Como especificar Blues?

    Autor Mensagem
    Strondell
    Veterano
    # dez/08


    Eu tenho uma noção de q o Blues eh um estilo que possui a escala penta blues que tem a blue note, que tem um compasso marcadão talz. Mas o que exatamente especifica que tal música eh um Blues?

    E todo Blues precisa estar na escala pentatônica menor, ou há Blues em escalas diatônicas maiores e por ai vai?
    E tem o lance dos 12 compassos, que pelo que eu entendi são baseados nos acordes I, IV e V geralmente usando a sétima. Mas todo Blues eh em compasso 4/4?

    Abrçãoooo!

    DsL-Hard Rock
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Strondell

    cara, eu acho esse negócio de rotular estilos muito limitador, apesar de ser muito necessário na hora de explicar pra alguem o que vc toca...
    o Blues tem como características os acordes I, IV e V, com a sétima algumas vezes...
    a escala mais usada é a pentatônica menor, mas não precisa ser necessáriamente ela.
    existem músicas de blues com as mais variadas escalas e compassos, mas o que caracteriza mesmo são os acordes I, V e IV .

    espero ter ajudado.
    abraços

    maniac123
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu tenho uma noção de q o Blues eh um estilo que possui a escala penta blues que tem a blue note, que tem um compasso marcadão talz.

    Tá bem sem noção, então. Procura algumas explicações do estilo por Robben Ford, é bem interesante e inteligível.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Strondell
    Mas o que exatamente especifica que tal música eh um Blues
    Basicamente seus Riffs e a escala de Blues!!!

    E todo Blues precisa estar na escala pentatônica menor, ou há Blues em escalas diatônicas maiores e por ai vai?
    Não! Olha aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/199697/

    Abs

    jimmy vandrake
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Strondell

    Cara, esquece a teoria deste negocio. Pega o violao e afina assim:
    D
    A
    F#
    D
    A
    D
    Pronto agora arruma um pedaço de cano poe no dedo e deixa rolar.

    guilhermerizzo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Cara, esqueça os rótulos. Blues não tem que ter escala de blues, blue note, nada disso.
    Escute um pouco do trabalho mais recente do Robben Ford e veja que trata-se mais de uma intenção do que de qualquer outra coisa.

    mlorenzo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Robben Ford? Então tá né...

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    guilhermerizzo
    Blues não tem que ter escala de blues, blue note, nada disso.
    Com todo o respeito, discordo. Os riffs de Blues são determinantes para que vc identifique um blues com "um blues"!!! Não precisa usar as "blue notes" (elas são um tempero a mais) mas os riffs são essenciais e normalmente são eles que identificam o estilo e estão 99% dentro da escala pentatônica. Isso é uma característica evidente do Blues.
    Abs

    Eduardo Cad
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Concordo com o Mauricio. Faça e refaça a penta menor 100x, mesmo com as tais "notas azuis" (hahah) e isso não vai te dar um som de blues. Os riffs e licks são tudo!

    Ant--
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Blues é uma linguagem. Às vezes é arregaçado, com todas as suas características bem evidentes, e outras vezes é bem disfarçado, com sotaque carregado, deixando o Blues quase imperceptível.

    Mas é reconhecendo essa linguagem que vc reconhece o Blues.
    Um lick de apenas 2 notas já é suficiente para delatar um Blues. Portanto, é linguagem... é a maneira de "falar" que o determina.

    lindoso
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    comecei no blues faz uns 2 meses, ja entendo um poko mas ainda tenho duvidas

    as vezes eu confundo blues com jazz, apesar das duas terem a msma origem, sao diferentes

    mas agora sei q o blues se destingue atravez das progressao de acordes(I,IV,V)

    oq vcs axam?ha igualdades entre jazz e blues?

    rafaeltlg
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Strondell

    Olha aí cara

    O blues é uma forma musical vocal e/ou instrumental que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, evitando notas da escala maior, utilizando sempre uma estrutura repetitiva. Nos Estados Unidos surgiu a partir dos cantos de fé religiosa, chamadas spirituals e de outras formas similares, como os cânticos, gritos e canções de trabalho, cantados pelas comunidades dos escravos libertos, com forte raiz estilística na África Ocidental. Suas letras, muitas vezes, incluíam sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou formas de escapar dela.

    O blues tem exercido grande influência na música popular ocidental, definindo e influenciando o surgimento da maioria dos estilos musicais como o ragtime, jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country, além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música pop convencional e até na música clássica moderna.

    by Wikipédia

    Strondell
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Strondell
    · votar


    Aee pessoal, obrigado, peguei a essência acho. Tem essas regras típicas do Blues que são mtu usadas e impoortantes, mas a idéia, o feeling tb fala se eh Blues pelo que entendi xD

    Abraçãooo

    Lucas_fms
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    lindoso

    as vezes eu confundo blues com jazz, apesar das duas terem a msma origem, sao diferentes

    Blues e Jazz são estilos diferentes, e não possuem a mesma origem. O Blues vem, como citado num post acima, dos spiritual e das worksongs. Já o jazz, é fruto da mistura de estilos que ocorria em New Orleans em tempos passados. Em um ponto da história os dois estilos se cruzam (chegam a New Orleans muitos ex-escravos do sul, que traziam consigo o Blues), e a partir dai os dois não se soltam mais, um influencia o outro. Mas são dois estilos diferentes, estruturados de maneiras diferente e tocados de maneira diferente.

    apenha
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    penso q a melhor maneira de você aprender o que eh, eh justamente ouvindo o estilo, pelo q parece vc naum conhece nada do estilo

    ouca ai um monte de coisas de blues, procura no google - eric clapton, bb king, buddy guy, eu naum conheco muito mas eh soh voce procurar que acha, depois de ouvir bastante esses karas assim vc vai entender sozinho o que eh blues

    Eduardo Cad
    mesmo com as tais "notas azuis" (hahah)


    huaiahasihasihiahs essa foi boa kara

    mas soh um negocio, em ingles a palavra blue tambem significa "triste" e eh mais nessa linha o entendimento da palavra blue note pra eles

    Intrueland...
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Strondell

    Veja oq o Howling Wolf fala sobre o Blues

    www.youtube.com/watch?v=4Ou-6A3MKow

    Strondell
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Strondell
    · votar


    Intrueland...

    Meu inglês não eh dos melhores, mas pelo pouco que entendi, qndo vc ta ferrado vc tem o Blues xD

    Intrueland...
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Strondell

    ...acho que o velho Wolf falava isso pq os Bluesman sofriam pra caralho: escravidão, racismo, pobreza...

    tá certo que depois dos 60 o Blues entrou pro mainstream e todo mundo ganhou um dinheirinho...

    ...essas perguntas do tipo "Como especificar Blues?" ou "De onde vem essa inspiração?" deviam ser um saco pra respoder...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como especificar Blues?