Bend pra baixo o que muda?

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# dez/08
· votar

Messiah King
Pol xD
pra baixo é mais facil, é mais facil puxar algo com os dedos do que empurrar, fato.
O mais comum é pra cima na minha opnião porque na maioria das músicas os compositores exploram os bends nas cordas agudas e nelas fica meio difícil fazer bend pra baixo.. a
exatamente.
agora sim estou lendo argumentos concretos;

GuitarTigre
Veterano
# dez/08
· votar

Pra baixo vc consegue mais força no bend, pois tem o auxilio da gravidade.

Que asneira, o cara disse ter lido numa revista, mas o autor provavelmente não entende de guitarra. A força que a gravidade exerce pode fazer a guitarra cair no chao se a gente soltar, e só.

Como nós guitarristas sabemos, a tensão exercida entre as cordas e o braço é muito superior a ação da gravidade sobre as cordas. Tanto é que, se uma corda arrebenta, sua primeira ação não é ir para o chão, e sim saltar na direção oposta a do braço.

No caso dos bends, acho mais facil pra cima, é mais facil empurrar do que puchar uma corda, pelo menos pra mim.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# dez/08
· votar

Falando serio agora. Po, cada um tem mais facilidade pra uma coisa. Isso vai da pegada da pessoa! Tem gnt que consegue dar otimos bends e nao sabe dar um vibrato direito, tem gnt que dah bons vibratos e nao sabe dar bend, tem gnt q nao faz nda direito. Cda um tem mais facilidade pra uma coisa. E tudo depende da pegada e treino.

LucasGuitarMaster
Veterano
# dez/08
· votar

Eu faço todos pra cima, exceto A e E'zão.
Só quando é um trecho que precisa fazer um bend bem rapido em D ou G que eu faço pra baixo nessas cordas

sliderX
Veterano
# dez/08
· votar

tem uma sutil diferença de pessoa pra pessoa

cada bend eh diferente....se vc der pra cima eh uma coisa, pra baixo outra dependendo da maneira que vc tem o costume de fazer
assim como dar um bend com o dedo 1 2 3 ou 4 pra cima ou pra baixo, ou seja, vc jah tem ai uns 8 sons diferentes de bend

assim como quando vc vai tocar uma musica cavalgada
se vc palhetar soh pra baixo tem um efeito diferente do que se usar palhetada alternada

eh um importante saber usar essas "peculiaridades" da guita pra se conseguir certinho o som que deseja

espero ter ajudado
abraço!

Iago
Veterano
# dez/08 · Editado por: Iago
· votar

GuitarTigre
o autor senao me engano foi o Marcos Ottaviano, guitarrista de Blues que ja tocou com muitos nomes internacionais. Eu tenho essa revista em algum lugar, porem sera impossivel acha-la agora, pq nao tenho nenhuma revista aqui onde moro no momento. Mas eh uma Guitar Player das antigas - provavelmente ainda dos anos 90.

(editado.. pra eu nao ter que voltar aqui todo dia..)

Marcosrcf
Veterano
# dez/08
· votar

PedroShinzato

mas, fazendo pra baixo, tem um problema: não dá pra fazer na mizinha.

Dá sim...

Iago
Veterano
# dez/08
· votar

Marcosrcf
efeito legal :D o cara do Radiohead fazia isso tb numa musica.

pacificpoker
Veterano
# dez/08
· votar

Iago
mas velho.. isso não tem nada a ver.. o exemplo que vc deu de se levantar um peso não se pode ser aplicado na guitarra... pq a corda esta sofrendo uma tensão... e ela esta "parada", não esta sendo influenciada pela gravidade... isso não acontece com o peso, pq ele ta sofrendo a força da gravidade... são duas situações totalmente diferentes

Iago
Veterano
# dez/08
· votar

pacificpoker
... vou retirar meu outro post. Ninguém vai aparecer aqui com uma equação matemática mesmo não é? Isso vai dar uma discussão de páginas sem fim e desnecessária, recheadas de palavras de baixo calão, se eu conheço o FCC :). Morreu.

Rod Turtle
Veterano
# dez/08
· votar

Iago
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_gravita%C3%A7%C3%A3o_universal

Lucas_fms
Veterano
# dez/08
· votar

Iago

Ficou com medo de morrer no pedal né...

hhahahaha

GuitarTigre
Veterano
# dez/08
· votar

Iago
Ta certo então, acredito em vc.
Mas uma coisa é certa, o tal cara pode entender de guitarra, mas não de fisica!
Bom, de qualquer forma, não acredito que a gravidade possa influenciar. Pelo menos acho que nunca vou sentir ela influenciar. Alguem pode dizer que ja sentiu?

