Problema de Afinação (mini guitarra Michael)

Autor Mensagem
Monjardim
Veterano
# dez/08


Bem pessoal!

Eu postei a algum tempo atras que estava começando a tocar guitarra, mais o problema maior era o tempo que me dispunha para poder treinar, pois como sempre estou viajando nunca me sobrava tempo!

Então alguem me indicou, porque não comprar uma mini guitarra para poder levar nas viagens?

Então fiz isso hoje, comprei uma mini guitarra da michael, o modelo é Michael GM219 junior.
Aqui uma foto da guitarra
Foto da guitarra

Ela é bem pequena, tem 80 cm, tem até um som legal para se treinar e por incrivel que pareca é bem dimensionada, só adaptar com o tamanho do braço.

Porém o problema é o seguinte, como estou sem afinador aqui, instalei um afinador e afinei a corda E (mizinha) e afinei o resto do braço seguindo aquela historia de 5a casa e 4a casa na terceira corda..

Sei que estou fazendo certo porque ja afinei violao assim e deu certo.

Só oque acontece é o seguinte:

Quando afino assim e faço um acorde por exemplo, o acorde sai completamente desafinado, fiz um SOL para testar e fica todo fora.

Então afinei todas as cordas com o afinador dai os acordes sairam de acordo, fiz a escala pentatonica de Am e parece que fica com o mesmo som da minha guitarra de tamanho normal.

Porém se eu checar a afinação fazendo aquele esquema de 5a casa, fica toda desafinada...

Gostaria que alguem me desse uma ajuda, se é o braço que está empenado, se é as cordas que nao troquei (estão com as originais, acho que é .09), se é problema no carrinho da ponte, ou se o braço é que esta empenado.

Sobre o braço empenado eu vi que as cordas estao bem altas e se eu apertar a primeira casa da E e a ultima da mesma, as cordas ficam proximas do braco aparentemente numa mesma distancia em todo o braco.

Sei que muita gente vai falar pra levar ao Luthier, mais como comprei hoje gostaria de saber se é melhor eu trocar a guitarrinha.

abraços

(ufa quanta pergunta, bom mais eu posso, POIS SOU NOVATO.. kkk)

Fiquem com Deus

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Monjardim

aperte cada corda no traste de sua oitava, e compare com a corda solta, para ouvir se há desafinação na oitava(use o afinador para maior controle). Caso as notas da oitava estejam desafinadas com a corda solta(quando a corda solta está afinada), vc tem que corrigir a entonação nos carrinhos.

Nota da oitava baixa - procedimento: avançar o carrinho(movê-lo em direção da escala)

Nota da oitava alta - procedimento: recuar o carrinho(movê-lo em direção à ponte)

É na base da tentativa e erro. Até acertar a afinação perfeitamente(vá reafinando constantemente a corda durante o ajuste).

Depois de tudo estar certo, confira se as demais notas da escala estão corretas. Caso estejam fora(mas a corda solta e oitava afinadas), pode ser problema de colocação ruim de algum(s) traste(s), empeno ou torção do braço, ou a combinação de ambos. Nesse caso, leve a um luthier.

Aqui uns vídeos ajudar:

Entonação:

http://www.youtube.com/watch?v=GZVRCMJLnm4&feature=channel

Ação das cordas:

http://www.youtube.com/watch?v=ZfuP4yLesG0&feature=channel

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


Monjardim
aquela historia de 5a casa e 4a casa na terceira corda..
Explica direito como vc tá fazendo isso.
Acho q o problema está aí...

Monjardim
Veterano
# dez/08
· votar


Soulface Vou tentar explicar.

Afinando a mizinha no afinador, se eu apertar a 5a casa da corda B terei um E,

Dai apertando a 4a casa da corda G terei um B,
Dai apertando a 5a casa da Corda D terei um G,
Dai apertando a 5a casa da Corda A terei um D,
Dai apertando a 5a casa da Corda D terei um Mi,

Fazendo assim como faco em violao e na outra guitarra nao vai de jeito nenhum.

Mais se eu afinar pelo afinador cada corda solta com sua respectiva nota sai o acorde, porem as notas nao batem.

Por exemplo, se eu apertar a 4a casa da corda G, terei um B desafinado segundo o afinador.

Meu, é dificil de explicar. rsrs

Mais agradeco demais pela ajuda de vcs.

