Inverter a fase dos captadores?

    Autor Mensagem
    evangelista.d
    Veterano
    # nov/08


    O que significa isso?

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Simplesmente inverter a ligação dos fios da bobina.

    evangelista.d
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mjcmello

    Mas na prática isso produz o que?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    evangelista.d
    O que significa isso?
    resp: Simplesmente inverter a ligação dos fios da bobina.


    Mas na prática isso produz o que?
    Tem um blablabla teórico gigante pra explica isso certinho ... Em resumo, muda-se o timbre ...

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: mjcmello
    · votar


    Os captadores captam ruído. Geralmente se colocam captadores em série com polaridade invertida para cancelar este ruído. As strato com captadores single fazem isso com o cap. do meio para diminuir o ruído (chave nas posiçoes 2 e 4). Os captadores duplos também fazem isso.

    Aqui tem um tópico sobre isso.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/162121/

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Boa tarde!!!

    evangelista.d
    Mas na prática isso produz o que?
    Na prática haverá um cancelamento de frequências, em especial as graves, o que resulta em timbres interessantes quando o assunto é som limpo.
    Valeu!!!

    Slave of hell
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Slave of hell
    · votar


    meu lutheir fez isso nos meus seymours jazz e jb(braço e ponte)...com o pretexto de splitar os singles do lado de "fora"(pois naturalmente os splitados da seymour são os virados para o centro do corpo,ele me disse isso pelo menos)...será q no meu caso traz algum malefício ou descaracteriração dos caps?

    ele disse q desta forma os "singles"soariam mais legais..

    daniel_guitar
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Slave of hell
    se for metal relaxe q ñ traz nd só vai mudar na hora q tiver splitado os captadores ele sabe oq faz

    Slave of hell
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    daniel_guitar

    foi matal rulez mesmo....mas sempre me perguntei se algo de diferente havia acontecido nos caps....mas aora ta blzinha

    Iago
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mjcmello
    Os captadores captam ruído. Geralmente se colocam captadores em série com polaridade invertida para cancelar este ruído

    que eu saiba, so se os captadores forem "reverse wound/reverse polarity" que se cancela ruido. Caps fora de fase, sao somente fora de fase - como Penta_Blues explicou sobre a sonoridade, porem ja tive os caps assim em 2 guitarras (tele e mustang) e acho um som bem inutil.

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: mjcmello
    · votar


    Iago
    que eu saiba, so se os captadores forem "reverse wound/reverse polarity"

    Sim. No tópico que eu coloquei como link explica isso. Assim o ruído induzido fica fora de fase com o ruído no outro cap. Desta forma o ruído cancela.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    mjcmello
    São duas coisas diferentes, meu camarada.
    O efeito sonoro em Captadores desafados não se refere a "Hum", ou ruído induzido como vc mencionou. Ele se refere a frequências.
    A energia das cordas gera uma corrente alternada que é captada pelos Caps; esta corrente é formada por "picos" e "vales". Quando os picos e vales de duas bobinas coincidem, elas estão em fase; se, ao contrário, o pico de uma coincide com o pico de outra, elas estão defasadas e o "choque" acaba cancelando frequências fazendo surgir timbres diferenciados.
    Valeu!!!

    SkyHawk
    Membro
    # dez/15
    · votar


    MASBY GUITAR
    Era, essa tmb é minha dúvida em relação a inversão de fase, já instalei vários jogos de captadores e algumas vezes tive problema de fase, ou seja o volume de algum deles fica baixo sozinho ou em alguma posição da chave.

    É fácil resolver, inverta a ligação dos fios do cap, mas a dúvida continua pois apesar de ouvir que muitos defasam propositalmente qual é a graça de ter um captador com som chocho ????

    SkyHawk
    Membro
    # dez/15 · Editado por: SkyHawk
    · votar


    Ué, tinha um post aqui ressucitando esse tópico há 2 minutos atrás que sumiu, fiquei com cara de bobo por ter respondido um tópico de 2008.....

    Moderador ???

    MarcoAPN
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Revivendo o tópico. Captadores fora de fase pode gerar ruído no amp?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Inverter a fase dos captadores?