Blues Lead Guitar - Excelente Free Curso de Blues - Aqui!

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia


Tenho percebido que muita gente aqui no FCC está "no blues" e acredito que este estilo seja ideal para estudo. Resolvi então criar este tópico, a fim de centralizar informações e enriquecer o fórum com mais este conteúdo, que considero "de primeira", tendo em vista o currículo do professor.

São 20 vídeos de, aproximadamente, 10 minutos cada. O mini-curso, ao todo, soma mais de 3 horas e é todo em inglês. Creio que é possível "pescar" a idéia e tirar bom proveito, mesmo sem dominar o idioma.

Pra galera que tá começando, creio que esta vídeo aula de Blues tem dicas fundamentais e é um ótimo "ponta-pé inicial". Mesmo para os "avançados" acho que é bem legal dar uma conferida!

Justin Sandercoe (nosso tutor) é o atual guitarrista da Katie Melua e professor do Guitar Institute de Londres. O cara disponibiliza vídeo aulas em seu site, além de vários reviews. Este curso também está disponível no canal do Justin no Youtube. Obrigado Justin! ;-)

Espero este tópico seja útil para ampliar o conhecimento e a técnica na "língua do Blues"!!! ;-) Abs


*****************************************************

BLUES LEAD GUITAR, por Justin Sandercoe

BT que acompanha o Curso aqui!

PDFs com as transcrições completas, em português, para cada vídeo! Crédito: Ricardo e Bruno

Pt 1: http://justinguitar.com/translations/BL-011-pt.pdf
Pt 2: http://justinguitar.com/translations/BL-012-pt.pdf
Pt 3: http://justinguitar.com/translations/BL-013-pt.pdf
Pt 4: http://justinguitar.com/translations/BL-014-pt.pdf
Pt 5: http://justinguitar.comtranslations/BL-015-pt.pdf
Pt 6: http://justinguitar.com/translations/BL-016-pt.pdf
Pt 7: http://justinguitar.com/translations/BL-017-pt.pdf
Pt 8: http://justinguitar.comtranslations/BL-018-pt.pdf
Pt 9: http://justinguitar.com/translations/BL-019-pt.pdf
Pt 10: http://justinguitar.com/translations/BL-020-pt.pdf
Pt 11: http://justinguitar.com/translations/BL-021-pt.pdf
Pt 12: http://justinguitar.com/translations/BL-022-pt.pdf
Pt 13: http://justinguitar.com/translations/BL-023-pt.pdf
Pt 14: http://justinguitar.com/translations/BL-024-pt.pdf
Pt 15: http://justinguitar.com/translations/BL-025-pt.pdf
Pt 16: http://justinguitar.com/translations/BL-026-pt.pdf
Pt 17: http://justinguitar.com/translations/BL-027-pt.pdf
Pt 18: Arquivo não encontrado...
Pt 19: http://justinguitar.com/translations/BL-029-pt.pdf
Pt 20: http://justinguitar.com/translations/BL-030-pt.pdf

*****************************************************

Blues Lead Guitar #1 Basics (Fundamentos)
Resumo: Justin fala sobre o processo de aprender Blues com escalas e licks. Ele ressalta que escalas são como alfabetos e os licks são frases. A escala pentatônica menor, por exemplo é usada em vários estilos, mas as frases "bluesisticas" tiradas desta escala é que fazem vc identificar um Blues. Ele também aconselha a você prestar atenção na pegada dos grandes guitarristas, que apesar de usarem o mesmo "alfabeto", conseguem "pronunciar" o Blues de forma particular. Aconselha também vc conseguir criar o seu próprio estilo e que juntar os licks é uma boa idéia para criar suas próprias frases.

- 09:44min

Blues Lead Guitar #2 Scales (Escalas)
Resumo: Justin ressalta que as 3 mais comuns escalas de blues são as Pentatônica Menor, Escala de Blues e o Modo Dórico (Dorian em inglês). Aconselha vc aprender uma coisa de cada vez. Neste vídeo demonstrará todas as três escalas na Posição 1, em La (A). ps. ele utiliza o tom La (A) para todo o curso.

- 09:44min

Blues Lead Guitar #3 Five Licks (Cinco Licks)
Resumo: Justin mostra 5 licks de Blues que usam a escala pentatônica menor. Enfatiza que licks são como palavras e utiliza bends, que é provavelmente a técnica que mais caracteriza, no Blues, um estilo de tocar. Os licks mostrados estão praticamente no "vocabulário" de todos os grandes guitarristas. Frisa ainda, que é muito importante que ouça outros os licks e os tire de ouvido.

