Para que serve cordas 0,11?

Autor Mensagem
SpectrosGuitarman
Veterano
# jan/10
· votar


porra, reativaram o anonimo e ele virou coveiro!

Luke Strat
Veterano
# jan/10
· votar


O que importa é a música e não a espessura de cordas que o guitarrista usa. Jimi usava 010 e até 009, John Mayer usa 010, Eric Clapton usa 010, e ae eles são moça???
Na minha opinião a altura das cordas influência bastante no timbre, e esse é um assunto não muito discutido e que merecia mais atenção, cordas muito baixas prejudicam bastante no timbre da guitarra, eu não curto Malmsteen nem um pouco, mas ele usa 008 e a altura das cordas dele no 12º traste é de 2,5mm a mizona e a ré e sol chega a 2,8mm, o que deixa a guitarra mais pesada (e é uma ação bem alta de cordas). Jeff Beck usa 009 e usa cordas bem altas tbém, John Mayer usa a 2,5mm segundo René Martinez, técnico de guitarras dele. Agora 98% dos guitarristas que conheço usa cordas no máximo 1,5mm em cima do 12º traste e ainda acha alto, e o pior que querem um baita timbre de guitarra, sem chance mesmo, e ainda põe a culpa no pedal, no amp ou sei lá o que...
SRV usava cordas mais pesadas, sim, usava 012 e até 013 e as cordas do "meio" eram praticamente de um jogo 011, e ele usava as cordas BEEEM altas. Mas ninguém aqui é SRV, não que ninguém possa se inspirar (é uma excelente referência pra quem quer se aprofundar no Blues), mas chamar um guitarrista de moça por usar cordas mais leves é de uma ignorância sem tamanho, essa qeustão pdoe até ser comparada com guitarrista mais rápido e menos rápido, quanto mais rápido são os solos do guitarrista quer dizer que ele é melhor (ouçam o solo de Hendrix na música May This Be Love)??? Usar cordas mais pesadas quer dizer que um guitarrista é melhor ( ouça o solo de George Harrison na música Something)??? Nada a ver né???
E não se esquecendo que Albert King, que foi uma baita influência do Vaughan usava 009.
Enfim, posso citar aqui uma lista gigante sobre espessura de cordas que os guitarristas usam, e ainda corro risco de ser chingado pelos "machões do fórum", mas não vale a pena, aliás o que vale a pena é tocar e ser feliz e buscar sempre elevar o grau de musicalidade e não ficar se prendendo a paradigmas de que cordas 009 é pra moça e 011 é pra macho.
Abs

Symptom
Veterano
# jan/10
· votar


Luke Strat

Falou uma grande verdade... 0.010 mais altas tem timbre melhor que 0.011 coladas no braço. A altura influencia muito mesmo

Sgt. Eddie
Veterano
# jan/10
· votar


Luke Strat
Assino embaixo. E o Jimmy Page usava 0.09 também, e por uns tempos usou 0.08. Ele era viado também?

Rafa-Ban
Veterano
# jan/10
· votar


Sgt. Eddie
Assino embaixo. E o Jimmy Page usava 0.09 também, e por uns tempos usou 0.08. Ele era viado também?

nda kra,é questão de gosto msm,eu msm não me acostumo mais com 09

joaormrt
Veterano
# jan/10
· votar


Luke Strat

+1

Eu uso 0.10 e queria botar 0.11...mas penso q se eu tenho dificuldade de fazer bends com virbatos nao é a hora de mudar de calibre.

Cotoin
Veterano
# jan/10
· votar


Quando eu vi a foto pensei que era um _|_
aiuheiuaheuiaheuioaohuei
"pra que server corda 011, pra enfiar no cu"
=0

ogner
Veterano
# jan/10
· votar


cordas ideais pra mim são as 3 primeiras do jogo de 0,11 ( mizinha, si e sol) e as outras 3 do jogo da 0,10, a guitarra fica macia e timbreira..Cheguei a comprar 2 jogos de cordas por troca, pois as hibridas são impossiveis de achar....mas parei...hehehe

Leblues
Veterano
# jan/10
· votar


Cordas 0.11 servem para seres humanos do sexo masculino desfrutarem de suas guitarras como se deve.

edalko
Veterano
# jan/10
· votar


E o Jimmy Page usava 0.09 também, e por uns tempos usou 0.08. Ele era viado também?

Depois que ouvi a vozinha bambi de pernilongo dele... sei não...haha não corresponde a um "dinossauro" do Rock!

Necrophagist
Veterano
# jan/10
· votar


Leblues
tem razão

-----------

o malmsteen usa 0.08

Ant--
Veterano
# jan/10
· votar


Acho que devemos considerar que o forum está aqui mais para ajudar os guitarristas (principalmente os iniciantes) de uma maneira mais generalizada, do que com receitas mágicas de timbres conseguidos através de saladas de cordas.
Sim, os guitarristas hardcore fazem/fizeram mil experimentos. Afinal eles ganham a vida com sua música e comprar meia dúzia de jogos de cordas para testar não faz muita diferença. Mas os guitarristas amadores, em sua esmagadora maioria, não podem se dar ao luxo.
Dito isso, a dica que mais vale é:
Cordas .010 são uma ótima dica para Strato. Não são nem leves demais a ponto de prejudicarem a pegada e nem pesadas demais a ponto de complicar o remolo.
Cordas .011 são as mais indicadas para Les Paul, explorando melhor o sustain da madeira do braço set-in, do headstock angulado.

A partir daí cada um varia conforme achar necessário. A ação das cordas influencia muito sim, mas é mais uma questão de pegada do que de timbre. Guitarristas mais virtuosos e rápidos vão preferir ação bem baixa, enquanto outros mais melódicos e cadenciados optarão por ação média e alguns encontram seu timbre ideal com ação considerada alta.

É claro que experimentar é válido. Quem quiser comprar (e conseguir encontrar) cordas individuais de vários calibres para equipar sua guitarra como a Telecaster do James Burton, pode ir fundo.

O mais importante de tudo é SE FAZER OUVIR :)
O som.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para que serve cordas 0,11?