Luthiers: duvidas sobre corpo em 2 ou mais peças

Autor Mensagem
Zuricow
Veterano
# nov/08


Fala galera, Achei poucos topicos sobre isso, nada que tenha dado para tirar minhas conclusões.

Já ouvi dizer que guitarras tipo Strato ou Tele são melhores com o menor número de peças possíveis no corpo. Inclusive uma das recomendações pra min ao comprar minha primeira guita foi de preferir pinturas o mais transparentes possiveis, para analisar a quantidade de peças em que a guita foi construida.

Acontece que eu ainda não sei se isso é realmente bom ou não. É facil pegar uma fender american sunburst por exemplo e ver que até seus corpos são feitos em 2 ou 3 peças. Talvez seja por isso que essas guitas em sienna sunburst, aged cherry sunburst e sunburst sejam feitas em Ash. Agora POR QUE?

As minhas duvidas são as seguintes.
- Guitarras com corpos colados em 2 ou mais peças apresentam diferenças de timbres? Significativas?
- Por que as fenders com pintura translucida vem geralmente em Ash? Estética ou facilidade de encontrar peças maiores?

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Zuricow
- Guitarras com corpos colados em 2 ou mais peças apresentam diferenças de timbres? Significativas?
Depende...
Se vc é daqueles q conseguem ouvir a conversa entre duas formigas, acredito q vá sentir a diferença.

- Por que as fenders com pintura translucida vem geralmente em Ash? Estética ou facilidade de encontrar peças maiores?
Questão de estética... Se bem q as guitarras em alder tb tem pintura translúcida. Mas o povo em geral não percebe pq o alder já não tem veios tão aparentes.

Hj em dia é muito difícil de se achar guitarras com corpo em uma peça só. E qndo se acha, são caras pra caramba.
Uma árvore com diâmetro suficiente pra se tirar um corpo inteiro dela geralmente precisa ser centenária.
E derrubar esse tipo de árvore pra se fazer guitarras hj em dia não é muito viável. Além de ecologicamente incorreto.

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Inclusive uma das recomendações pra min ao comprar minha primeira guita foi de preferir pinturas o mais transparentes possiveis, para analisar a quantidade de peças em que a guita foi construida.

Não sei qm foi q te recomendou isso, manda o cara pastar vai! hauehuaheuhaeuhuhaeuhaea

MauricioBahia
Moderador
# nov/08
· votar


Pode fechar o tópico... uheueeh

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


Inclusive uma das recomendações pra min ao comprar minha primeira guita foi de preferir pinturas o mais transparentes possiveis, para analisar a quantidade de peças em que a guita foi construida.


Dai tinham 2 guitarras na loja, uma shelter e uma fender MIM, dai você pegou a shelter chinesa porque o corpo era em menos peças?

Zuricow
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface
Dark Fallen Angel
Na verdade ele não mandou eu fazer isso so disse que o numero de tabuas influenciava no som.
De qq forma não obedeci. Peguei uma tagima 635 usada Sonic Blue, linda com caps DG20 que se chama Genoveva.

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Zuricow
Se fose assim, ninguém compraria guitarras neck-thru cara.
Afinal de contas, elas tem corpo em 3 peças.

atari
Veterano
# nov/08
· votar


minha guitarra é feita de umas 12 peças.
maldito compensado.

atari
Veterano
# nov/08
· votar


tava tentando tirar uma musica nela e conseguia no violao e a guitarra maldita nao segurava a nota, joguei ela na parade e ela nem quebrou...

deixa eu comprar outra que vou jogar gasolina e vou ter meu momento jimy hendrix.

pasb2006
Veterano
# nov/08 · Editado por: pasb2006
· votar


- Guitarras com corpos colados em 2 ou mais peças apresentam diferenças de timbres? Significativas?

Sim, especialmente quando as partes são de madeiras diferentes. Repare que o sustain de guitarras com muitas emendas(entenda-se emendas mal feitas, para barateamento) é prejudicado, e seu timbre soa "estranho" meio magro e meio sem definifição. Porém se as emendas forem bem executadas, podem conferir ao instrumento timbres bem peculiares, únicos por assim se dizer. Confira se possível o timbre da "Giannini modelo exportação", que tem umas 5 madeiras diferentes na sua confecção.

A principal utilidade desse processo seria unir características interessantes de diferentes madeiras, por exemplo, um braço de ipê é práticamente a prova de empenos, porém ele pode gerar um timbre meio ardido, que é bem atenuado somando-se uma escala de pau-marfim(isso é apenas um exemplo!).

- Por que as fenders com pintura translucida vem geralmente em Ash? Estética ou facilidade de encontrar peças maiores?

Tenho uma guitarra de Swamp Ash, a qual removi a pintura e não envernizei, e te digo, além de ser uma madeira linda estéticamente, ela tem um som inconparável quando é utilizada com apenas um leve verniz. Além disso, emendas no ash quando bem feitas, são muito pouco visíveis, e as vezes dá a impressão de ser inteiriço, nem sempre são.