- 09:57min

Blues Lead Guitar #4 Bending
Resumo: Justin volta a mencionar a importância dos bends no Blues. Mostra diferentes estilos de bending e quais notas são mais indicadas para tal técnica, pois certas notas não são "seguras" para usar o bending ao improvisar. Fixe nestas específicas ele diz. Sim, você pode fazer bends em qualquer nota, mas é preciso saber o que está fazendo para não soar estranho, finaliza.

- 09:57min

Blues Lead Guitar #5 Using Licks (Usando Licks)
Resumo: Um coisa realmente importante é que você pode usar um único lick e repeti-lo várias vezes. Faz uma analogia de como se você estivesse conjugando um verbo (palavra) e vc acaba descobrindo diferentes formas de usar o lick e as demonstra. Sugere baixar o backingtrack do site dele ou usar outro se quiser (o backingtrack está no link abaixo do título do Curso). É uma boa idéia treinar com 1 lick somente durante a BT a fim de experimentar as diferentes variações em que pode tocá-lo. Toca o Lick 3 para mostrar a noção de tempo (pausa) na execução e completa incrementando com outros licks ensinados na Lição 4. Ao final, reitera a importância de inventar em cima de um mesmo lick no backingtrack até que este lick seja algo instintivo.

- 09:58min

Blues Lead Guitar #6 - Minor Penatonic Pos 2 (Pentatônica Menor Posição 2)
Resumo: Frisa que é importante que a Posição 1 esteja e os licks ensinados estejam dominados antes de começar esta lição. Diz que é muito melhor solar apenas usando a Posição 1 do que saber várias posições e não saber solar direito nelas.No final diz que é importante praticar a Posição 2 antes de passar para outra. Começa então a ensinar a Posição 2 da pentatônica menor de La(A).

- 10:00min

Blues Lead Guitar #7 - Five More Licks (Mais cinco licks)
Resumo: Não fique estressado com a palhetada para baixo ou para cima. Preste atenção em tocar os licks corretamente e que eles "saiam" de forma natural.

- 09:55min

Blues Lead Guitar #8 - Linking Positions (Ligando posições)
Resumo: Uma das coisas que muitas pessoas tem dificuldade é de como passar da Posição 1 para a Posição 2, por exemplo, e soar bem. Fala para prestar atenção em quais dedos usar. Ele mostra 5 licks que auxiliam na passagem de uma Posição para a outra. No primeiro exemplo (2:40min), usa um simples slide. No segundo, um truque muito útil e comum em Blues. Este truque ainda facilita dar um bend, já que fazer bend na 1a. corda é mais complicado. Então ele dá um slide para a 2a. corda fazendo a mesma nota. O Lick 3 não usa slide, passa direto para outro traste. O 4o. exemplo é no estilo SRV. O último, com 2 dedos. Ao final diz para treinar a mudança da Posição 1 para a 2 com os licks ensinados utilizando a BT e, posteriormente, treinar variando as Posições. ps. "fret", palavra que usa muito, em inglês significa "traste".

- 09:56min

Blues Lead Guitar #9 - The Blues Scale (A Escala de Blues)
Resumo: Explica com usar esta escala e lembra que ela é igual a pentatônica menor com a adição de algumas notas, as "blue notes". Geralmente, são notas de passagem rápida. Ao final diz para não usar demais as "blue notes" pois elas são como "temperos" na escala.

- 09:11min

Blues Lead Guitar #10 - Intros & Endings (Introduções e Finais)
Resumo: Justin diz ser muito importante saber alguns "fraseados" que identificam o início e/ou final de uma seqüência no solo (também no inicio e final da música) e ,inclusive na hora de dar seqüência ou uma "deixa" para outro guitarrista numa jam. Ensina alguns licks úteis.

- 09:58min

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Blues Lead Guitar #11 - Position 3 Scales (Escalas na Posição 3)
Resumo: É recomendado saber as Posições 1 e Posição 2 e estar confortável fazendo licks nestas posições antes de passar para a Posição 3. Deixa bem claro que para praticar é muito importante que inicie e termine a escala na mesma nota. (No caso deste curso, La). Em 0:50min ele indica onde fica a tônica (root note) na Posição 3. Ao final ele enfatiza que vc pode até treinar a escala para cima e para baixo, porém o mais importante é praticar os licks na escala!

- 09:58min

Blues Lead Guitar #12 - Position 3 Licks (Licks na Posição 3)
Resumo: Licks usando a Posição 3, na escala Pentatônica Menor e Blues Scale. Lembra para praticar no backingtrack para usar os lick bem executados! Certifique-se que está fazendo os bens corretamente e que não há outras notas de outras cordas interferindo na execução.

