desenhos de escalas - Duvida.

    Autor Mensagem
    Paulo Frusciante
    Veterano
    # dez/08


    gente, eu peguei aqui no forum uns desenhos de escalas de Blues, só que não me lembro aonde peguei, qual foi o tópico. e to com um problema pra entender elas. eu organizei os desenhos num documento word. da uma olhada como eles são:

    http://rapidshare.com/files/169614879/Escalas_de_BLUES.doc.html

    minha duvida é a seguinte: cada escala, no começo do braço tem umas bolinhas pintadas. essas bolinhas são a escala. e no resto do braço desenhado existe outras bolinhas em branco, creio eu que sejam a mesma escala em outra posição do braço, só que com exeção da que esta pintada, eu não sei onde começa e termina as outras. alguem poderia me explicar?

    Agradeço desde ja =D

    qew
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Paulo Frusciante

    cara nao entendi ao certo sua duvida, alí tem os desenhos de tds as escalas, as bolinhas são as notas que devem ser tocadas!

    ve se isso te ajuda =D

    http://rapidshare.com/files/169635033/escalasCAGED.xls.html

    Paulo Frusciante
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    qew

    deixa eu ve se consigo explicar melhor. assim ó.
    tem as bolinhas, elas são as notas a serem tocar, ok. isso eu entendi. s oque se vc for ver, tem umas que estão cinzas, e outras que estão brancas.
    eu entendi que as que estão cinzar são a escala. e a brancas seria as notas da escala, so que repetida em outra parte do braço.
    tipo, escala de C na primeira casa, depois ela se repetiria em outra parte do braço. ta certo esse meu raciocinio?
    se for isso eu naum to entendendo uma coisa. dakele monte de bolinhas brancas, eu naum sei aonde começa e aonde termina a escala. não sei se consegui me expressar direito =/

    ou sera que todas as bolinhas eh uma escala só? to confuso

    vlw ae qew. desculpa ta enchendo xD

    qew
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Paulo Frusciante

    bom cara, pelo que eu vi, nao entendi a utilidade das bolinhas serem coloridas, acho que tanto faz a cor, akilo é a escala desenhada no braco inteiro, nao tem erro!

    pega esse arquivo que eu upei, é a mesma coisa, só que mais simples!

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Paulo Frusciante
    As bolinhas foram pintadas para melhor visualizar os padrões ou "desenhos" ao longo do braço da guitarra. Vc pode tocar um blues em "E" fazendo o "Padrão A". Se vc for tentar procurar o desenho (ou padrão) "A" na escala de "E", vai ver que ele aparece na 12 casa.

    Acho que é isso... Me corrijam se estiver errado please!

    Abs

    Paulo Frusciante
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    qew
    é a escala no braço inteiro? tipo repetindo as 7 notas em sequencia? tipo: do re mi fal sol la si - do re mi fa sol la si - do re mi fa sol la si etc? so que tipo tudo dentro dakela escala com os respectivos acidentes? é isso?

    MauricioBahia
    entendi. tipo, akele desenho seria a primeira vez que a escala se repete, e o resto é repetição so que em "desenhos" diferente, repetindo a escala por todo o braço. é isso?

    num to entendendo se é repetindo a escala durante o braço como falei ali em cima (do re mi, etc) ou se é a escala inteira...
    por exemplo, se me falarem: faz a escala de A inteira.
    vo te que tocar todas akelas notas durante o braço inteiro pra completar a escala? ou basta por exemplo, so o desenho das bolinhas pintadas??

    kkk desculpa por fazer toda essa complicação, é que vao surgindo as duvidas xD

    vlw pela ajuda ae =D

    Abraços

    qew
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Paulo Frusciante

    isso, vc entendeu certinho!

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Paulo Frusciante
    As bolas pintadas simbolizam padrões existente nem todas as escalas. Se vc decorar 1 padrão (o mais comum talvez seja o "A"), pode solar nele em qualquer escala desde que saiba onde ele aparece em cada uma delas. As bolinhas desbotadas te ajudam a localizar os padrões.

    Abs

    Paulo Frusciante
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Paulo Frusciante
    · votar


    qew
    qual das duas é certa entaum? "vo te que tocar todas akelas notas durante o braço inteiro pra completar a escala? ou basta por exemplo, so o desenho das bolinhas pintadas??

    tipo, so o desenho ja eh uma escala completa ou pra ser completa precisa fazer todas as notas indicadas?

    MauricioBahia
    como assim? voce pode tentar me dar um exemplo?

    qew
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Paulo Frusciante
    so o desenho das bolinhas pintadas

    sim, as notas durante o braco sao para vc solar no braco inteiro =P

    Paulo Frusciante
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ah sim entendi =DD
    isso eu entendi \o/
    vlw ae qew xD

    agora vo esperar o
    MauricioBahia me responder =)

    vlw mesmo pessoal =D

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    Paulo Frusciante
    Foi aqui que viu?
    http://jguitar.com/scale?root=C&scale=Blues&fret=0&labels=none&notes=s harps
    Abs

    Paulo Frusciante
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    isso, ai mesmo =D

    deixa eu aproveitar e fazer mais uma pergunta:

    na Penta de Am com as Blues Notes. se tem o seguinte modelo:

    E----------------------------------5-8---------
    B-----------------------------5-8-------------
    G--------------------5-7-8-------------------
    D--------------5-7---------------------------
    A------5-6-7--------------------------------
    E 5-8-----------------------------------------

    esse desenho, se eu repetir ele começando por outra casa, tipo vai, começando pela 3º casa da 6º corda (Sol). é outra escala pentatonica? só que em vez de Am ela é de G? é isso?

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Paulo Frusciante
    Ex1: Tocando na escala de MI (E), seguindo o padrão A.
    http://img264.imageshack.us/img264/2690/exemplo2bp2.gif

    Ex2:
    Tocando na escala de SI (B), seguindo o padrão A.
    http://img134.imageshack.us/img134/7852/exemplo3fo1.gif

    E assim vai.

    Abs

    Paulo Frusciante
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    hum. entaum no caso eu poderia improvisar tanto no desenho que eh mostrado em casa escala ou por exemplo no modelo de A que vc mostrou. ta certo? (e a minha pergunta ali de cima? ta certo meu raciocinio?)

    Abraços ^^

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Se não me engano aquele exemplo é o padrão 1 da escala pentatônica de blues, tocado no 5 traste, pois está em Am.

    Se fosse um blues em Gm, comecaria o mesmo padrão no 3 traste.

    Se fosse em Cm, seguiria o mesmo padrão lá no 8 traste.

    Por aí...

    Abs

    Paulo Frusciante
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    sim, o que eu quero saber eh se tipo, ele começa na quinta casa (A)
    se eu aplica esse padrao na casa 3 (G) , automaticamente tenho a escala pentatonica com blues notes de G?
    tipo, aplicando o padrao, só que começando por outra nota eu tenho outra escala, com o nome da nota que eu iniciei?

    vlw =D
    abraços

    Paulo Frusciante
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ahhhhhh tahhh! entendi! amem xD
    desculpa o post de cima, quando postei vc ja tinha postado xDDD
    po cara brigadão agora entendi xDD
    Abraços e desculpa ficar enchendo o sako xD

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a desenhos de escalas - Duvida.