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


ela tem um som inconparável quando é utilizada com apenas um leve verniz.
Tá ái o cara q consegue ouvir o bate papo das formiguinhas.

Lucas_fms
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface

Tá ái o cara q consegue ouvir o bate papo das formiguinhas.

Realmente!

E pior, eu conheci um cara, dono de um estudio de masterização, que consegue ouvir diferenças na sonoridade da mesma música mas armezanadas em HD's diferentes.

Tipo: o som do Seagate é mais encorpado, robusto e definido já o Western Digital é mais claro e "na cara".

Até hoje não sei se acredito hahhaha

Apesar de que "encorpado, robusto e definido" e "claro e 'na cara'" são expressões que rigorosamente não tem significado algum.

pasb2006
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface

É muito evidente, é uma Cort Gvt a guitarra, depois que eu removi a pintura, o timbre ficou mais brilhante, bem mais...

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Lucas_fms
hauehauheuaheuhaeuhaeuhauheuaheuhaeuhae!!!
Se colocar em um pen drive então, deve ficar mai comprimido.

pasb2006
Tá bom cara...

Lucas_fms
Veterano
# nov/08
· votar


pasb2006

Eu não consigo ter tamanha confiança nos meus ouvidos...

Admiro-te.

Lucas_fms
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface

hauehauheuaheuhaeuhaeuhauheuaheuhaeuhae!!!
Se colocar em um pen drive então, deve ficar mai comprimido.


hahahahah vai ver que foi isso que aconteceu com o CD do Metallica, o Clip Rubin mandou pro estudio de masterização em um pendrive.

pasb2006
Veterano
# nov/08
· votar


Lucas_fms

Cara... Meu professor jura que ele escuta diferença da mesma música gravada num CD e no HD(com os mesmos formatos e taxas)...Acho isso Incrível...

O eric Johnson jura que o parafuso do fuzz dele quando não removido antes do show causa uma perda de brilho incrível, assim como baterias da marca que ele não gosta...

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


PÁ!!!

Morre formiga desgraçada q passou aqui me xingando de FDP!!!

Henrique S.
Veterano
# nov/08
· votar


pasb2006

Cara... Meu professor jura que ele escuta diferença da mesma música gravada num CD e no HD(com os mesmos formatos e taxas)...Acho isso Incrível...


mano isso é zoeira é tudo em formato digital, tudo passou ja por um HD..

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Henrique S.
Mas q tem diferença no som de um MP3 baixado via torrente pra um mesmo arquivo, só q baixado via MSN, isso tem!

Henrique S.
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface

ééé mano, se eu baixo via Rapidshare ou 4Shared tem uma notavel diferença de brilho na musica!

Lucas_fms
Veterano
# nov/08 · Editado por: Lucas_fms
· votar


pasb2006

...Acho isso Incrível...


Acho isso mentira...

O eric Johnson jura que o parafuso do fuzz dele quando não removido antes do show causa uma perda de brilho incrível, assim como baterias da marca que ele não gosta...


Na minha opinião, ou isso é psicológico e ele é um cara neurótico que merece um belo tratamento psquiatrico, ou é viadagem, ou é mentira, ou ele é uma aberração da natureza com um ouvido extremamente sensível que só serve pra se gabar pro seu otorrinolaringologista.

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Henrique S.
Qndo for ouvir uma música no pc, ouça com o Word aberto cara.
A diferença é estupenda!

Lucas_fms
Veterano
# nov/08
· votar


Qndo for ouvir uma música no pc, ouça com o Word aberto cara.
A diferença é estupenda!


hahahahhahahahahahaha

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Cara... Meu professor jura que ele escuta diferença da mesma música gravada num CD e no HD(com os mesmos formatos e taxas)...Acho isso Incrível...

pasb2006
Aí não! Isso não existe. Com disse o Henrique S. é tudo digital, binário ("0" e "1"). É sim ou não. Não tem sentido o que seu professor disse e isso é fato consumado. Ele deve estar com a tal acomodação auditiva "falando mais alto".

Abs

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
Não...
Ele tava com o Word fechado.

Henrique S.
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface

cara, eu notei que quando ta mais de 1 pagina de internet aberta da uma clara profundidade de médios

experiemente usar com o corel, o som fica mais "molhado e colorido"

Soulface
Veterano
# nov/08 · Editado por: Soulface
· votar


um ouvido extremamente sensível que só serve pra se gabar pro seu oftamologista.
Assim como unha encravada se cura no pediatra. E o oculista... bom, vcs sabem!

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Henrique S.
eu notei que quando ta mais de 1 pagina de internet aberta da uma clara profundidade de médios
Mas ql fica melhor?
Firefox ou Explorer?

Lucas_fms
Veterano
# nov/08
· votar


Soulface

Efeitos do sono.

editado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Luthiers: duvidas sobre corpo em 2 ou mais peças