LucasGuitarMaster
Veterano
# dez/08
· votar

GuitarTigre
Você quis dizer que nao sentiu ela influenciar nas cordas da guitarra né?

Rod Turtle
Veterano
# dez/08
· votar

GuitarTigre
Influenciar influencia,mas minimamente,ninguém percebe.Faz o calculo com a equação se você quiser.

GuitarTigre
Veterano
# dez/08
· votar

É, eu quiz dizer, influenciar nas cordas. Mas alguem aqui ja sentiu a gravidade influenciar na hora de fazer um bend? Eu pelo menos não, pq acho até mais facil fazer para cima.
Existe sim a força da gravidade sobre qualquer elemento, inclusive as cordas de guitarra, mas é um valor tão minimo comparado com a tensão da corda. As cordas ficam tão esticadas que é impossivel sentir a ação da gravidade sobre elas.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# dez/08
· votar

Qual a diferença de um bend pra baixo e um bend pra cima?

Nenhuma, tanto faz! O grande lance é a expressão corporal: tem que parecer o mais emocionado possível na hora do bend, como se sua iguana de estimação tivesse pegado dengue hemorrágica.

LucasGuitarMaster
Veterano
# dez/08 · Editado por: LucasGuitarMaster
· votar

Alguem tinha que criar um tópico de "Pérolas do FCC - Guitarra"

Pra gente postar as besteiras que o pessoal fala aqui, incluindo o Bend x força da gravidade

(só acho que pelas regras, teria que ser criado no Off-topic)

GuitarTigre
Veterano
# dez/08
· votar

LucasGuitarMaster
Que eu saiba ja tem um tópico de perolas, vi ele não faz muito tempo. Da uma olhada lá pela 4ª ou 5ª pagina, ou usa a busca. Tem cada uma! Me lembro da história da rosca e da alavanca mole, ri pra caramba!

Penta_Blues
Moderador
# dez/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Boa tarde!!!

Iago
ja ouviram falar em força da gravidade? Uma força que age sobre todos os elementos nesse Planeta?
Mesmo a massa das cordas sendo bem pequena, voce tem sim ajuda da gravidade num bend pra baixo.
absolutamente tudo nesse planeta age sobre influencia dela.
Por isso quando voce da um bend "pra cima" voce sente uma resistencia, pra baixo voce tem a ajuda do proprio peso da corda, sob ação da gravidade, fazendo a corda deslizar mais facil

Justamente por causa da gravidade! e nao porque o musculo ou ligamentos de sua mao e dedo sao piores pra empurrar pra cima! :D
essa forma de segurar uma corda puxando deve te dar mais força, quebrando a resistencia da gravidade mais.

É impressionante!
Falou besteira, continuou falando besteira e, depois de vários post´s alertando-o sobre as bobagens que estava falando em relação a Bend, parece achar mais vergonhoso admitir que cometeu um equívoco do que continuar falando asneiras...
Já ouviu falar em Inércia? Uma vez empurrada ou puxada a corda num Bend, esta continua seu movimento?
Já ouviu falar em dilatação? Em dias de Sol forte, as cordas de sua guitarra dilatam a ponto de tornarem seus Bends mais difíceis? Não vai me dizer que um cara que tem a sensibilidade para diferenciar a ação da gravidade em suas cordas não a tem para perceber que suas cordas ficam mais grossas em dias quentes...
Como se pode perceber, não é porque existem Leis Físicas que as mesmas devem ser consideradas como significantes em determinadas situações.
Já foi dito, mas faço questão de repetir: deite-se em sua cama, coloque a guitarra em cima da barriga para que a "gravidade" não interfira em seu experimento e faça um Bend na corda Sol, primeiro em direção à 6a corda (como se fosse um Bend "para cima") e depois em direção à 1a corda (simulando o Bend "para baixo).
Há diferença? Sim, e possivelmente a mesma que vc sente tocando em pé com a sua "gravidade" influenciando, mas como vc está deitado, não pode ser a mesma força já que a situação é outra. A única força presente em ambos os casos é a de sua musculatura.
Só pra te ajudar um pouquinho a entender que quase tudo o que vc falou, apesar de existir não interfere na técnica do Bend (e por isso é besteira falar sobre tais coisas aplicadas onde é desprezível sua influência), busque fontes de consulta para conhecer a musculatura empregada na flexão e na extensão dos dedos e faça uma comparação. Os músculos empregados numa ação são mais poderosos que noutra e, portanto, ao contrário do que vc falou, não é por causa da gravidade que existe mais força ou menos força nos dedos.
Mas uma coisa seus comentários têm de bom: são motivo de piada, o que é bom para o bom humor do Fórum, e perfeitos merecedores do título "Pérolas do FCC"...rsrsrsrs
Valeu!!!