Nao sei se tem haver pelo tamanho da guitarra, braco menor, sei lá.


muito obrigado Soulface e Makumbator

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


Monjardim
Dai apertando a 5a casa da Corda D terei um Mi,
Vc errou aqui mas eu sei q é "herro de digitamento"...

Enfim, teoricamente tá certo cara.
Pelo q vc falou, qndo vc afina pelo afinador, ela fica toda certinha.
Mas vc não consegue é afinar de ouvido né!

Bom, a solução mais simples é vc afinar sempre pelo afinador então.

Agora, tem q ver se essa guitarra, por ser mini, não está coma s medidas zuadas.
Eu precisaria q vc fizesse umas medições nela pra te dizer se essa guitarra aí foi construída de forma correta.
Não sei se vc tem disponibilidade pra isso.

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Monjardim

Testa o lance da afinação da oitava de cada corda(usando o afinador).

Pode ser erro de projeto também(como o Soulface comentou), além das possibilidades mais comuns de empeno e torção do braço, trastes mal colocados, e entonação ruim na ponte(o procedimento dos carrinhos).


O importante é vc confirmar(ou não) isso:

1. Após afinar certinho no afinador eletrônico, há acordes e notas que continuam desafinadas?

2. Isso ocorre em apenas algumas notas ou em todo o braço?

3. Após afinar de ouvido(não importa o método), e considerar a mesma correta, também aparecem notas digitadas desafinadas?

4. Quando afinado de ouvido, as desafinações ocorrem em todo o braço ou apenas algumas notas?

Monjardim
Veterano
# dez/08
· votar


makumbator Então meu colega, afinando de ouvido oque acontece é o seguinte..

Se eu afinar de ouvido fica errado, nao bate as notas.

Porem agora eu afinei com o afinador todas as cordas, mais nao a corda solta e sim apertei a 5 casa de cada corda menos a 3 que apertei a 4 casa.

Ficou afinadinho, mais tem um porém, tocando a corda solta fica desafinada pelo afinador, por exemplo, apertei a 5a casa da 5a corda (B) e afinei pelo afinador para E, porem se eu tocar ela solta o B fica fora, só a Ezinha que bate tanto checando em alguma casa e ela solta.

Vendo agora percebi que o NUT dela é torto, tipo assim, ele começa mais alto nas cordas mais grossas e vai BAIXANDO até a mizinha, será que isso é normal?

abraços e obrigado pela ajuda!!!

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Monjardim

Vendo agora percebi que o NUT dela é torto, tipo assim, ele começa mais alto nas cordas mais grossas e vai BAIXANDO até a mizinha, será que isso é normal?

Sim é normal. Elas não precisam estar alinhadas na altura. Cada uma pode ficar em uma regulagm diferente.


Ainda acho que é problema de entonação(basta fazer o procedimento que passei em meu primeiro post). Faz isso e escreve aqui o que encontrou(se está afinado ou não). Mas faz tudo isso com o afinador eletrônico.

Monjardim
Veterano
# dez/08
· votar


makumbator troquei as cordas e amanha posto os resultados..to sem afinador aqui..
Abraços

Cid Adão
Veterano
# dez/08
· votar


instalei um afinador e afinei a corda E (mizinha)
com uma mini guitar qualquer mi eh mizinho =p

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Monjardim

Beleza!

Cid Adão
com uma mini guitar qualquer mi eh mizinho =p

hhehehe...verdade. Nela tem a mizinha e a mizininha hhahahhs!!!!!

Monjardim
Veterano
# dez/08
· votar


makumbator Caro colega!!

Realmente as oitavas estavam completamente fora, fiz oque você disse, porém a corda G já deu batente do carrinho na ponte e não chega de jeito nenhum a afinar a oitava.

As cordas estavam bem altas também, baixei um pouco e melhorou o ajuste das oitavas, mais ainda não ficou 100%, tá tocavel já, mais não tá 100% ainda.

Agora neste caso que o carrinho já tá encostado na ponte e não consigo ajustar mais a oitava oque um luthier iria fazer? mexer no tensor do braço?

Vou levar ela em um luthier quando puder.

Brigado cara..

Soulface
Veterano
# dez/08
· votar


Monjardim
Acho q esse negócio de "mini-guitarra" não foi uma boa pra vc hein?!
Ainda mais essa tal de Michael.
Ao q me parece, ela foi bem mal projetada, e serve mais para brnquedo do q para instrumento.