- 09:39min

Blues Lead Guitar #13 - Position 4 Scales (Escalas na Posição 4)
Resumo: Mostra variações dos dedos na Posição 4. Justin enfatiza a importância de que você tenha decorado as "root notes" (tônicas, em português) de cada Posição nas escalas. (sempre lembrando que o Curso está em La)

- 09:33min

Blues Lead Guitar #14 - Position 4 Licks (Licks na Posição 4)
Resumo: Licks nesta Posição 4, seguindo a escala Pentatônica e Blues Scale!

- 09:37min

Blues Lead Guitar #15 - Position 5 Scales (Escalas na Posição 5)
Resumo: Mostra 2 tipos de posicionamento dos dedos para esta Posição 5. Deixa claro que as mesmas notas podem ser tocadas 12 trastes de distância e mostra rapidamente a relação entre os pontos de marcação no braço da guitarra, complementando a explicação sobre a distância de 12 trastes.

- 10:00min

Blues Lead Guitar #16 - Position 5 Licks (Licks na Posição 5)
Resumo: Muitas pessoas evitam licks na Posição 5 devido o alcance as notas. Mas diz que isso não é problema se vc praticar! Sugere explorar os lick ensinados em outras Posições tentando ligá-los através das escalas.

- 09:56min

Blues Lead Guitar #17 - Linking Positions (Ligando Posições)
Resumo: Técnicas mais avançadas que as explicadas na Lição 8. Frisa que vc pode usar slide com qualquer dedo, de qualquer nota. Mostra uma dica importante que é não olhar para o dedo fazendo slide e sim para a nota que ele irá parar! (em 2:02min). Finaliza mais uma vez dizendo para praticar e que o importante é tocar sem pensar!

- 09:53min

Blues Lead Guitar #18 - The Dorian Approach (1/2) (Uma visão do Modo Dórico 1/2)
Resumo: O segredo é sempre lembrar o tom que esta tocando. No caso do curso, sempre em La (ou A), estamos 'tocando" blues em La. Então neste caso estaremos usando a escala no Modo Dórico em La, que é a escala de Sol Maior. Mas pensar em Sol é um erro, é preciso fixar na mente que está num Blues em La e isso é o que interessa, La!!! Ele sugere olhar para as notas adicionais do Modo Dórico. Se isso lhe parece confuso, não se preocupe. Tudo que precisa saber são a notas maneiras da escala para que o som fique "cool".

- 09:55min

Blues Lead Guitar #18 - The Dorian Approach (2/2) (Uma visão do Modo Dórico 2/2)
Resumo: Mostra as notas "boas" de usar. Diz que vc pode estar um pouco temeroso em usar estas notas extras, mas você não tem que usá-las, apenas pense que elas podem dar um "tempero" ao som. Não se preocupe tanto com a teoria, são apenas notas "maneiras".

- 09:41min

Blues Lead Guitar #19 - Dorian Licks (Licks em Dórico)
Resumo: Licks neste Modo Dórico, que usam as "notas dóricas", assim como temos as "blues notes" os quais tem um "toque" meio Jazz ou Blues Moderno. Se o Dórico não for do seu gosto, ok em passar para a próxima lição. Ao final diz para não usar Dórico o tempo todo num blues, pois é mais um "tempero".

- 10:00min

Blues Lead Guitar #20 - Putting it all together (Juntando tudo)
Resumo: Justin faz um resumo do Curso e enfatiza a importância de praticar os licks aprendidos e sentir a pegada de cada um, tocando-os corretamente. Recomenda a todos os seus alunos para usar um backingtrack e escolher 1 lick e praticá-lo durante o playback no sentido de dominar todos licks um por um. Enfatiza a necessidade absoluta de praticar em outros tons, como Dó por exemplo. Basta mover a "root note" ou tônica, seguindo os padrões das Posições. Ao final diz que o melhor modo de aprender Blues é ouvir e tentar tirar os lick de ouvido e criar seu próprios licks. Informa que falará sobre notas que soam melhor em determinados acordes, posteriormente, em um Curso Avançado.

- 08:11min

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Abaixo segue o link para o tópico dos Backing Tracks "escolhidos" para Blues em vários tons, para a galera se divertir e complementar este tópico do curso.
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/198090/
Abs e "have fun"!

ogner
Veterano
# dez/08
· votar


PooOOooORRA!!!

Haheha. Vc colocou todos aqui já!?

