11 Erros que guitarristas cometem e devem evitar (Tom Hess)

Autor Mensagem
Leblues
Veterano
# jan/10 · Editado por: Leblues
· votar


Atum Bluesman
exato, quero ver entender ciclos de quintas, quartas, intervalos, modos gregos, notas de passagem sem um professor, só pelo livro... vai capinar que nem um estudante de medicina pra entender, e é capaz que entenda errado.

O auto-didata geralmente sabe 3 escalas, padrões de digitacão que copia de ouvido dos idolos e acha que entende pra caralho. Se vc pedir pro cara explicar o que que o Satriani ta usando na música o cara não sabe nem a primeira nota.

leo2505
Veterano
# jan/10
· votar


e é capaz que entenda errado.

Ou não entenda nada :p

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


leo2505
exatamente, e o pior é que acha que entende.

MaicolBrevia
Veterano
# jan/10
· votar


muito bom...

gostei da parte do texto que fala que deve-se descobrir a sua maneira de praticar guitarra.

tá na hora de correr atras do preju....hehehehhee

ivan_puppets
Veterano
# jan/10 · Editado por: ivan_puppets
· votar


Leblues
o esquema é assim, sendo auto-didata você aprende o que necessita e expande seu mundo no momento correto.

Música não é um ponto fixo onde você aprende escalinhas e sai por aí tocando bem igual o Satriani.

Eu sou auto-didata e sei toda parte de escalas, modos, triades, harmonia, parte melódica, intervalos, partitura, etc.

E mesmo assim acredito que o professor te limitará, música não é um robô que vai lá e aprende, música você tem qe sentir, não pode ter um cara te empurrando e dizendo o qe te fazer.
--

Mas é a minha opinião, há pessoas que não conseguem aprender sozinho, mas daí vai de pessoa pra pessoa.

=)

Sioux
Veterano
# jan/10
· votar


E quem é (Tom Hess) ?

Ele não disse nenhuma novidade na minha opinião.

Sioux
Veterano
# jan/10
· votar


ivan_puppets

+1

ivan_puppets
Veterano
# jan/10
· votar


Sioux
=)

leo2505
Veterano
# jan/10
· votar


E mesmo assim acredito que o professor te limitará

Eu ainda não entendi esse "limitará" pq apenas o professor mostra varios caminhos e vc escolhe por qual quer seguir +- isso...
Ngm e nenhum professor vai te obrigar a tocar exatamente o que ele quer
mas se vc está convicto na sua opinião não posso fazer nada ^^

ivan_puppets
Veterano
# jan/10
· votar


leo2505
Quando digo 'limitar' é que qndo você é um aluno iniciante você não tem a minima noção de musica, não sabe nem os acordes primários e com isso você vai seguir friamente o que o cara te disser.

Nesse sentido que te limita, você acha que o professor é o Deus da guitarra, que o qe ele disser é o certo, que não se poder tocar uma escala com tres dedo ao inves de usar o minguinho pqe é errado, qe o vibrato legal é o tremulo e não o com menos modulação...etc

Pra quem já é médio/avançado é facil dizer qe o professor vai ajudar pqe já tem uma base de escolha, mas quem é amador pensa que o médio/avançado é o Steve Vai.

Abraços

pedrojob
Veterano
# jan/10
· votar


queria ter uma rotina de exercicios....meu professor eh muito bom e tudo mais, mas eu nao consigo ter uma rotina de execicios, treino quando ele passa dps eu treino os outros, fik mais tocando algumas musicas que eu sei...pena, queria melhorar para comecar a tocar os grandes solos logo..

Rodrigotosh
Veterano
# jan/10
· votar


ekipe
Parabéns por postar esse tópico, o forúm precisa de mais tópicos assim.
Abraço

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


Leblues
O auto-didata geralmente sabe 3 escalas, padrões de digitacão que copia de ouvido dos idolos e acha que entende pra caralho. Se vc pedir pro cara explicar o que que o Satriani ta usando na música o cara não sabe nem a primeira nota.

Eu sou autodidata, e sem muito mais do que você disse aí... E não é decoreba.

ivan_puppets
Veterano
# jan/10
· votar


LeandroP
Boa!

Gasparzim
Veterano
# jan/10
· votar


o Ardanuy é autodidata e dá aula no IG&T...

ivan_puppets
Veterano
# jan/10
· votar


Gasparzim
quem diria...

Leblues
Veterano
# jan/10 · Editado por: Leblues
· votar


LeandroP
nunca fez aula na vida??

Gasparzim
Ardanuy fez aula de violão e guitarra dos 13 aos 16 anos,tocava quase 10 hrs por dia e depois ainda estudou com o Mozart Mello um tempinho, ele pode ter seguido o caminho dele depois de aprender um monte de coisa, mas teve que aprender isso de alguém.

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


ivan_puppets
Música não é um ponto fixo onde você aprende escalinhas e sai por aí tocando bem igual o Satriani.

mas não é isso que vc aprende na aula, vc não vai pra lá pra aprender escalinha..... vc aprende de tudo.

