fritando... A banda toda ficou de cara com o som pq a diferença foi muita... e eu felizão né, até usar o boost de volume pra solar: Olha a porra do apito de novo...

    Daí eu pirei velho, fiquei testando outras ligações diferentes, que, da mesma forma, me deram diversas dores de cabeça:

    1) Tirei o Booster do loop e coloquei na cadeia do input - O booster perdeu totalmente a utilidade, não aumentava volume algum. Não tem jeito, ele tem que ficar depois do simulamp mesmo.

    2) Guitarra no input e todos os efeitos no loop, do wah até o delay - O problema do apito parou, mas quando eu ligava o crybaby o apito voltava pior ainda, fazendo uuuuuiiiiiiiiiiiiuuuuuiiiiiiiiii, subindo e descendo de tom, conforme eu pisava no wah...

    3) Guitarra e wah no input, o resto no loop - Não tive problemas com o SD-1 sozinho depois do preamp (como eu esperava), mas o apito persistiu quando boostava.

    Conclusões: Notei que o problema do apito acontecia sempre quando o volume dos efeitos ligados no loop excedia o volume do preamp do peavey. O simulamp precisou abaixar o level, o wah aumenta um pouco o volume também (normal, eu gosto assim mesmo) e o booster é justamente pra elevar o volume. Só não entendo pq quando liguei tudo no loop o booster não apitou... E o que mais me intrigou é que o booster, o Simulamp e o delay são true bypass.

    Enfim, sem entender nada e sem resolver o problema, ensaiei com tudo no input, como sempre fiz e nunca tive problemas. Obviamente frustrado, por não poder tocar com aquele puta som.

    Questions:
    a) Eu liguei alguma coisa errada?
    b) Será que o loop do amp tá com defeito? Ou é algum pedal que tá emitindo alguma frequência? Ou são os cabos ruins?
    c) Há alguma forma de se resolver esse problema?
    d) Tô pensando aqui em tentar diminuir o volume no pot da guitarra, se eu fizer isso, será que funciona?


    Agradeço mais uma vez aos amigos do fórum... E desculpa aí pela redação!

    _________

    Edit: Só agora percebi que postei no fórum de guitarra, peço desculpas, por favor moderadores mudem pro fórum de pedais. Obrigado.

    Nycolas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Faca na Caveira
    To com o mesmo problema com meu GDI21 :P
    Eu ligo Guitarra -> PS12 (IN) -> PS12 (Pedal In) -> GE-7 -> ADI21 -> CRYIN -> GDI21 -> SD-1 -> CE-5 -> DD-1 -> PS12 (Pedal Out) -> PS12 (Amp)...

    ADI21 fica ligado direto.
    Quando ligo o GDI21 dá um apito igual ao seu e o mesmo acontece se eu ligar o Wah :P
    Fikei boladao aki...

    abraços

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    acho que vc está usando ganho ou volume demais em algum dos seus pedais, aí qq barulhinho a mais já vira apito, eu não usaria o booster e o wah no loop, o som deve ficar estranho, e se o loop não controle de volume, quando você liga o booster ele vai jogar todo o volume direto na saída do ampli.

    geniogovan
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Diminua o level até conseguir resolver isso. Quando o level está muito alto isso geralmente acontece, eu tenho um GT-2 e se aumentar muito o level já era. Sua ligação está correta basta não exagerar no volume.

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ogaitnas

    Tah, o wah fora do loop tá blza pra mim. Mas então o que vc está dizendo é que não há nenhuma forma de ligar um booster de volume no send / return? Isso vai acontecer em qualquer ampli?

    geniogovan

    Será que eu poderia reduzir o level do simulamp boostado até sumir o apito e aumentar o volume no pré? Isso nivelaria o volume do simulamp boostado com o volume do clean, o clean não ficaria muito alto? Dá pra usar?

    Surgiu outra idéia aqui, existe alguma outra forma de boostar volume antes de uma distorção? E se eu jogasse um pedal equalizador na cadeia do input, com as frequências em flat e o level um pouco mais alto, ele serviria como booster de volume ou de ganho?

    Nycolas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Faca na Caveira
    Volume

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Faca na Caveira
    · votar


    Nycolas

    Pensando bem, se for pra resolver comprando um equalizador, eu acho até melhor manter o booster e usar o equalizador só pra equilibrar o volume. Melhor mesmo é o equalizador ficar dentro do loop, logo após o simulamp, sempre ligado e com o level bem baixinho. Estou certo? O problema é que não pretendo comprar nada por agora, então se alguém souber de alguma forma de resolver esse problema com o que eu tenho disponível aqui, ficaria muito agradecido.

    Tenho aqui em casa um outro booster que tá sem fonte e um noise gate DOD fx30 quebrado, que não estão no meu set. Alguém sabe se tem algum jeito de resolver o problema com algum dos dois?

    Moderação, por favor transfiram esse tópico para o fórum de pedais. Estou muito confuso ainda, e assim como eu e o Nycolas, garanto que tem muita gente com o mesmo problema, buscando alternativas já testadas por outros usuários. Estou começando agora a aprender essa ligação no loop de efeitos e gostaria de ter o apoio dos amigos daqui do fcc.

    Por favor, preciso de ajuda, eu preciso acertar a ligação daqueles fios!! Valeu!

    ogaitnas
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Faca na Caveira

    Tem amplis tipo os peavey, bugera, mesa que tem controle de volume no loop, aí vc consegue controlar esses excessos de volume.

    o negócio é vc acertar o volume dos pedais para suas bases e mexendo no booster até que ele deixe com cara de solo e não apite, e eu colocaria um equalizador no loop, não só para mexer no volume mas para atenuar frequências que possam estar criando esse feedback todo.

    Faca na Caveira
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ogaitnas
    O bandit acho q não tem esse volume do loop, pelo menos eu não vi esse controle lá. Vou me informar.

    Gostei da sua dica de atenuar as frequências tb. Dá raiva pq vendi um equalizador da behringer faz pouco mais de 1 mês, quando eu for comprar outro agora só vou pegar se for um melhor, ou o ge7 ou o eq20 da boss.

    Se alguém souber outra forma de tirar esse apito infeliz, por favor me dê uma força... E com relação ao noise gate ou outro booster, teria como ajeitar isso?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu set tá apitando no loop do Peavey Bandit 112