Desculpa falar...

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Monjardim

No caso de cordas que precisem de mais recuo, vc pode retirar a mola do carrinho(mantendo apenas o parafuso), e literalmente encostar o carrinho na parede da ponte, caso ainda não tenha feito isso, é claro. A mola(mesmo totalmente apertada), ainda ocupa um bom espaço, e se retirá-la, você terá um ajuste extra, que mesmo que não resolva 100%, vai melhorar a afinação.

Monjardim
Veterano
# dez/08 · Editado por: Monjardim
· votar


Soulface Ela é boa cara, o problema é regulagem mesmo, vou levá-la a um luthier, pra treinar quando eu estiver trabalhando vai dar cara, ela não é uma maravilha, mais também não é um brinquedo, mais eu tenho uma Condor tb, dei até um Up nela, instalei um HH777 e um alnico blues no braço..


makumbator Cara, agradeço muito sua paciência em tentar me ajudar, vou levar a um luthier que a loja me indicou, caso não resolva dai eu troco...

um abraço a vocês...

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Monjardim

Beleza cumpadi! Depois que o instrumento voltar da regulagem, escreva aqui se funcionou(ou se ao menos melhorou). Será últil a quem pensa em comprar essa mini guitarra!

Monjardim
Veterano
# dez/08
· votar


makumbator ou a quem possa responder!
Só uma dúvida antes de levar ao luthier, por exemplo:

Se mesmo tirando a mola do carrinho eu não conseguir regular a oitava pode ser erro de projeto ou braço empenado?

abraços

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Monjardim

Se mesmo tirando a mola do carrinho eu não conseguir regular a oitava pode ser erro de projeto ou braço empenado?

Pior que isso acontece. Caso o braço e trastes estejam em perfeita ordem, poderia se tratar de erro de projeto. Uma solução para um caso desse seria a troca do carrinho em questão, por um mais curto(permitindo maior recuo), mas muitas vezes é difícil substituir esse tipo de coisa. Claro que sempre se pode trocar a ponte por outra, que possibilite maior regulagem, mas no seu caso acho que sairia caro demais.

Caso queira, retire a mola, e sem a corda, recue o carrinho até ele grudar na parede da ponte. Então coloque a corda, afine, e veja se entonação está boa(com o afinador). caso esteja baixa, avance o carrinho, mas se ainda estiver alta, aí você estará enrolado! Pois estará no limite da sua ponte!

Monjardim
Veterano
# dez/08
· votar


makumbator Amanhã vou lá na loja que comprei trocar ela, não dá regulagem de oitava não e não é possivel que TODAS as mini guitarras da michael teria esse erro de projeto, acho que fui sorteado mesmo.

Porem amanhã eu resolvo essa parada e posto aqui para vocês.

Agora fica uma dica, se eu pegar outra que esteja regulando legal, é uma mão na roda pra quem não tem como ficar levando uma guitarra pra baixo e pra cima em viagens.

Como sou piloto sempre estou viajando e tenho muito tempo vago em hoteis, os chamados "pernoites", vou aproveitar e colocar a guitarrinha na mala, fica só metade do braço dela pra fora, dai compro uma capa de raquete de tenis e todo mundo vai achar que sou o Guga e ninguem vai desconfiar que é uma guitarra... huauhahuahuhau

Dai quem sabe eu consiga aprender a tocar.

Eu quero é aprender a tocar BLUES.. to até começando a tentar improvisar usando a penta-blues de am, beeeeeeeeeeeem meia boca, mais só pra ter a noção de escala mesmo.

Um abraço pessoal!!!

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Monjardim

acho que fui sorteado mesmo.

Porem amanhã eu resolvo essa parada e posto aqui para vocês.



Pode ser mesmo um defeito de fabricação. Reporte o resultado do seu caso aqui, pois esse tipo de informação interessa a muita gente.


Como sou piloto sempre estou viajando e tenho muito tempo vago em hoteis, os chamados "pernoites", vou aproveitar e colocar a guitarrinha na mala, fica só metade do braço dela pra fora, dai compro uma capa de raquete de tenis e todo mundo vai achar que sou o Guga e ninguem vai desconfiar que é uma guitarra... huauhahuahuhau

Legal, então como vc precisa otimizar o espaço e peso de suas bagagens, te recomendo o Pocket POD da line 6(tenho um a alguns meses) e é animal!!!! É perfeito para o seu caso, pois ele é do tamanho da palma da mão, e tem a mesma sonoridade do lendário POD 2.0
É o tipo de equipamento perfeito para casar com a mini guitarra(ou uma normal) e levar por aí.

