Quanto tempo para se tornar um guitarrista ou violonista profissional?

Autor Mensagem
Dadin
Veterano
# dez/08


E ai pessoal, gostaria de ver com vcs quanto tempo ,geralmente, leva pra uma pessoa, que iniciou seu estudo com o violão ou guitarra, se profissionalizar?
É que eu já estudo violão, creio que isso ajude a tocar guitarra, há um ano e meio e até hoje, acho, não conseguiria arrumar uma banda e me dar bem nela.
Não gosto muito de decorar, tenho uns amigos que só decoram solos, impressiona uns cara de banda aí e entram,já eu não, prefiro passar meu tempo estudando mais a fundo sobre teoria, formação de acorde e tal (...)

Agora, eu quero saber, quanto tempo será que um guitarrista ou violonista leva para se tornar-se profissional e prosseguir com sua carreira? Será que com um ano e meio eu tô atrasado?

Valew

edumnovaes
Veterano
# dez/08
· votar


a vida inteira...
aushaushuahsu
zuera, mas eu naum sei naum...
acho q tudo depende do seu esforço...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Dadin
a vida inteira... (2)
Abç

AsaphGuitar
Veterano
# dez/08
· votar


Dadin

a vida inteira... (3)

Dadin
Veterano
# dez/08
· votar


hahaha, a vida inteira...

Dadin
Veterano
# dez/08
· votar


acho q não fiz a pergunta direito

Serek
Veterano
# dez/08
· votar


exatamente, a vida inteira
você vai estar sempre correndo atrais de melhorar...

qew
Veterano
# dez/08
· votar


a vida inteira... (4)

Dadin
Veterano
# dez/08
· votar


Com um ano e meio estudando eu já podia ter uma banda?

Olha o que eu sei:
Como formar acordes maiores e menores.
Os modos gregos.
Consigo fazer uns arranjo, mas não entendo muito bem de campos harmônicos.
Sei fazer um bocado de acordes e ritmos.
E tenho um pouco de abilidade ou velocidade nas mãos.
Isso aqui não vale muito, mas consigo fazer o Brasileirinho e Sweet Child o mine Introdução em um tempo quase que perfeito.

Será que alguem iria me chamar pra uma banda se eu soubesse essas coisas?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/08
· votar


Eu diria que nem a vida inteira é suficiente às vezes

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/08
· votar


Depende unico e exclusivamente do seu esforço

Tem gente que toca por 5, 6 anos e não se interessa em saber mais do que power chords... e tem gente que em 2, 3 anos tá mandando ver nas técnicas e composições...

Rodrigo Yoshida
Veterano
# dez/08
· votar


Dadin
Será que alguem iria me chamar pra uma banda se eu soubesse essas coisas?


Cara, eu não sei quase nada de teoria e já toquei em banda. Pra tocar "por aí" não precisa ter teoria (apesar de ajudar muito), sabendo o básico já está bom.

Tem muita gente que toca pra caralho ae mas não sabe explicar o que está fazendo.

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/08
· votar


Dadin
Pra tocar em banda basta tocar bem feito o que você vai tocar. E curtir o que faz. Claro que quanto mais tecnico vc for e mais souber teoria melhor vai ser pra vc e pra banda

Dadin
Veterano
# dez/08
· votar


agora to gostando das respostas

guitarclub
Veterano
# dez/08
· votar


repetindo o que o zaqueu_grunge falou e adicionando umas coisas pessoais:
tem gente que toca à toneladas de anos e só sabe tocar power chords.
outros que tocam a 1 ano e já tem puta habilidade com solos, etc.

tem gente que é ótimo em decorar: decorar todas as trocas de acordes, cada nota do solo, etc.
tem gente que é mais no improviso: sabe fazer a base certo, mas gosta de fazer alguma coisinha diferente de vez em quando, e nos solos não se prende muito no solo original...