Bacana ein!! Assistirei-ei-los todos....

Valeu

Jio-kun
Veterano
# dez/08
· votar


:O

stick!

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner
Jio-kun
Muito legal esse "mini curso". Acho que os fundamentos pra tocar um blues "true" estão todos aí!!! Pra quem não sabe inglês, acho que é possível pescar a idéia numa boa!!!
Abs ;-))

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Haheha. Vc colocou todos aqui já!?
ogner

Isso! Tá "compreto"

Abs.

ogaitnas
Veterano
# dez/08
· votar


stick já, btw bookmarks já hehe

legal, quem sabe assim eu começo a gravar sons que façam sentido
hauahauaahau

Rapha_krust...
Veterano
# dez/08
· votar


pede Stick na central de ajuda...tópico foda, ninguem nunca reuniu o material todo

pacificpoker
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
nossa velho.. vlw ai... deveriam dar stick nesse topico, nem que seja por um mes ou coisa assim... pq se não o topico cai e agente acaba perdendo...

mas não gosto mto desse cara dando aula não... não sei pq... já assisti umas video aulas dele e não curti...

Caio_vagablues
Veterano
# dez/08
· votar


Tópico mto bom, adoro blues, vou ver esses videos todos

parabens pelo tópico!

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Caio_vagablues
Valeu!!!

pacificpoker
Confere essa vídeo aula, eu gostei pois está bem direta!
Valeu!

Mais tarde posto o restante dos resumos (bem menores que o primeiro!) de cada lição.

Abs

In The Navy
Veterano
# dez/08
· votar


Esse cara tem umas video aulas muito boas, recomendo a video aula da musica starway to heaven que ele dividiu em 7 partes se bem me lembro!

Penta_Blues
Moderador
# dez/08
· votar


Boa tarde!!!

MauricioBahia
Bom, eu sou suspeito pra falar; seja porque sou fã do gênero, seja porque acho a didática do Justin Sandercoe excelente, como já tive oportunidade de postar em outra ocasião.
Parabéns pelo trabalho de reunir o material e chamar a atenção para um ótimo professor virtual.
Valeu!!!

Hansen
Veterano
# dez/08
· votar


Dando up só para deixar na minha lista de comentários.

Preguiça de usar a busca mesmo, e aí?

Cid Adão
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
sem comentarios.....somente MUIIIIIIIIIIIITO OBRIGADO!!!!! o/

pedrobortoli
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
Aee
Valeu cara. Vou assistir todos!!
Abraço.

joaosayeg
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
NOSSA, eu te amo, asuhsauhsauhsa

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


joaosayeg
Sai pra lá!!! heuheuh
Abs

jigo__
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
kra parabens acredito q nessas férias o teu tópico vai ser o q eu mais vou acessar!!
hauahauahu
abç

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Obrigado a todos!!!
;-)

Caso alguém identifique alguma incoerência no texto da descrição de cada lição, por favor me avise para que possa editar a tempo!!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Up pra galera tomar conhecimento! ;-)

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


Ótimo tópico!
Muito legal a atitude do cara de não cobrar nada por isso, e a sua por juntar todo esse material de maneira organizada.
Acho que o Blues é um estilo muito importante independente caminho que o guitarrista quer seguir, quem tá estudando guitarra tem que estudar blues, antes de querer se aprofundar em qualquer coisa! É o poder da simplicidade.

Stick nesse tópico!

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Minow
Vlw! Ainda falta eu fazer o resumo dos outros 10 vídeos. Ufa! Espero que meus resumos estejam de acordo, já que estou "correndo"...
Abs

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# dez/08
· votar


Stick!!

MauricioBahia

Cara, parabens pelo topico. Excelente iniciativa! Vai me ajudar e ajudar a muita gnt certamente!

\o/

Aero
Veterano
# dez/08
· votar


STICK!! STICK!!

Valeu, cara!

Vou assistir todos! =)

sobrevivente
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
Excelente cara, excelente!!!
Muito bom mesmo. Parabéns por ter tido esse trabalho de reunir tudo no tópico.

Vou ver se me esforço e estudo um blues. =D

Grimc
Veterano
# dez/08
· votar


STICK! VOU SUGERIR O STICK DISSO!

T-Blues
Veterano
# dez/08
· votar


stick !!

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Acho que terminei.

Abs e espero que o tópico seja útil! ;-)
Obrigado a todos.

ps. caso alguém perceba algum erro, de qualquer natureza, me avise para que dê tempo de editar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Blues Lead Guitar - Excelente Free Curso de Blues - Aqui!