Eu sou auto-didata e sei toda parte de escalas, modos, triades, harmonia, parte melódica, intervalos, partitura, etc.

tu consegue pegar uma música do Tom Jobim e entender exatamente o que está sendo tocado? o porque, as notas de repouso, as inversões, os intervalos usados em algumas partes? vc saberia fazer agora na tua guitarra uma base com 3 acordes dissonantes e improvisar usando modos em cima disso?.... bom, na minha opinião isso não se aprende sozinho!

ivan_puppets
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
vamos finalizar com essa conversa, o que importa é estudar e treinar, não importa o meio!

sendo internet, livros, amigos, professor ou qualquer outra forma de informação.

=)

thmenezes_RJ
Veterano
# jan/10
· votar


very good topic !

Gasparzim
Veterano
# jan/10 · Editado por: Gasparzim
· votar


Leblues

Cara, ou vc ou o próprio Ardanuy está errado...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/221289/

o link da entrevista com o Ardanuy

http://www.kleberk.pro.br/blog/wp-content/uploads/2009/08/kleber-k-shi ma-entrevista-edu-ardanuy.pdf

LeandroP
Moderador
# jan/10
· votar


Leblues

De música não... Mas já troquei algumas figurinhas.

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


Gasparzim
Cara, quando ele fala em ser autodidata, pegue isso como "não ter aulas num conservatorio, ou numa instituição como o IGT". O Ardanuy estudou com um monte de gente, amigos, professor de amigos, ele aprendeu as coisas dos outros, tinha "professores particulares" depois só aprimorou o que aprendeu, é isso que o professor faz, te ensina e vc segue teu caminho.

FenderRoso
Veterano
# jan/10
· votar


"Achar que é auto-didata: Muitas pessoas tentam aprender sozinhas a tocar guitarra. Sim, é verdade que alguns guitarristas famosos aprenderam sozinhos, mas eu não sugiro que esta estratégia seja seguida mesmo se seu guitarrista favorito aprendeu assim."

Eu discordo 110%! Acho que, nos dias de hoje, é extremamente fácil aprender sozinho devido a quantidade astronômica de materiais de altíssima qualidade para aprendizado de guitarra, estou me referindo a DVDs de video aula em que o cara ensina nota por nota, DVDs de técnica, videos no YouTube (técnica e músicas), tablaturas, livros, mp3s dos seus artistas prediletos, software maravilhosos para tirar as notas de solo e etc tudo acessível de graça na internet (Torrent etc).
Eu provavelmente sou mais velho que a maioria por aqui (tenho 31 anos) e lembro de um tempo em que era um sufoco achar qualquer tipo de informaçao (tempos pré internet) e coisas banais nos dias de hoje como tablaturas eram artigo de luxo na época. Neguinho juntava grana durante meses para poder comprar apenas um livro importado de tablatura na loja. Nem mesmo um Mozart Mello vai conseguir te passar essa gama de conhecimento que está disponível aí fora nos dias de hoje.
Cada pessoa é diferente mas eu evoluí 10 vezes mais assistindo esses DVDs (tenho vários Terabytes de download) do que com qualquer professor aí fora. Aliás, eu tava conversando com um "professor" de guitarra noutro dia e ele, acreditem se quiser, ele nem sabia o que eram as cinco posiçoes da escala pentatônica (básico do básico). Ridículo. Tudo o que ele fazia era ensinar musica de bandinha de hardcore moderna.
Eu vou dar um exemplo que nao tem nada a ver com guitarra, mas BJ Penn, o grande lutador de MMA e Jiu Jitsu inicialmente aprendeu a lutar Jiu Jitsu assistindo horas e horas e mais horas de video aulas. A evoluçao dele foi uma das mais rápidas da história desta arte marcial, ganhou a faixa preta em tempo recorde e foi campeão mundial no torneio mais difícil da categoria realizado no Brasil.

ivan_puppets
Veterano
# jan/10
· votar


FenderRoso
boa! eu penso o mesmo.

qualquer instrumento que quiser aprender a tocar, é só comprar um e treinar.

não existe essa de 'preciso de aulas de bateria', 'preciso de aulas de flauta', 'preciso de aulas piano'. o esquema é se esforçar e acreditar na sua força de vontade e habilidade.

=)

D-R-D
Veterano
# jan/10
· votar


mano...pega a guitarra e faça seu som...a unica coisa q o guitarrista deve fazer...
Seis ainda n perceberam q os melhores guitarristas foram os mais criativos?

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Sim
percebemos!


rsrsrsrs

ivan_puppets
Veterano
# jan/10
· votar


D-R-D
o malmsteen usa a mais de 20 anos a mesma escala menor, e mesmo assim é fódão! hehe

Atum Bluesman
Veterano
# jan/10
· votar


D-R-D
Seis ainda n perceberam q os melhores guitarristas foram os mais criativos?


Sério!?

paulinho pc
Veterano
# jan/10
· votar


Seis ainda n perceberam q os melhores guitarristas foram os mais criativos?

vixe...seis (6) (VI) (ろく)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 11 Erros que guitarristas cometem e devem evitar (Tom Hess)