e, respondendo se voce "pode ou não tocar em banda", isso depende muito.
com teu conhecimento, vc pode tocar em qualquer banda que seja só power chords (grunge, punk, pop, etc).
pode também tocar em bandas de rock n roll (usa power chords, usa acordes abertos, faz bastante riffs, alguns solos que na maioria saem da sua cabeça na hora [caso vc seja uma pessoa do tipo mais "improvisado", lógico], etc)
e por aí vai.

mas nada o impede de tentar entrar numa banda de "black death trash metal melódico of underground" que é preciso uma super técnica, super agilidade, etc... só vc treinar bastante e se empenhar que, "mais dia ou menos dia" voce conseguirá tocar.



basicamente, vc pode tocar numa banda vendo com os caras qual o repertório e sabendo tocar ele certinho (sendo ele complicado ou não, é só questão de treino e empenho!). daí toca. mas se alguem num show pedir uma música que vc não ficou treinando... pode complicar :P!

é isso aí, espero ter ajudado!

abraços!

In The Navy
Veterano
# dez/08
· votar


Quando parar de fazer perguntas como essa

sherminnador
Veterano
# dez/08
· votar


num se diz kuanto tempo, mas sim kuanta pratica e empenho...

gabriel_lecchi
Veterano
# dez/08
· votar


Mais uma daquelas perguntas sem resposta.

Serek
Veterano
# dez/08
· votar


Cara,
eu toco a dois anos e me acho um prego,
esse mes que estou treinando feito um idiota porque começo com o cursinho pra tentar entrar em engenharia mas meu sonho é tocar e ir pra estrada pra tocar com minha banda mas eu ainda não sou bom, não consigo improvisar direito e fico puto com isso mas eu sei que se eu me dedicar e sempre seguir meu sonho eu posso entrar numa banda e mesmo sendo muito dificil quem sabe eu me dou bem, tiro a sorte grande e fico famoso hum...
mas banda faz parte da experiencia de musico iniciante, é muito divertido e você aprende muito...
qualquer epoca é epoca de sua vida de musico...

Bigtransa
Veterano
# dez/08
· votar


Dadin

Olha o que eu sei:
Como formar acordes maiores e menores.
Os modos gregos.
Consigo fazer uns arranjo, mas não entendo muito bem de campos harmônicos.
Sei fazer um bocado de acordes e ritmos.
E tenho um pouco de abilidade ou velocidade nas mãos.
Isso aqui não vale muito, mas consigo fazer o Brasileirinho e Sweet Child o mine Introdução em um tempo quase que perfeito.

é muito relativo esse negócio de o q vc sabe ou não fazer.... vc pode em um ano aprender tudo o q vai usar a vida toda no seu som.... mas é muito difícil encontrar um cara que toque a um ano que não segure a guitarra que nem uma bicha.... o negócio é ter tempo, paciência e vontade de aprender sempre.... o resto é natural...... vc começa a melhorar mesmo quando se da conta do quanto não sabe tocar..... é uma virtude rara para um guitarrista ter noção de sua insignificância diante do instrumento e do q ele representa.....

snd
Veterano
# dez/08
· votar


Para uma banda ter alguem que saiba tocar é importante, mas não é o único requisito.

Você precisa ter:
- Habilidades comunicativas boas. O que adianta saber tocar se você não consegue falar direito com as outras pessoas?

- Pro-atividade e desinibição. Já reparou como é chato ver um cara em cima do palco tocando paradão se escondendo atrás da própria cabeleira sem a mínima interação com o público?

- Criatividade. Não é necessário ter nenhuma critividade para saber tocar, guitarra é algo muito mecânico. Para uma banda, ter alguem com criatividade é muito importante quando se deseja investir em um repertório autêntico e não apenas fazer covers.

- Rede social e marketing. Para uma banda ir pra frente é preciso ter contatos, muitos contatos. O que adianta você saber APENAS tocar guitarra se não souber as pessoas certas e os lugares certos para mostrar o potencial de sua banda? Mostre que você tem bons contatos e você será muito mais valioso para uma banda do que alguém que "sabe apenas tocar".