Caso se interesse, basta procurar aqui no fórum e pela internet para miores informações dele.

Monjardim
Veterano
# dez/08
· votar


makumbator eu tenho uma jamlab e funciona 100% cara,ligo no notebook com o gr3...hehe
Abraços

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Monjardim

Também tenho uma jam lab(e gosto muito), mas é um saco ligar o computador só para tocar(gravar tudo bem , mas apenas para praticar eu não tenho essa paciência...heheh). O pocket POD acaba ficando mais prático e portátil por causa disso! Dispensa o PC. O problema é que com a alta do dólar, ela deve estar bem carinha mesmo...e falando nisso, que mal lhe pergunte, quanto foi essa mini guitarra? Se quiser dizer o valor, é claro.

Monjardim
Veterano
# dez/08
· votar


makumbator 260 dinheiros..
Abcs

Monjardim
Veterano
# dez/08
· votar


galera, troquei a guitarrinha hj e agora está 10, peguei uma toda reguladinha mesma pintura tipo SRV,lindona, agora sim, valeu cada centavo...
Agradeco a galera que meu ajudou principalmente makumbator e soulface..
Fiquem com Deus..
Depois posto fotos...
Obs.. Ta tão reguladinha que to com medo de trocar as cordas ferradas que vieram nela..
Algum problema em trocar?? Ponho 08 ou 09??
Feliz natal...

Bigtransa
Veterano
# dez/08
· votar


Monjardim
opa.... eu q t dei a idéia da mini guitarra, lembra? q bom q deu certo para o q vc qria..... na verdade esse tipo de guitarra não é exatamente um brinquedo, talvez pelo tamanho a michael tenha lançado como tal, mas o projeto é bem antigo..... trata-se de um modelo com escala de 19 e 1/4 (piccolo), geralmente são afinadas em B soando uma 5° acima de uma guitarra tradicional..... o allan holdsworth usa bastante esse tipo de guitarra..... qdo tocada junto com uma guitarra normal o efeito é semelhante a um violino e uma viola.....

Bigtransa
Veterano
# dez/08
· votar


Monjardim
Algum problema em trocar?? Ponho 08 ou 09??

Nenhum problema..... mas se pretende usar afinação E standard como a escala é menor é melhor usar um calibre de cordas maior, tipo 0.11 ou superior.... caso contrario vai ficar sem tensão e ruim de tocar.....

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Monjardim

Que ótimo que a troca deu certo!! Fico feliz que no fim a compra tenha dado certo!

Agradeco a galera que meu ajudou principalmente makumbator e soulface..
Fiquem com Deus..


A gente está por aí para ajudar!!!!

Sobre o encordoamento, concordo totalmente com o Bigtransa, use um calibre tipo 0.11, pois a guitarra já é pequena, então uma corda 08 pode ficar meio frouxa. Por acaso vc sabe qual o calibre que vem de fábrica?

Monjardim
Veterano
# dez/08
· votar


Bigtransa Pô cara, lembro sim que me indicou, hehe.. valeu..


makumbator eu acho que ela veio com 09 ou 08 pq é muito frouxa mesmo a corda, vou tentar colocar uma 011, será que vou ter que regular tensor e oitavas se colocar 011?

abraços

makumbator
Moderador
# dez/08 · Editado por: makumbator
· votar


Monjardim

Caso ela venha com 08 e vc queira colocar 011, pode ser necessario o ajuste. Mas só dá para saber testando. Troque o encordoamento, afine, confira as oitavas(e faça a correção caso seja necessário), e aguarde a mesma se estabilizar. Caso note trastejamento, notas nortas(sem ressonância), dureza excessiva, ou mesmo se observar que o braço está arqueado(devido à tensão extra)é preciso ajustar o tensor.

Para saber o procedimento(além de mais info de manutenção e pequenos reparos), veja o blog do nosso colega de fórum(Soulface):

http://soulfaceguitars.blogspot.com/

Monjardim
Veterano
# dez/08
· votar


Vou por .10 para testar e ver se melhora!!!

abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problema de Afinação (mini guitarra Michael)