Miniestudio - Paredes de Madeira

    Autor Mensagem
    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # nov/08


    Galera, tava com ideia de fazer um miniestudio, dentro de um comodo de casa, com espaço suficiente pra colocar os equips.
    Tava pensando em fazer as divisórias com aquelas chapas de madeira embolotada forrada de espuma.
    Alguem aqui pode dar umas dicas pra mim? to querendo fazer no final do ano ou no começo do ano que vem.


    Vo fazer um croqui aqui e postar daqui a pouco pra exemplificar melhor

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    SpectrosGuitarman
    O que isola o som (não permite passar) de verdade são duas paredes de alvenaria com algum "recheio" entre elas, por exemplo lã de vidro. Com a sua idéia dá pra conseguir algo do gênero, mas não vai ter o mesmo resultado.

    darrel
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    kra...eu to fazendo um estudio em ksa!!!!
    As paredes são de tijolo normal, so q depois da parede eu fiz uma "segunda parede" de compensado!!!
    Ficou um espeço de 10 cm entre a parede normal e a "parede" de compensado!
    nesse espaço eu coloquei serragem!!!
    N adianta vc colocar espuma(pelo menos agora), pois vai sair uma nota preta, sem falar q tira todo o "reverb" da sala(foi o q me falaram), com a espuma o som vai fikar muito seco!
    n sei c vc consegue intender!
    Espero ter ajudado veio!
    flw

    NoAlarms
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cara, eu acho que aqui você vai ser mais bem sucedido nessa sua pesquisa.

    Jandira
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Existe forum apropriado para esse assunto...
    Usar a busca ou dar uma googlada não faz mal a ninguem, muito pelo contrário agiliza a sua resposta!

    Abraço.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    darrel
    Tem muito estúdio que prefere o som seco, pois o reverb embola muito o som original com o som reverberado.

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Jandira

    eu queria a opiniao de guitarristas sobre o assunto

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    entao.. o problema maior num estudio eh o baterista.. eu to pensando em ensaia no meu quarto.. um negocio bem caseiro.. vou por colchoes na janela e na porta e ai vem o problema da batera.. vou fazer testes com espumas e borraxas para por na bateria para abafar o som.. sei q nao vai ficar um negocio profissional.. ms soh d ter um lugar pra ensaiar e nao ter pessoas reclamando ja ta mto bom.. vou fazer testes ainda do q fica melhor pra abafar o som da bateria.. o pessoal vai fla q vai mata o som da bateria e bla bla.. ms a questao eh poder ensaiar sem mto barulho e essa foi a melhor e mais barata soluçao q encontrei.. eh claro q no meu quarto tem arcondicionado tb

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    guitarg3
    Esse lance de "matar o som da bateria" seria crucial se o estúdio fosse de gravação. Como é estúdio de ensaio, é até melhor que seja assim. Já imaginou você ensaiando num ginásio vazio? O som embola pra caralho, fora aquele seu set de pedais com aquele reverb "hall"...

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ahmm entao ta blz xD.. qnto mais baixo conseguir deixar o som da bateria melhor pra mim.. como vc msmo disse.. eh soh pra ensaio.. no ensaio o essencial eh os integrantes conseguirem ouvir um o outro.. e com uma bateria barulhenta fica td barulhento e ngm ouve nda.. ae vai toca ao vivo cada um com um retorno bunitinho e td mais ae ce começa a toca igual tocava nos ensaios.. ms ae ce ouve sua guitarra.. ae ce começa a ficar com vergonha.. pq no ensaio ce errava.. tocava td errado ngm reclamava ou percebia pq tava td uma barulhera soh.. agora no show..

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Cara vc precisa ver 2 coisas:
    - O objetivo é ter boa qualidade acústica ?
    - O objetivo é abafar o som ?
    Se for abafar o som, esqueça, tudo que imaginarem sem uma modificação que envolva todo um projeto acústico profissional, é mero improviso e não vai adiantar nada. Vc vai aborrecer sua família e vizinhos e vai acabar tendo que desfazer tudo depois.