Espero que você aproveite as sugestões e invista-as para tudo em sua vida, não apenas na música.

Zandor
Veterano
# dez/08
· votar


11 anos e 3 meses

Jhon da Guitarra
Veterano
# dez/08
· votar


A vida inteira...

(5)


GiulianoB
Veterano
# dez/08
· votar


sei lá cara depende acho que o que importa nao é o tempo que voce toca em meses , anos, décadas e sim o número de horas que voce tem praticando com o instrumento pensa bem.. um cara que toca meia hora por dia e toca por 10 anos, ai outro cara que toca 10 horas por dia e toca por um ano , entendeu?
e depende da pessoa , eu por exemplo já vi que nao sirvo pra ser musico profissional nao tenho saco de estudar teoria, o meu negócio ja é tirar as musicas que quero tocar, aprender o básico pra um improviso e já era, agora quem quer algo muito profissional tem que gostar da coisa mesmo, pelo menos eu penso assim...

T-Blues
Veterano
# dez/08
· votar


Depende, se profissionalizar no sentido de tocar que nem um animal ( no bom sentido ) ou entrar numa bandinha e ganhar dinheiro fazendo música ? Se for a 2ª opção, é só ter pais ricos, ter um pouquinho de sorte, tocar o que ta na modinha e ir em 3 aulas e meia de guitarra ( exemplos : Nx Zero, Fresno )

Dadin
Veterano
# dez/08
· votar


valew pessoal, mais tarde eu dou umas respostas quanto as suas sugestoes e que agora meu credito na lanhouse ta acabando

falow

ianajh
Veterano
# dez/08
· votar


depende...
tem gente que já nasce com o jeito para tocar outros se matam para tentar aprender...
isso vai de pessoa para pessoa, pra quem tem "ouvido" é fácil...

Atum Bluesman
Veterano
# dez/08
· votar


snd

- Pro-atividade e desinibição. Já reparou como é chato ver um cara em cima do palco tocando paradão se escondendo atrás da própria cabeleira sem a mínima interação com o público?


O Eric Johnson é paradão, a maioria dos músicos de jazz tbm...

snd
Veterano
# dez/08
· votar


Atum Bluesman

Jazz band se o cara se mexer acerta com a guitarra no companheiro do lado. :D

Quando o cara é bom mesmo (como o Eric Johnson) é possível conseguir seu espaço e fazer sua carreira apenas tocando. Mas quando o cara não é tão bom assim todas as coisas que eu falei pesam bastante para o sujeito arranjar uma banda e se dar bem.

O BB King no último dvd que eu assisti dele, mal se mexia direito (eita 80 anos) porém a interação verbal dele com a platéia foi excelentíssima. Esse tipo de coisa sempre comtribui para a carreira.

Master80
Membro Novato
# nov/16
· votar


rapaz, tenho 5 meses de guitarra e estou já treinando o solo de simphony of destruction.
Faço aulas de violão erudito e bossa nova (e um pco de jazz tb) e o que eu tenho para te falar é simplesmente uma frase muito boa que ja diz tudo:
[b][/b]
Qualidade não é quantidade.
Esses cara q treinava ''trocentas hras por dia''' e que não tinham uma programação se pareavam a um cara que treina umas 3/4 hrs por dia com um treino organizado e consciente (que é extremamente importante)
Sempre se desafie a coisas difíceis (e não aquelas batida de sertanejo que aprendo agora msm) e sempre pense alto, pq isso é muito legal e prazeroso (pelo menos eu acho).
Não precisa ficar com a guitarra na mão o dia inteiro para ficar profissional. Tente entender um pouco sobre carreira de musica, patroocinio, direitos autorais (se vc quiser levar isso a serio na sua vida)
Tudo o que eu disse aqui eu aprendi pesquisando msm. Se vc tiver força de vontade vc consegue o que vc quiser. (desculpe se ficou um pco confuso pq escrevi correndo esse texto)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quanto tempo para se tornar um guitarrista ou violonista profissional?