marca de guitarra phoenix é boa?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mai/13
· votar


Tem que dar um desconto, LeandroP... O garoto tem dez anos...

LeandroP
Moderador
# mai/13
· votar


JJJ

E eu tenho 11, uai °.°

Artur serejo

Se ela é boa pra você é isso o que importa :)

JJJ
Veterano
# mai/13
· votar


E já que tá desenterrado mesmo... Comprei um baixo Phoenix totalmente no escuro, via web (olha que temeridade!) porque cismei de querer um Precision sem gastar muito...

Bom... é o seguinte... Típico controle chines de qualidade. O corpo veio muito bacana, super bem acabado, alinhadinho, escudo 3ply bem cortado, knobs bons, pesadões, tudo excelente, considerando o preço, claro. Aí vamos para a parte elétrica... Tudo "barato", mas não posso reclamar, pois tudo funciona a contento. Da mesma forma com as ferragens. Mas o braço... Eita... Nunca vi tanto nó na madeira em uma única peça (vou inscrever o baixo no Guiness!). Os trastes até são decentes e estavam alinhados, mas com muita rebarba mal aparada nas laterais. A escala, toda "malhada", tipo rosewood dálmata! E no pior lugar, junto às marcações (as bolinhas brancas se confundem na "paisagem"! kkkkk). O nut quebrou assim que eu afrouxei a segunda corda (mas deu pra colar, com superbonder...). E a regulagem foi necessária (sorte que eu sei fazer).

Ah... Uma boa notícia é que o logo sai facinho... hehehe

Custo/benefício ele tem, mas você vai ter que fazer os acertos de praxe.

Mas essa análise certamente só é válida para UM instrumento, o que eu comprei...

Ivan Lestern
Membro Novato
# mai/15
· votar


Eu tenho uma PHX, e para mim foi uma surpresa quando eu cheguei em casa liguei ela no meu ampli e meus analógicos e vi e ouvi que pelo que paguei superou minhas expectativas, " até um afinador extremamente preciso veio acoplado nela".

Infelizmente uma guita top de linha é muito caro nesse país, pagar 7,8 9 10.000,00 chega a ser um afronto a nossa realidade, portanto:

Se você não tem esse privilégio monetário, e ainda assim vai entrar nessa, compre sim uma PHX, vai em uma loja e de serviço pro vendedor, " eles estão lá pra isso" e teste varias delas...

Já tive uma Fender Stratocaster fabricada no México é uma ótima guitarra, Epiphone, Ibanez, etc... e lhe garanto, "salva-se apenas por uma questão de acabamento fino", quando eu troquei os caps da minha PHX Strato pelos caps da Dimarzio ela ficou muito FODA!!!

Em resumo estamos nesse assunto pois abordamos "guitas baratas" eu recomendo sim a PHX, ela tem tudo o que é necessário em termo de qualidade na medida do que se paga.

Mesmo porque "vamos lá né pessoal" os elementos necessários são 4, Guitarra + Amplificador + pedais + talento.

Coloque bons captadores, compre um amplificador razoável, uns dois pedais ANALÓGICOS, um para dar brilho e outro para dar peso, e treine muito... ouça muito som... treine muito... engula teorias e aplique-as... e assim segue, com o tempo as coisas vão acontecendo.

Outro detalhe importante pra finalizar:

"Não de atenção aqueles que valorizam um pedaço de madeira com cordas de aço mais do que um artista"

JC Back
Veterano
# mai/15
· votar


Ivan Lestern
Cara sua teoria é um tanto utópica.

Comparar uma PHX a essas marcas que você citou é loucura. Talvez falando em termos de opção de guitarra estilo "custo x benefício" a PHX ser uma boa opção é uma coisa agora dizer ser superior é meio fora de contexto!

Pagamos mais caro em certas marcas por fatores que não somente referem se ao país que vivemos e também a qualidade (não só do acabamento) do produto!

Hoje se pode comprar uma guitarra muito boa entre 700 - 900 e fazer um "up" nos caps e tarraxas, no fim sairia por no máximo 1200 - 1300!

Se o cara é iniciante na guitarra tudo bem, uma PHX, Memphis, Shelter, Vogga é tudo a mesma coisa, Corpo em Basswood, braço em Maple, ferragens baratas e caps comuns cerâmicos e olha lá ainda....
Pra um iniciante não faz diferença alguma e eu nem indicaria pedais "Analógicos" pois o cara nem sabe o que vai ser no universo da guitarra, não sabe como será sua linha de raciocínio ao tocar o instrumentos se tende a ir pro Blues, Rock, Funk, Soul, Pop e etc.... por tanto uma guitarra dessas pra quem nem sabe o que vai ser tá de bom tamanho pra começar e a partir dos treinos e estudos ele vai se encontrando e identificando suas necessidades e vendo o que vai mudar pra encontrar o seu som cada vez mais o seu agrado!