    Se a questão é qualidade sonora sem problemas com volume, a solução é parede em alvenaria com reboco tipo texturizado e aplicação de algumas placas de espuma de poliuretano expandido, não em toda área.

    guitarg3
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ou seja.. coisa cara.. faz o esquema q flei q ce vai gasta 20 reais e vai pode ensaia numa boa xD

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Veja este tópico
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/109238/

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: SpectrosGuitarman
    · votar


    barulho nao é o problema, quero algo que de pra obter uma certa qualidade pra gravação (ps. nao sei nada sobre gravação tbm, mas vo tentar aprender na raça)

    edit: o croqui ta pronto, preciso chegar em casa pra escanear ele, muito bom o topico acima, vou ler com calma

    pacificpoker
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    jimmy vandrake
    como assim parede de alvenaria com reboco texturizado tipo texturizado?

    a parte da alvenaria tudo bem.. mas de resto...

    B.Frusciante
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O que isola o som (não permite passar) de verdade são duas paredes de alvenaria com algum "recheio" entre elas

    não vai colocar chocolate, pelo amor!

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    pacificpoker

    Existe o acabamento calfinado liso, que acaba gerando reflexão excessiva de som, ou seja, as ondas sonoras refletem e se chocam por todo o ambiente produzindo sons indefinidos para todos os lados. Neste caso vc praticamente não consegue produzir o som exceto em baixos volumes.

    O acabamento texturizado, ou aquele que parece quando foi apenas rebocada a parede sem nenhum outro acabamento, tipo cimento grosso e com pequenas ranhuras, acaba absorvendo parte das ondas sonoras, aliado as placas de poliuretano expandido espalhadas em alguns lugares, mantém um bom nível de reverbaração natural no ambiente sem comprometer a qualidade acústica.
    Agora é o seguinte, se vc está adaptando seu quarto para esta finalidade, particularmente não acho uma boa. Vai precisar de um investimento razoável e sem garantia de um bom resultado. Por isso coloquei a questão de fazer somente se vc não tiver problemas com volume.
    Como vc ainda é joven e está iniciando recomendo que alugue salas de ensaio e procure sempre observar o comportamento sonoro de acordo com os materais utilizados, vai ficar bem mais fácil vc entender um revestimento ideal que alie boa sonoridade com alguma vedação.

    DENNYS_GJA
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    ae pessoal aki em casa to fazendo um tbm e o esquema aqui é assim:

    tem a parede de concreto. ai por cima é lã de rocha e por cima tem compensado será que vai dar a acustica boa? ainda não termino

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    DENNYS_GJA

    Qual o tamanho da sala, qual a altura do teto ?
    Que tipo de piso vc está usando ? Como é a parede ? Alvenaria ?

    pacificpoker
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    jimmy vandrake
    sim... mas estou com um espaço de 3,10 por 2,30, é uma edicula, ou seja, um quarto atras do quintal... acabei de adquirir um novo amplificar e gostaria de poder aproveita-lo sem atrapalhar os vizinhos... mas logico, qualidade sonora é indispensavel... meu projeto inicial era colocar gesso, lã de rocha, ar e novamente gesso... retirar as janelas e se necessario reforçar a porta, ou até mesmo revesti-la.. esse era meu projeto inicial... mas agora parece que preciso reavaliar algumas coisas.. vc tem alguma dica?

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    o croqui ta ai, o barulho nao é problema, o lugar é bem isolado. sera que funciona?



    Croqui para estudio

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    eae, funciona?

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Deixe sempre um espaço quivalente a 20 cm entre uma parede e outra, e no vidro 10 cm entre um e outro. No teto vc pode aplicar lã de rocha e mais um forro de compensado, neste caso sem espaço entre um forro e outro.
    Nas paredes internas procure manter a parede com acabamento bem grosso, pode ser só no cimento mesmo. Para este espaço use 4 placas de poliuretano expandido por parede, com distãncias iguais a uma altura aproximada de 80cm do chão.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: jimmy vandrake
    · votar


    SpectrosGuitarman

    Desta maneira vc vai ter uma ótima acústica interna, com uma redução externa considerável.
    Se vc aliar isto a um horário que as pessoas não se incomodem fica fácil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Miniestudio - Paredes de Madeira