Editado: muitas vírgulas numa frase ficaram esquisitas...

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar

Estou vendo um cadeado preto fazendo um bend pra baixo...

GuitarTigre
Veterano
# dez/08 · Editado por: GuitarTigre
· votar

MauricioBahia
Discordo, acho que não vai ser fechado, afinal esse é um tópico bastante esclarecedor na area de bends, pra aprender que o bend não é influenciado pela gravidade, até que se prove o contrario. Ou talvez seja...

Quem se abilita a incluir esse tópico nas "Perolas do FCC"?

Editado: este tópico acaba de ser incluso nas "Perolas do FCC"
Me desculpe, Iago, mas não resisti.

nicida
Veterano
# dez/08
· votar

Isso vai dar uma discussão de páginas sem fim e desnecessária, recheadas de palavras de baixo calão, se eu conheço o FCC :). Morreu.
hmmm.. percebeu que perdeu e quer declarar empate? huahuahuahua

ok, ok, parei. :)

ps: owned![2]

Penta_Blues
Moderador
# dez/08
· votar

Boa tarde!!!

GuitarTigre
Só espero que agora ele não transforme o Bend em algo "divino", já que "Pra descer, todo o santo ajuda"...rsrsrsrs
Valeu!!!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/08
· votar

Essa foi boa!!! Ri pra kct aqui!

Seguinte, n li td... n sei se já responderam + vou ajudar.

1) É bem mais fácil fazer o bend/vibrato para baixo do que para cima. Pq? Pq o ser humano evoluiu para que pudesse agarrar as coisas. É só ver que a nossa força é muito maior para fechar a mão do que para abrir. Mesma coisa da boca de um cachorro ou jacaré. Portanto, para os bends e vibratos mais violentos é mais fácil ir pra baixo :).

2) Em virtude disso que falei acima, há uma diferença no som qd vc dá o bend pra baixo ou para cima.

3) Na maioria das vezes costumaos usar bends para cima. Por dois motivos :

a) Os bends são mais fáceis de fazer nas cordas agudas, e há mais espaço para cima do que para baixo.

b) As frases com bends são na maioria ascendentes, vide os bends de blues com double stops e frases que imitam outros instrumentos e voz. Nós levantamos pra cima pra poder posicionar outros dedos da mão nas cordas abaixo e fazer frases. Execute um bend pra baixo com o dedo 3 e tente alcançar as cordas acima com outros dedos para fazer frases e vai entender.

c) Há guitarristas que fazem os dois, dependendo da situação. O ideal é usar bend pra baixo qd vc quer fazer vibratos violentos ou qd vc combina frases tipo essa de penta. :

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------5b(7)----5b(7)------5b(7)-----------------------
D--5-7-------5-7-------5-7---------etc...--------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

Usando o bend com o dedo 1 para baixo vc evita que a corda sol bata na ré e vc suje a frase.

Pobre do Isaac Newton se ler esse tópico. Abraços.

LucasGuitarMaster
Veterano
# dez/08
· votar

Penta_Blues
não fala besteira cara, deitado fica super dificil fazer um bend não importando sua direção, já que a gravidade puxa as cordas pra baixo, ou seja, as cordas ficam "pesadas" demais no braço da guitarra.

[/Iago]

Marcosrcf
Veterano
# dez/08
· votar

LucasGuitarMaster
E se vc estiver deitado na Lua ?

Grimc
Veterano
# dez/08
· votar

Rodrigo Yoshida
nas fininhas eu faço pra cima nas outras pra baixo ¬¬

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# dez/08
· votar

Marcosrcf
Caso vc se encontre deitado na lua enfie o dedo na garganta para vomitar o q vc bebeu heehhehe.

Grimc
Veterano
# dez/08
· votar

Rei Arthur Pendragon
hahaha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Bend pra baixo o que muda?