Guitarra e seus periféricos é ter bom senso e ser aberto a diversas possibilidades, opiniões formadas as vezes dificultam o entendimento!

Abraço,

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


JC Back
Comparar uma PHX a essas marcas que você citou é loucura.

Assino embaixo.

Eu respeito as opiniões de todo mundo e tal, mas já enchi um pouco o saco de ler bobagens como "a marca 'xulé' é igual a uma Fender MIM" (não, não é!), "as chibsons são tão boas quanto uma Epiphone" (não, não são!), "bota um 'sem mordanca' na xing-ling e vai ficar igual a uma PRS SE" (não, não vai!).

As únicas guitarras de linha de cada modelo que são melhores que as "segundas linhas top" das grandes são as próprias grandes... com raríssimas (bota raríssimas nisso) exceções. A comparação só faz sentido se entrar o tal do "custo/benefício" na equação, como o JC Back disse acima. O "custo Brasil" também é um fator a ser considerado, mas não chega (na minha opinião) a subverter o que eu disse no início deste parágrafo (mas o ideal é comparar preços no mercado internacional, não no nosso mercado selvagem e enlouquecido).

Em inglês tem um ditado que se aplica ao caso: "you get what you pay for" (mais ou menos "você tem o equivalente ao que você paga").

EM TEMPO: provavelmente vai aparecer alguém dizendo que a guitarra X (que é uma cópia de Stratocaster) é melhor que a Fender tal. Pode até ser. Mas quantas cópias de Strato existem por aí? Milhares! Uma ou duas podem ser tão boas quanto a Fender tal (ou até melhores), mas entram nas "raríssimas exceções" que eu falei. A imensa maioria das cópias de Strato é pior que a Fender original ou suas "segundas linhas" top.

Ivan Lestern
Membro Novato
# mai/15
· votar


Os caras são tão obcecados ao equipamento que não se esforçaram o minimo para entender a principal mensagem inserida no meu texto, infelizmente replicas como essas são de fato previsíveis.

Um cita que:

" é bom ter bom censo e ser aberto a diversas possibilidades"

- O que descrevi é uma das possibilidades e essa foi minha escolha.

Outro:

"Cara sua teoria é um tanto utópica."

- E logo abaixo se contradiz dentro de uma mesma linha utópica:

"Hoje se pode comprar uma guitarra muito boa entre 700 - 900 e fazer um "up" nos caps e tarraxas, no fim sairia por no máximo 1200 - 1300!"

Cara, foi isso que eu fiz, só que não gastei 700 - 900, paguei 250,00 (era o que eu me dispus a gastar, e talvez isso é o que o cara desse tópico também podia ou estava a fim de fazer) e na minha opinião sim, PHX é uma guita muito boa... Tanto que me animei com ela e gastei mais 400,00 em caps excelentes, detalhe "usados" olx, "aos interessados procurem que vocês também acharão".

Então por 650,00 estou com uma guita que na minha opinião, faz a mesma M****, que a Fender que eu tinha, (...e por favor não voltem com aquela ladainha de qualidade, etc... já descrita por vocês acima ou que eu ferrenhamente sugeri uma comparação entre Hendrix e Liminha) lembre-se, que estamos falando de guitas custo x beneficio, e eu em contrapartida voltei a tocar não profissionalmente mas continuo tocando o que já tocava e tirando covers pra me divertir com meu filho do mesmo jeito.

Nos shows que fiz por São Paulo em mais de 20 anos de Rock nunca fui abordado por alguém para me perguntar sobre meus instrumentos, os elogios ou comentários eram para o que eu realizei lá em cima, isso já é o suficiente.

Agora,

Ninguém coaduna de uma mesma opinião, isso é obvio, e
quer saber... Que bom.

E já que um dos amigos ai gostam de frases feitas, pega uma que combina com tudo que quero dizer:

“Sucesso é fazer coisas ordinárias extraordinariamente bem”. Jim Rohn

Boa sorte a todos!!!

vintagentleman
Veterano
# mai/15
· votar


Galera,

Cada caso é um caso.

O carinha aí de cima gastou 650 contos com guitarra e mais up e se deu bem. Está feliz. Vamos parabenizá-lo.

Não acho impossível uma guitarrinha dessas mexidas ficar melhor que uma Squier não. Pode acontecer das peças combinarem, de ser uma unidade com um corte de madeira melhor que a média etc.

Mexendo em guitarras já razoáveis de fábrica e estando disposto a gastar, os resultados podem sim surpreender.

Eu tenho uma Pacifica 112 mexida que é melhor sim que a média das Fender MIM. Tenho uma Lespa Chinesa mexida melhor que a média das Epiphones. E tenho uma SX de ash que é muito melhor que uma Fender MIM.

Qual é a mágica? O grande segredo?

É o quanto se gasta. Em todos esses casos eu gastei mais que o preço inicial da guitarra. Normalmente mais 1.3 vezes o preço inicial.

Não perguntem o motivo, porque eu não sei. Só sei que nos meus projetos é uma constante que se mantém.

Ex. A SX custou 1000 reais e eu gastei mais 1300.

Uma SX de fábrica é uma boa guitarra, muito bem acabada e confortável. Na minha botei Custom Texas, que são Fenders americanos, troquei a ponte por uma blocuda e pus umas tarraxas Gotoh.

É uma máquina. Melhor que as Fender MIM sim. Os captadores gritam. Mas a base da guitarra já era boa. O swamp ash, aliás, é ótimo.

JJJ
Veterano
# mai/15 · Editado por: JJJ
· votar


vintagentleman

O que você falou se enquadra nas exceções, cara...

Eu já vi uma montanha de StratoClones baratas na minha vida. Uma ou duas, se forem tunadas, podem chegar perto de uma Fender. Quem sabe até "melhores" em algum sentido. São exceções.

Outro dia abri uma Chibson. Por fora, engana, mas por dentro é uma lástima. Não há termos de comparação com uma Epiphone... A sua pode ter vindo abençoada, não duvido. Mas é exceção.

Mas leia bem o que eu disse: não estou falando das "segundas linhas" mais baixas... Estou falando, por exemplo, de Epiphone Standard Top, não de Special; estou falando de Squier CV, não de Affinity... e por aí vai.

Ademais, eu não curto mais essa de ficar comparando. O cara gostou da Phoenix dele? Ótimo! Que bom, que curta muito e seja feliz. Eu também tenho um Phoenix (no caso, é um baixo, como eu já descrevi em outro post, mais acima). Dá pra tocar, sim. Dá pra brincar na boa. Mas daí a dizer que é a mesma coisa que ter um Fender... mantenho o que disse antes: "não, não é".

Na verdade, sendo muito sincero, me irrita um pouco essa "necessidade" de dizer que "é melhor que isso, melhor que aquilo". Gostou da guitarra barata tunada? Que bom! Curta muito! Faça um review! Grave alguma coisa pra gente ouvir! Toque muito e se divirta! Eu fico feliz por quem fica feliz. Mas precisa vir acompanhado da sentença "é melhor que a Fender MIM" ou "é melhor que a Epiphone"? Pra quê? Me dá uma sensação negativa isso, entende?... rs

vintagentleman
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ


Penso que a questão é simples. Tendo uma base boa, Yamaha, SX, Vintage, Cort, a questão passa a ser quanto o sujeito quer gastar no upgrade.

O céu é o limite, e os resultados, havendo investimento, costumam surpreender.

Se compensa, já é outra questão. Se o cidadão NÃO LIGAR PARA MARCA, a resposta é positiva.

Gastando 60% se pode ter una guitarra com sonoridade equivalente. No exemplo da Fender e da SX, fechando os olhos e tocando, não dá para dizer. Também porque usei captação Fender.

Mas como você disse, no geral não há comparação. Essas guitarras mexidas não alcançam a Fender em dois quesitos. A já citada marca e seu inegável status e tradição, e o acabamento, sempre inferior, embora não necessariamente ruim.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


vintagentleman

De modo geral, se pegarmos marcas que já partam de um nível bom (como as que você citou) e trocarmos um monte de coisas... ok... até posso concordar com você.

Quanto aos 60% do custo, acho temerário chutar um número tão preciso. Talvez para algum caso seu, tenha dado 60%. Mas em outros casos pode ser necessário ir além (ou talvez nem chegar nisso).

Mas acho que você concordará comigo que tem guitarras (várias!) que não tem upgrade que dê jeito, né? A menos que você troque tarraxa, ponte, captação, braço, elétrica... pô, mas aí não é upgrade, é uma troca total! rs

E outra: algumas coisas só valem a pena se você colocar o "hobby" acima do valor investido, como você mesmo - e eu também - andamos fazendo.

vintagentleman
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ


Concordo sim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a marca de guitarra phoenix é boa?